Há alguma terapia de grupo para pessoas com parafilia?

5 respostas
Há alguma terapia de grupo para pessoas com parafilia?
Acredito que a psicoterapia individual é mais adequada para esta patologia. Claro que é importante primeiramente realizar uma avaliação com profissional para identificar sua demanda.
Abraço

A intervenção terapêutica se destina a intervenção em impasses emocionais em relação a qualquer elemento da sexualidade. Portanto a primeira coisa que precisamos verificar são as queixas e o sofrimento da paciente que vai depender da situação sócio cultural singular. Havendo sofrendo emocional, seguramente há tratamento psicoterápico, seja individual ou em grupo.
Át.
Monica Araújo
Como em todo comportamento sexual, existem características, fantasias, fetiches e práticas que tem como objeto de desejo algo relacionado a psique e as nossas vivências que podem estar ou não com relacionados com alguma anormalidade. Lembremos que algumas práticas como o sexo oral ou homossexual a algum tempo era tido como uma parafilia (perversão) e hoje é visto e como algo aceitável tanto pela sexologia como pelos praticantes (em geral). Contudo, existem algumas práticas que podem colocar em risco a saúde e a integridade de si ou de outras pessoas, como é o caso da pedofilia, exibicionismo, zoofilia e outros. O tratamento é prioritariamente psicoterapêutico, embora em alguns casos pode ser interessante o uso de algum tipo de medicamento. O desejo vem da necessidade de algo, é preciso entender como isso se deu, para que esta "falta" seja elaborada e compreendida de maneira satisfatória desestimulando o comportamento sexual perverso ou disfuncional.
A psicoterapia de grupo é indicada para o tratamento de diversas patologias. Entretanto, é importante inicialmente realizar um psicodiagnóstico para que, a partir deste, seja indicado o melhor tratamento. Procure um psicólogo para que ele lhe oriente, considerando sua individualidade, suas dificuldades e necessidades.
Talvez você encontre o acompanhamento em grupo no Instituto de Psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo).