Qual é o tempo médio [quantas semanas ou meses] para o tratamento da timidez pela psicologia ter eficácia? Também

39 respostas
Qual é o tempo médio [quantas semanas ou meses] para o tratamento da timidez pela psicologia ter eficácia?
Também quero saber quais são as técnicas utilizadas pela psicologia para o tratamento da timidez. A pessoa fica desinibida, falante, comunicativa? Aguardo resposta[s]. Obrigado.
 Renato Mota
Psicólogo
Montes Claros
Existem traços de personalidade que são fóbicos sociais, nesta perspectiva temos os traços que desenvolvem com facilidade timidez. As crenças familiares também são responsáveis pela formação da forma como se vê as situações, logo uma pessoa tímida ao se limitar das experiências sociais desenvolvem pensamentos que avaliam a situação como constrangedora, vergonhosa, pode ter sido exposto ou se sentido ridicularizado devido tais crenças que possa ter desenvolvido. Julga a cena como vergonhosa e recua ainda mais para novas experiências. O tratamento mais adequado hoje é o medicamentoso, devido estar associado a um transtorno de ansiedade, e psicológico que envolve o treino de habilidades sociais, trabalhando junto às crenças de julgamento das cenas que causam tais reformadores desse comportamento de timidez. Não tem como afirmar que a pessoa será falante, se esse não é o jeito da pessoas a, porque ela seria falante? Não justifica até. Então faça uma avaliação adequada. Existe tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Ricardo Bergamasco
Psicólogo
São Paulo
Seria muito bom conseguir dar uma resposta direta e exata, com uma quantidade de sessões certa e assertiva para o tratamento da timidez, mas infelizmente não é assim, varia muito de pessoa para pessoa e depende do nível da timidez em que ela está. As técnicas fariam de acordo com a abordagem do profissional que você escolher. Um psicólogo que atenda na abordagem cognitivas comportamental, por exemplo, poderá aplicar técnicas de habilidades sociais, de avaliação do pensamento e da emoção, de dessensibilização, de relaxamento, entre muitas outras. Quanto a pessoa ficar mais "desinibida", "falante" e "comunicativa", são reflexos do tratamento - ela pode ficar sim mais aberta a interações sociais, sabendo lidar melhor com a timidez. Uma vez que a timidez é um traço da personalidade, ela faz parte da pessoa, mas sabendo lidar com isso, ela pode trabalhar e entender melhor o desconforto que a timidez traz para ela.
 Dorival Alonso Junior
Psicólogo
São José do Rio Preto
Quando é falado de um sintoma, que é algo que se mostra no aqui e agora, é quase que um convite para a pessoa buscar ajuda, pois por trás desse sintoma tem muitas outras coisas acontecendo. Eu trabalho com a parte sadia, ou seja, com certeza você não é uma timidez, você é muito mais que isso, ao trazermos a parte sadia, a mesma vai ajudando a restabelecer a parte que não está muito integrada. quanto tempo de tratamento ? isso nenhum profissional consegue estabelecer, é um processo, ok ? abraço e espero ter contribuído.
 Luciene Cremonese Salomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Primeiramente seria interessante você passar por um diagnóstico para confirmar se seu caso é pontualmente timidez. Realmente não há como prever o tempo médio para começar a sentir se melhor, depende não só das técnicas mas principalmente do quanto você está aberto e deseja que essa mudança aconteça. São várias as abordagens psicológicas, mas as técnicas que uso estão voltadas ao autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais aprendemos a lidar com nossos conflitos e também a lidar com o meio que estamos inseridos. Sobre o fato de se tornar uma pessoa falante, comunicativa, posso dizer que você se desenvolverá de acordo com a sua personalidade.
 Lícia Maria Madureira
Psicólogo
Salvador
Importante ressaltar que existem tipos de timidez:
A crônica que afeta todas as áreas da existência do sujeito e a situacional que como o nome insinua,se aplica em situações específicas.
A timidez é patológica ( traz sofrimento) quando evolui para a fobia social que é considerada um transtorno de ansiedade e requer a depender do nível , tratamento psiquiátrico geralmente com medicação, bem como acompanhamento psicológico.
Pode ser considerada normal quando não priva a pessoa do convívio social nem lhe causa dano.
