Qual é o tempo médio [quantas semanas ou meses] para o tratamento da timidez pela psicologia ter eficácia? Também

27 respostas
Qual é o tempo médio [quantas semanas ou meses] para o tratamento da timidez pela psicologia ter eficácia?
Também quero saber quais são as técnicas utilizadas pela psicologia para o tratamento da timidez. A pessoa fica desinibida, falante, comunicativa? Aguardo resposta[s]. Obrigado.
Existem traços de personalidade que são fóbicos sociais, nesta perspectiva temos os traços que desenvolvem com facilidade timidez. As crenças familiares também são responsáveis pela formação da forma como se vê as situações, logo uma pessoa tímida ao se limitar das experiências sociais desenvolvem pensamentos que avaliam a situação como constrangedora, vergonhosa, pode ter sido exposto ou se sentido ridicularizado devido tais crenças que possa ter desenvolvido. Julga a cena como vergonhosa e recua ainda mais para novas experiências. O tratamento mais adequado hoje é o medicamentoso, devido estar associado a um transtorno de ansiedade, e psicológico que envolve o treino de habilidades sociais, trabalhando junto às crenças de julgamento das cenas que causam tais reformadores desse comportamento de timidez. Não tem como afirmar que a pessoa será falante, se esse não é o jeito da pessoas a, porque ela seria falante? Não justifica até. Então faça uma avaliação adequada. Existe tratamento.

