Quando vou cortar o cabelo, não sei se é cacoete ou algo parecido, não consigo conversar com a pesso

32 respostas
Quando vou cortar o cabelo, não sei se é cacoete ou algo parecido, não consigo conversar com a pessoa, olhar nos olhos, parece que dá um tique nervoso na cabeça. Quando vou à Igreja também, fico desconfortável, angustiado, vontade de sair correndo, o que pode ser?
Caríssimo, bom dia! Segundo pesquisas sobre tiques conduzidas no Brasil, cerca de 2% das crianças escolares podem ser acometidas por tiques. Especificamente nas crianças e adolescentes os tiques podem ser transitórios e melhorar espontaneamente. Os tiques podem persistir durante a vida adulta e ser um obstáculo profissional e social na vida adulta. Eles podem ser apenas motores, caracterizando-se por movimentos involuntários, incontroláveis e rápidos de algum grupo muscular – por exemplo: piscamento, virar a cabeça ou o pescoço ou elevar os ombros. Podem ser também vocais, como ruído na garganta e movimentos de pigarrear. Ainda não é perfeitamente conhecida uma causa exata para o surgimento de um tique nervoso. No entanto, é certo que não possui origem apenas em fatores psicológicos e também não são "para chamar atenção". A explicação atual da causa do cacoete ou tique é de que exista uma associação entre fatores genéticos e psíquicos. Busque um profissional da saúde mental para trabalhar isso semanalmente, te desejo saúde e paz, forte abraço!

Olá, eu imagino que seja um momento desconfortável, o importante nesse momento é o entendimento do que está acontecendo com você, será que se trata de uma timidez? Em quais outros momentos você já se sentiu assim? Já investigou junto a um médico esses sintomas relatados. Você pode optar por encontrar um profissional da área da psicologia que possa avaliar esses comportamentos junto a você e te dar uma orientação do que é viável ser feito para a resolução desse conflito. Espero que tudo fique bem.
Parece ser desconfortável para você, estar na presença de pessoas com quem não possui intimidade. É importante avaliar esses sinais. Sugiro, primeiramente, uma avaliação com um psicólogo / psicanalista experiente para juntos investigarem de onde vem esse desconforto e dificuldade para estar em público e se relacionar.
As dificuldades que apresenta, estão afetando sua vida e atividades como trabalho, relações pessoais, estudo, eventos sociais dentre outros? Causam sofrimento a você? Essas são algumas perguntas que precisamos nos fazer. As dificuldades que apresentamos no convívio social são muito dolorosas e nos limitam em muitas coisas na vida. Busque ajuda para superar o que vem lhe cansando dificuldade para se relacionar.
Olá!

Vamos pensar um pouco a respeito de sua indagação. Primeiramente, quero lembrá-lo de que o homem é um ser que se constitui na relação com o outro. É o olhar do outro que confirma nossa existência.

O que significaria para você poder olhar nos olhos da pessoa que está cortando o seu cabelo? Qual o simbolismo que tem para você submeter-se a essa ação? Qual o sentido e o peso que você a atribui a “cortar o cabelo”?

Que sentimentos conflituosos borbulham em seu interior que o fazem desviar o olhar? Calar-se? O que o deixa sem palavras? Que sentimentos o impedem de entregar-se sem resistência a um “aparentemente” simples corte de cabelo?

Cortar o cabelo tem um forte simbolismo social e cultural, mas o importante é verificar o sentido que tem para você.

Da mesma forma, vamos refletir sobre o sentido que a Igreja tem que o deixa angustiado e desperta o desejo de fuga. Há um conflito inconsciente que o deixa desconfortável em um local a que as pessoas, geralmente, vão em busca de conforto.

Todas as respostas estão em você. Caso queira desvendá-las, procure a ajuda de um psicólogo ou psicanalista. O autoconhecimento o deixará inteiro para uma vida mais plena e saudável.
Oi td bm? eu imagino que seja um momento desconfortável, o importante nesse momento é o entendimento do que está acontecendo com você, será que se trata de uma timidez? Em quais outros momentos você já se sentiu assim? Já investigou junto a um médico esses sintomas relatados. Você pode optar por encontrar um profissional da área da psicologia que possa avaliar esses comportamentos junto a você e te dar uma orientação do que é viável ser feito para a resolução desse conflito. Espero ter te ajudado.
Oi! As dificuldades no convívio social podem ser angustiantes e têm o potencial de limitar-nos em vários aspectos da vida. Cada pessoa tem uma experiência única e singular, e com base apenas no seu relato, é difícil explorar todos os detalhes necessários para uma compreensão completa.
Buscar a ajuda de um psicólogo pode ser benéfico para investigar a origem desse desconforto e das dificuldades que você enfrenta ao interagir em público e se relacionar com os outros. Um profissional especializado poderá oferecer um espaço seguro para explorar essas questões mais a fundo, ajudando-o a compreender os padrões de pensamento, emoções e comportamentos.
Com base na descrição que você forneceu, parece que você pode estar experimentando sintomas de ansiedade em certas situações. Ansiedade social ou fobia social são termos usados para descrever o medo, a ansiedade e o desconforto em situações sociais. Isto é muitas vezes acompanhado por um medo de ser julgado ou embaraçado em público.

Os sintomas que você descreveu poderiam ser atribuídos a várias coisas. Por exemplo, tiques nervosos e desconforto social podem ser sintomas de uma variedade de condições de saúde mental, incluindo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), Transtorno de Ansiedade Social (TAS), ou Transtorno de Tique. O medo ou desconforto em ambientes religiosos também pode estar relacionado com experiências passadas, crenças pessoais, ou mesmo condições médicas.

É muito importante que você converse com um profissional de saúde mental sobre os sintomas que está experimentando. Um psicólogo ou psiquiatra será capaz de realizar uma avaliação completa, que pode incluir uma entrevista clínica, questionários ou inventários de auto-relato, e talvez testes psicológicos. A partir daí, eles podem fornecer um diagnóstico adequado e recomendações para o tratamento.

Não tente auto-diagnosticar. Sempre procure o conselho de um profissional de saúde qualificado.
Tanto a sessão no cabeleireiro quanto a visita à igreja parecem evocar reações de evitação e retraimento, talvez relacionado ao contato social que você enfrenta nessas situações. Seria interessante avaliar não só como você reage, mas também em que situações isso ocorre, quando é possivel agir de outra maneira, o que você encontra ao tentar se relacionar com outras e como experiencias passadas (relacionadas direta ou indiretamente) podem afetar o seu relacionamento social atualmente. Esse é um processo que pode ser feito com auxilio e orientação de um psicoterapeuta e pode te ajudar a enfrentar esse desafio e se sentir mais confortável no futuro. Fico à disposição!
Olá!

Consigo imaginar o sofrimento que isso deve estar te proporcionando, em especial por se tratar de um atravessamento que esbarra e prejudica uma dimensão tão importante nas nossas vidas: o convívio social.
Difícil estabelecer um diagnóstico com poucos detalhes, até mesmo por que é preciso fazer uma exploração mais profunda sobre o contexto, as causas e os prejuízos que estão associados ao fato.
Apesar de tudo isso, me parece claro que você apresente alguma questão relacionada à exposição às pessoas, chegando ao nível de trazer implicações que, pelo que me diz, já parecem estar te ocasionando danos significativos.

Espero que se dê a chance de trabalhar isso antes mesmo que a situação possa assumir maiores proporções.
Num espaço apropriado para isso (psicoterapia), você poderá acessar essa situação de modo a entender seus motivos e, de quebra, desenvolver recursos para amenizar o impacto que ela provoca em sua vida.

Que tal conversarmos melhor sobre isso?
Garanto pra você que será respeitado se não se sentir à vontade para interagir visualmente.
O importante, claro, é que possamos desenvolver uma relação segura e de confiança (o que, por si só, já desempenhará papel terapêutico diante desta demanda).
Estou por aqui! Um abraço carinhoso.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Olá! Boa tarde! Não da para fazer o diagnóstico somente com base no que foi relatado, porém, há características típicas de transtorno do tique e uma personalidade com traços obsessivos. Recomendo buscar uma Psicoterapia para trabalhar esses sentimentos e pensamentos.
Parece que você pode estar enfrentando ansiedade social. A ansiedade social é uma condição em que a pessoa sente desconforto e nervosismo em situações sociais, como conversar com outras pessoas, estar em público ou falar em público. Isso pode incluir sintomas como tiques nervosos, dificuldade em manter contato visual ou vontade de fugir da situação. Existem várias técnicas de respiração e relaxamento, que podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade. Posso te ajudar a desenvolver estratégias para enfrentar essas situações de forma mais confiante e confortável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 197
Esses sintomas podem ser indicativos de ansiedade social, que é caracterizada pelo desconforto em situações sociais e o medo talvéz de ser julgado pelos outros. É importante entender que existem estratégias para lidar com essas situações como perceber os gatilhos que te levam para essa angústia. Buscar a ajuda de um psicólogo especializado em ansiedade e pânico pode ser benéfico para identificar a causa subjacente e desenvolver técnicas de enfrentamento eficazes, como a terapia baseada em Mindfulness e com o suporte adequado, é possível aprender a lidar com essas situações e reduzir os sintomas de desconforto e angústia
oi provavelmente é o transtorno de ansiedade, mais é importante ser avaliada por um profissional capacitado, Psiquiatra ou Psicólogo, pois tem que ser avaliada todos os aspectos da sua vida.... Estou a disposição para conversar e esclarecer quaisquer dúvida!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 60
Olá, os sintomas de nervosismo frequentes e intensos frente a situações sociais podem indicar fobia social ou ansiedade social. Isso ocorre quando situações nas quais necessita interagir te causam extremo desconforto. Entretanto, é interessante você consultar um especialista para entender o que se passa em seu caso.
Olá tudo bem?
O que você acha que pode ser? Há alguma questão para não olhar para o outro? Acho que podemos investigar esses processos, me parece algo incosciente que está acontecendo com você.
Se quiser agendar uma sessão estou à disposição.
Os sintomas que você descreve ao cortar o cabelo e ao frequentar a igreja podem ser indicativos de ansiedade social. A ansiedade social é caracterizada pelo desconforto em situações sociais e pode manifestar-se através de sintomas físicos, como tiques nervosos, inquietação e desejo de evitar essas situações. É recomendado buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para uma avaliação mais precisa e orientação adequada.

Olá! Entendo como deve ser desconfortável para você. Mas o mais importante é buscar um tratamento correto. Não apenas um
diagnóstico é necessário. Busque uma ajuda psicológica para aprender a lidar com essa sensação e descobrir novos meios para
superar o problema. Estou à disposição.
Olá, você pode estar tendo crises de pânico.
Penso que é algum tipo de ansiedade social. Entender porque isso está acontecendo e o que fazer exige um acompanhamento psicológico. Abraço
Podem ser diversas questões. É necessário que um psicólogo te avalie.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá, tudo bom? Quando identificamos situações que ocorrem de forma repetida e que nos incomodam, não devemos ficar esperando que as coisas se resolvam sozinhas porque muitas vezes, elas demoram para passar. Existe a possibilidade de que essas situações (cortar o cabelo, ir a igreja) te remetam à lembranças ou sensações que você teve no passado e que não foram bem trabalhadas, elaboradas pela tua mente. No processo terapêutico, você pode junto com o psicólogo identificar e entender o porquê dessas sensações que você vem vivenciando.
Fobia social, timidez, insegurança, ansiedade.

A terapia ajuda a identificar os elementos conscientes e inconscientes que podem desencadear esse desequilíbrio emocional.

Vamos falar sobre isso?

