Meu filho tem 4 anos e começou a frequentar a creche. Porém ele não se adaptou, ja fizemos tres readaptações,

6 respostas
Meu filho tem 4 anos e começou a frequentar a creche. Porém ele não se adaptou, ja fizemos tres readaptações, mas ele desenvolveu algo como uma fobia, tem nauseas, diarreia, treme muito e tem falta de ar. Sempre foi uma criança feliz, animada e agora vive preocupado. Gostaria de um conselho?
Recomendo que leve seu filho para avaliação com seu pediatra e na sequencia com um psiquiatra com experiência infantil. Após estas consultas iniciais, e excluido diversos problemas que podem estar operando neste caso, provavelmente será indicada uma psicoterapia, a ser feita com psicólogo ou psiquiatra, alem de recomendações de como a senhora deve se conduzir para ajudar seu filho.

Olá. Caso a escola tenha psicólogo é importante conversar sobre o problema. Pelo seu relato entendi que a criança não frequentava um ambiente formal de ensino antes, e pela idade já deve estar no Infantil 4. É muita mudança passar a ir diariamente para um espaço com horários delimitados, com regras, com professores, com crianças provavelmente já adaptadas, então é preciso dar tempo para seu filho se adaptar a este novo mundo. Confie no potencial dele de superar essa resistência inicial e transmita essa segurança pra ele. É bom iniciar com um período, e, somente quando ele estiver bem, passar para o turno integral (se for o caso). Também é fundamental ter confiança na escola que você escolheu. Se estiver em dúvida considere procurar outra. Importante relatar o caso para o pediatra e considerar procurar um psicólogo. Vale ressaltar que sintomas físicos de ansiedade tendem a desaparecer à medida que a criança se tranquiliza. Boa sorte!
Olá!

Primeiro, não o pressione para voltar a essa creche sem saber os motivos que o levaram a reagir dessa forma.

Segundo, um psicólogo que trabalhe com crianças certamente vai ajudá-la. Se for ao pediatra, muito provavelmente o que ele vai fazer é encaminhá-lo ao psicólogo.
A parte boa do seu relato é que ele estava muito bem antes de ir para creche e só depois demonstrou sintomas. Então parece que o problema está muito bem localizado. E isso pode advir tanto do ambiente (mesmo que para você pareça ser adequado), da angústia de separar-se de você ou de quem cuidava dele antes, bem como de algo mais sutil que requer maior investigação.

Abraço,
Olá! Dependendo de quais condições que a criança estava antes de entrar na creche ou escola (já tinha contato com outras crianças, ficava bem com outras pessoas que não os pais, etc), é possível que essa fase de adaptação seja mais difícil, realmente. Como ele ainda é pequeno, é possível que não consiga descrever o que está sentindo de fato, e por isso demonstra todos esses sinais que, como você já percebeu, indicam que algo não está bom. O melhor é tentar entender na creche o que pode estar acontecendo (pois acontece lá): como é o comportamento dele quando está lá? tem outros coleguinhas que fazem o mesmo? ele chora?
Procurar um profissional de psicologia pode ser proveitoso, já que o mesmo irá identificar a função desses comportamentos que seu filho apresenta. Crianças são bastante sensíveis a mudanças, então é comum que haja uma fase de adaptação. O que não pode é que ele sofra tanto nesse processo, por isso em alguns casos é importante o acompanhamento profissional de um psicólogo.
Onde a criança ficava antes? com quem?
Talvez as respostas possam ajudar a entender o significado dos comportamentos, pois creio ser igualmente importante saber como a mãe (imagino ser seu principal cuidador) está se sentindo? Como é para você levá-lo e deixá-lo na creche?
Não é raro as crianças espelharem os sentimentos da mãe e expressarem na forma de sintomas como você descreve.
Recomendo uma terapia familiar, pois a criança, poucas horas na semana com o psicólogo terá menor eficácia do que você sendo orientada e utilizando diariamente o que aprender com seu filho.
Forte Abraço
Algumas crianças ao ingressarem no ambiente escolar encontram dificuldades de adaptação que com o tempo e esforço de todos tende a passar. É necessário expor esta situação para a escola de seu filho e seguir observando, caso este comportamento permaneça vale buscar um psicólogo para uma investigação mais apurada. É importante que a mãe também busque uma Escuta Psicológica.