Meu filho tem 10anos de idade, é normal criança nessa idade ainda quebrar as coisas dentro de casa?

28 respostas
Meu filho tem 10anos de idade, é normal criança nessa idade ainda quebrar as coisas dentro de casa? Tipo ventilador, liquidificador, cadeira, tv e outras coisas a mais...
Olá. Se entendi direito, o seu filho está quebrando as coisas de propósito, não é? Se for isso, a gente pode pensar em diversos motivos para ele estar fazendo isso. Pode ser que ele esteja tentando chamar a atenção porque se sente em segundo plano, ou pode ser que seja uma forma que ele encontrou de desafiar os adultos na casa, ou diversos outros motivos, mas para dar um motivo certo seria importante saber mais. De qualquer modo, se ele estiver quebrando objetos na casa de propósito, isto pode indicar um comportamento antissocial - ou seja, um comportamento que visa ir contra os outros -, e seria importante consultar um especialista para que este tipo de comportamento seja evitado.

Olá! O ato isolado de quebrar as coisas dentro de casa pode ocorrer por diversos motivos, é importante entender o contexto geral desta criança: escola, amizade, família. Necessário uma investigação mais detalhada, mãe. Procure apoio de um psicólogo para entenderem juntos sobre o porquê deste comportamento. Estou à disposição!
Consulte um pediatra, além de buscar terapia para seu filho. É preciso entender o contexto...qual o motivo de quebrar coisas. O médico verá a necessidade ou não de fazer uma avaliação mais profunda como a Neuropsicológica (feita por psicologos especialistas em Neuropsicologia) ou outras.
Seria aconselhável eu filho fazer uma avaliação com um psicólogo que atenda crianças para saber se este ato de quebrar objetos tem relação com algum transtorno de personalidade ou hiperatividade, ou se é algo como falta de limites e má educação. Como que os pais reagem quando ele age assim? Como que os pais impõem limites para esta criança? Pode ser isso também.
Não vamos aqui tentar padronizar algo normal ou anormal , mamãe. Precisamos levar em conta o que e como esta criança esta vivendo. Esta criança pode estar passando por diversas coisas, seja no contexto familiar, escolar, entre outros. Necessario passar por uma avaliaçao mais detalhes, onde muitas vezes se faz necessario ouvir os pais. Não se sinta culpada achando que pode nao estar educando bem seu filho ( criança mal criada), pois só a atitude de voce querer compreender o que se passa com seu filho já é um cuidado muito importante. Vale ressaltar , que é importante ir em busca de compreender este comportamento indesejado da criança, e um psicologo conseguirá ajudar neste momento.
Espero ter lhe ajuda.
Forte Abraço
Nao existe normal ou anormal...depende muito de como isso esta acontecendo, de que forma...ou seja, se ele esbarra, cai e quebra .. se ele joga quando esta com raiva ou é contrariado, qual a frequencia ele faz isso... enfim, tudo depende da intensidade e da frquencia. Pelo que esta dizendo, te oriento a buscar uma ajuda para ele, pois mesmo que seja sem querer, ou uma vez ou outra, ele precisa aprender a controlar os sentimentos, a equilibrar as emoções. Isso é muito importante para o crescimento e desenvolvimento dele.
Olá, é muito importante procurar entender o contexto desse "quebrar" é sem querer ou com vontade? Se ele faz sem querer, avalie a questão motora dele, se faz com vontade, também procure entender o que pode estar por trás desse "quebrar coisas", explique a importância e valor de cada objeto, insira ele na fase de limpar ou consertar o que foi quebrado. Além disso, é importante entender a causa, por isso sugiro buscar o apoio de um psicólogo infantil. Como estão as coisas em casa, como você tem estado emocionalmente? O comportamento de uma criança pode ser uma forma de comunicar. Estou à disposição, fique bem.
Olá! Como muitas colegas comentaram acima, não existe comportamento "normal" ou "anormal" entender o contexto que esse comportamento acontece e a função que ele pode estar tendo é o mais importante. Que bom que você demonstrou interesse em compreender melhor o seu filho, portanto, consulte um psicólogo infantil que possa fazer uma avaliação completa e adequada ao seu filho antes de buscar rótulos e diagnóstico, com certeza ele poderá ajudar a sua criança e também lhe orientar.