Fico à disposição!
Bom dia! Esses sintomas podem estar relacionados a algum tipo de ansiedade exacerbada. Pelo que me diz, pode estar relacionada a algum tipo de fobia social ou ansiedade social. Porém, recomendo que inicie um tratamento com psicólogo para que possa investigar melhor estes sintomas, e entender o que de fato está acontecendo.
Olá, pelo seu relato existem algumas possibilidades diagnósticas, ansiedade generalizada, fobia social, sindrome de pânico, mas como os sintomas são inerentes a estas e outras possibilidades, o mais apropriado é você procurar orientação profissional. Permanecer na dúvida só irá aumentar sua ansiedade e dificultar a mudança de comportamento. Procure ajuda, não fique na dúvida. O sofrimento pode ser mais desgastante.
Olá, como tem passado?
Os tiques ou alguns movimentos repetitivos podem acontecer com várias pessoas em vários momentos da vida em situações que geralmente deixam elas desconfortáveis, ansiosas ou nervosas, o que pode ser que esteja acontecendo com você também.
Pode ser interessante buscar um(a) psicólogo(a) para falar mais sobre e descobrir o que nessas e talvez em outras situações também te deixa dessa maneira, às vezes alguns elementos, pessoas, atitudes e situações deixam sem nem perceber conscientemente.
Espero ter ajudado.
Olá! É preciso falar mais sobre esses sintomas para tentarmos elaborar algo sobre isso. Entender, por exemplo, o que o deixa angustiado e desconfortável, o porquê, etc...
Pode ser muitas coisas! Recomendo que você converse com um Psicólogo/Psicóloga para iniciar processo terapêutico de autoconhecimento para identificar o que pode estar acontecendo. Abraço!
Bom dia, como esta? Bom, pelo que relatou é difícil estabelecer um diagnóstico com poucos detalhou, sendo necessário uma investigação sobre as causas e impacto, analisar todo o contexto. Pode estar relacionado a uma ansiedade social. Sendo assim, o que sugiro é que procure um psicólogo para que juntos possam entender e você encontrar estratégias de enfrentamento, Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys
Ola! Tudo bem, aprincipal questao aqui é, se está te causando algum incômodo ou desconforto cabe tentar entender melhor e isso só é possível no espaço terapeutico, procure orientação profissional! Abraços
Prezado, saudações, como vai? A doutrina cristã equaciona a figura de cristo com o verbo, isto é, com a Lei enquanto aquilo que dá forma à criação e à matéria. Pode-se dizer que cristo é a imagem da palavra criadora de Deus. Há diversas afecções capazes de produzir mal-estar na Igreja. Pessoas com TOC podem ser acometidas por pensamentos compulsivos que blasfemem a imagem de cristo, substituindo-a pela de um pênis, por exemplo. Noutros casos, é produzida angústia. O que está em jogo aqui, para ambos os casos, é algo assim como uma identificação com a pessoa de cristo enquanto ente eminentemente poderoso, identificação esta que induz rivalidade e, consequentemente, os sintomas referidos. Conforme se trate de alguém mais ou menos respeitoso para com a autoridade simbólica de cristo, o sintoma será respectivamente ou o da angústia ou o da blasfêmia. Com relação ao barbeiro, pode-se dizer grosso modo que o receio em travar contato com o olhar do profissional é expressão do medo de que ele possa cortar e privar-lhe do objeto que concede o poder que é alvo da identificação referida acima.
Olá, tudo bem? Pelo teu relato parece uma reação ansiosa diante da interação social. A ansiedade pode se manifestar de diversas formas, e uma delas é a ansiedade social, na qual situações de interação com outras pessoas, geralmente fora do círculo familiar, causam algum mal estar, como a timidez excessiva, desconforto e angústia. Seria importante consultar com um psicólogo para entender esses gatilhos e manejá-los, como também procurar entender como e quando começaram a aparecer. Acredito que é uma situação extremamente angustiante para você, que acarreta sofrimento e prejuízos na tua vida.