Hipocondria tem alguma coisa a ver com sindrome do panico? o que fazer?

8 respostas
Hipocondria tem alguma coisa a ver com sindrome do panico? o que fazer?
O pânico faz parte dos distúrbios dos transtornos de ansiedade, bem como a Hipocondria.
Há casos em que uma pessoa pode apresentar um quadro de Pânico associado a sintomas Hipocondríacos e vice-versa.
Estudos demonstram que cerca de 50 % a 70% dos casos de TP, ou seja, Transtorno de Pânico tenham sintomas hipocondríacos. E que 13% A !7% dos casos de Hipocondria tenham Transtorno de pânico associado.

Recomendo tratamento psicoterapêutico como recomendado pelos meus colegas,

Bom dia,

A relação entre esses dois modos de experência diante a angústia (no sentido que é esta que se coloca primordialmente antes dos sintomas) não é rara na minha clínica. E na literatura psicanalítica há quem relacione, mas como nos interessa é a função que isso ou outro sintoma está exercendo sobre a estrutura do sujeito. Assim, analisando que vem com essa questão, caberia e seria importante você pensar sobre isso?, como poderiam estar relacionados? E em análise poder falar sobre isso que a hiponcondria ou a sindrome do pânico tenta camuflar.

Att

Danilo
Existe um conceito chamado "comorbidade" que se aplica quando duas ou mais condições/doenças aparecem em uma pessoa.

É importante dizer que ataques de pânico e hipocondria não são, em absoluto a mesma coisa, mas que talvez uma pessoa possa desenvolver ambas as condições me diz que se trata provavelmente de uma pessoa com questões de ansiedade e potencialmente dificuldade em lidar com situações além de seu controle.
É claro que cada caso é um caso, mas lembre-se que ambos são sintomas de alguma dor maior que não está sendo olhada e enquanto não for trabalhada os ataques tendem a permanecer.

Encontre um psicólogo em quem confia e mergulhe na terapia, duas vertentes muito interessantes para esses casos são a cognitivo comportamental e a abordagem corporal, embora muito distintas, são muito eficientes.
Todos nós temos modos operantes, portanto é uma questão subjetiva e única de cada indivíduo, faz-se necessário uma investigação, para entender as causas de determinados comportamentos e/ou sintomas. Sugiro que você procure um terapeuta para tal investigação.
Olá,

As causas que podem desencadear o ataque de panico são muito intimas e pessoais, porém representam que algo em seu mundo interno ou externo não se encontram em harmonia, e quando não estamos com a mente saudável, é possível sim que possa desenvolver outros tipos de doenças, uma como forma de amenizar a outra. Nesse caso todas precisam de atenção e cuidado.
Sugiro que encontro um bom psicologo para iniciar seu tratamento.

Att,
Os sintomas fisiológicos que as pessoas com síndrome de pânico costumam sentir, em alguns casos, aparecem também nos hipocondríacos, porém, em ambos os casos, quando examinados geralmente é comprovado através de exames adequados que são sintomas imaginários, ainda que extremamente dolorosos.
Porém, cada caso deve ser avaliado individualmente.
Procure um psicólogo.
Os ataques de pânico tem causas e razões peculiares para cada pessoa , pode estar ligado a uma condição específica ou não. A psicoterapia cognitiva comportamental é extremamente eficaz para a síndrome do pânico. Recomendo.
São coisas diferentes ,mas podem ter como base o mesmo sentimento. A necessidade exacerbada do autocuidado deve ser analisada . Penso que talvez seja a hora de deixar alguém cuidar de você.
um abraço