Medir a pressão várias vezes ao dia faz mal , porque sou muito ansiosa e por esse motivo eu verifico

33 respostas
Medir a pressão várias vezes ao dia faz mal , porque sou muito ansiosa e por esse motivo eu verifico muitas vezes a pressão no meu aparelho digital , gostaria de saber se isso faz fica cada vez mais ansiosa ?
Ansiedade exagerada é algo que precisa ser tratado sim. A nossa pressão sanguínea pode variar diversas vezes ao longo de um dia sem necessariamente significar que algo esta errado ou alguma doença, então nesse sentido, não teria porque fazer isso se não há uma doença ou um monitoramento que justifique isso. Já a ansiedade precisa ser entendida e tratada para que não prejudique sua rotina diária.

Ola, a ansiedade faz parte de nossa viver, o problema é quando ela começa a tomar muita importancia a um determinado fato, como este como você traz. E um sintoma que indica deve procurar uma ajuda, seja um psiquiatrico, mais indicado neste seria uma psicoterapia, vai lhe ajudar a entender o porque deste sintoma e caso seja preciso pode haver uma indicação de acompanhamento medico também. Importante buscar um profissional. A disposição para outras duvidas.
Medir a pressão várias vezes ao dia vai te deixar mais ansiosa sim e com uma certa tensão a cada medição, gerando um constante estado de apreensão e sobrecarregando o seu emocional. Reintero a importância de um tratamento psicológico não somente para a ansiedade, mas inclusive sobre o motivo que te leva a medir sua pressão várias ao dia, muito provavelmente existem questões psicológicas que estão te conduzindo a essa prática e precisam ser tratadas para que você possa se sentir melhor e menos desassossegada.
Olá, o fato de medir constantemente a pressão já é um sintoma de ansiedade e acredito que esse funcionamento deve atrapalhar sua qualidade de vida, um acompanhamento psicológico, vai te ajudar a entender oque vem desencadeando essa ansiedade e controla lá.
Concordo com os colegas. O fato de medir a pressão a todo momento, significa que algo a preocupa, É a cada medição aumenta sua tensão e ansiedade para com o resultado. Perceba que já virou um ciclo vicioso que precisa ser trabalhado em psicoterapia, pois com ela você poderá ter mais consciência e agir sobre o sintoma e suas causas. Boa sorte!!
bom dia, concordo com os colegas a ansiedade precisa ser controlada com a psicoterapia para entender as causas que pode não ser somente a pressão alta, ou melhor a pressão alta pode ser causada também dos piques ansiosos, portanto consulte um psicologo e um cardiologista se não está muito confiante no diagnostico dele.
Bom dia! Com certeza! Medir a pressão várias vezes não é o que fará vc conseguir controlá-la. No entanto, essa forma de encarar a situação pode deixar vc ainda mais ansiosa, pq ela não melhora de hora em hora, e aí, seu estado emocional se altera e pode afetar a pressão, criando um ciclo vicioso. Procure seguir as orientações médicas, e no resto do tempo procure viver seu dia, procure se focar nas atividades que está fazendo no presente. Meditação também pode colaborar para um estado emocional mais sereno, que poderá contribuir para a melhora de sua pressão. Boa sorte!
Boa tarde! Se não sentíssemos ansiedade, tomar decisões na vida seria muito mais ariscado, e a intolerância à incerteza é responsável por manter esse estado de alerta acionado.
Aferir sua pressão várias vezes seguida com certeza não está te fazendo bem porque a cada aferição você vai encontrar um resultado diferente aumentando cada vez mais sua ansiedade.
Procure um cardiologista pra avaliar se sua pressão precisa ser medicamentada e um terapeuta pra ajudar a identificar questões que o levam ou seja que desencadeia essa necessidade de aferir a pressão várias vezes ao dia.
A cada medição, naturalmente aumentará sua ansiedade. Ter consciência que está te fazendo mal é um bom começo. Considero importante neste caso uma psicoterapia sistêmica que lhe proporcionará olhar para seu sistema familiar e perceber Com Quem ou Com o Que sua ansiedade está vinculada. A partir de então, ficará mais reflexiva, alterando pensamentos, conceitos e, principalmente, liberação para que você possa seguir diferente.
Essa preocupação constante e persistente com alterações em algo a parte do corpo ou uma doença,é característica do transtorno hipocondríaco.
