Meu filho tem 3 anos de idade ele agridi qualquer pessoa do nada as pessoas pode não tá fazendo nada

1 respostas
Meu filho tem 3 anos de idade ele agridi qualquer pessoa do nada as pessoas pode não tá fazendo nada pra ele mais mesmo assim ele bate ele morde belisca
Comportamentos agressivos em crianças pequenas podem ser preocupantes e estressantes para os pais e cuidadores. Há várias razões potenciais para esses comportamentos. Às vezes, crianças pequenas se sentem frustradas porque têm dificuldade em se comunicar. Se elas não conseguem expressar suas necessidades, sentimentos ou desejos verbalmente, podem recorrer a comportamentos agressivos como uma forma de se comunicar.

Crianças também aprendem observando os outros. Se elas veem comportamentos agressivos em casa, na escola ou na TV, podem imitar esses comportamentos. Algumas crianças descobrem que comportamentos agressivos fazem com que recebam atenção, mesmo que seja uma repreensão. Além disso, a criança pode ter dificuldade em lidar com emoções intensas, como raiva ou frustração, e a agressão pode ser uma maneira de lidar com esses sentimentos. Em alguns casos, a agressão pode ser um sintoma de um problema de saúde subjacente, como transtornos do espectro autista, TDAH, transtornos de humor ou outras condições neurológicas ou psicológicas.

Quanto ao que pode ser feito, é fundamental consultar um profissional, como um neuropediatra ou psicólogo infantil, para avaliar a causa subjacente do comportamento e receber orientações específicas. Ensinar o filho a usar palavras em vez de ações para expressar seus sentimentos pode ser útil, o que pode incluir a ajuda de um fonoaudiólogo se houver atrasos na fala ou linguagem. Elogiar e recompensar comportamentos positivos, estabelecer consequências consistentes para comportamentos negativos, proporcionar um ambiente calmo e estruturado e evitar mudanças abruptas ou estressores desnecessários podem fazer a diferença. Uma terapia como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pode ser útil para modificar comportamentos indesejados. E, por fim, os pais podem buscar grupos de apoio, livros e cursos para obter técnicas e estratégias para lidar com comportamentos agressivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Vanessa Ramona Santos

Vanessa Ramona Santos

Psicólogo

Recife

Daniele Leão

Daniele Leão

Terapeuta complementar

Salto

Mayara Vieira Pereira

Mayara Vieira Pereira

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.