Seria muito bom conseguir dar uma resposta direta e exata, com uma quantidade de sessões certa e assertiva para o tratamento da timidez, mas infelizmente não é assim, varia muito de pessoa para pessoa e depende do nível da timidez em que ela está. As técnicas fariam de acordo com a abordagem do profissional que você escolher. Um psicólogo que atenda na abordagem cognitivas comportamental, por exemplo, poderá aplicar técnicas de habilidades sociais, de avaliação do pensamento e da emoção, de dessensibilização, de relaxamento, entre muitas outras. Quanto a pessoa ficar mais "desinibida", "falante" e "comunicativa", são reflexos do tratamento - ela pode ficar sim mais aberta a interações sociais, sabendo lidar melhor com a timidez. Uma vez que a timidez é um traço da personalidade, ela faz parte da pessoa, mas sabendo lidar com isso, ela pode trabalhar e entender melhor o desconforto que a timidez traz para ela.
Quando é falado de um sintoma, que é algo que se mostra no aqui e agora, é quase que um convite para a pessoa buscar ajuda, pois por trás desse sintoma tem muitas outras coisas acontecendo. Eu trabalho com a parte sadia, ou seja, com certeza você não é uma timidez, você é muito mais que isso, ao trazermos a parte sadia, a mesma vai ajudando a restabelecer a parte que não está muito integrada. quanto tempo de tratamento ? isso nenhum profissional consegue estabelecer, é um processo, ok ? abraço e espero ter contribuído.
Primeiramente seria interessante você passar por um diagnóstico para confirmar se seu caso é pontualmente timidez. Realmente não há como prever o tempo médio para começar a sentir se melhor, depende não só das técnicas mas principalmente do quanto você está aberto e deseja que essa mudança aconteça. São várias as abordagens psicológicas, mas as técnicas que uso estão voltadas ao autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais aprendemos a lidar com nossos conflitos e também a lidar com o meio que estamos inseridos. Sobre o fato de se tornar uma pessoa falante, comunicativa, posso dizer que você se desenvolverá de acordo com a sua personalidade.
Importante ressaltar que existem tipos de timidez:
A crônica que afeta todas as áreas da existência do sujeito e a situacional que como o nome insinua,se aplica em situações específicas.
A timidez é patológica ( traz sofrimento) quando evolui para a fobia social que é considerada um transtorno de ansiedade e requer a depender do nível , tratamento psiquiátrico geralmente com medicação, bem como acompanhamento psicológico.
Pode ser considerada normal quando não priva a pessoa do convívio social nem lhe causa dano.
Não existe tempo determinado para a psicoterapia sanar esse processo, depende da resposta que o paciente apresentar, pois cada um tem a sua forma característica de ser e de vivenciar sua timidez,Quanto as técnicas,diferem, eu especificamente utilizo a teoria junguiana, psicologia profunda/ analítica para embasar minha prática psicoterápica e adoto o processo dialógico, caixa de areia, imaginação ativa, sonhos, exercícios respiratórios etc.
Olá! Acho interessante e bastante válido você procurar um psicólogo para um primeiro entendimento do que se refere essa timidez. Como ela é vivenciada por você, desde quando, no que tem atrapalhado a sua vida, etc. Existem diversas abordagens em psicologia, algumas com técnicas e prazos determinados, outras não mas não menos eficientes e que lhe ajudam a entender o significado dessa timidez, sua construção e qual a "função" que ela desempenha em sua vida. Ao entendermos os significados e construção de nossos medos e limitações, podemos nos organizar internamente e abrir possibilidades de escolha de como queremos ser a partir de então. Espero ter ajudado. Abço.
Olá! Não tem como prever um tempo determinado, o tratamento varia com o tempo de cada pessoa. Quanto as técnicas, ela varia de acordo com a abordagem utilizada pelo profissional. De forma resumida, a abordagem psicanalítica por exemplo, irá investigar o que essa "timidez" significa para você e provocar reflexões acerca desse tema e outros que podem surgir nas associações. Durante o processo de análise pode ocorrer mudanças na posição subjetiva do paciente, como também na sua forma de se relacionar.
Olá! Não é possível determinar um tempo, pois cada sujeito tem o seu próprio processo. Também varia de acordo com a abordagem de cada profissional. Na psicanálise, por exemplo, você vai investigar a causa da sua timidez e tudo que está relacionado a ela, por isso não delimitamos um tempo fixo para o tratamento, pois podem aparecer outras questões no percurso que sejam necessárias trabalhar caso seja o desejo do paciente. As técnicas também variam de acordo com cada abordagem. Na psicanálise utilizamos a associação livre.
Olá!
Não é possível determinar o tempo da psicoterapia. Cada individuo tem seu tempo de evolução.
Uma técnica bastante eficaz para a timidez, é o treinamento da habilidade social. Essa técnica ajuda o individuo a se desenvolver socialmente.
A abordagem utilizada é a Terapia Cognitiva Comportamental.
Olá. Cada pessoa tem um tempo diferente no processo de aprendizagem, por isso, não seria apropriado nesse momento indicar um período. Mas com a terapia, é possível investigar as possíveis causas, e buscar a melhor alternativa para lidar com a questão. Independente da abordagem, pois todas oferecem boas alternativas, o mais indicado seria um profissional sério, que passe segurança.
Achei sua pergunta importantíssima. A questão do tempo e eficácia, na verdade, não combinam muito com a psicologia, isso porque não trabalhamos com a ciência exata, não somos capazes de medir, quantificar, programar, nem mesmo dar certeza de que um tratamento vai levar a um lugar especifico. A psicologia promove liberdade, com ela é possível entender o que torna tão difícil falar em publico, pra você, no caso, e isso promove autonomia e liberdade para estar no mundo de outra forma, uma forma não tímida, talvez, uma nova forma de lidar. o primeiro passo você ja deu, perceber e querer cuidar disso que te incomoda, a terapia certamente pode te ajudar com isso.