Olá! Antes de mais nada, é necessário investigar o contexto no qual esse comportamento acontece. Apenas um fato isolado, como esse que você citou, não nos dá informações suficientes para uma análise. É somente a partir do histórico de interação do seu filho que será possível entender melhor o que está acontecendo e desenvolver estratégias para que ele possa rever atitudes e modificar seu comportamento. Por isso, acredito que seria válida uma avaliação. Estou à disposição para qualquer esclarecimento. Cuide-se bem!
Pode ser normal, depende de alguns fatores. Se quebra de propósito, seria importante avaliar e entender a motivação. Se quebra sem querer, pode ser uma mera falta de atenção ou algo um pouco mais delicado, a depender da frequência. Se julgar necessário, um psicólogo também pode ajudar a compreender o caso mais a fundo.
Olá! Para uma melhor compreensão do contexto seria importante entender se o ato de quebrar coisas ocorre por desatenção, se é de forma intencional em possíveis momentos de raiva, se há algum gatilho que desencadeie isso, se é uma criança que está em busca de atenção ou, até mesmo, se o ato de quebrar determinados objetos pode estar relacionado à curiosidade para entender o funcionamento do aparelho (no caso de controle-remoto e ventiladores por exemplo). Se na sua percepção for algo relacionado a uma agitação motora exagerada associada à desatenção pode ser um quadro de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Sugiro que busque um psicólogo infantil para uma melhor avaliação do contexto e orientação ;)
Será que seu filho é hiperativo? O hiperativo não consegue permanecer quieto. Ele corre, anda pelo cômodo, mexe nos objetos ao seu redor e fala sem parar, tudo para conter a necessidade de estar sempre ocupando-se com algo. Com a cabeça no mundo da lua, a criança perde um pouco da percepção do ambiente e acaba ganhando fama de desastrada. Identificou algum desses problemas no seu flho?
Talvez a melhor maneira para apoiar o seu filho neste momento seja buscando uma ajuda com um especialista infantil, que poderá ajudá-los a compreender o contexto em que esses episódios de maior agressividade e impulsividade ocorrem, além de auxiliar na escuta do se filho, no acolhimento emocional que todos esses eventos acabam impactando, e podendo ainda direciona-los para um melhor tratamento. Muito importante um olhar tanto para a criança, quanto para a família!
Gabriela
Olá! Ser mãe é complicado, mantenha a calma e procure um especialista em Psicologia Infantil para investigar as possíveis causas desses episódios de agressividade e impulsividade. Abraço!
Olá, primeiro busque entender as razões e/ou situações em que isso acontece. É natural que algumas crianças sejam mais ativas que outras, por exemplo. O comportamento em geral é algo individual, cada pessoa tem o seu. Portanto, antes de buscar um diagnóstico para essa criança, proporcione um espaço adequado para determinadas atividades e/ou ensine-a a conservar os utensílios da casa. Espero ter ajudado. Fique bem.
Olá
Como tu destes poucos detalhes de como isto acontece, fiquei com a impressão que teria a ver com certa falta de percepção dos objetos, ação involuntária . Se for o caso, parece importante avaliar desenvolvimento psicomotor. Se a ação vem de um ato voluntário, então seria bom avaliar questões de agressividade e destrutividade, o que o incomoda a ponto de extravasar quebrando coisas.
Para ambas as situações, um psicólogo infantil avaliará e dará maior sustentação sobre motivação e encaminhamento da situação .
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Boa tarde!
Todo e qualquer comportamento mais agressivo e constante, se torna necessário uma avaliação psicológica para entender o motivo pelo qual a criança está agindo dessa maneira.
Minha sugestão é que faça uma Avaliação Psicológica para que inicie um tratamento , caso seja necessário.
Olá! É importante investigar o que está por traz do comportamento do seu filho. As crianças possuem maneiras diferentes de expressarem suas emoções e necessidades. Por vezes podem "colocar para fora" através da raiva. A avaliação com um profissional de psicologia especialista em infância ser benéfica e também contribuir para a melhora do seu filho, ajudando na substituição deste comportamento por algum mais saudável e menos prejudicial. Espero ter lhe ajudado! Abraço!
