Meu psiquiatra me receitou clonazepam de 2mg e ritalina para défict de atenção. Achei um pouco estranho,

8 respostas
Meu psiquiatra me receitou clonazepam de 2mg e ritalina para défict de atenção. Achei um pouco estranho, a bula do clonazepam diz que diminui a atenção e ameniza a ansiedade. Na bula do ritalina diz que é contraindicado para que tem ansiedade, algum psiquiatra pode me ajudar com isto?
Precisamos ser extremamente criteriosos na escolha de profissionais de saúde, mas destaco o cuidado com profissionais que cuidarão da saúde emocional. Sem fazer juízo de valor sobre profissional algum, existem opções mais modernas que o Rivotril (Clonazepan), ainda mais 2mg, e Ritalina (Metilfenidato). Mas vale máxima de que "a Clínica é soberana", então essa avaliação não pode ser feita por uma pergunta postada na internet. Se tiver dúvida na condução, ouça uma segunda opinião. Minha dica mais relevante é a seguinte:
- Invista um bom tempo na busca desse profissional e busque o equilíbrio entre custo benefício, sem ser explorada, mas sem fazer uma economia que pode sair cara.

É comum o transtorno de ansiedade ser tratado junto com TDAH. Para um melhor resultado associe ao tratamento medicamentoso a terapia cognitiva comportamental, essa terapia pode ajudar a melhorar da ansiedade e com isso eliminar uma das medicações.

Espero ter ajudado

Rosana Britzki De Sordi
Pode ser que você tenha TDAH e ansiedade, ou TDAH e insônia, e o médico tenha prescrito o clonazepam para tratar uma destas comorbidades.
Como meu colega disse acima, realmente existem medicamentos mais eficazes e mais seguros para o tratamento da ansiedade e mesmo da insônia a médio e longo prazo.
Também concordo que hoje existem formulações de liberação prolongada do metilfenidato ou da lisdexanfetamina que são as primeiras opções para o TDAH, uma vez que apresentam maior eficácia, maior duração de efeito e menos efeitos colaterais.
Importante conversar com o médico que lhe prescreveu as medicações para entender por que ele escolheu essa combinação.
Talvez você tenha as duas coisas, ansiedade e TDAH... precisa perguntar para ele porque ele lhe prescreveu o clonazepam. Mas existem medicamentos mais seguros no longo prazo para tratar ansiedade. E a Ritalina atualmente é um medicamento de segunda linha para tratar o TDAH. Os de liberação controlada são melhores.
Certamente o clonazepam não foi receitado para o TDAH. Nas minhas hipóteses, deve ter receitado por sintomas de ansiedade ou por insônia, talvez até insonia secundária à ritalina ( que pode ser ajustada com ajuste de horário ou troca de medicação).
Sugiro que pergunte ao seu médico o motivo da prescrição, plano terapêutico, quais seus diagnósticos.
De qualquer maneira, no longo prazo, há outras medicações mais indicadas, o que não contra-indica o uso do clonazepam por períodos mais curtos.
Não é incomum haver uma comorbidade em entre tdah e ansiedade. Logo, o tratamento psicofármaco, normalmente, consiste em tratar tanto o tdah como a ansiedade. Contudo, para ansiedade, normalmente, se administra antidepressivos, sendo os ansiolíticos, como o clonazepam, utilizados apenas para momentos de crise. Lembrando que para o sucesso do tratamento orienta-se a terapia.
Sugiro que procure seu médico e tire todas as dúvidas. Se estiver disposto, procure também um Psicólogo para associar psicoterapia à medicação. A Terapia Cognitivo Comportamental tem ótimos resultados com TDAH. Boa sorte!
Permita-me explorar mais suas dúvidas com seu médico é seu direito. Se ainda estiver insegurança pode fazer um diagnóstico com outro médico. É integrada o e favorece a aderência ao tratamento e evolução; realizar a psicoterapia.