Não existe tempo determinado para a psicoterapia sanar esse processo, depende da resposta que o paciente apresentar, pois cada um tem a sua forma característica de ser e de vivenciar sua timidez,Quanto as técnicas,diferem, eu especificamente utilizo a teoria junguiana, psicologia profunda/ analítica para embasar minha prática psicoterápica e adoto o processo dialógico, caixa de areia, imaginação ativa, sonhos, exercícios respiratórios etc.
 Priscila Barros
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Acho interessante e bastante válido você procurar um psicólogo para um primeiro entendimento do que se refere essa timidez. Como ela é vivenciada por você, desde quando, no que tem atrapalhado a sua vida, etc. Existem diversas abordagens em psicologia, algumas com técnicas e prazos determinados, outras não mas não menos eficientes e que lhe ajudam a entender o significado dessa timidez, sua construção e qual a "função" que ela desempenha em sua vida. Ao entendermos os significados e construção de nossos medos e limitações, podemos nos organizar internamente e abrir possibilidades de escolha de como queremos ser a partir de então. Espero ter ajudado. Abço.
 Valesca Nunes
Psicanalista, Psicólogo
Curitiba
Olá! Não tem como prever um tempo determinado, o tratamento varia com o tempo de cada pessoa. Quanto as técnicas, ela varia de acordo com a abordagem utilizada pelo profissional. De forma resumida, a abordagem psicanalítica por exemplo, irá investigar o que essa "timidez" significa para você e provocar reflexões acerca desse tema e outros que podem surgir nas associações. Durante o processo de análise pode ocorrer mudanças na posição subjetiva do paciente, como também na sua forma de se relacionar.
 Rafaela Alice Corrêa
Psicólogo, Psicanalista
São José
Olá! Não é possível determinar um tempo, pois cada sujeito tem o seu próprio processo. Também varia de acordo com a abordagem de cada profissional. Na psicanálise, por exemplo, você vai investigar a causa da sua timidez e tudo que está relacionado a ela, por isso não delimitamos um tempo fixo para o tratamento, pois podem aparecer outras questões no percurso que sejam necessárias trabalhar caso seja o desejo do paciente. As técnicas também variam de acordo com cada abordagem. Na psicanálise utilizamos a associação livre.
 Táila Menegate
Psicólogo
Niterói
Olá!
Não é possível determinar o tempo da psicoterapia. Cada individuo tem seu tempo de evolução.
Uma técnica bastante eficaz para a timidez, é o treinamento da habilidade social. Essa técnica ajuda o individuo a se desenvolver socialmente.
A abordagem utilizada é a Terapia Cognitiva Comportamental.
 Clayton Senhoreli
Psicólogo
São Paulo
Olá. Cada pessoa tem um tempo diferente no processo de aprendizagem, por isso, não seria apropriado nesse momento indicar um período. Mas com a terapia, é possível investigar as possíveis causas, e buscar a melhor alternativa para lidar com a questão. Independente da abordagem, pois todas oferecem boas alternativas, o mais indicado seria um profissional sério, que passe segurança.
 Gabriel Domingos Silva Rego
Psicólogo
São Paulo
Achei sua pergunta importantíssima. A questão do tempo e eficácia, na verdade, não combinam muito com a psicologia, isso porque não trabalhamos com a ciência exata, não somos capazes de medir, quantificar, programar, nem mesmo dar certeza de que um tratamento vai levar a um lugar especifico. A psicologia promove liberdade, com ela é possível entender o que torna tão difícil falar em publico, pra você, no caso, e isso promove autonomia e liberdade para estar no mundo de outra forma, uma forma não tímida, talvez, uma nova forma de lidar. o primeiro passo você ja deu, perceber e querer cuidar disso que te incomoda, a terapia certamente pode te ajudar com isso.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Ás vezes um jeito de ser nos incomoda e traz consequências desagradáveis. Buscamos algo rápido e eficaz que nos livre do sofrimento. Além do muito dito pelos colegas, acrescento que na esfera de nossos sintomas - timidez, no caso - conta muito o empenho e abertura em olharmos para nós mesmos, e por isso não há tempo definido, receita pronta e remédio definitivo. Como pode ser dolorido e delicado nos abrirmos, o profissional pode contribuir, mas não há garantias, é um conjunto complexo de fatores. Mas falar da timidez é falar de ti, a análise psicanalítica tem este mote.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa tarde é muito dificil medir o tempo necessario para superar as proprias limitaçoes, depende muito da forma de como a pessoa entra no processo terapeuticos, muitas pessoas demoram, é uma forma de defesa que se instala, so depois que a pessoa se abre ao novo é que o processo acontece; portanto depende muito de como cada um se dispoe a entrar no processo terapeitico, é preciso se livrar das defesas que se tem para se proteger e sofrer menos.
