meu noivo tem ciúmes possessivo e estou desesperada em ajuda lo porem ele não aceita ajuda. ele diz

11 respostas
meu noivo tem ciúmes possessivo e estou desesperada em ajuda lo porem ele não aceita ajuda. ele diz que psiquiatra eh pra louco. como posso ajuda lo? pois ele é uma pessoa ótima prem essa doença esta atrapalhando muito. seria uma opção falar pra nos 2 fazermos terapia de casal?
A terapia de casal tem o objetivo de trabalhar o casal.
É importante que ele queira ser tratado jundo com você.
De acordo com o que está relatando, parece que o "problema" é dele e não do casal certo?
Então sugerir a "Terapia de Casal" para vocês seria só uma estratégia para leva-lo a entender que precisa de ajuda.
OBS; Certifique-se que esse profissional é um especialista em Casal e Família.
Att
Dra. Sayonara Machado

Seria importante buscar o auxílio de um psicoterapeuta, onde ele, seu noivo, pudesse falar sobre a queixa.
Passando por uma avaliação ficará mais claro o que será mais indicado a se fazer.
É importante que esta queixa seja dele também pois tanto numa psicoterapia de casal como numa psicoterapia individual, se faz necessário o interesse de quem procura.
Uma opção seria esta sim, pois, após uma avaliação inicial, o psicólogo analisará os pontos críticos e se avaliar que seria interessante terapias individuais, apontará isto para o casal, elencando os benefícios que isto poderia trazer tanto ao casal, quanto individualmente.
Prezada,
O primeiro passo é tentar desmistificar, para o seu noivo, o papel do psiquiatra e do psicólogo, culturalmente associado a loucura. Não é uma tarefa simples. Tente começar mostrando revistas, artigos de internet, explique o papel desses profissionais, assista filmes, enfim, quando você perceber que seu noivo está mais flexível, inicie a conversa mostrando o quanto seria bom para a relação de vocês uma ajuda profissional. Procure um psicólogo que ela irá avaliar, naquele momento, se a melhor estratégia será a terapia de casal ou individual. Abraços
Eu recomendaria, inicialmente, uma terapia de casal, pois assim você poderá mostrar a ele que não está procurando ajuda para ele mas sim para a relação. Provavelmente este terap. irá ajudá-los a amenizar os conflitos causados pelos ciúmes e por outras situações mas também irá encaminhá-lo para uma terapia individual. O importante é que, para ser convencido dessa necessidade, ele possa escutar a opinião de um profissional, e como ele tem essa resistência, levá-lo a um bom terapeuta de casal será o caminho mais rápido. Enquanto isso, diga a ela que você também irá aprender com a terapia e que, com isso, poderá também modificar comportamentos de forma a amenizar o desconforto emocional que ele sente. Lembre-o de que a função da terapia de casal é preservar a saúde emocional de ambos os parceiros e, que para isso, ambos deverão estar comprometidos com algumas mudanças. Perceber que você também terá que mudar alguns comportamentos poderá reduzir a resistência do seu marido. Boa sorte!
Em uma conversa franca e direta, mostre a ele como o ciúmes está destruindo a relação de vocês. Além disso, se coloque a disposição para fazer um tratamento em conjunto, ou seja, uma terapia de casal ou ainda os dois se comprometerem com uma terapia individual. Mas é importante ficar claro que a terapia não pode ser algo imposto, pois é necessário que a pessoa reconheça suas dificuldades para se comprometer com o processo.
Abraço,
Ana Lúcia Mranda Martins
Sim, a terapia de casal é uma opção, mas não é a única. As companheiras de profissão relataram acima muitas técnicas que você pode utilizar para reduzir a resistência de seu noivo.
No entanto, se pretende salvar o seu relacionamento, é importante ter em mente que nem sempre o outro quer/consegue mudar o seu comportamento. Por este motivo, recomendo que, caso seu noivo não sinta vontade de entrar um uma terapia de casal, que você entre em uma terapia individual, para que possa autoconhecer-se e fortalecer-se para lidar com essa situação. Isto irá ocasionar em algumas mudanças positivas em seu comportamento. E quem sabe, ao observar estas mudanças, você não consiga convence-lo a buscar uma terapia também?
Ao meu ver, como a Drª Sayonara Machado respondeu, a busca por psicoterapia de casal seria mesmo uma estratégia para que seu noivo perceba a necessidade de auxílio individual.
Contudo, durante o processo terapêutico, ambos podem aprender maneira(s) de auxiliá-lo neste comportamento. Não se esquecendo, sobretudo, de que a queixa parte mesmo de você...
Olá. Por um lado há a questão do ciúmes excessivo de seu noivo, por outro há sua escolha em se relacionar com um homem ciumento. Se ele não quer buscar ajuda, o que cabe a você nesse momento? Convencê-lo que psicólogo não é para louco? Quanto tempo isso pode levar? Será que uma psicoterapia individual para você não poderia ajudá-la a se situar nessa relação de um modo mais ativo (a partir de um posicionamento que a permita sair do papel daquela que sofre com o ciúmes do parceiro)? Creio que é importante frisar que há algo de seu desejo aí também e é justamente aí que a psicoterapia ou psicanálise pode ser útil, porque você também está implicada nisso que relata.
Concordo com a colega Daniela Bueno
Bom dia
Para mim não ficou claro por que ele teria que ir ao psiquiatra. Essa recusa se extende a um psicólogo?
E você, já pensou em procurar uma psicoterapia individual para entender por que está num relacionamento, que depende da mudança do outro (seu namorado) para ficar bom?
Boa sorte