Minha filha de 19 anos,tem uma timidez excessiva que esta atrapalhando a vida dela.Ela abandonou a faculdade

31 respostas
Minha filha de 19 anos,tem uma timidez excessiva que esta atrapalhando a vida dela.Ela abandonou a faculdade pelo fato de ter vergonha de responder a chamada e não ter feito nenhum amigo,na escola ela ainda tinha o irmão mais novo dela no intervalo.Ela lê livros o dia todo sozinha,oque faço?
Penso que o problema de sua filha é muito mais do que timidez. Parece haver um transtorno de personalidade esquiva, normalmente provocado por traumas. A ansiedade e o medo são intensos provocando muito sofrimento para a pessoa. O tratamento é psiquiátrico e psicológico. Tente se aproximar de sua filha sem cobranças e críticas, pois isso só piora o quadro. Se possível procure um psicólogo para te orientar como convencê-la em buscar ajuda.

Olá! Vejo que ela tem tido prejuízos por conta desta timidez excessiva e provavelmente sofra com isso. O ideal é que aos poucos você convença ela a ir a um psicólogo, ao longo da terapia ela poderá falar sobre isso e fazer exercícios que a ajudem a socializar. Pode ser que ela demore um pouco a se sentir à vontade com o psicólogo(a), mas é um processo, um bom profissional pode ajudá-la!
A timidez tem trazido prejuízos para sua filha, os comportamentos que tem apresentado por causa da timidez estão muito intensos, deve existir algo á mais que uma timidez, como por exemplo rejeição a qualquer nova forma de experiência, tornando patológico a timidez. Abrange uma sensação de desconforto intenso, medo irracional em situações de socialização. Uma ajuda de um profissional da ´psiquiatria e da psicologia podem ajudar bastante sua filha. Não deixe de procurar ajuda.
Olá, antes de mais nada, antes de será importante ela iniciar uma psicoterapia para uma avaliação dos pensamentos, emoções, comportamentos e até efeitos fisiológicos causados pelo convívio social. Esta avaliação poderá ajudá-las a compreender o quanto desse comportamento pode se dever a um maior grau de timidez (quando se deseja mas não se consegue se relacionar de uma forma satisfatória por vergonha), a uma introversão excessiva (preferência muito maior a ficar só) ou a uma fobia ou ansiedade social (desconforto e medo intensos em situações sociais, que pode ter sido causada por traumas do passado ou alguma alteração neurológica que faz a pessoa "repugnar" o contato com as outras pessoas). Pode ser também uma mistura de tudo isso. De qualquer forma, uma avaliação com bom psicólogo se faz necessária para que se possa tratar a causa de forma mais eficiente. Boa sorte!
Pelas níveis de timidez que você descreve seria importante que ela procure um psicólogo. A timidez é um traço da personalidade, porém quando começa a trazer prejuízos como os que você relatou, começa a deixar de ser apenas uma timidez e pode evoluir para uma fobia social, então é importante realizar o acompanhamento terapêutico - Níveis excessivos podem indicar ou dar início a outras comorbidades como ansiedade elevada ou até a depressão. A terapia cognitiva comportamental apresenta ótimos resultados para o tratamento da timidez ou mesmo fobia social. Muitas técnicas são desenvolvidas e aprendidas pelo paciente para lidar com as situações. Não deixe de procurar um psicólogo - não é preciso que ela passe por tudo isso sem um tratamento. Tenho certeza que com a psicoterapia ela conseguirá ter excelentes resultados. Como você mencionou que ela gosta de ler, vai uma sugestão de leitura: A MENTE VENCENDO O HUMOR - Espero que ela fique bem. Qualquer dúvida fico a disposição.
A timidez excessiva a que a Sra. se refere parece que vem trazendo como consequência um isolamento crescente. Sentimentos de angústia, inadequação, baixa auto estima, entre outros, tendem a ser frequentes.
A melhor ajuda seria tentar conversar e mostrar que ela pode dividir esse peso com um profissional que vai entender junto com ela tais sentimentos e o que eles vem significando ao longo do tempo.
Conseguindo dividir, talvez consiga compreender melhor a si mesma, e se fortalecer emocionalmente. A melhora é consequência.
A timidez realmente atrapalha a vida social e o isolamento é a defesa mais cômoda para quem está em sofrimento. Como a colega descreveu acima, a situação de sua filha parece ser maior que uma timidez, está mais para uma fobia social. Para ajudá-la, é necessário um acompanhamento psiquiátrico e também psicológico. Na psicoterapia, será investigado os motivos desta timidez, o que a levou a ter as emoções e sensações desconfortáveis e por conseguinte, será trabalhado os pensamentos disfuncionais e crenças que corroboram para esta limitação. É de grande valia que procure o quanto antes estas ajudas para que a sua filha tenha uma vida funcional e consiga entrar na vida adulta com suporte qualificado e lidando melhor com suas potencialidades.