Alem do mais é importante entender as causas dessa timidez, quanto mais são antigas ou da primeira infancia demora um pouco mais para que elas voltem a conciencia e trata-las. De qualquer forma o que é importante é frequentar uma psicoterapia, o resto depende de caso a caso.
É importante entender que cada indivíduo nasce com um temperamento, este é inato, genético, está ali desde o nascimento. Porém, o ambiente pode reforçar esses traços do temperamento ou pode modificá-los. Por exemplo, uma pessoa pode ter nascido com temperamento tímido, mas cresceu em um ambiente estimulante, reforçador e acolhedor, por isso, ela torna-se segura para expressar-se. O que não significa que ela será extrovertida "falante e desinibida" como você coloca, mas sim que como teve boas oportunidades para aprender a se expor conseguiu vencer a ansiedade social. Isso quer dizer que é possível desenvolver habilidades sociais, mas não é possível mudar o temperamento. A terapia cognitivo-comportamental oferece várias ferramentas para vencer a timidez, entre elas: a desconstrução de pensamentos distorcidos, o treinamento de habilidades sociais, ensina a lidar com a ansiedade e o desenvolvimento de autoconfiança para que, gradualmente, o indivíduo consiga se expor sem sofrimento intenso. Se o trabalho for bem feito, se o paciente estiver engajado e comprometido, se as sessões forem focadas no objetivo e com profissional experiente, o tempo de tratamento pode variar de 6 a 12 meses. Busque ajuda de um psicólogo/a, só assim poderá conhecer-se e trabalhar essa dificuldade.
Olá. Quando você inicia um tratamento de psicoterapia não existe tempo certo para a resolução de prolemas. Depende da sua história, do que causa essa timidez e outros fatores. A timidez não necessariamente é um traço ruim. O interessante é você passar por um psicólogo para você se auto conhecer melhor e com isso buscar estratégias que se adequem a você. Atenciosamente.
Olá. Pelo que entendi a timidez tem causado sofrimento e descontentamento, por isto é importante avaliar todo o processo, os reforçadores do comportamento, as crenças ligadas a isto, dentre uma serie de fatores que tem provocado desconforto.
Sobre tudo, estamos falando de singularidade, o que impede fatores determinantes, o tempo também é subjetivo, não tem como estabelecer.
O importante para o terapeuta e paciente é minimizar o desconforto e promover passo a passo qualidade de vida.
Não existe dúvidas de que um espaço de escuta vai lhe fazer bem, permita-se viver este tempo, mesmo que seja longo.
Faça isto por você!
Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Se o diagnóstico for apenas timidez, apenas treino de habilidades sociais. Tratamento breve com a terapia cognitivo-comportamental. Procure um psicólogo
Olá! Queria muito te responder com a objetividade que tanto deseja mas não é assim que funciona o processo psicoterápico. A duração do tratamento varia consideravelmente dependendo da pessoa e da natureza das questões a serem trabalhadas. Por isso, não é possível determinar a quantidade de sessões. Tudo dependerá do que está por trás da sua queixa e se a sua timidez está no nível leve, moderado ou severo. Antes de aplicar qualquer técnica, será feita a conceitualização do caso. Isso significa que será investigada como essa timidez surgiu e de que forma você vem se relacionando com ela. Quando os dados suficientes para análise forem coletados, será possível propor um plano de tratamento específico para o seu caso, onde você poderá ter melhores resultados. Um recurso bastante utilizado no tratamento da timidez é o treinamento de habilidades sociais. Com o seu comprometimento e acompanhamento de um Psicólogo, além de se conhecer melhor, você desenvolverá habilidades que possibilitarão novos tipos de interações sociais. Como você chegou até aqui, imagino que a sua timidez esteja lhe causando algum tipo de sofrimento. Fico feliz em saber que você está aberto a mudança. Sucesso em sua jornada. Cuide-se bem!
 Fabiane Valentin da Silva
Psicólogo
Curitiba
Olá!

