Medir a pressão várias vezes ao dia faz mal , porque sou muito ansiosa e por esse motivo eu verifico muitas vezes a pressão no meu aparelho digital , gostaria de saber se isso faz fica cada vez mais ansiosa ?
Ansiedade exagerada é algo que precisa ser tratado sim. A nossa pressão sanguínea pode variar diversas vezes ao longo de um dia sem necessariamente significar que algo esta errado ou alguma doença, então nesse sentido, não teria porque fazer isso se não há uma doença ou um monitoramento que justifique isso. Já a ansiedade precisa ser entendida e tratada para que não prejudique sua rotina diária.

Ola, a ansiedade faz parte de nossa viver, o problema é quando ela começa a tomar muita importancia a um determinado fato, como este como você traz. E um sintoma que indica deve procurar uma ajuda, seja um psiquiatrico, mais indicado neste seria uma psicoterapia, vai lhe ajudar a entender o porque deste sintoma e caso seja preciso pode haver uma indicação de acompanhamento medico também. Importante buscar um profissional. A disposição para outras duvidas.

Medir a pressão várias vezes ao dia vai te deixar mais ansiosa sim e com uma certa tensão a cada medição, gerando um constante estado de apreensão e sobrecarregando o seu emocional. Reintero a importância de um tratamento psicológico não somente para a ansiedade, mas inclusive sobre o motivo que te leva a medir sua pressão várias ao dia, muito provavelmente existem questões psicológicas que estão te conduzindo a essa prática e precisam ser tratadas para que você possa se sentir melhor e menos desassossegada.

Olá, o fato de medir constantemente a pressão já é um sintoma de ansiedade e acredito que esse funcionamento deve atrapalhar sua qualidade de vida, um acompanhamento psicológico, vai te ajudar a entender oque vem desencadeando essa ansiedade e controla lá.

Concordo com os colegas. O fato de medir a pressão a todo momento, significa que algo a preocupa, É a cada medição aumenta sua tensão e ansiedade para com o resultado. Perceba que já virou um ciclo vicioso que precisa ser trabalhado em psicoterapia, pois com ela você poderá ter mais consciência e agir sobre o sintoma e suas causas. Boa sorte!!

bom dia, concordo com os colegas a ansiedade precisa ser controlada com a psicoterapia para entender as causas que pode não ser somente a pressão alta, ou melhor a pressão alta pode ser causada também dos piques ansiosos, portanto consulte um psicologo e um cardiologista se não está muito confiante no diagnostico dele.

Bom dia! Com certeza! Medir a pressão várias vezes não é o que fará vc conseguir controlá-la. No entanto, essa forma de encarar a situação pode deixar vc ainda mais ansiosa, pq ela não melhora de hora em hora, e aí, seu estado emocional se altera e pode afetar a pressão, criando um ciclo vicioso. Procure seguir as orientações médicas, e no resto do tempo procure viver seu dia, procure se focar nas atividades que está fazendo no presente. Meditação também pode colaborar para um estado emocional mais sereno, que poderá contribuir para a melhora de sua pressão. Boa sorte!

Boa tarde! Se não sentíssemos ansiedade, tomar decisões na vida seria muito mais ariscado, e a intolerância à incerteza é responsável por manter esse estado de alerta acionado.
Aferir sua pressão várias vezes seguida com certeza não está te fazendo bem porque a cada aferição você vai encontrar um resultado diferente aumentando cada vez mais sua ansiedade.
Procure um cardiologista pra avaliar se sua pressão precisa ser medicamentada e um terapeuta pra ajudar a identificar questões que o levam ou seja que desencadeia essa necessidade de aferir a pressão várias vezes ao dia.

A cada medição, naturalmente aumentará sua ansiedade. Ter consciência que está te fazendo mal é um bom começo. Considero importante neste caso uma psicoterapia sistêmica que lhe proporcionará olhar para seu sistema familiar e perceber Com Quem ou Com o Que sua ansiedade está vinculada. A partir de então, ficará mais reflexiva, alterando pensamentos, conceitos e, principalmente, liberação para que você possa seguir diferente.

Dr. Eudis Garcia de Lima
Dr. Eudis Garcia de Lima
Psiquiatra, Psicanalista
Belo Horizonte
Essa preocupação constante e persistente com alterações em algo a parte do corpo ou uma doença,é característica do transtorno hipocondríaco.
O ato de medir a pressão e si não é causa de adoecimento,mas, Sim um sintoma de sua ansiedade.
Uma medicação ansiolítica certamente reduzirá o sofrimento e a ansiedade enquanto estiver fazendo a psicoterapia para poder lidar melhor com as pressões externas ou internas que geram sua angústia.



Olá! Parece que você fica muito ansiosa com a verificação da sua pressão arterial. Se você tem hipertensão é aconselhável fazer um acompanhamento médico com clínico geral ou cardiologista. Se sua pressão arterial está dentro dos padrões normais e mesmo assim isso te causa preocupação, seria importante buscar ajuda psicológica para entender as causas das preocupações e, assim aprender a eliminar estes pensamentos ansiosos que te causam sofrimento.

Olá
O comportamento de aferir a pressão muitas vezes ao dia nessa situação, está ligada a um transtorno de ansiedade.
A tendência do indivíduo que sofre deste transtorno é logo certificar de que não há nada errado com ele, fazendo verificações, ou indo ao médico, por supor que algo mais grave pode estar acontecendo. Este tipo de comportamento é uma forma de busca de segurança, que mantém a ansiedade. Marque uma consulta psicológica.

Especialistas em Ansiedade

Doralva Orosimbo

Doralva Orosimbo

Psicólogo

Ipatinga

Carolina Costa

Carolina Costa

Psicólogo

Itaperuna

Carolina Bertolino

Carolina Bertolino

Psicólogo

Santo André

Maíra Lima Ferreira Rodrigues

Maíra Lima Ferreira Rodrigues

Psiquiatra

Curitiba

Jéssica Horácio de Souza

Jéssica Horácio de Souza

Psicólogo

Criciúma

Maria Emília Pereira Nunes

Maria Emília Pereira Nunes

Psicólogo

Biguaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 311 perguntas sobre Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.