Ás vezes um jeito de ser nos incomoda e traz consequências desagradáveis. Buscamos algo rápido e eficaz que nos livre do sofrimento. Além do muito dito pelos colegas, acrescento que na esfera de nossos sintomas - timidez, no caso - conta muito o empenho e abertura em olharmos para nós mesmos, e por isso não há tempo definido, receita pronta e remédio definitivo. Como pode ser dolorido e delicado nos abrirmos, o profissional pode contribuir, mas não há garantias, é um conjunto complexo de fatores. Mas falar da timidez é falar de ti, a análise psicanalítica tem este mote.
Boa tarde é muito dificil medir o tempo necessario para superar as proprias limitaçoes, depende muito da forma de como a pessoa entra no processo terapeuticos, muitas pessoas demoram, é uma forma de defesa que se instala, so depois que a pessoa se abre ao novo é que o processo acontece; portanto depende muito de como cada um se dispoe a entrar no processo terapeitico, é preciso se livrar das defesas que se tem para se proteger e sofrer menos.
Alem do mais é importante entender as causas dessa timidez, quanto mais são antigas ou da primeira infancia demora um pouco mais para que elas voltem a conciencia e trata-las. De qualquer forma o que é importante é frequentar uma psicoterapia, o resto depende de caso a caso.
É importante entender que cada indivíduo nasce com um temperamento, este é inato, genético, está ali desde o nascimento. Porém, o ambiente pode reforçar esses traços do temperamento ou pode modificá-los. Por exemplo, uma pessoa pode ter nascido com temperamento tímido, mas cresceu em um ambiente estimulante, reforçador e acolhedor, por isso, ela torna-se segura para expressar-se. O que não significa que ela será extrovertida "falante e desinibida" como você coloca, mas sim que como teve boas oportunidades para aprender a se expor conseguiu vencer a ansiedade social. Isso quer dizer que é possível desenvolver habilidades sociais, mas não é possível mudar o temperamento. A terapia cognitivo-comportamental oferece várias ferramentas para vencer a timidez, entre elas: a desconstrução de pensamentos distorcidos, o treinamento de habilidades sociais, ensina a lidar com a ansiedade e o desenvolvimento de autoconfiança para que, gradualmente, o indivíduo consiga se expor sem sofrimento intenso. Se o trabalho for bem feito, se o paciente estiver engajado e comprometido, se as sessões forem focadas no objetivo e com profissional experiente, o tempo de tratamento pode variar de 6 a 12 meses. Busque ajuda de um psicólogo/a, só assim poderá conhecer-se e trabalhar essa dificuldade.
Olá , bom dia
Timidez, a timidez envolve vários sintomas e esses sintomas segue uma escala de frequência e grau. A psicologia e a psicoterapia é um processo que envolve vários "capítulos", indo do ponto de partida, a pessoa ir a procura de um profissional para entender seu "problema", o falar sobre o seu problema e dar andamento e interesse em entender o seu "problema". Para isto não temos uma receita, pois cada individuo tem suas capacidades e diferenças. A terapia breve, tem por função solucionar um dificuldade pontuada, são 12 sessões, 1 vez por semana. Com isto não estou dizendo que o seu caso seja minimizado em 12 sessões. O importante é que independente do número de sessões você consiga entender o que te levou a esses sintomas.
Obrigada
Olá. Quando você inicia um tratamento de psicoterapia não existe tempo certo para a resolução de prolemas. Depende da sua história, do que causa essa timidez e outros fatores. A timidez não necessariamente é um traço ruim. O interessante é você passar por um psicólogo para você se auto conhecer melhor e com isso buscar estratégias que se adequem a você. Atenciosamente.
Olá. Pelo que entendi a timidez tem causado sofrimento e descontentamento, por isto é importante avaliar todo o processo, os reforçadores do comportamento, as crenças ligadas a isto, dentre uma serie de fatores que tem provocado desconforto.
Sobre tudo, estamos falando de singularidade, o que impede fatores determinantes, o tempo também é subjetivo, não tem como estabelecer.
O importante para o terapeuta e paciente é minimizar o desconforto e promover passo a passo qualidade de vida.
Não existe dúvidas de que um espaço de escuta vai lhe fazer bem, permita-se viver este tempo, mesmo que seja longo.
Faça isto por você!
Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Se o diagnóstico for apenas timidez, apenas treino de habilidades sociais. Tratamento breve com a terapia cognitivo-comportamental. Procure um psicólogo
Olá! Queria muito te responder com a objetividade que tanto deseja mas não é assim que funciona o processo psicoterápico. A duração do tratamento varia consideravelmente dependendo da pessoa e da natureza das questões a serem trabalhadas. Por isso, não é possível determinar a quantidade de sessões. Tudo dependerá do que está por trás da sua queixa e se a sua timidez está no nível leve, moderado ou severo. Antes de aplicar qualquer técnica, será feita a conceitualização do caso. Isso significa que será investigada como essa timidez surgiu e de que forma você vem se relacionando com ela. Quando os dados suficientes para análise forem coletados, será possível propor um plano de tratamento específico para o seu caso, onde você poderá ter melhores resultados. Um recurso bastante utilizado no tratamento da timidez é o treinamento de habilidades sociais. Com o seu comprometimento e acompanhamento de um Psicólogo, além de se conhecer melhor, você desenvolverá habilidades que possibilitarão novos tipos de interações sociais. Como você chegou até aqui, imagino que a sua timidez esteja lhe causando algum tipo de sofrimento. Fico feliz em saber que você está aberto a mudança. Sucesso em sua jornada. Cuide-se bem!
Olá!