Olá, tudo bem?
Antes de tudo precisamos entender o contexto, a história de vida da criança, ambiente, como ela se relaciona com os pais e as pessoas que estão em sua volta, como é o processo de aprendizagem e desenvolvimento dessa criança, e por fim entender como se dá esse ato de quebrar as coisas, com qual frequência, qual circunstancia. Diante de uma boa anamnese conseguimos perceber e entender alguns comportamentos.
Crianças normalmente tem dificuldade em falar o que está acontecendo e dessa forma, expressam-se através do choro, birras, oposição... No caso da criança em questão, parece ser uma raiva que ela externaliza nos objetos da casa. Importante verificar desde quando acontece esse comportamento e se houve algum acontecimento marcante que desencadeou essa raiva. Ou pode ser que ainda esteja ocorrendo...Verifique os contextos que a criança está inserida: escola, família, grupos recreativos... Sono, alimentação, rendimento escolar, etc
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
É interessante você procurar um apoio psicológico para o seu filho, visto que tais atos isolados podem ter diversos significados: 1) Pode ser que ele esteja tentando chamar a atenção dos adultos porque se sente colocado de lado; 2) Pode ser uma forma dele de desafiar as regras estabelecidas; 3) Ele pode estar depressivo, entre outros casos.

Aconselho a procura de um profissional qualificado para fazer uma avaliação psicológica e uma boa análise funcional para entendermos a função desse comportamento de quebrar os objetos. A partir do momento que entendermos a função é possível atuar com as intervenções terapêuticas ideais.
A psicanálise pode ajudar a entender o que está por trás do comportamento do seu filho. Pode ser que ele esteja expressando algum tipo de frustração ou raiva, ou que esteja tentando chamar a atenção. É importante que você procure ajuda profissional para entender melhor o que está acontecendo. O terapeuta pode ajudar a identificar as causas subjacentes do comportamento do seu filho e ajudar a encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com as emoções.
Embora não seja completamente incomum que crianças de 10 anos quebrem acidentalmente alguns objetos em casa, quebrar várias coisas, especialmente intencionalmente, é considerado um comportamento problemático que precisa ser investigado. É importante avaliar se há fatores emocionais, comportamentais ou de desenvolvimento envolvidos, e procurar ajuda profissional, se necessário. A vida infantil é uma vida em experimentação, seja de limites seja em relação as formas em lidar com seus sentimentos, frustações, etc. Há muito espaço e tempo para construir infância saudável. Espero ter ajudado
Boa tarde. Os comportamentos agressivos costumam ter uma origem. E pelo que informou, ele parece fazer de proposito. Busque conversar com ele e entender como é o dia dia dele na escola (pode acontecer algo lá que o deixe nervoso) e se aproxime dele validando seus sentimentos.
Olá! É importante investigar o porquê desse comportamento inadequado, qual a sua função. É possível que seja a forma de seu filho comunicar algo, ou que não esteja conseguindo lidar com seus sentimentos e expô-los de uma forma mais adequada, ou até mesmo que, ao quebrar algo, tenha o contato e a atenção que deseja da família…as possibilidades são muitas, e um psicólogo infantil poderá te auxiliar na compreensão e no manejo desses comportamentos. Espero ter ajudado, fico à disposição!
Olá , boa tarde !
Sim, é relativamente comum que crianças de 10 anos de idade ainda possam quebrar algumas coisas dentro de casa. Nessa idade, as crianças ainda estão desenvolvendo suas habilidades motoras e habilidades de julgamento, o que pode resultar em acidentes e quebras ocasionais. É importante supervisionar e ensinar seu filho sobre como manusear objetos com cuidado e responsabilidade. Além disso, pode ser útil guardar objetos frágeis fora de seu alcance, quando possível, para evitar acidentes.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição,
Christine
Boa noite! É comum crianças quebrarem coisas, ainda estão em desenvolvimento. Caso seja algo que sempre aconteça melhor investigar, procure um especialista na área. Um abraço!