Meu filho tem 10 anos e perde muito material escolar. nao gosta muito de fazer dever de casa. é bastante

9 respostas
Meu filho tem 10 anos e perde muito material escolar. nao gosta muito de fazer dever de casa. é bastante agitado.
Tem dificuldade na prova de matemática por exemplo. Na hora de estudar sabe tudo, porém quando faz a prova comete muitos erros. O que posso fazer para ajuda-lo?
Olá! Você pode buscar a opinião da escola, junto a orientadora pedagógica ou professora, principalmente verificar suas relações sociais (com colegas) e depois convidá-lo (explicar que se tratam de testes para ajudá-lo no desempenho escolar) para uma avaliação neuropsicológica. Estes testes são sobretudo voltados para avaliação de acompanhamento, de acordo com sua faixa etária, para seu aproveitamento acadêmico e relação familiar/ social. Não se precipite em achar que seu filho pode sofrer de Transtorno de Déficit de Atenção ou Hiperatividade porque algumas vezes pode tratar-se de apatia do desenvolvimento, ou seja, precisa ser mais estimulado.

Procure por uma Neuropsicóloga para que possa ajudar seu filho em seu diagnóstico preciso, desde que esteja prejudicando em sua vida diária.
Att.
Mônica
Neuropsicologa
Normalmente, a Escola sinaliza aos Pais quando o comportamento do aluno está prejudicando o seu desempenho escolar. Por isso, antes de você procurar uma avaliação Psicopedagógica, converse com a orientação pedagógica da Escola e diante do que for dito, você poderá ou não encaminhá-lo para um Psicodiagnóstico, que vai contemplar uma avaliação multidisciplinar. Esta avaliação é de suma importância em casos de problemas de aprendizagem porque o aluno passa por Profissionais que investigam os prejuízos na parte atentiva, que pode estar ocasionando a dificuldade do seu filho. Qualquer dúvida, estou a disposição. Boa sorte pra vc.
Além das dicas que os outros profissionais já sugeriram, proponho que você mantenha uma rotina bem estruturada, mantendo as refeições nos mesmos horários sempre (preferencialmente feitas em casa), dormindo cedo, incluindo atividades físicas e horários livres para brincadeira. A atividade física e as brincadeiras são oportunidades para ele empregar sua energia e a rotina estruturada ajuda a centrá-lo. Também é importante que você dedique tempo para brincar e conversar com ele regularmente, de modo que ele não precise chamar sua atenção por comportamentos negativos. Além disso, você pode experimentar incluir a prática de meditação e/ou yoga no dia a dia dele. Há profissionais especializados em meditação e yoga infantil. Essas práticas promovem tranquilidade, disciplina, memória e concentração, melhorando o desempenho escolar.
A partir do momento que os sintomas estejam prejudicando a vida de uma pessoa é importante buscar um diagnóstico correto para que seja feito o tratamento adequado. Postergar pode gerar mais comprometimento e sofrimento. Sugiro a avaliação neuropsicológica por ser mais completa e ser a mais indicada para diferenciar os transtornos. Caso seja problema emocional, ou transtorno de aprendizagem, fase do desenvolvimento, como foi colocado por colegas, essa avaliação poderá indicar o tratamento mais assertivo. Sugiro que esse seja o primeiro passo. Quanto mais precoce o diagnóstico maior é a chance de remissão dos sintomas.
Mãe, a falta de atenção e concentração do seu filho pode e deve ser "resgatada" ou iniciada. Ele é totalmente capaz disso, mas deverá aprender a se concentrar. Para isso, ele terá que se envolver em "exercícios" ou atividades simples e interessantes para ele, mas ao mesmo tempo próximas ao raciocínio matemático, por exemplo, que exijam dele a concentração por um curto período de tempo e, aos poucos, alterar as atividades para outras que exijam atenção e concentração por mais tempo. Claro que, se a escola puder, alterar a metodologia de ensino de matemática e inserir as mesmas atividades de modo que sejam mais interessantes para ele, seria perfeito.
É importante entender esses comportamentos como sinais que a criança emite, de que algo está errado, e não tomá-los de imediato como único "problema" a ser resolvido, sem questionar, minimamente, da onde e a partir de que isso pode estar surgindo.
Esses sinais, podem ter surgido como única maneira de expressão possível da criança naquele momento em que pode estar sofrendo e que não sabe ainda nomear ou exteriorizar tal sofrimento de outra forma. Por tudo isso, é indispensável conversar com a escola e, também, procurar um profissional que possa oferecer acompanhamento para tal questão, juntamente com orientação aos pais e contatos com a escola, caso seja preciso. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Olá mãe, é possível que se trate de algum Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mas também pode se tratar de algo relacionado ao próprio desenvolvimento de seu filho precisando que seja estimulado ou até mesmo cuidado. Para isso sugiro que busque maiores informações da escola, de como ele está se saindo, conversando com a psicopedagoga e a professora também. Recorra também a ajuda de um psicólogo que possa fazer uma avaliação psicológica ou realmente uma psicoterapia para entender melhor os comportamentos de seu filho.
Na minha experiência, considero importante levar seu filho para uma consulta com o médico neurologista infantil para você saber se existe algum tipo de problema neurológico, que o leve a mostrar estes comportamentos. Caso não tenha questões nesta área médica, o trabalho passa a ser com o psicólogo. Cada um de nós, tem um método e uma forma de trabalhar. Procure se informar com cada profissional, até encontrar aquele que mais atenda suas dúvidas e necessidades.