Meu filho sofre de depressão por achar se feio mas ele é um homem lindo. Como resolver isso '?

34 respostas
Meu filho sofre de depressão por achar se feio mas ele é um homem lindo. Como resolver isso '?
Busque um psicólogo para ele, posso indicar a terapia cognitivo comportamental. Porém, deve ser um profissional que ele se sinta tranquilo e bem para conversar, mesmo que não seja da abordagem terapêutica que citei.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online pelo skype - R$ 240

Olá, ele pode estar com uma distorção da autoimagem. Uma terapia com um psicólogo que ele tenha afinidade, independente da abordagem, vai ajudá-lo a compreender a causa primeira dessa distorção e baixa autoestima.
Bom Caminho para você e seu filho!
Olá! Sugiro que seu filho procure ajuda psicológica. Vai ajudar muito!
Abraço e boa sorte!
Oi! Para começar, você poderia se dar conta de que cada pessoa tem suas dores, embora pareçam, às vezes, contraditórias com nossas próprias percepções. Você percebe seu filho como um homem lindo, como você disse. Porém, a forma como ele se percebe parece não ser assim; e provavelmente não é mesmo, pois ele é outra pessoa, diferente de você. É preciso validar a dor do outro, seja qual for. Como cada um se enxerga, se avalia, se calcula, é o que chamamos de autoestima. Uma forma possível de resolver isso é proporcionar ao seu filho um tempo e espaço (geralmente uma situação terapêutica com um psicólogo) onde ele possa expressar a sua forma de enxergar a situação e como ele se implica (ou não) na sua própria depressão e com a crença de ser feio (notemos aqui que esta é a sua percepção, talvez seu filho não sofra de depressão por se achar feio, mas por outros motivos, sendo preciso investigar um pouco mais, questionar-se, para abrir espaços onde se possa flexibilizar o jeito de sentir, pensar e atuar).
Dentro do processo terapêutico, seu filho poderia se perguntar: "O que me faz acreditar que sou feio? Eu sou feio aos olhos de quem?" e assim por diante.
Querida, cada pessoa tem uma percepção de si, e ele pode estar enfrentando uma baixa estima, e talvez realmente possam existir coisas a se melhorar, tente incentivar ele a fazer coisas que gosta, cuidar da aparência, pergunte o que ele deseja mudar, já que não se acha bonito, valide os sentimentos dele quanto a aparência, também é interessante observar nessa conversa se não há interferências externas. Ademais, ele pode conseguir lidar com isso sozinho, ou não. Caso necessário leve ao psicólogo, coloque-o em atividades e verá a mudança nesse comportamento, abraços.
Olá, oriento que ele procure por psicoterapia para auxilia-lo nesse processo. É importante que seja um psicólogo que ele se sinta a vontade para falar de suas questões. Abraços.
Olá, as pessoas muitas vezes tem percepções contraditórias ao que vemos, oriento que procure por psicoterapia para auxilia-lo nesse processo de autoestima, onde ele tenha tempo e espaço para modificar e melhorar essa visão de si. Vai ajudar muito!
Os padrões estéticos são muito adoecedores, o que leva a uma baixa autoestima que desencadeia uma percepção equivocada da autoimagem.
Para começar a trabalhar isso seria interessante trabalhar uma autovalorização buscando referências mais inclusivas, entender que os corpos são diversos assim como os dedos das mãos são diferentes entre si.
A beleza é um conceito muito relativo e começa primeiro com o autoamor.
A terapia seria algo interessante a ser feito para que a sua autopercepção seja trabalhada.
Você como mãe está se movimentando para solucionar algo que traz sofrimento para seu filho - por exemplo, vindo até aqui em busca de respostas. Por mais que os pais, familiares e/ou pessoas próximas possam acolhe-lo de alguma forma, somente ele mesmo é capaz de resolver essa questão; não sozinho, existem profissionais que podem auxilia-lo (como psicoterapeutas, por exemplo) durante esse processo. Entretanto, é somente seu filho capaz de interpretar por completo a si mesmo, através de um trabalho minucioso, do qual muitas vezes não gera um alívio imediato, mas que poderá o fazer compreender um pouco mais do por que tem-se sentido assim.
É um tanto normal que todos nós tenhamos algumas crenças sobre nós mesmos ou o mundo que persistem, mesmo quando mostramos diversas vezes que não existam evidências suficientes dela. Algumas podem ser inofensivas ou interferir pouco nas nossas vidas, mas outras não, como parece ser o caso do seu filho.
Existem diversas maneiras de se abordar o problema na psicoterapia que podem ajudar seu filho a identificar que pensamentos são esses, de onde eles vêm, se eles condizem com a realidade e quais as suas consequências.
Olá. Depressão é um quadro grave e precisa ser tratado com a ajuda de um profissional psicólogo, bem como deve ser feita uma avaliação para verificar a necessidade do uso de medicação.
Olá! Questões com a autoimagem são comuns nos jovens. Pode ter relação com a autoestima baixa, insegurança, bullying… o ideal mesmo é encaminha-lo para um psicoterapeuta, onde ele poderá abordar estas e outras questões, que o ajudarão a desenvolver a personalidade e a confiança em si mesmo. Qualquer coisa estou à disposição.
Olá! Questões relacionadas a autoimagem distorcidas em jovens são comuns. Porém é importante avaliar os prejuízos que isso estão acarretando na vida da pessoa. O ideal é buscar por ajuda profissional, para que seja possível trabalhar tais questões em terapia.
O que você como mãe pode fazer é sugerir que o seu filho procure um acompanhamento profissional par que possa elaborar essa questão
Ola... Com toda certeza, seu filho não tem depressão por nao se achar bonito... O que esta ao seu alcance para ajuda lo...é se cuidar e orientá-lo a frequentar psicologo e/ou psiquiatra. O resto é com ele e os terapeutas.
Olá. Um psicólogo poderia ajudar vocês nesse momento, mas é importante saber o que ele pensa sobre isso e respeitar seu tempo. Evite julgamentos e tente procurar mais informações, talvez não seja necessariamente uma depressão.
Demonstre seu apoio, mas tenha paciência e dê a ele o espaço e suporte necessário.
Espero ter ajudado e me disponho a tirar qualquer outra dúvida que venha a surgir.
Olá.
Será de grande importância, que seu filho procure um profissional de psicologia.
O trabalho a ser desenvolvido durante as sessões, permitirá que ele trate a causa que o leva a adotar tal comportamento.
Somente assim, ele terá condições de promover uma mudança de posicionamento psíquico.
Primeiramente é importante verificar se a Depressão foi diagnosticada por Psicólogo ou Psiquiatra, pois ela é multifatorial, ou seja, se muitas pessoas se sentem menos atraentes do que a maioria, porque então todas elas não tem depressão? porque se achar feio (apenas) não é causa única para Depressão,

