Quem tem TAG ou pânico pode jogar futebol? Sim ou não

34 respostas
Quem tem TAG ou pânico pode jogar futebol? Sim ou não
Olá,

Sim, pode.

TAG ou pânico, ou qualquer outra condição de saúde mental não impedem ninguém de desempenhar uma atividade.

Porém, há de se contextualizar o transtorno e a manifestação dos sintomas à vida da pessoa para entender suas dificuldades.

Devido aos sintomas que são vividos elas podem acarretar alguma dificuldade na prática de uma atividade ou outra, mas que podem ser tratados e contornados com o devido acompanhamento.

Deve-se estabelecer quais as circunstâncias estão dificultando ou impedindo o desempenho da atividade a que se almeja realizar, mas esse tipo de avaliação só pode ser feita com uma história real, nunca de maneira genérica, assim se quer entender melhor como a sua pergunta se relaciona à sua experiência (ou da pessoa concreta para a qual sua pergunta é direcionada) busque um profissional psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação.

Espero ter ajudado.

Sim, pode
Olá! Sim, a prática regular de exercícios diminui o estresse e é um dos promotores para a qualidade de vida.
Sim, pode. Em alguns casos, em início de tratamento ou sem o mesmo, algumas pessoas relatam sentir ansiedade quando sentem os batimentos acelerados com a prática do esporte, mas saiba que essa é uma reação comum por se associar com a sensação da crise de pânico. Não existe prejuízo em praticar a atividade física, pelo contrário, ela vai te ajudar muito.
Transtornos ansiosos apresentam uma boa melhora quando o paciente pratica atividade física, independente da modalidade. Inclusive, sempre recomendo aos meus pacientes que se exercitem. Se o futebol é a área escolhida, aposte nisso.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Sim, pessoas com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou transtorno do pânico podem jogar futebol. O esporte pode até mesmo ser benéfico para elas, pois a prática regular de exercícios físicos, como o futebol, pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e estresse.
O exercício físico libera endorfinas, que são substâncias químicas naturais do cérebro que ajudam a melhorar o humor e reduzir a ansiedade. Além disso, o futebol também pode ser uma forma de distração saudável, permitindo que a pessoa se concentre na atividade em vez de nos sintomas de ansiedade ou pânico.
No entanto, é importante que cada indivíduo avalie seus próprios limites e consulte um profissional de saúde mental para obter orientação personalizada. Em alguns casos mais graves, pode ser necessário ajustar a intensidade ou a frequência da prática esportiva. É importante respeitar o bem-estar físico e emocional de cada pessoa e adaptar a atividade às suas necessidades individuais.

