Meu sobrinho acabou de me confidenciar que tem toc, percebi que é algo que está afetando ele, não se

27 respostas
Meu sobrinho acabou de me confidenciar que tem toc, percebi que é algo que está afetando ele, não sei o que dizer para acalmá-lo e onde procurar ajuda, alguém pode me orientar?
Como seu sobrinho confidenciou algo importante, você pode ajudá-lo escutando e acolhendo suas angústias. Tente não julgá-lo.
Em casos de sofrimento emocional e transtornos como esse é necessário procurar atendimento com o psicólogo e iniciar um processo de psicoterapia.

Olá. Como a colega acima mencionou, é importante que você possa escutar e acolher o seu sobrinho. Se ele te contou, deve ser por ter vínculos com você. Seu sobrinho já passou por algum tipo de acompanhamento psicológico? Se ele estiver sofrendo e tendo dificuldades de lidar com isso, uma alternativa pode ser procurar ajuda e acompanhamento.
Bom dia!
Antes de realizar qualquer juízo a respeito faz-se necessário investigar com ele como chegou a essa conclusão. Foi diagnóstico médico? É uma suposição? O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), apesar de parecer algo comum e de fácil conclusão não exatamente como aparenta, é um diagnóstico bem complexo porque implica uma estrutura psíquica, tenho atendido muitas pessoas que chegam com conclusões parecidas mas que não chega a ser um "TOC" , mas, no entanto, uma angustia muito forte com sintomatologia semelhante ao "TOC". Como os colegas citaram acima, procure ajuda profissional.
Boa tarde, tudo bem? Que importante o teu sobrinho ter com quem conversar sobre o sofrimento dele e poder ser acolhido por ti. O diagnóstico e tratamento de TOC é realizado por psiquiatra e/ou psicólogo. É muito importante que ele busque auxílio para entender melhor o que está acontecendo com ele e poder começar um tratamento para diminuir seu sofrimento. Qualquer dúvida, me coloco à disposição
Inicialmente, como os colegas apontaram é importante acolher o sofrimento dele sem julgar. É muito importante validar o sofrimento dele e qualificar a importância de ele ter conseguido conversar sobre isso contigo. Também é válido afirmar que esta condição tem tratamento, a resposta aos protocolos de TCC é excelente e acumula muitas evidências científicas favoráveis.
Dito isso, é fundamental que ele seja atendido por um profissional competente para realização do diagnóstico diferencial. O termo popularmente conhecido como "TOC" tem na verdade diversas formas de apresentação e pode ter etiologias diferentes e que precisam ser descartaras. É comum que alguns sinais e sintomas atribuídos ao TOC (a partir de uma análise superficial) sejam decorrentes de outras condições. O transtorno de personalidade obsessivo compulsivo (TPOC), por exemplo é semelhante ao TOC, porém é caracterizado pela preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle e não engloba verdadeiras obsessões (pensamentos repetitivos, não desejados, intrusivos que causam muita ansiedade) e compulsões (comportamentos ritualísticos que a pessoa acha que deve fazer para controlar suas obsessões) como há no TOC.

Não é recomendado em hipótese alguma que você faça algum tipo de aconselhamento ou tratamento com seu sobrinho, ainda que o familiar tenha formação para isso, por se tratar de um parente.