A Depressão não tem apenas uma causa, e é necessário investigar o desenvolvimento dela. É necessário avaliar a autoestima em geral, bem como se há alguma distorção de imagem, sua história de vida (para entender como ele chegou a esses pensamentos e sentimentos), seu contexto (porque é tão significativo para ele a questão da imagem) e então trabalhar para alterar sua maneira de enxergar o mundo e a si próprio.
Buscando a ajuda de um profissional que possa ajudar seu filho e acolhendo-o sem julgamentos.
Sinto muito por seu filho, imagino que não deve ser fácil para você vê-lo sofrer. Te encorajo a procurar um psicólogo ou psiquiatra para realização de um diagnóstico adequado. A depressão é multifatorial, e este problema com a autoimagem pode ser apenas mais um elemento que a compõe.
Olá! Concordo com os comentários dos colegas acima. Converse com o seu filho e ofereça ajuda de um psicólogo. Na psicoterapia ele conseguirá se autoconhecer, melhorar sua autoestima, identificando suas qualidades, identificando os pensamentos negativos, os gatilhos que o deixa depressivo. A mudança de pensamentos, comportamentos proporcionará melhorias em sua qualidade de vida, tornando-se mais feliz.
Olá, boa noite. A depressão é uma doença séria que deve ser tratada com psicoterapia (e psiquiatria em casos moderados a graves). Ela costuma vir de problemas com raizes profundas, acredito que o fato dele se sentir feio é somente a pontinha de um iceberg. Sugiro que ele comece uma psicoterapia para entender melhor o que está acontecendo, dando um espaço para fala e para elaboração desse momento difícil. Espero ter ajudado. Fico à disposição.
Olá, a melhor forma de ajuda-lo é orientando ele a procura ajuda profissional com psicólogo, que vai saber trabalhar junto com ele as crenças relacionada a aparecia.
Olá! Bom... eu diria se tratar de algo delicado porque seria ele mesmo quem deveria tomar alguma providência. O primeiro passo dele, seria perceber a necessidade de procurar ajuda. Mas fiquei preocupada com você. Como tem se cuidado? Ou vive em função dele? Ás vezes a melhor ajuda que podemos dar, é pelo exemplo. Como vai acolher, se também não estiver bem? Fico à disposição. Até mais!
O acompanhamento psicológico pode ajudar o seu filho a trabalhar questões de autoestima e segurança, como também pode ajuda-lo a entrar em contato com situações que pode estar evitando.
A terapia vai ajudá-lo a entender sobre essa demanda. É comum na depressão a pessoa não se enxergar da maneira que é. Questão de autoestima, percepção errônea de si e, que para mim, o principal fator que leva uma pessoa a adquirir a depressão é a falta de autoconhecimento.
É importante que seu filho inicie um processo de psicoterapia para o tratamento da depressão, onde também será trabalhada a questão do autoconhecimento, autoestima e demais situações que estejam impactando na qualidade de vida dele. Além disso, é indicada uma avaliação com psiquiatra, pois em caso de depressão o médico poderá prescrever uma medicação. Estou à disposição. Fique bem!
Oá, é muito importante que seu filho realize tratamento psicológico para compreender os aspectos que lhe levam até a depressão. A depressão é uma doença da alma que precisa ser acompanhada de perto. Oriente seu filho a procurar por terapia. Boa sorte, um abraço.
Psicoterapia para a autoestima.
A psicanálise pode ajudar. O primeiro passo é entender o que está causando a depressão do seu filho. É importante que ele se sinta acolhido e compreendido para que possa abrir-se e falar sobre seus sentimentos. O terapeuta pode ajudá-lo a identificar e compreender as causas da depressão e a encontrar maneiras de lidar com ela. Além disso, o terapeuta pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para melhorar a autoestima e aumentar a confiança em si mesmo.
A autoimagem e a autoestima são questões complexas que podem afetar a saúde mental de uma pessoa, inclusive levando à depressão. Seu filho pode estar passando por uma visão distorcida de si mesmo, onde ele se enxerga como feio, mesmo que os outros ao seu redor o vejam como uma pessoa atraente. Aqui estão algumas dicas para ajudar seu filho a lidar com a autoimagem negativa:

Tenha uma comunicação aberta: Converse com seu filho de forma aberta e compreensiva sobre seus sentimentos em relação à sua aparência. Faça-o se sentir ouvido e valorizado, e tente entender suas preocupações e inseguranças.

Reforce sua autoestima: Elogie as qualidades e habilidades de seu filho que vão além de sua aparência física. Ajude-o a desenvolver uma perspectiva mais equilibrada sobre si mesmo, destacando suas realizações, talentos e características positivas.

Evite críticas negativas: Evite fazer comentários negativos sobre a aparência física de seu filho ou a aparência dos outros. Comentários depreciativos podem reforçar sua percepção negativa de si mesmo e piorar sua autoimagem.

Incentive a aceitação e a diversidade: Fale sobre a importância de aceitar e respeitar a diversidade de aparências físicas e ensine seu filho a valorizar a beleza em todas as suas formas e tamanhos. Reforce que a aparência física não é o único indicador de valor ou autoestima.

Busque apoio profissional: Se você acredita que seu filho está sofrendo de depressão ou de uma autoimagem extremamente negativa, considere buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou um psiquiatra. Eles podem ajudar a fornecer aconselhamento e suporte especializados.

Cultive um ambiente positivo: Crie um ambiente familiar que seja acolhedor, amoroso e positivo. Promova uma cultura de aceitação, valorização de habilidades e respeito à diversidade para ajudar seu filho a desenvolver uma imagem saudável de si mesmo.

Lembrando que a autoimagem é uma questão complexa e pode levar tempo para ser trabalhada. Seu filho pode se beneficiar de um apoio constante e afetuoso da família, juntamente com a ajuda de profissionais de saúde mental, se necessário.
Oi, como vai voce?
Entendo sua preocupação com seu filho, e que bom que ele tem uma pessoa assim perto dele. Ele pode estra com uma imagem distorcida de si mesma, além de uma fragil autoestima. voce pode acolher ele sem julga-lo e sem desvalidar como ele se sente, pois é algo DELE. oriento vc a orientar a ele buscar ajuda psicologica p ele.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
O ideal seria ele fazer psicoterapia para trabalhar a autoestima. Como mãe, você pode acolhe-lo e falar sobre a importância da terapia. Abraço
Olá, bom dia. Procure uma psicóloga para ajuda-lo. Espero ter ajudado, @psimariajube.