Olá! Obrigado por compartilhar sua pergunta conosco. Pessoas que têm transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou transtorno do pânico podem sim praticar esportes como o futebol. A prática esportiva pode ser benéfica para o bem-estar emocional, físico e mental. No entanto, é importante considerar a gravidade dos sintomas e a recomendação do seu profissional de saúde, que conhece o seu caso individualmente. Em alguns casos, adaptações podem ser necessárias para garantir a segurança e o conforto durante a prática esportiva. Recomendo que você consulte um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo, para uma avaliação personalizada e orientação adequada. Eles serão capazes de fornecer diretrizes específicas para o seu caso. Espero que isso ajude e desejo-lhe o melhor em sua jornada de cuidado com a saúde mental e prática esportiva!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Sim, pode. Inclusive, a prática regular de exercícios pode ser um aliado no enfrentamento da ansiedade por ambos os transtornos (Tag ou transtorno do pânico). No entanto, há de se investigar, preferencialmente com um psicólogo, se existe alguma relação entre a prática do futebol e o aparecimento ansiedade, isto é, me sinto ansioso/a/e quando penso ou jogo futebol? Ou: sinto que jogar futebol me deixa mais ansioso/a/e que o normal? Se a resposta para os dois casos for não, então não há problema algum em realizar o esporte. Espero que a resposta tenha sido satisfatória!
olá! Não há nada que possa impedir de jogar... atividade física ajuda a reduzir a ansiedade, contribuindo para melhora no quadro da TAG ou Pânico.
Olá, sim, claro. Fazer exercícios físicos é um dos pilares para o tratamento do TAG, além do tratamento psicoterápico e psiquiátrico.
Olá! Seja bem vindo(a)! Uma das questões que faz parte da anamnese no início de atendimento é relativo à sociabilidade e prática de atividades esportivas, hobbies, etc. por parte do sujeito que busca terapia por qualquer que seja a queixa relatada. Portanto, a prática de esporte é, em geral, uma orientação para todos. Assim, creio que se não há um impedimento motor, você pode praticar futebol.
Agradeço por compartilhar sua pergunta conosco. As ciências psicológicas reconhecem que cada indivíduo é único e possui uma história de vida e experiências emocionais que podem influenciar sua capacidade de jogar futebol ou outras práticas esportivas. De modo geral, atividades físicas e práticas esportivas, como jogar futebol, são benéficas; todavia, é importante avaliar a gravidade dos sintomas do TAG ou transtorno de pânico e a associação emocional que o esporte pode evocar para a pessoa, além de desenvolver estratégias de enfrentamento e acompanhamento terapêutico adequado. Com isso, a pessoa pode tomar decisões individuais sobre sua participação no futebol ou em outras práticas esportivas, considerando seus aspectos emocionais e físicos.
A resposta é sim. A prática de esportes tentem a produzir hormônios necessários que colaboram com diminuição de crises de ansiedade e/ou pânico. Consulte um médico psiquiatra/esportivo e profissional da psicologia com objetivo de orientação.
Claro. Exercícios físicos e esporte são excelentes ferramentas para lidar com o TAG.
Com certeza pode jogar sim! Não tem nada na TAG ou no transtorno de pânico que impeça o individuo de praticar esportes e atividades físicas. Pelo contrario, a pratica destas atividades auxilia na produção de hormônios que irão influenciar na diminuição de crises. Portanto, não só pode jogar futebol, como é recomendado!
Espero que tenha esclarecido. Abraços!
Olá! Pode sim. A prática de atividade física é excelente para a saúde mental também, além de proporcionar exposição social, o que ajuda gradativamente no TAG.
Por que não poderia?
Pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou transtorno do pânico podem se envolver em atividades físicas, como jogar futebol, desde que estejam devidamente acompanhadas por profissionais de saúde e sigam um plano de tratamento adequado. Embora esses transtornos possam trazer desafios e sintomas intensos de ansiedade, é importante lembrar que cada indivíduo é único e as experiências podem variar.
Pode sim, inclusive, a prática de atividades físicas produz hormônios contribuem para a diminuição de crises de pânico.

Sem tratamento (ou ainda no início dele), você poderá sentir desconforto quando, por exemplo, sentir seus batimentos acelerados. Isso ocorre porque o pânico tem como característica o medo de que algo ruim aconteça e esse medo faz com que o corpo fique pronto para lutar ou fugir, o que acelera os batimentos cardíacos. Ao se expor a essas reações, você compreenderá que é apenas uma resposta natural do seu corpo e que isso não apresenta riscos à sua vida. Te ajudará também se buscar apoio profissional para que siga um plano de tratamento para esses transtornos.

Abraços!
Sim, você pode. A atividade física, seja ela qual for, ajuda bastante no tratamento de quem tem TAG. Faça sua atividade física regularmente e possivelmente se sentirá melhor. Se seus sintomas de TAG estiverem muito incômodos, busque uma ajuda profissional. Sempre é importante tratar o que não está bem em nós. Pensa nisso!
Olá! claro que pode, nada impede alias acredito que o fator do exercício irá ajudar tb para o diagnóstico, ira liberar hormônios positivos para você
Olá, como está? É perfeitamente normal ser diagnosticado com TAG e jogar futebol, não existe um problema direto entre as duas coisas, porém é preciso avaliar melhor em uma psicoterapia legal como é esse diagnóstico de TAG e o que mais há por trás dele. Como são os sintomas, quando manifestam, com quem, em quais ocasiões e outras mil questões de sua vida.
Não se limite a um diagnóstico, procure elaborar mais as questões por trás dele entre outras mais.
Espero ter ajudado.
Não há nenhuma objeção sobre o futebol ou outra atividade.
É até positivo para movimentar o corpo e interagir socialmente.
Fique atento aos gatilhos que a atividade pode gerar, para manejar os sintomas.
Olá! A prática de esportes, orientada por um profissional da área de Educação Física apresenta um grande benefício para todos que procuram. E no que tange os sintomas do TAG e transtorno de pânico, auxilia no tratamento na diminuição do estresse e nos sintomas da ansiedade. Super indico. Espero ter ajudado. Abraço!
Oi, como vc está hoje?
TAG ou qualquer condição de estado mental não impede que vc faça exercícios físicos. Até é importante que vc faça o exercício que vc gosta, pois ajuda e muito no controle de ansiedade.
Mas sugiro vc buscar ajuda com um profissional da psicologia.
A crise de pânico pode ser entendida como um excesso de pensamentos no futuro, o melhor a fazer é procurar um psicólogo e psiquiatra . Agora, aqui de pronto posso te dar uma ideia, como quando estamos em pânico não vivenciamos o presente, é interessante na crise você tentar voltar para o “aqui agora “ estale os dedos , conte até 10 respirando profundamente, comece a narrar em voz alta ou somente para você os objetos presentes no cômodo que está .essas técnicas ajudam você a se observar melhor e a facilitar a saída da crise .
A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir mais seguro para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas. E ir aliviando essa culpa, com formas menos culposas com vc mesmo. Espero ter te ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @leticiafernandespsi
Olá, tudo bem?