Cada psicólogo possui sua forma de trabalhar, desse modo, as técnicas utilizadas por cada profissional variam bastante.

Mas, de forma geral, costumamos inicialmente identificar a origem do problema, e, posteriormente, usar várias técnicas para que o paciente consiga ressignificar, ou seja, olhar de forma diferente para a situação. Isso possibilita que a pessoa vá mudando seu comportamento, aos poucos, com relação ao que a faz sofrer.

É difícil dizer em quantas sessões isso vai acontecer, pois depende da complexidade da situação, do surgimento de outras questões ao longo do processo terapêutico que, inicialmente não haviam sido levantadas e também da facilidade ou dificuldade que cada pessoa vai ter para realizar os exercícios propostos.

Como você tem dúvidas quanto à isso, você pode esclarecer tudo isso na primeira consulta com o profissional que você escolher para te acompanhar, tenho certeza que na primeira consulta você vai sair do consultório com esses primeiros questionamentos resolvidos.

Espero ter ajudado!
Olá! Na terapia cognitiva comportamental, o psicólogo irá ajudar a pessoa a ter o autoconhecimento, compreender a timidez, corrigir as distorções cognitivas, crenças e realizará o treinamento de habilidades sociais, além de recorrer a outras técnicas para atingir o objetivo estabelecido junto com o paciente.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá!
O protocolo de tratamento é feito de acordo com cada indivíduo, pode ser utilizado técnicas como habilidades sociais, dessensibilização sistemática, regulação emocional e entre outras. Só que vale ressaltar que só o uso de técnicas não é o suficiente, sendo necessário aprofundar em outras questões terapêuticas que podem ser responsáveis por esse sofrimento.Portanto não tem um tempo determinado, vai variar da evolução do tratamento. Um abraço.
 Sarah Simões
Psicólogo
Brasília
Bom dia!
Não existe um tempo determinado para que você trabalhe a timidez. Este tempo depende de como você vai se sentir na sessões e como será o trabalho do profissional. Para muitas demandas as sessões ocorrem com frequência semanal e duração de 50min por sessão.

Primeiramente é preciso compreender o que é a timidez, em quais contextos essa timidez é apresentada, quais os comportamentos relacionados e o que a mantém. Para mudar essa timidez são traçadas estratégias de mudanças de comportamentos.
O psicólogo te acompanha em todo esse processo.

Entre em contato comigo caso tenha mais alguma pergunta. Será um prazer te ajudar!
Dra. Lucia Pereira Berhili
Psicólogo
Brasília
Tem varias abordagens na psicologia que poderá lhe ajudar. Eu trabalho psicoterapia individual ou em grupo para o tratamento psicológico. E necessário saber qual o grau de sua timidez. Onde? Quando? Como acontece sua timidez?
O trabalho psicológico vai ajudar muito.
Mais informações entre em contato pelo Whatsaap. Um abraço,
 Lilian Toews
Psicólogo
Garopaba
Qual é o tempo médio [quantas semanas ou meses] para o tratamento da timidez pela psicologia ter eficácia?
Abordagens comportamentais podem ser as mais breves (terapia cognitivo-comportamental ou a Terapia Comportamental pura). Na primeira há programas projetados para 20 sessões, com psicólogos que tenham formação em institutos de TCC e atuem conforme os mesmos. Porém, acrescento que depende da estrutura psicológica da pessoa. A psicologia não é uma ciência exata, contamos com inúmeras variáveis durante o processo da psicoterapia que podem demandar muito mais tempo. Já acompanhei pessoas que conseguiram lidar melhor com seus medos em meses, outros em anos.