O ato de medir a pressão e si não é causa de adoecimento,mas, Sim um sintoma de sua ansiedade.
Uma medicação ansiolítica certamente reduzirá o sofrimento e a ansiedade enquanto estiver fazendo a psicoterapia para poder lidar melhor com as pressões externas ou internas que geram sua angústia.

Olá! Parece que você fica muito ansiosa com a verificação da sua pressão arterial. Se você tem hipertensão é aconselhável fazer um acompanhamento médico com clínico geral ou cardiologista. Se sua pressão arterial está dentro dos padrões normais e mesmo assim isso te causa preocupação, seria importante buscar ajuda psicológica para entender as causas das preocupações e, assim aprender a eliminar estes pensamentos ansiosos que te causam sofrimento.
Olá
O comportamento de aferir a pressão muitas vezes ao dia nessa situação, está ligada a um transtorno de ansiedade.
A tendência do indivíduo que sofre deste transtorno é logo certificar de que não há nada errado com ele, fazendo verificações, ou indo ao médico, por supor que algo mais grave pode estar acontecendo. Este tipo de comportamento é uma forma de busca de segurança, que mantém a ansiedade. Marque uma consulta psicológica.
A questão aqui é: por que você está aferindo a sua pressão várias vezes durante o dia? Tem medo de passar mal? Ter um infarto? Na terapia você pode ter um espaço para entender melhor o que está acontecendo. O medo exagerado, a ansiedade, tudo isso pode ser sintoma de que algo não está bem com sua saúde emocional.
Acrescentaria a resposta dos colegas, uma avaliação pra verificar se não trata-se de Transtorno obsessivo-compulsivo com predominância de comportamentos compulsivos, rituais obsessivos.
Afim de direcionar terapia e medicação mais específica.
O transtorno de ansiedade generalizado (TAG) caracteriza-se por ansiedade e preocupação excessivas que estão presentes por não mais que ≥ 6 meses sobre várias atividades ou eventos. Acredito que no seu caso de aferir a pressão constantemente pode ser um sinal. Te oriento a procurar um Psicólogo para sessões de psicoterapia, este profissional pode te ajudar a identificar melhor e a tratar este quadro .
Olá boa noite, em primeiro lugar o importante é fazer psicoterapia para resolver a causa da sua ansiedade, que possivelmente te ajudará no controle da sua pressão também. E ajudará a resolver esse comportamento compulsivo de medir a pressão que já está virando TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Espero ter te ajudado. Grande Abraço
Olá , se você percebe que para se sentir segura ou bem você precisa medir a pressão com frequência, sugiro que procure uma terapia para trabalhar os conflitos internos e repetitivos que fazem gerar ansiedade. na terapia você irá trabalhar os pensamentos que geram ansiedade, e aprender estratégias para saber adiministrar a compulsão e ter uma boa qualidade de vida.
Tudo gira em torno de nossas emoções e como controlamos elas: medo, alegria, tristeza, nojo e raiva.O equilíbrio é fundamental pois, temos o pensamento, a emoção e o comportamento. Quando o organismo está com falta de dopamina, a ansiedade sai do equilíbrio, quimicamente falando.Terapia com psicólogo, pode melhorar, e ajudar a resolver a causa do problema, e não apenas os sintomas...Sempre que houver a necessidade de medicamento (psiquiatra) terá que ter acompanhamento psicológico, para que não apenas se camufle. Cuide-se!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá .
Ansiedade não é algo ruim , faz parte da nossa vida, Ela pode nos motivar a ir regularmente ao médico e fazer exames , ou mesmo nos paralisar por medo, preocupações com o que pode acontecer e até vergonha.
Na situação que você descreveu me parece que já está te incomodando, causando sofrimento por não ter controle sobre o comportamento repetitivo de medir a pressão . A terapia conjuntivo comportamental parte do princípio que a forma como pensamos interfere diretamente no que sentimos e nos comportamos. Mudamos o pensamento, muda a emoção e o comportamento . Seria importante prestar atenção que tipo de pensamentos te impulsionam a repetição de medir a pressão , se não ha de fato um motivo clínico aparente para fazê-lo .
Fico a disposição.
