Meu filho tem 15 anos e só passa em frente ao computador quando não está na escola, já tentei conversar

11 respostas
Meu filho tem 15 anos e só passa em frente ao computador quando não está na escola, já tentei conversar usar o diálogo para ele diminuir o tempo com os jogos mas não tenho resultado algum, devo ser radical e desligar a Internet?
Olá! nessa idade todos estão muito envolvidos com computadores e jogos eletrônicos. As famílias estão muito individualistas e o ambiente familiar é "cada um na sua" o que é lamentável. Procure ter com seu filho atividades esportivas que possam fazer em família. De a sua criança motivos mais interessantes do que se isolar no computador. Paz e Bem!

Olá,
É importante estabelecer combinados junto com ele sobre o uso e tentar mudar um pouco o contexto que ele vive, ou seja, planejar atividades com ele ou incentivar ele à ter atividades junto com amigos ou familiares (primos).

Saliento que, em muitos países os jogos de internet são tidos como esportes, vale a pena pensar se ele tem potencial diante dessa situação (por exemplo, atualmente existem faculdades voltadas para tal interesse).

Espero ter colaborado com um ponto de vista novo.
Abs
Parece que o mundo que seu filho encontrou nos jogos está mais interessante que o mundo real. Procure se aproximar dele e entender o que o atrai tanto. Pode ser uma fuga de algo que não esteja conseguindo lidar, um lugar seguro onde se sente forte ou pode ser somente a forma que encontrou de ficar sozinho com seus conflitos de adolescente. Observe e lide com isso amorosamente.
Olá, parece que você está realmente preocupada com esse comportamento do seu filho, prova disso é que está buscando opiniões e ajuda para saber qual a melhor orientação. Isso é muito bom, mostra que está interessada pelo desenvolvimento e bem estar do seu filho, de alguma forma você já percebeu o que está em excesso. Como relatou é sim importante conversar e orienta-lo, de forma que fique claro para ele qual é a sua opinião sobre da frequência do uso do computador. Tente conversar não só a respeito do uso de eletrônicos, veja se ele se abre sobre seus pensamentos e sentimento, importante avisa-lo antes sobre que tipo de consequências, seja qual você decidir que ele terá, antes de por em prática e manter. Entretanto, observe e fique atenta, se esse comportamento pode ser um sinal de algo que ele não está conseguindo lidar, afinal ele está na adolescência, lidando com muitas mudanças externas e internas. Se precisar busque uma orientação profissional. Boa Sorte! Abraço
Boa tarde!
Na idade dele se faz necessário limites e diálogo, mas muitas vezes é importante uma avaliação com um psicólogo para ele conseguir interagir e passar esta fase da adolescência com mais tranquilidade .
Espero que tenha ajudado.
Abraços.
Estamos vivendo a era da tecnologia. Onde todos nós estamos facilmente nos perdendo nestas estimulante e viciante ferramentas com acesso a internet. É necessário sim colocar limites, estipular horários de acesso ao computador. O adolescente necessita de limites, devem ter horários para as atividades escolares em casa e também, é claro, para o lazer, e isso pode incluir algumas horas no computador sim. Defina isso com seu filho, os horários que você deixará ele utilizar o computador, lembre-o das obrigações que ele deve cumprir no dia-a-dia dele. Faça um acordo com ele. Caso ele não cumpra e continue "desobedecendo" e não cumprindo as regras da casa, então talvez desligar a internet por algum tempo seria uma alternativa sim.
A psicoterapia é muito recomendada nesta fase da vida., não somente para o adolescente como para os pais. Se for possível, procure um profissional para te orientar melhor. Faço atendimento on-line e estou a sua disposição. Abraços!
A adolescência é uma fase muito conturbada da vida, se vive uma série de inseguranças, medos e problemas de auto-estima são comuns. Por isso, é bastante recomendada a psicoterapia nessa fase com um bom psicólogo, gerando assim uma maior possibilidade de colocar para fora os medos, angústias e dores tão comuns dessa fase. Seu filho parece estar utilizando o computador como um refúgio, afinal o virtual acaba tomando o lugar do social, onde talvez tenha algumas questões.
Consulte um psicólogo, adolescência é realmente complicada, não creio que seja necessário tirar o computador, talvez isso deva partir dele.
Olá,
A dependência tecnológica é pouco difundida, ainda, entre os profissionais e público em geral. Cada vez mais ela é tratada em congressos por que o número de relatos como o seu está aumentando absurdamente.

Sem dúvida que incentivar outras atividades e fazer combinados com o seu filho para o uso mais saudável é importante, mas há uma "regra de ouro" nos manuais de pediatria e psicologia nesses casos: se interesse pelo o que seu filho se interessa. Se ele está jogando demais, se interesse pelo tipo de jogo, por quais amigos ele faz virtualmente, por que amigos "reais" ele encontra no jogo. Será que este uso vem a suprir algo, como uma dificuldade de socialização? Será que o personagem que ele encarna na virtualidade pode dizer algo dele?
Talvez qualquer tentativa de intervenção sem ter a devida abertura por parte do seu filho seja inócua, e talvez se interessando pelo "mundo" em que ele passa tantas horas seja mais frutífero.
Abraços, Danilo.
Desligar a internet, como você disse, trata-se de uma saída radical, extrema, e que pode não resolver a questão. A busca por um profissional de psicologia que realize atendimento a adolescentes é uma opção viável para que você possa entender melhor o que se passa com seu filho. Da mesma forma, ele poderá ser escutado e terá espaço para se expressar também. O olhar do profissional para o caso é distinto do olhar familiar e permite enxergar possibilidades de compreensão das circunstâncias diversas das que foram pensadas até então.
Olá, tudo bem? Vi que alguns colegas responderam a sua pergunta. Posso contribuir também :) A adolescência é uma fase onde diversas mudanças acontecem. Nessa fase, uma simples conversa, poderá não resultar em nada, pois tendem a não dar ouvidos aos pais. Acho interessante você verificar por que ele está tanto tempo no computador e se possível, o que está fazendo. Cada caso é um caso e não podemos generalizar. Então, o que posso orientar nesse momento é tentar encontrar a razão de utilizar o computador com tanta frequência. Será que é uma fuga da realidade ou um comportamento opositivo aos pais? Vale a pena a reflexão. Estou a disposição para poder fazer uma orientação mais pontual e objetiva, pois a única forma é conhecendo o caso! Trabalho com orientação de pais, aliás.
Olá
A falta de limites nas crianças e adolescentes faz mal aos pais e principalmente à eles. Não tenho informação de como vc agiu até o momento, mas com certeza radicalizar de início não é uma boa estratégia. Achei bacana a ideia dos colegas acima de você desenvolver atividade recreativas com ele. Outra coisa seria começar a dar responsabilidades em tarefas dentro de casa.
Se de todo, ficar muito difícil para você, procure a ajuda de um psicólogo que poderá te orientar e apoiar nessa nova fase.
Boa sorte