Todavia, recomendo o fato dele ter confiado em você para levantar a hipótese desse seu sobrinho buscar um tratamento profissional para que possa dar um outro destino para essa situação pelo qual está passando.
Olá! Só pelo simples fato do seu sobrinho ter te confidenciado esse problema, é porque deve ter percebido que você é uma pessoa que passa confiança e discrição. Bom, meus colegas já disseram acima que o ideal é buscar ajuda de um psicólogo/psiquiatra para poder ajudá-lo com o TOC.
Ótima pergunta, é muito tocante para mim ver esse movimento de procurar saber a melhor forma de agir nesses casos, imagino pelo seu relato que esteja angustiada com essa confissão. É importante manter em sigilo pois é algo que esse sobrinho te contou em um gesto de confiança, nesse momento é importante acolhe-lo, e o que é isso? É abraça-lo, dizer que está ali para ele, que não sabe como ajudar mas que descobriram juntos. Imprescindível que não haja cuidado para que o tom não seja de julgamento. Oriento que busque por ajuda psicológica e psiquiatra, se possível, para entender o espectro desse TOC e juntamente a ele encontrar maneiras para lidar com esse transtorno. Espero ter respondido você. Me coloco à disposição para maiores contatos. Boa semana! Insta - @psi.izabellefreitas
Olá, boa tarde. Você pode ajudá-lo através do acolhimento e, além disso, é importante a busca de um profissional para realmente confirmar ou não o diagnóstico. Um abraço.
Procure um psicólogo da abordagem cognitivo comportamental
A terapia cognitivo-comportamental é eficaz para o tratamento de TOC. Quando não tratado, o TOC pode gerar muito sofrimento e prejuizos na vida da pessoa. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor. Procure ajuda profissional!
Olá
O acolhimento é essencial pois o TOC pode trazer muita angústia e afetar muito a realidade do paciente.
O acompanhamento psicológico será eficaz para ele entender melhor o seu comportamento e como pode lidar com o que sente e como se comporta.
O TOC é um transtorno que afeta pensamentos e comportamentos da pessoa, e pode trazer grande angustia e prejuízo na vida do seu sobrinho. Muitas vezes a pessoa acredita que deve executar tal tarefa (comportamento) para aliviar a incerteza, mas passado algum tempo o pensamento retorna e ela fica presa nesse ciclo sem fim.

A melhor forma de ajudá-lo é encontrar profissionais (Psicólogo e Psiquiatra) que tenham experiências no tratamento do TOC para esclarecer a vocês o funcionamento e as formas de lidar com esse transtorno. Com tratamento adequado é possível obter compreensão e controle dos sintomas, minimizando muito o impacto na vida dele.
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua questão. Muito bom que o seu sobrinho possa contar com o seu acolhimento. Se ele a procurou, isso significa que é alguém de confiança e referência para ele. É muito importante que você se mostre disponível para ouvi-lo, mas ao mesmo tempo sinalize para ele a necessidade de buscar por ajuda profissional. No caso relatado por você entendo que o melhor caminho seja a via da intervenção multidisciplinar com profissionais de saúde mental. A princípio sugeriria buscar por um psicólogo que possa oferecer a ele uma escuta especializada a fim de compreender e colher mais detalhes e informações a respeito da queixa apresentada, além de construir com ele estratégias de lidar com o sofrimento. O profissional de psicologia também terá condições de encaminhá-lo a um psiquiatra, se for o caso. Não deixe de buscar por ajuda! Um abraço!
O toc, transtorno obsessivo compulsivo é um transtorno de ansiedade muito comum caracterizado pela presença de rituais, (compulsões, pensamentos intrusivos e ideias obsessivas)

