Hoje existe algum teste de DNA para verificar a depressão ?

8 respostas
Hoje existe algum teste de DNA para verificar a depressão ?
Eu creio que até agora não se descobriu um gene capaz de detectar se a pessoa tem depressão, quanto é algo assim. Existem uns mapeamentos relacionados à medicação. O tratamento para depressão é psicoterapia e nela se faz um levantamento transgeracional de casos de depressão na família, internações e problemas do tipo. O que importa é o histórico familiar que vai ajudar muito no diagnóstico e prevenção.

Bom dia! Os testes de DNA que existem, que possam ser relacionados a depressão, não são especificamente para a "verificação" ou para detectar a depressão, e sim para saber quais as drogas mais indicada para o tratamento em cada paciente. É feito um mapeamento genético do individuo para avaliar qual droga seria melhor indicado para o paciente, entenda que, não pelo tipo da depressão, já que depressão é depressão, e sim pela atuação da medicação no organismo de cada pessoa.
Um Abraço.
Winnicott, um pediatra inglês que tornou-se um grande psicanalista, foi muito a fundo no estudo do desenvolvimento emocional primitivo e fez grandes descobertas. Ele atribuiu doenças graves à falhas ambientais, ou seja, falha nos cuidados com o bebê. Descobriu que a ausência TOTAL de uma mãe suficientemente boa, impede o desenvolvimento e até mesmo a integração mente/corpo. Essa seria a raiz das psicoses. Considerando que a depressão é um tipo de psicose, fica provado que a falha não é genética mas sim ambiental. Espero ter ajudado.
Para além do teste de DNA é possível considerar o histórico de depressão na família, bem como o temperamento da pessoa, seu enfrentamento diante de situações problema, apoio social, aspectos hormonais.

Ter o gene não é determinante, é preciso considerar um conjunto de fatores que juntos contribuem para o surgimento do quadro.
O que existe é o mapeamento do DNA para avaliar qual melhor droga (medicação) a se prescrever para o paciente visando maior eficacia diante do transtorno depressivo.Caso sua pergunta denota a capacidade, via teste de DNA, de prevê a possibilidade de alguém desenvolver depressão, creio que ainda a medicina não possui tal feito. Contudo é possível fazer um estudo da historia de vida da pessoa e quais os casos presentes na família. Tal atividade pode ser feita pelo psiquiatra ou psicologo que atende o paciente.
A avaliação de quadros depressivos é feita por um psiquiatra que avalia o desenvolvimento e histórico de sintomas, diferenciando de outros quadros psiquiátricos e de quadros orgânicos que mimetizam sintomas de depressão.

Existem alguns exames de mapeamento para genes associados com resposta e metabolização de medicações. Esses exames, a despeito da propaganda, são de indicação muito específica e não são globalmente recomendados, sendo sua utilização realmente válida em casos específicos e as indicações exageradas bastante questionáveis.
Como já apontado pelos colegas ha a possibilidade de se fazer um mapeamento mas acredito que para alem disso é importante tratar uma vez diagnosticada, acredito que apenas a medicação não seja plenamente suficiente, mas juntamente com terapia e atividades físicas...
O diagnostico de depressão é feito pelo relato dos sintomas e histórico de vida do individuo pelo psicólogo ou psiquiatra. Pense na possibilidade de ir a um desses especialistas. Espero ter ajudado.