Meu parceiro está tomando Elifore, na consulta foi inform a médica que ele estava com problemas já

8 respostas
Meu parceiro está tomando Elifore, na consulta foi inform a médica que ele estava com problemas já na relação sexual, ela disse que não afetaria, mas uma semana após ele começar a tomar a medicação percebemos uma certa piora, depois que o remédio começar a fazer efeito esses efeitos irão diminuir?
A depressão por si só já diminui a libido e alguns remédios realmente podem agravar um pouco isso. Seria legal retornar ao médico que prescreveu a medicação para que ele entenda melhor o que se passa e possa orientar vocês da melhor maneira possível

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro dessensibilizar as causas que, de fato, resultam nos sintomas que levaram à tal escolha medicamentosa. Dessensibilização com Terapia EMDR é uma abordagem com evidências científicas.
O Elifore, comparado com a maioria dos outros antidepressivos realmente afeta menos a função sexual, mas afeta sim, principalmente em indivíduos sensíveis. Recomendo que isso seja relatado ao psiquiatra que o assiste em prol da melhoria da qualidade de vida do casal. Em relação ao tempo, se realmente for um efeito colateral do Elifore, é impossível prever se vai melhorar ou diminuir ou desaparecer. Depende muita do organismo do paciente.
O uso de antidepressivos normalmente influenciam no libido do paciente,eu aconselharia a relatar ao médico que o receitou o que está acontecendo para tentar achar uma solução já que é algo que está afetando ao casal.Também acho importante o paciente procurar uma psicoterapia para ajudá-lo no tratamento.O ideal é a medicação associada a psicoterapia.
Boa noite. É sempre bom comunicar ao médico os sintomas e reações que o medicamento está causando, a terapia também ajuda muito, pois se a pessoa se sente incapaz de se relacionar isso pode afetar a vida do casal.
Olá! É importante retornar à médica que atendeu seu parceiro para que ela avalie sobre a continuidade ou substituição da medicação. Cabe colocar que, como o comportamento sexual já estava afetado antes da medicação é importante que haja acompanhamento com psicóloga(o) para que este fator seja tratado. Desejo melhoras. Abraço e fico à disposição.
Olá, seria legal você volta com o psiquiatra e relatar a situação , pode acontecer sim a medicação diminuir o desejo e é de fundamental importância isso ser discutido com o profissional e paralelamente fazer uma psicoterapia com o objetivo de se aproximar das questões geradoras de conflitos.
Boa sorte.
Olá! É importante conversar com o seu Psiquiatra a repeito dos sintomas que você vem apresentando, pois muitas medicações com antidepressivos, realmente influenciam na libido, logo poderá ser feito ajustes, a fim de que haja uma melhora no quadro. Neste caso é válido, também, avaliar se esse comportamento já acontecia anteriormente ao uso da medicação. O acompanhamento psicológico é de fundamental fundamental importância no tratamento, pois a medicação entrará como o estabilizador para que o processo psicoterápico seja mais eficaz.
Um abraço!

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.