Meu marido teve dois AVCs isquêmicos na região cerebelar a 1 ano. Passou por cirurgia e foi entubado

16 respostas
Meu marido teve dois AVCs isquêmicos na região cerebelar a 1 ano. Passou por cirurgia e foi entubado e ficou hospitalizado por 73 dias. Fala com um pouco de dificuldades devido a traqueostomia, o cognitivo está totalmente preservado. Ainda apresenta dificuldade para se locomover, mas o que incomoda ele é o formigamento no braço direito, perdeu a sensibilidade. O que posso fazer para ajudar ele? Quais exercícios são indicados? Ele faz fisioterapia, mas devido ao isolamento social estamos fazendo em casa. Desde já agradeço.
Boa noite. É difícil prescrever exercícios sem avaliação prévia. Sugiro conversar com o fisioterapeuta responsável por ele e tentar dar continuidade ao tratamento em casa, verifique se ele realiza atendimento domiciliar. Tomando todos os cuidados de proteção do profissional como higiene das mãos, não entrar com sapatos dentro da casa do paciente e uso de máscara, esses pacientes podem ser atendidos. Minha clínica está fechada, mas os pacientes que possuem indicação de atendimento de urgência, e que necessitam de continuidade do tratamento, estou me direcionando ao domicílio deles com todo cuidado que nós profissionais da saúde devemos ter. Os atendimentos domiciliares ou home-care permanecem, pois os pacientes precisam da continuidade do tratamento. Espero ter ajudado.

Bom dia
Procure um fisioterapeuta que possa ajudar por teleconferência. Vai ajudar mais do que passar exercícios sem fazer uma avaliação mesmo que seja por vídeo.
Boa tarde. O mais indicado é entrar em contato com o fisioterapeuta que já o acompanha e ver se ele pode dar continuidade por teleatendimento. Afinal, ele conhece todo o histórico e pode prescrever conduta que possa ser feita em casa. Se necessário, pode ir ao domicílio, tomando os devidos cuidados.
Olá. O ideal é manter o atendimento domiciliar com o Fisioterapeuta Neurofuncional. Existem possibilidades para potencializar os resultados com a utilização da neuromodulação transcraniana.
Olá fico feliz por ver seu carinho por seu esposo. O atendimento depedendo de seu plano de saude pode continuar. Acredito que se você pedir orientação a fisioterapeuta a qual esta atendendo seu marido ela poderá prescrever alguns exercícios e ate mesmo fazer uma reavaliação por Tele altendimento. Em relação ao formigamento é nescessário reavaliar. Tambem tem a técnica que se chama BIOALINHAMENTO seria de muita valia. Fico a disposição abraços.
O mais importante em relação ao formigamento é definir se ele tem associação direta com a lesão cerebral ou se ele é secundário a desordem motora, podendo levar a estiramento ou compressão dos nervos ou vasos sanguíneos no seu trajeto até o braço. Só entendendo o porquê se pode recomendar algum exercício ou posicionamento.
O mais indicado seria a manutenção de atendimentos, mesmo que em uma frequência menor, mas que sejam semanais. Você pode optar por uma teleconsulta também, que é o atendimento realizado on line, via plataformas digitais como WhatsApp com chamada de vídeo por exemplo.
Boa noite , em casa vc pode usar o espelho como forma de conduta para gerar estímulo ao cérebro exemplo : No momento das refeições pedir que olhe fixo ao espelho : Levantar e sentar em uma cadeira: com uma bola simples fazer transferência de lados me chame no zap que te oriento ok
O ideal seria a continuidade do atendimento fisioterápico com todos os EPIs, para que ele não perca o já ganhou até o momento.
Boa noite.... entre em contato com o meu whatsapp para eu saber mais detalhes do paciente e poder assim te ajudar, e se possível prescrever alguns exercícios que ele pode estar fazendo. E o atendimento em casa não parou definitivamente, como a fisioterapeuta acima disse, nós fisioterapeutas, tendo o determinado cuidado, podemos atender sim, o paciente em casa, principalmente os mais graves.
O ideal é que ele dê continuidade ao tratamento. O conselho de Fisioterapia liberou o teleatendimento (atendimento online), veja se o Fisioterapeuta que atende ele esta realizando esse teleatendimento, caso não esteja, você pode procurar um Fisioterapeuta Neurofuncional para está orientando vocês melhor. ;)
Olá, creio que a melhor maneira de ajudá-lo é dando continuidade aos exercícios que ele já vinha fazendo. Seria interessante pedir ao fisioterapeuta que o acompanha lhe passasse atividades para que fizessem em casa.
O mais importante para ele no momento é não deixar de estimular os membros acometidos, ele executando ou você direcionando movimentos para ele, em todos os sentidos "dobrar, esticar, abrir e fechar" com isso ele não deixará de ser estimulado até o retorno do atendimento. Mas veja com o fisioterapeuta a possibilidade do atendimento a domicílio!
Espero ter ajudado!
Quanto à queixa principal do seu esposo, é importante identificar se o formigamento está associado com a sequela do AVC ou se é caso de uma compressão nervosa na coluna cervical. O fisioterapeuta que o está atendendo poderá lhe ajudar com essas respostas... quanto à dificuldade de se locomover, é importante estimulá-lo a caminhar um pouco a cada dia, ainda que seja dentro de casa a fim de que a musculatura não se torne enfraquecida por desuso. Sobre a dificuldade na fala, o procedimento da traqueostomia, em alguns casos, pode provocar a paralisia de cordas vocais... neste caso, sugiro que consulte uma fonoaudiológica que poderá examiná-lo e dar um parecer mais técnico. Abraços.
Boa tarde. Indico que procure um profissional fisioterapeuta que esteja atendendo por telessaúde, vai ajudar bastante. Enquanto isso pode aproveitar e dá continuidade nos exercícios que o fisioterapeuta estava fazendo na clinica com ele. Fiquem bem.
Bom dia . Como explanado pelos colegas anteriormente os atendimento fisioterapêuticos devem ser mantidos , contudo caso não seja possível , pois financeiramente o atendimento domiciliar por demandar um recurso não previsto no orçamento doméstico , o importante é manter a realização de movimentos ajudados pelo acompanhante ou com total realização dele , o " formigamento " tende a aumentar na falta de movimentos.
Boa tarde! Procure um Fisioterapeuta para acompanha-lo, em domicilio, ou consultório, com as medidas de Biossegurança adequadas.