Sim, com certeza! O TAG, o Transtorno do Pânico ou quaisquer outras situações da Saúde Mental, se acompanhadas por bons profissionais, apresentam uma redução e amenização dos seus sintomas, permitindo que o paciente esteja com uma excelente funcionalidade. Desde que a sua questão seja acompanhada e controlada por psicoterapias (com profissional psicólogo), ou até mesmo medicamentos, se necessário, pode participar de quaisquer atividades. Não há restrição para isso.

Espero ter esclarecido, estou à disposição!

Abraço!
Com toda certeza. Pessoas com TAG devem se exercitar, sendo a prática de atividade física muito recomendada.
Além dos benefícios do exercício físico, também é um exercício comportamental em que a pessoa se expõe a situações em público, permitindo o enfrentamento e a vivência do momento presente.
O acompanhamento psicoterápico é de grande valia também para que a pessoa entenda o que está acontecendo com ela e tenha mais recursos para lidar com essa situação.
Olá! Não há nenhuma contraindicação para isso. Importante fazer um checkup médico e tratar a TAG com a psicoterapia.
Sim, as atividades físicas provocam a sensação de prazer, satisfação e motivação. O esporte funciona como se fosse a substância conhecida como um dos hormônios da felicidade, a dopamina. O somatório dos especialistas no tratamento da TAG, como, psiquiatra, psicólogo, endócrinologista esportivo, podem proporcionar uma qualidade de vida muito positiva na sua vida, inclusive vindo a ajudar na regulação do transtorno. Sou TCC, estou a sua disposição.
Sim, pessoas que têm transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou transtorno de pânico podem jogar futebol. É importante lembrar que cada pessoa é única e a gravidade dos sintomas pode variar. Além disso, o impacto do transtorno na vida cotidiana também pode ser diferente de pessoa para pessoa.

A prática de atividades físicas, como o futebol, pode ser benéfica para a saúde mental, incluindo o controle da ansiedade. O exercício físico regular ajuda a liberar endorfinas, melhorar o humor e reduzir o estresse. No entanto, é importante que cada pessoa avalie seus próprios limites e esteja atenta às suas necessidades individuais.

Se a ansiedade ou os ataques de pânico forem intensos e interferirem significativamente na participação em atividades sociais, incluindo o futebol, pode ser útil buscar orientação profissional. Um psicólogo ou psiquiatra especializado em saúde mental pode fornecer estratégias e apoio para ajudar a lidar com a ansiedade durante a prática esportiva e em outras áreas da vida.
Não há uma resposta definitiva "sim" ou "não" para essa pergunta, pois cada caso é único e depende da gravidade dos sintomas e da capacidade da pessoa em lidar com a ansiedade ou ataques de pânico durante a prática do futebol.

Em alguns casos, o exercício físico e a prática de esportes podem ser benéficos para pessoas com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou transtorno de pânico. O exercício pode ajudar a reduzir a ansiedade, promover a liberação de endorfinas e melhorar o bem-estar geral.

No entanto, é importante que a pessoa trabalhe em conjunto com um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, para desenvolver estratégias de enfrentamento adequadas e estabelecer limites individuais. Eles podem fornecer orientações específicas e adaptadas às necessidades da pessoa, bem como ajustar o tratamento ou a terapia, se necessário.

Cada indivíduo é único, e o grau de impacto da TAG ou do transtorno de pânico pode variar. Portanto, é importante buscar aconselhamento profissional para avaliar a viabilidade e segurança da prática esportiva no contexto de cada caso específico.
oi...é claro que pode, mais você tem que buscar uma ajuda profissional para que ele possa acompanhar e ensinar estratégicas eficazes para lidar com o Transtorno de Ansiedade Generalizada, onde a ansiedade é exagerada e acompanha em todos os momentos na sua vida! Estou a disposição para conversar para esclarecer quaisquer dúvida!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim.
Sim, pessoas com TAG ou Transtorno do Pânico podem jogar futebol, desde que se sintam confortáveis e capazes de fazê-lo. O exercício físico pode ser benéfico para a saúde mental, ajudando a reduzir os níveis de ansiedade e estresse.