Também quero saber quais são as técnicas utilizadas pela psicologia para o tratamento da timidez.
Técnicas na TCC: exposição, reestruturação cognitiva, técnicas de relaxamento e treino de habilidades sociais.

A pessoa fica desinibida, falante, comunicativa?
não há como afirmar como será a forma de comportar-se sem conhecer o diagnóstico correto da "timidez", a pessoa, suas "fortalezas" e suas dificuldades. Prognóstico com a psicoterapia é sempre mais positivo.
Aguardo resposta[s]. Obrigado.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá! Como já informado pelos colegas, em psicologia não é possível prever um tempo para o processo ter um fim, principalmente porque o resultado não depende diretamente do trabalho do psicólogo e sim de uma série de fatores em conjunto. Um cliente engajado no processo terapêutico dentro e fora de sessão contribuem para um tempo menor para os resultados. Vou responder sua pergunta de forma genérica, acredito que o espaço 3-12 meses seja a média de um processo terapêutico apresentar resultados mais consistentes.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Boa noite! Como vc está?
Como disse os colegas, é muito difícil conseguir delimitar um tempo para vc conquistar objetivos na psicoterapia, como superar a timidez. Também depende da abordagem do profissional, mas mais do que isso, o vínculo e a confiança com o profissional é muito importante, o engajamento na terapia também. Durante as sessões de 50 min, no minimo 1x na semana, serão traçados metas para seu tratamento, além de compreender as razões de sua dificuldade com a timidez, há quanto tempo ocorre, quais os prejuízos em sua vida, como vc enxerga o seu momento atual de vida, e como a timidez está ligada às suas atividades..enfim, são muitas questões que só serão delimitadas no seu processo terapêutico q é único e singular. O que vai depender dos resultados, é o seu engajamento também em seu tratamento. Mas só de vc ter vindo aquii pedir ajuda, já significa muito, hein? demonstra sua vontade de melhorar. Sou a Letícia,s ou psicóloga e me coloco à disposição.;
Olá! Infelizmente é muito dificil precisar qual o tempo de tratamento necessário para ajudar com a timidez. Para este tipo de trabalho vai ser necessário entender a origem desta timidez, o quanto dela é temperamento, o quanto é em função de distorçoes cognitivas e crenças adquiridas ao longo do seu desenvolvimento. Mas o importante é que há sim maneiras de lidar melhor com ela e desenvolver algumas habilidades sociais que te ajudarão muito. Fico a disposição caso vc queira se aprofundar mais nestas possibilidades. Um abraço!
Não há um número certo de sessões, mas o primeiro passo para se livrar da timidez é começar. A terapia cognitivo comportamental, através de suas técnicas e abordagem pode ajudar muito ao longo do tempo, tornando a pessoa mais comunicativa.
 Lorena Blas
Psicólogo
Santo André, SP
É bastante complexo estipular o tempo de tratamento, acredito que em 3 meses você vai poder se sentir um pouco melhor e entender melhor o papel da terapia na sua vida.. Mas em quanto tempo você melhora depende muito de você também. Acredito que um ano de terapia seja um tempo considerado legal. Assim como é complexo estabelecer o tempo de duração do processo também é difícil dizer dos resultados porque tambem depende muito de voce. Mas nesses casos a psicoterapia tem se mostrado muito eficiente! Tenho experiência e interesse nesses assuntos, estou a disposição. Sobre as técnicas acho que de início é necessário compreender o que te deixa tímido, como é a sua timidez e ai então começar a pensar em como lidar. Porém o que você realmente precisa é se escutar um pouco.
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
O tempo de tratamento da timidez na psicologia pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da intensidade da timidez, das causas subjacentes e do engajamento no processo terapêutico. A psicoterapia busca explorar a fundo as questões emocionais e cognitivas que alimentam o medo social, proporcionando uma compreensão mais clara das inseguranças e crenças limitantes.