que bom que ele se sentiu a vontade de se abrir com você, não é fácil isso e não é fácil passar por tudo que ele deve estar passando, procure oferecer apoio para ele, um psicólogo e em alguns casos psiquiatra ajudam muito.
Olá! Nessas situações o primeiro passo é acolher e validar (ouvir sem julgamento ou propor solução a curto prazo) as queixas que seu sobrinho trouxe. Ao perceber que existe uma abertura para busca de ajuda externa, aconselho buscar avaliação e intervenção de uma psiquiatra e psicóloga
Olá! Me parece que o vínculo entre você e o seu sobrinho está muito bem estabelecido. Caso contrário, ele não se sentiria à vontade para falar abertamente sobre isso com você. Que bom saber que ele tem esse suporte! Ter uma rede de apoio para contar em momentos difíceis é fundamental mas infelizmente essa não é a realidade de todos. O que você pode fazer por ele, além de acolher e validar o sofrimento, é sugerir a busca por um profissional de saúde mental para fazer uma avaliação mais precisa e o diagnóstico. A melhor forma de tratar o TOC é fazendo o acompanhamento com Psiquiatra e Psicólogo. Esse acompanhamento fará toda diferença no controle dos sintomas, redução do sofrimento e aumento da qualidade de vida. Espero ter ajudado. Desejo boa sorte na jornada de vocês. Cuidem-se!
Olá!
Como já foi apontado, acolhê-lo nesse momento de sofrimento é bastante importante, ao mesmo tempo que se procura um acompanhamento psicológico profissional para auxiliá-lo a compreender essas dores.
Olá! Seria interessante você tentar compreender o que ele quer dizer com TOC, onde ele aprendeu este termo, quem o diagnosticou, quais as evidências experienciadas por ele que sugerem este diagnóstico, o que o está preocupando neste momento e se ele gostaria de esclarecer isso melhor com algum profissional. O autoconhecimento é o objetivo das psicoterapias aonde é possível que este tema seja melhor compreendido e explorado além das fronteiras do que é consciente e manifesto.
acolher seu sobrinho, auxilia-lo na escuta.
buscar auxilio de psicoterapia seria bem interessante para ajudar no entendimento e como lidar com a patologia.
sucesso!
É muito importante mostrar empatia ao seu sobrinho e o incentivar a procurar uma terapia. Afinal, o TOC quando não tratado pode se fortalecer trazendo muitas dificuldades e limitações para quem sofre com isso. A terapia cognitivo-comportamental pode ser muito eficiente para isso, ocasionando primeiro em uma primeiro alívio e bem estar, e assim, trabalhando na diminuição dos rituais, obsessões e ansiedade, para que ele leve a vida que ele merece, de forma leve e saudável.
Olá! O TOC é uma doença, e como qualquer outra doença precisa de tratamento. Existem tratamentos muito eficientes para o TOC em que possível a remissão completa dos sintomas. É importante que o tratamento do TOC seja feito em conjunto por um psicólogo e psiquiatra. A abordagem da psicologia indicada para o TOC é a Terapia Cognitivo Comportamental.
Olá! É importante acolhê-lo neste momento de sofrimento. Sugiro que procure um Psicólogo para um diagnóstico cuidadoso. Se o diagnóstico for realmente TOC, tem tratamento.
A Terapia Cognitiva Comportamental tem um papel importante no tratamento do TOC, pois é uma psicoterapia que trabalha focada no problema através de técnicas, exercícios e tarefas para serem realizadas no consultório e em casa.
O paciente aprende a identificar suas obsessões, compulsões, evitações, neutralizações e pensamentos catastróficos, e assim junto ao terapeuta listar e realizar tarefas para que cada vez mais gradualmente os sintomas percam sua intensidade.
Pouco a pouco o indivíduo vai se condicionando a caminho de melhorar. Por isso a Terapia Cognitiva Comportamental tende a ser eficaz no tratamento do transtorno, tornando a vida do paciente mais leve e equilibrada. Fico á disposição! Abraço!
Quanto antes orientá-lo a procurar ajuda, menos prejuízos sociais ele terá. O TOC é um transtorno de ansiedade que não há picos de ansiedade, portanto as pessoas tendem a procurar ajuda tardiamente, se ele está no início dos sintomas, pode ter um tratamento mais efetivo e poderá colher os resultados mais precocemente. Então a minha sugestão é que ele procure ajuda o quanto antes.
Olá! É importante mostrar apoio e ser empática, mas mais do que esse acolhimento é ideal que ele seja acompanhado por um profissional, vez que esse possui ferramentas e recursos técnicos assertivos para lidar com essa condição.
Além de você acolher seu sobrinho, você pode indicar a ele, que procure a terapia comportamental cognitiva. Essa é uma terapia padrão ouro para o Toc. E na terapia ele receberá a ajuda necessária. Não sei a idade dele, convém procurar um profissional que tenha experiência no trabalho com o Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Como sei que tenho Toc? A pessoa tem pensamentos que vem sem convite, a todo instante, repetidamente, com sofrimento, ela se sente mal com estes pensamentos, que não param...Estes pensamentos colocam muita dúvida na cabeça da pessoa... e a funcão do Toc é exatamente essa: uma dúvida interminável.
A pessoa repassa o pensamento para ter um alivio. Lembrando que: Este transtorno é heterogêneo e pode se manifestar com variedade sintomas..uns tem toc de contaminação, outros de ordem e simetria, outros de orientação sexual, etc
Olá. Os profissionais indicados são psicólogo e psiquiatra. Penso que você pode ajudar conversando com ele, entendendo como se sente e o que ele pensa que pode ajudá-lo. Se mostre disponível para ele. Abraço.