Medo, pânico, pavor de contrair dst's. Existe algum nome para esse distúrbio? A psicologia poderia

11 respostas
Medo, pânico, pavor de contrair dst's. Existe algum nome para esse distúrbio? A psicologia poderia ajudar? Sinto que isso está me prejudicando porque afeta até o meu sono, mesmo com as minhas relações sendo totalmente protegidas.
Acho que além do nome é preciso que você tenha a oportunidade de falar mais sobre seus medos. Sugiro que você procure um(a) psicólogo(a) de abordagem psicanalítica para que você possa entender melhor o porquê desse pavor ocorrer e a quê ou quais questões da sua vida eles estão relacionados. À medida que você for entendendo o que está em jogo nesse processo, esse medo irá perdendo o sentido, podendo diminuir e até cessar por completo. Espero ter te ajudado. Estou à disposição!

Não é possível definir se você possui algum distúrbio psicológico apenas com as informações passadas. Como você mesmo relatou esse medo vem lhe causando sofrimento, por isso tenho certeza que um psicólogo te ajudará! Com uma conversa mais profunda o mesmo será capaz também de definir o seu problema e ajudará nessa e em outras questões que devem estar por trás do medo relatado. Com relação a que tipo de psicólogo escolher, acho que você deve procurar um profissional que você se identifique, que se sinta acolhido, compreendido e ajudado.
Independente do problema que você tem, se há algum distúrbio ou não, fato é que você está sofrendo com grande ansiedade e isso não é nada saudável. Com a ajuda de um bom psicólogo você poderá entender o que está acontecendo e juntos vocês poderão descobrir se você está com algum transtorno do humor ou alguma outra questão emocional. E, caso seja necessário, o psicólogo irá te encaminhar para um psiquiatra.

Não espere mais para procurar ajuda. Procure um Terapeuta Cognitivo Comportamental.

Abraços.
Sem dúvida alguma você descreveu sintomas de um transtorno de ansiedade. Existem alguns e um diagnóstico só é possível - e deve ser feito - com a avaliação de um psiquiatra ou um psicólogo (que lhe encaminharia a um profissional de psiquiatria de confiança).

Pensando nos problemas que você descreveu (prejuízo nas relações e ansiedade/ medo de contaminação) a psicologia poderia te ajudar sim, sem dúvida alguma.
Você tem um quadro bem característico e a abordagem cognitivo-comportamental possui técnicas muito bem estabelecidas e testadas que podem te ajudar a melhorar muito sua qualidade de vida. Concordo com meus colegas!

Espero sinceramente ter lhe ajudado com alguma informação útil.
Abraço.
Olá!
Considero que independente do nome de distúrbio, importa que você está sofrendo, fica ansiosa (o), o que atrapalha aspectos cognitivos por dormir mal, além das fantasias provenientes dos medos... Essa situação de pânico a partir de vivências (mesmo protegidas) refletem a necessidade de buscar um psicólogo onde você possa trabalhar todos esses medos, fantasias, ansiedades e questões emocionais que provavelmente tem ligação e podem não aparentar para você... Um olhar profissional poderá ajudá-la (o) a esclarecer uma série de coisas e consequentemente melhorar rapidamente sua qualidade de vida.
Quanto a linha do profissional, sugiro que você escolha alguém que se sinta à vontade, pois um bom psicólogo conseguirá te entender e te auxiliar, independente da teoria que estude!
Boa sorte e melhoras!
Fique à vontade para mais esclarecimentos!
Olá! Buscar uma avaliação de um psicólogo com certeza poderá te auxiliar na descoberta do que tem. No entanto, não é indicado fazer um diagnóstico apenas por alguns sintomas que esteja sentindo. É preciso considerar uma série de elementos que possam estar envolvidos nestes pensamentos ansiosos e que já tem interferido em suas reações físicas (alteração do sono e humor).
Temor e medo constantes afetam sua qualidade de vida, te levando a restrição de viver plenamente momentos que deveriam ser de prazer.
Busque ajuda o quanto antes para que essa situação não interfira em outras áreas da sua vida.
Abraços.
Olá! Como alguns colegas já falaram seus sintomas parecem estar relacionados a um quadro de ansiedade. Independente do diagnóstico é importante que receba suporte psicológico e, se for o caso, também é possível contar com a ajuda de medicamentos quando os sintomas prejudicam seu funcionamento de vida em áreas relevantes.
Sugiro a Terapia Cognitivo-comportamental que é a primeira indicação de tratamento para a maioria dos transtornos de ansiedade, pois te ajudará a entender suas vulnerabilidades e maneiras efetivas de como lidar com elas.
Espero que tenha te ajudado, boa sorte!
Talvez seja um alívio para você saber que não é o único a sofrer com esse sintomas: já recebi alguns pacientes do sexo masculino com queixas muito parecidas às suas. O nome do distúrbio pode gravitar em torno da hipocondria, da neurose obsessivo-cumpulsiva ou de uma fobia, no entanto, é impossível realizar um diagnóstico apenas com as informações contidas em sua pergunta. A psicanálise pode te ajudar porque entende o sintoma como mensagem de algo que o sujeito ainda não se deu conta. Somente falando a respeito de sua história e do que está vivendo atulamente, que alguém pode decifrar o significado de uma fantasia persistente, como, por exemplo, o seu medo de contrair uma doença sexualmente transmissível. Ligar essa fantasia que lhe causa pânico a algo que faça sentido, pode te libertar desse medo, afinal, parece que esse pavor não faz sentido para você que tem relações totalmente protegidas, não é mesmo?
A ansiedade com relação à possibilidade de contrair tais doenças, bem como outras ansiedades que você porventura sinta, podem e devem ser tratadas em psicoterapia. A ansiedade crônica não tratada e vivenciada por períodos prolongados pode resultar em fobias, pânico, depressão, e inclusive, doenças psicossomáticas
Considero sim, que a procura por um Psicólogo te ajudará a compreender o que tem causado este medo e ansiedade em você. Inclusive saber se de fato é um transtorno!
Fazer psicoterapia amplia sua visão a cerca de você mesmo, favorecendo com que seus medos e anseios possam ser encarados tão logo vencidos.
Olá! Parece que desenvolveu uma fobia e o acompanhamento psicológico poderia ser de grande valia. A TCC (terapia cognitiva-comportamental) é muito eficaz para casos como o seu. Dependendo do grau se faz necessário tb a avaliação do médico psiquiatra. Um abc