A primeira pergunta que eu faria é se ela aceitaria procurar ajuda. Isso porque aceitar ajuda seria um indicativo de que ela compreende que está sofrendo e que isso está acarretando uma série de perdas em sua vida. Pela idade dela, o ideal seria que ela buscasse ajuda desse profissional por si mesma. Entretanto, caso ela venha se recusando a procurar ajuda, poderia ser importante você procurar orientação e aconselhamento de um profissional da psicologia. Ele pode ajudar você a compreender melhor o que está acontecendo com sua filha e também esclarecer como você tem se relacionado com essa situação. Além disso, se ela perceber que ir ao psicólogo está te ajudando, é possível que ela se interesse em ir também.
A timidez excessiva e patológica pode ser compreendida como uma fobia social. No caso da sua filha e de pessoas que enfrentam as limitações que a fobia social impõe à vida, acredito ser fundamental a ajuda do psiquiatria e/ou psicólogo para enfrentar esse problema.
Olá, quando um sintoma traz prejuízos a ponto de não conseguir realizar funções do cotidiano como estudar, essa condição passa a ser patológica, com uma necessidade de cuidados, sendo importante um acompanhamento psicológico para ajuda lá .
Cara senhora, seu estranhamento é sensato sobre a introspecção de sua filha haja visto que neste período da vida, universitário , os jovens costumam ser dinâmicos e relacionados.
Converse com ela e pergunte se sente incomodada com estes fatos, se deseja procurar um psicólogo que possa ajuda—la. Antes de qualquer atitude converse com sua filha.
É preciso conversar com ela, e explicar a importância de consultar um psicólogo e psiquiatra. É possível ser Fobia Social, mas é necessário uma avaliação para receber o diagnóstico e tratamento adequado.
Boa tarde! Pela descrição do comportamento de sua filha, parece que ela está com um quadro psicológico que vai além de uma timidez. Por isso é importante levá-la o quanto antes a um psicólogo, para que seja feito o diagnóstico. Se for necessário uma consulta com o psiquiatra, o próprio profissional de psicologia deve indicar. Vale informar que o diagnóstico psicológico é um processo, que não se dá em apenas uma consulta, mas pode levar alguns encontros.
Desejo sucesso na sua busca por tratamento!
Adoraria colocar minha experiencia de 47 anos a seu dispor se estiver com disponibilidade de passar um final de semana em minha terra em conjunto com sua filha para podermos trabalhar as causas do problema. Caso nao seja possível, ela precisará de acompanhamento com um psicólogo de preferencia familiar para tratar a relação da familia. Se possível escreva sua história e a de sua filha. Desenvolva a capacidade de encontro com seu Eu verdadeiro praticando a auto-hipnose. Seja um exemplo para ela, do que ela deve fazer. Busque diariamente no mínimo 03 vezes ao dia praticar a "Meditação Guiada por Parapsicóloga e Psicóloga Cida Santos"busque o video no Youtube ou aqui no doctoralia nos meus videos. Boa Sorte para você e sua familia. Conte comigo!
Boa tarde, concordo com quanto a colega Ana Paula Lopez falou, o caso da sua filha pode ser mais que simples timidez, é preciso que frequente uma psicoterapia para ser ajudada a perceber o que à bloqueia. As vezés tem pequenos traumas infantis que não ajudam a inclusão em grupos sociais e/ou escolares e é preciso ser ajudada por psicologos. Entre as varias linhas teoricas sugiro a escolha do Brainspotting ou EMDR que são mais eficazes para a cura de traumas. Espero ter ajudado.
Olá; é necessário a realização de uma avaliação psicológica; durante esse processo o psicólogo poderá utilizar instrumentos e técnicas para investigar os motivos desse isolamento social e a dificuldade no desempenho de tarefas que demandam a interação. Essa avaliação auxilia na elucidação do diagnóstico, e orienta o profissional quanto aos métodos de tratamento para o caso em questão. Em alguns casos o acompanhamento com o médico psiquiatra também é necessário. A psicologia dispõe de diversos recursos e técnicas de intervenção, dentre essas a Terapia comportamental associada ao Treinamento em Habilidades Sociais, da qual objetiva o desempenho de comportamentos mais saudáveis e a assertividade perante o convívio social.
Dúvidas, fico à disposição.
Agenda uma consulta com psicólogo da abordagem cognitivo comportamental
Quando se fala em timidez na ciência ou psicologia, refere-se à ansiedade e inibição em situações sociais,tipicamente envolvendo três componentes: (1) sentimentos globais de excitação emocional e experiências fisiológicas específicas (desarranjo do estômago,taquicardia, sudorese e rubor); (2)constrangimento público agudo, autorreprovação e preocupações sobre ser avaliado negativamente pelos outros; e (3) comportamento observável como cautela, sossego, aversão a olhar e retraimento social.Indivíduos extremamente tímidos têm um risco aumentado de desenvolver transtornos de ansiedade como fobia social.Que podem chamar também de acanhamento. Importantíssimo buscar ajuda psicológica. A psicoterapia ajuda muito em casos como este.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá!!
A timidez de sua filha realmente está afetando de forma séria a vida dela. Nessa situação é essencial o acompanhamento psicológico, para que o profissional possa entender melhor que outras condutas tomar (como acompanhamento psiquiátrico, por exemplo).