No tratamento, não há uma única técnica aplicada de forma padronizada. A psicologia trabalha com abordagens que ajudam a pessoa a compreender e ressignificar seus sentimentos de timidez e insegurança. Em vez de buscar tornar alguém "desinibido", o foco é proporcionar um espaço seguro para que a pessoa desenvolva uma autoimagem mais positiva, aumente a confiança nas suas habilidades de interação e aprenda a lidar com a ansiedade social de maneira mais equilibrada.

Com o tempo, o indivíduo tende a se sentir mais confortável em ambientes sociais, podendo melhorar suas habilidades de comunicação e se tornar mais seguro ao se expressar. A psicoterapia oferece as ferramentas necessárias para que a pessoa se sinta mais à vontade em situações sociais, respeitando seu ritmo e autenticidade.
O tempo necessário para o tratamento da timidez pode variar de acordo com diversos fatores, como a intensidade do problema, o empenho da pessoa em participar do processo terapêutico, o tipo de abordagem psicológica utilizada e as condições individuais de cada pessoa. No entanto, vou tentar explicar algumas coisas sobre o tempo e as técnicas que podem ser usadas no tratamento.

Tempo de tratamento
Em média, um tratamento para a timidez pode durar entre 3 a 6 meses, mas pode ser mais curto ou mais longo dependendo de diversos fatores, como:

O quão profunda e persistente é a timidez.
A presença de comorbidades, como ansiedade social ou depressão, que podem agravar a timidez.
O engajamento da pessoa no tratamento e a prática das orientações terapêuticas.
A abordagem terapêutica escolhida pelo psicólogo.
Em alguns casos, a pessoa pode notar melhorias significativas nas primeiras semanas ou meses de tratamento, especialmente se a timidez for mais leve ou se a pessoa já tiver algum nível de confiança em si mesma. Em outros casos, pode ser necessário mais tempo para alcançar resultados satisfatórios.

Técnicas utilizadas para o tratamento da timidez
A psicologia utiliza várias abordagens e técnicas para ajudar a pessoa tímida a se sentir mais confortável e confiante em situações sociais. As mais comuns incluem:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC):

Reestruturação cognitiva: A TCC foca em identificar e modificar pensamentos distorcidos ou negativos que contribuem para a timidez, como "Eu vou ser julgado se falar" ou "Não sou bom o suficiente". A ideia é desafiar essas crenças e substituí-las por pensamentos mais realistas e positivos.
Treinamento de habilidades sociais: Envolve o desenvolvimento de competências sociais como iniciar e manter conversas, fazer perguntas, ou lidar com situações sociais desconfortáveis. Isso ajuda a pessoa a se sentir mais preparada e confiante.
Exposição gradual: A pessoa começa a se expor de forma gradual e controlada a situações sociais que a fazem se sentir desconfortável. Ao longo do tempo, isso ajuda a reduzir o medo e a ansiedade.
Técnicas de relaxamento e controle da ansiedade:

Mindfulness: Técnicas de mindfulness ajudam a pessoa a focar no presente e a controlar a ansiedade ao invés de se preocupar com julgamentos ou possíveis falhas sociais. A prática pode ser eficaz para ajudar a pessoa a se desinibir.
Respiração profunda: Ensinar técnicas de respiração para reduzir os sintomas físicos da ansiedade, como batimento cardíaco acelerado e tremores.
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT):

Foca na aceitação dos pensamentos e emoções, sem tentar eliminá-los. Em vez de lutar contra a timidez, a pessoa aprende a conviver com ela e a agir de forma a ter uma vida significativa, mesmo com a presença da timidez.
Terapia Interpessoal (TIP):

Focada na melhoria das relações sociais. O terapeuta ajuda a pessoa a desenvolver habilidades para interagir com os outros de forma mais eficaz e confortável, além de explorar e melhorar os padrões de comunicação e interação.
Resultados esperados:
Com o tratamento adequado, a pessoa tímida pode se tornar mais desinibida, comunicativa e confiante. Porém, isso não significa que a timidez será completamente eliminada. O objetivo é reduzir os níveis de ansiedade social e aumentar a confiança nas interações sociais, ajudando a pessoa a agir de forma mais confortável e assertiva em situações de comunicação.

