Meu psiquiatra me receitou clonazepam de 2mg e ritalina para défict de atenção. Achei um pouco estranho,

8 respostas
Meu psiquiatra me receitou clonazepam de 2mg e ritalina para défict de atenção. Achei um pouco estranho, a bula do clonazepam diz que diminui a atenção e ameniza a ansiedade. Na bula do ritalina diz que é contraindicado para que tem ansiedade, algum psiquiatra pode me ajudar com isto?
 Shalon Riker Lages
Psicanalista, Psicólogo, Terapeuta complementar
Salvador
Precisamos ser extremamente criteriosos na escolha de profissionais de saúde, mas destaco o cuidado com profissionais que cuidarão da saúde emocional. Sem fazer juízo de valor sobre profissional algum, existem opções mais modernas que o Rivotril (Clonazepan), ainda mais 2mg, e Ritalina (Metilfenidato). Mas vale máxima de que "a Clínica é soberana", então essa avaliação não pode ser feita por uma pergunta postada na internet. Se tiver dúvida na condução, ouça uma segunda opinião. Minha dica mais relevante é a seguinte:
- Invista um bom tempo na busca desse profissional e busque o equilíbrio entre custo benefício, sem ser explorada, mas sem fazer uma economia que pode sair cara.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rosana Britzki De Sordi
Psicólogo
São Bernardo do Campo
É comum o transtorno de ansiedade ser tratado junto com TDAH. Para um melhor resultado associe ao tratamento medicamentoso a terapia cognitiva comportamental, essa terapia pode ajudar a melhorar da ansiedade e com isso eliminar uma das medicações.

Espero ter ajudado

Rosana Britzki De Sordi
Pode ser que você tenha TDAH e ansiedade, ou TDAH e insônia, e o médico tenha prescrito o clonazepam para tratar uma destas comorbidades.
Como meu colega disse acima, realmente existem medicamentos mais eficazes e mais seguros para o tratamento da ansiedade e mesmo da insônia a médio e longo prazo.
Também concordo que hoje existem formulações de liberação prolongada do metilfenidato ou da lisdexanfetamina que são as primeiras opções para o TDAH, uma vez que apresentam maior eficácia, maior duração de efeito e menos efeitos colaterais.
Importante conversar com o médico que lhe prescreveu as medicações para entender por que ele escolheu essa combinação.
Talvez você tenha as duas coisas, ansiedade e TDAH... precisa perguntar para ele porque ele lhe prescreveu o clonazepam. Mas existem medicamentos mais seguros no longo prazo para tratar ansiedade. E a Ritalina atualmente é um medicamento de segunda linha para tratar o TDAH. Os de liberação controlada são melhores.
Dra. Jandira R. Acosta
Psiquiatra
Porto Alegre
Certamente o clonazepam não foi receitado para o TDAH. Nas minhas hipóteses, deve ter receitado por sintomas de ansiedade ou por insônia, talvez até insonia secundária à ritalina ( que pode ser ajustada com ajuste de horário ou troca de medicação).
Sugiro que pergunte ao seu médico o motivo da prescrição, plano terapêutico, quais seus diagnósticos.
De qualquer maneira, no longo prazo, há outras medicações mais indicadas, o que não contra-indica o uso do clonazepam por períodos mais curtos.
 Pâmela Trevisan Capeletti
Psicólogo
Porto Alegre
Não é incomum haver uma comorbidade em entre tdah e ansiedade. Logo, o tratamento psicofármaco, normalmente, consiste em tratar tanto o tdah como a ansiedade. Contudo, para ansiedade, normalmente, se administra antidepressivos, sendo os ansiolíticos, como o clonazepam, utilizados apenas para momentos de crise. Lembrando que para o sucesso do tratamento orienta-se a terapia.
Sugiro que procure seu médico e tire todas as dúvidas. Se estiver disposto, procure também um Psicólogo para associar psicoterapia à medicação. A Terapia Cognitivo Comportamental tem ótimos resultados com TDAH. Boa sorte!
Permita-me explorar mais suas dúvidas com seu médico é seu direito. Se ainda estiver insegurança pode fazer um diagnóstico com outro médico. É integrada o e favorece a aderência ao tratamento e evolução; realizar a psicoterapia.

Especialistas

Manoela Noronha

Manoela Noronha

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Jaqueline Gonçalves

Jaqueline Gonçalves

Psicólogo

Itu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.