Ir a terapia já vai ser eficaz ao tratamento de timidez ou fobia social, pois o próprio terapeuta possibilitará conversas, exposição a lugar público, e o melhor, uma audiência não punitiva para a pessoa, que pode começar a fortalecer a relação entre exposição a uma pessoa e consequencias positivas para ela.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Converse com ela sobre a possibilidade de buscarem a ajuda de um ou uma profissional psicólogo (a). Ainda que ela seja uma pessoa mais introspectiva, talvez seja necessário diferenciar a timidez de outras questões que podem a estar prejudicando nas relações, a fim de buscar formas possíveis de se colocar no mundo.
Olá! Comece, primeiramente, conversando com a sua filha. É importante que fale abertamente com ela sobre a possibilidade de buscar ajuda profissional. Talvez, ela ainda não tenha pensado sobre isso. Então é necessário que saiba que a timidez excessiva pode e precisa ser cuidada para que não venha provocando tantas perdas. Ao procurar o tratamento adequado, as chances de melhora são bem animadoras. O entendimento e compreensão de si são os nossos maiores recursos para o enfrentamento do momento que estamos vivenciando. Um Psicólogo ajudará a sua filha a desenvolver estratégias para se fortalecer e ter mais qualidade de vida. Desejo sucesso em sua caminhada. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
Provavelmente a timidez esteja acompanhada de outras possíveis causas para esse mal estar e todo o transtorno que ele possa causar. Sugiro que convença sua filha ao tratamento psicológico, sempre é tempo! Coloco-me à disposição de vocês.
Olá
Creio que ajudaria muito saber que você se preocupa com ela e que poderia proporcionar a ela um tratamento com um psicólogo/a.
boa sorte
Olá!
A estimule a fazer psicoterapia. Entender as causas e os processos desencadeadores para timidez dela é um processo importante, além da fala ser uma ótima intervenção para timidez. A Terapia Cognitivo Comportamental é uma excelente ferramenta, pois junto com o processo da fala, trabalha técnicas de estimulação cognitiva, habilidades sociais e experimentos comportamentais. Um abraço.
Olá! A timidez pode trazer grandes prejuízos na vida da pessoa. Torna-se necessário a ajuda do psicólogo que, por meio da terapia irá ajudar a desenvolver as habilidades sociais, controle da ansiedade, identificar e modificar as distorções cognitivas, comportamentos para que assim, ela consiga superar a timidez e ter melhor qualidade de vida.
Olá, sugiro conversar com sua filha e compartilhar com ela que vem percebendo seu isolamento e seu sofrimento. Pergunte a ela qual a melhor forma de ajudar. Indique consulta psicológica para que ela possa ser amparada também por um profissional qualificado.
Boa noite, como é a sua relação com a sua filha? Como seria conversar com ela, escutar qual a percepção dela sobre esse possível isolamento, o que a fez desistir da faculdade (se realmente foi a dificuldade de responder a chamada) e sugerir a ela que faça acompanhamento com psicólogo. O acompanhamento psicológico pode ajudar a sua filha a desenvolver melhor as habilidades sociais.
Os jovens têm tido uma abertura grande quanto à ajuda psicológica. Se fôr esse o caso, ela agradecerá sua oferta. Senão, busque orientação para si mesma, enquanto mãe. orientação de pais é uma possibilidade e muito importante. Com o tempo, ela pode fazer a escolha pela psicoterapia sem pressão, se ela tiver ressalvas sobre isso. Importante ter em mente que é preciso se programar para um acompanhamento que dura bastante, e que sua efetividade a longo prazo é diretamente proporcional a isso. Abraço. à disposição.
A psicanálise pode ajudar a entender as causas da timidez excessiva da sua filha e ajudar a encontrar maneiras de lidar com ela. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades sociais e aumentar a autoconfiança. É importante que você incentive a sua filha a procurar ajuda profissional para que ela possa encontrar maneiras de lidar com a timidez e ter uma vida mais saudável.
No lugar de mãe, penso que você possa se colocar a disposição dela para conversar, para ouvi-la e entender como ela se sente em relação a isso, e ajudar no que ela estiver precisando. É importante colocar para ela que é possível um tratamento e desenvolver habilidades sociais. Abraço
Oi! Como vc está?
Nem imagino o quanto deve estar sendo difícil para vc acompanhar isso como mãe. Mas que bom que vc está aqui buscando ajuda para sua filha hein?
A timidez pode ser algo bem difícil de lidar, pois além do desconforto que ela gera frente a situações em que nos percebemos avaliados, ela impede que realizemos aquilo que queremos de verdade. Nossos pensamentos possuem muita influência sobre aquilo que sentimos, sobre nossas reações fisiológicas, e nosso comportamento. A ansiedade é uma emoção que ativa muitas reações fisiológicas em nosso corpo, e é muito frequente em pessoas tímidas. A terapia pode auxiliar muito a lidar com essas dificuldades, e também a ampliar o repertório de habilidades sociais dela. Sugiro buscar um profissional de confiança e que ela sinta-se à vontade. Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição.
@leticiafernandespsi