Meu filho me revelou que é bixessual. Posso ajuda lo de alguma maneira a ser normal? O que exatamente

11 respostas
Meu filho me revelou que é bixessual. Posso ajuda lo de alguma maneira a ser normal? O que exatamente isso significa? Tenho que encaminha-lo ao psicologo?

Ser bissexual é uma opção sexual, significa que ele deseja se relacionar com homens e mulheres indistintamente e tem atração física por ambos os gêneros. Você deve respeitar a opção que ele está fazendo, guarde a sua opinião e respeite a sexualidade dele. Acho que ele poderia e deveria fazer psicoterapia, caso ele queira. Um abraço forte!

A revelação da sexualidade de seu filho deve ter causado impacto sobre a família, mas ele não tem nada de anormal. A sexualidade humana vem de fatores genéticos (desde o nascimento) que interage com fatores ambientais. Cientificamente não existe o que é certo ou "errado" em sexualidade: esses são julgamentos morais que devem ser questionados dentro de nossa cultura, pois geram sofrimento a inúmeras pessoas. Se ele estiver realizado em assumir sua sexualidade, então ele está num caminho de boa saúde psicológica. Ainda assim ele necessitará de acolhimento familiar diante de preconceitos e estresses que poderão surgir em função disso. Psicoterapia poderia ajuda-lo a lidar com esses sofrimentos, mas isso seria até mais importante para os familiares aprenderem a lidar com a situação nesse momento. Por outro lado, a psicologia se opõem claramente e coíbe a práticas de mudança de orientação sexual (Resolução CFP nº 001/99), pois essas geram enormes sofrimentos colaterais ao indivíduo.
Não se faz necessário repetir o que já foi dito, nesse momento, você mãe ou pai, faria bom uso de um atendimento psicológico o mais rápido possível.
Hoje sabemos que não é possível alterar a orientação sexual de alguém. Além disso, tentativas nesse sentido são proibidas pelos Conselhos de Psicologia. Contudo, o sofrimento que essa revelação causa no jovem e na família devido às exigências sociais sobre a sexualidade das pessoas pode requerer atendimento psicológico. Atente-se a isso e se for o caso cuide de si e do seu filho. Estou a disposição.
Olá!
A sexualidade se expressa de diversas maneiras nas pessoas. Ser bissexual quer dizer sentir atração sexual por homens e por mulheres. Você não especificou a idade do seu filho. Às vezes em jovens é comum curiosidades e experimentação para depois a orientação sexual tender mais para um gênero ou outro, mas às vezes não e a bissexualidade é adotada como orientação sexual. Isso não traz problemas ou necessidade de tratamento, a não ser que gere dúvidas e/ou algum tipo de sofrimento nele. Já para a família, é importante aceitar e ser suporte afetivo e caso você mãe tenha dificuldade de lidar com isso, procure um(a) psicólogo(a).
Olá! A bissexualidade é uma orientação sexual, o que não caracteriza doença. Você pode ajudar seu filho ao aceitar a maneira como ele deseja viver a própria sexualidade. Se ele estiver em conflito com essa condição, você pode levá-lo ao psicólogo para que ele possa melhor elaborar as vivências que lhe incomodam. Caso você tenha problemas em aceitar a condição de seu filho, a busca de um profissional psicólogo poderá lhe ser de grande valor também.
Como já foi dito por colegas acima, bissexual é você ter atração por meninos e por meninas. O ser normal geralmente é muito relativo, então, eu diria que seria importante você procurar sim um acompanhamento psicológico para saber lidar entender e aceitar seu filho como ele é. Quanto a leva-lo para fazer terapia, essa decisão teria que ser dele, visto que a psicoterapia só terá efeito se for de livre escolha.
Boa sorte!
Se seu filho estiver sofrendo com a sexualidade, ajuda psicológica pode ser útil para aceitação, nunca para uma "conversão". Você também pode se beneficiar muito com algumas sessões de psicoterapia.
Não se trata de anormalidade, mas sim de orientação sexual. Acredito que a terapia iria auxiliá-lo melhor a lidar com esta descoberta e com possíveis preconceitos. Seria interessante também a participação da família para um maior entendimento da realidade.
Olá
A sexualidade não é uma opção, ela se impõe sobre nós. Ninguém decide se sentir atraído pelo outro sexo, ou pelo mesmo sexo.
Se ele estiver sofrendo, a psicoterapia é indicada para ele. Se você estiver sofrendo, também é indicada para você.
boa sorte
Olá... a Bissexualidade não é uma escolha, muito menos uma doença que lhe caiba uma cura. É extremamente necessário, que além dele procurar uma ajuda psicológica para se conhecer melhor, vc (como pai ou mãe) procure também um tratamento para entende-lo de maneira mas afetiva e tratar seus medos e angustias que vem junto desta revelação.
Qualquer coisa estou a disposição!!
Att Fernanda Biondo