Olá. Pelo que você relata parece que há uma fixação em aferir a pressão, pode ser sim um indício de ansiedade. Por vezes pode se tornar um comportante descontrolado que você não consegue conter. Procure imediatamente um psicólogo para fazer psicoterapia. Atenciosamente
Olá, é preciso investigar qual a causa desse ato compulsivo de medir a pressão várias vezes ao dia e saber como se originou, só assim será possível avaliar a melhor intervenção terapêutica a ser usada para controlar a ansiedade que você relata. Procure um psicólogo!
Boa noite, sim, padrões ansiosos devem ser tratados pois podem acabar se retroalimentando e se intensificando.
Sem
Dúvida nenhuma . Busque um profissional pra tratar a causa .
Boa noite! O que fica claro é que tem uma ansiedade em relação a sua saúde que precisa ser tratada. Busque ajuda o quanto antes, não espere essa ansiedade se intensificar ainda mais. Marque com psicóloga (o). Abraço
Olá!
Comprovadamente sabemos que o estado emocional influencia todo o sistema fisiológico. Verificar a pressão a todo instante diz de uma preocupação, medo, insegurança , etc. que possivelmente esteja passando. É importante procurar um profissional, fazer exames para averiguar se está tendo um quadro de hipertensão para que possa tratar e também procurar ajuda psicológica para lidar com a ansiedade, sentimentos e emoções que estejam lhe causando sofrimento psíquico.
Olá! Sim, é um traço comum de ansiedade estar o tempo todo alerta, preocupada, em estado de atenção, por mais que não haja qualquer tipo de questão fisiológica subjacente. Tente fazer terapia, isso lhe auxiliará muito a se compreender e a se cuidar melhor também, evitando que o quadro se agrave.
Sim, além de poder gerar mais ansiedade pode também gerar as consequências físicas, então é importante procurar ajuda para que você consiga lidar com a Ansiedade de maneira positiva.
Olá! A preocupação exagerada é um sintoma de ansiedade, medir sua pressão pode ser uma tentativa de alivio e controle sobre os pensamentos ansiosos. O processo de psicoterapia irá ajudá-la a perceber seus medos e ansiedade. Fico à disposição, um abraço!
Olá, se você se percebe ansiosa e por esse motivo verifica sua pressão várias vezes por dia, é possível sim que exista relação entre os sintomas de ansiedade e o comportamento de verificar a pressão.
Olá! Busque um psicólogo para tratar a ansiedade e esse comportamento que parece estar se tornando compulsivo. A consulta de um cardiologista também pode ajudar para verificar como realmente está sua pressão. Se o médico liberar, faça alguma atividade física e coisas que tragam algum prazer para o seu cotidiano. Um grande abraço!
Olá, tudo bem?

É importante você saber que os níveis de pressão arterial variam ao longo do dia, até mesmo, variações de minutos. Tudo isso está de acordo com o nível de atividade física, se há repouso ou não, se acabou de fazer uma refeição, emoções, sentimentos, temperatura, tipos de alimentos, medicação, etc.
São diversos fatores que influenciam na alteração da pressão arterial, e por isso, não há necessidade de ela ser aferida muitas vezes ao dia, a menos que esteja sentindo algum mal-estar.
Porém, se todas as vezes que se sente ansiosa, aferir a PA, pode ser que ela esteja alta mesmo, devido à ansiedade, já que ela também faz a pressão subir. Dessa forma, indico que não se preocupe em medí-la o tempo todo, e procure um profissional da saúde mental para te ajudar a compreender os sintomas da ansiedade, assim como, procurar seguir um estilo saudável de vida, que favoreça a regulação da pressão arterial.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
oLA! A ansiedade é sentida diretamente pelo nosso organismo como um todo. É o corpo reagindo fisicamente com falta de ar, coração acelerado, suor, dor de cabeça, tremores, dentre outros sintomas, como os físicos, aos sentimentos de nervosismo, irritabilidade, medo, pavor, pânico... etc Aconselho a procurar ajuda de profissionais, rapidamente, uma boa terapia auxilia no entendimento desses sentimentos, para entender o por quê dessas crises, assim como para descobrir formas para amenizá-las. Estou a disposição para te ajudar
Não te faz ser uma pessoa mais ansiosa, porque ansiedade não é cumulativa, mas com certeza vai te deixar mais tempo em estado de ansiedade, mesmo que em nível menor, pois você estará sempre pensando e preocupada com sua pressão arterial, o que, segundo você mesma, não faz bem para você.