Cada psicólogo possui sua forma de trabalhar, desse modo, as técnicas utilizadas por cada profissional variam bastante.

Mas, de forma geral, costumamos inicialmente identificar a origem do problema, e, posteriormente, usar várias técnicas para que o paciente consiga ressignificar, ou seja, olhar de forma diferente para a situação. Isso possibilita que a pessoa vá mudando seu comportamento, aos poucos, com relação ao que a faz sofrer.

É difícil dizer em quantas sessões isso vai acontecer, pois depende da complexidade da situação, do surgimento de outras questões ao longo do processo terapêutico que, inicialmente não haviam sido levantadas e também da facilidade ou dificuldade que cada pessoa vai ter para realizar os exercícios propostos.

Como você tem dúvidas quanto à isso, você pode esclarecer tudo isso na primeira consulta com o profissional que você escolher para te acompanhar, tenho certeza que na primeira consulta você vai sair do consultório com esses primeiros questionamentos resolvidos.

Espero ter ajudado!
Olá! Na terapia cognitiva comportamental, o psicólogo irá ajudar a pessoa a ter o autoconhecimento, compreender a timidez, corrigir as distorções cognitivas, crenças e realizará o treinamento de habilidades sociais, além de recorrer a outras técnicas para atingir o objetivo estabelecido junto com o paciente.
Olá!
O protocolo de tratamento é feito de acordo com cada indivíduo, pode ser utilizado técnicas como habilidades sociais, dessensibilização sistemática, regulação emocional e entre outras. Só que vale ressaltar que só o uso de técnicas não é o suficiente, sendo necessário aprofundar em outras questões terapêuticas que podem ser responsáveis por esse sofrimento.Portanto não tem um tempo determinado, vai variar da evolução do tratamento. Um abraço.
Bom dia!
Não existe um tempo determinado para que você trabalhe a timidez. Este tempo depende de como você vai se sentir na sessões e como será o trabalho do profissional. Para muitas demandas as sessões ocorrem com frequência semanal e duração de 50min por sessão.

Primeiramente é preciso compreender o que é a timidez, em quais contextos essa timidez é apresentada, quais os comportamentos relacionados e o que a mantém. Para mudar essa timidez são traçadas estratégias de mudanças de comportamentos.
O psicólogo te acompanha em todo esse processo.

Entre em contato comigo caso tenha mais alguma pergunta. Será um prazer te ajudar!
Tem varias abordagens na psicologia que poderá lhe ajudar. Eu trabalho psicoterapia individual ou em grupo para o tratamento psicológico. E necessário saber qual o grau de sua timidez. Onde? Quando? Como acontece sua timidez?
O trabalho psicológico vai ajudar muito.
Mais informações entre em contato pelo Whatsaap. Um abraço,
Qual é o tempo médio [quantas semanas ou meses] para o tratamento da timidez pela psicologia ter eficácia?
Abordagens comportamentais podem ser as mais breves (terapia cognitivo-comportamental ou a Terapia Comportamental pura). Na primeira há programas projetados para 20 sessões, com psicólogos que tenham formação em institutos de TCC e atuem conforme os mesmos. Porém, acrescento que depende da estrutura psicológica da pessoa. A psicologia não é uma ciência exata, contamos com inúmeras variáveis durante o processo da psicoterapia que podem demandar muito mais tempo. Já acompanhei pessoas que conseguiram lidar melhor com seus medos em meses, outros em anos.

Também quero saber quais são as técnicas utilizadas pela psicologia para o tratamento da timidez.
Técnicas na TCC: exposição, reestruturação cognitiva, técnicas de relaxamento e treino de habilidades sociais.

A pessoa fica desinibida, falante, comunicativa?
não há como afirmar como será a forma de comportar-se sem conhecer o diagnóstico correto da "timidez", a pessoa, suas "fortalezas" e suas dificuldades. Prognóstico com a psicoterapia é sempre mais positivo.
Aguardo resposta[s]. Obrigado.
Olá! Como já informado pelos colegas, em psicologia não é possível prever um tempo para o processo ter um fim, principalmente porque o resultado não depende diretamente do trabalho do psicólogo e sim de uma série de fatores em conjunto. Um cliente engajado no processo terapêutico dentro e fora de sessão contribuem para um tempo menor para os resultados. Vou responder sua pergunta de forma genérica, acredito que o espaço 3-12 meses seja a média de um processo terapêutico apresentar resultados mais consistentes.
Boa noite! Como vc está?
Como disse os colegas, é muito difícil conseguir delimitar um tempo para vc conquistar objetivos na psicoterapia, como superar a timidez. Também depende da abordagem do profissional, mas mais do que isso, o vínculo e a confiança com o profissional é muito importante, o engajamento na terapia também. Durante as sessões de 50 min, no minimo 1x na semana, serão traçados metas para seu tratamento, além de compreender as razões de sua dificuldade com a timidez, há quanto tempo ocorre, quais os prejuízos em sua vida, como vc enxerga o seu momento atual de vida, e como a timidez está ligada às suas atividades..enfim, são muitas questões que só serão delimitadas no seu processo terapêutico q é único e singular. O que vai depender dos resultados, é o seu engajamento também em seu tratamento. Mas só de vc ter vindo aquii pedir ajuda, já significa muito, hein? demonstra sua vontade de melhorar. Sou a Letícia,s ou psicóloga e me coloco à disposição.;