A pessoa pode aprender a lidar melhor com o medo de julgamento e a se expor mais facilmente a situações sociais, o que geralmente leva a uma maior facilidade em se comunicar. Com o tempo, ela pode passar a se sentir mais à vontade, melhorar a qualidade de suas relações e aumentar sua autoestima.

Conclusão:
O tempo necessário para o tratamento da timidez varia, mas é possível ver melhorias significativas em 3 a 6 meses, dependendo da abordagem adotada e da participação da pessoa. Técnicas como reestruturação cognitiva, treinamento de habilidades sociais e exposição gradual são algumas das mais eficazes para ajudar a pessoa a superar a timidez e se tornar mais comunicativa e confiante.

Se você está considerando procurar terapia para timidez, um psicólogo especializado em Terapia Cognitivo-Comportamental ou outras abordagens que tratam a ansiedade social pode ser um bom caminho. O importante é ter paciência e persistir, pois a mudança é gradual.
Olá! Depende da intensidade da timidez e da frequência dos encontros. Algumas pessoas começam a perceber avanços já nas primeiras semanas, especialmente com o uso de técnicas da terapia cognitivo comportamental (TCC). As técnicas mais utilizadas incluem reestruturação cognitiva, treinamento de habilidades sociais, exposição gradual com metas de enfrentamento a situações e técnicas para ajudar a controlar a ansiedade.
O objetivo não é apenas tornar a pessoa "falante", mas ajudá-la a se sentir confortável consigo mesma, expressando-se com naturalidade e segurança. Se quiser conhecer mais sobre como funciona o processo, será uma satisfação.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O tempo médio para o tratamento da timidez na psicologia pode variar bastante, dependendo das características individuais e da intensidade do que está sendo vivenciado. Normalmente, os primeiros resultados podem ser percebidos em torno de 8 a 12 semanas, com sessões semanais, mas um tratamento mais completo pode levar de 6 meses a 1 ano. Esse período é suficiente, na maioria dos casos, para consolidar mudanças nos padrões de pensamento e comportamento, embora o ritmo e a profundidade do processo sejam únicos para cada pessoa.

No tratamento da timidez, técnicas amplamente utilizadas incluem a reestruturação cognitiva, que busca identificar e modificar pensamentos automáticos que reforçam a timidez, como o medo de julgamento ou de cometer erros. A exposição gradual a situações que despertam desconforto é outra estratégia muito eficaz, permitindo que a pessoa enfrente seus medos de forma planejada e progressiva, reduzindo a ansiedade associada a essas interações. Além disso, o treinamento de habilidades sociais ajuda a desenvolver competências práticas para interagir de maneira mais confiante, enquanto práticas de mindfulness e regulação emocional ajudam a lidar com o desconforto no momento presente, sem autocobrança excessiva.

O processo terapêutico também pode incluir uma análise de crenças centrais, permitindo explorar como experiências passadas moldaram a visão sobre si mesmo e os outros, ajudando a reconstruir essas crenças de forma mais positiva. O objetivo da terapia não é transformar a pessoa em alguém desinibido ou extremamente comunicativo, mas ajudá-la a se sentir confortável para ser quem é, em qualquer situação. Algumas pessoas podem se tornar mais extrovertidas, mas isso depende de suas características naturais e do que realmente desejam.

Se você está considerando iniciar esse processo, ele pode ser uma oportunidade de transformação, permitindo que você lide com as interações sociais de forma mais leve e confiante. Caso queira explorar isso mais a fundo, estarei à disposição para ajudar!
 Julia  Vieira
Psicólogo
São Paulo
Na psicologia, não temos como dar uma média de tempo para o tratamento pois depende de cada paciente, suas necessidades, seu contexto, seu histórico, sua disponibilidade e entre outros fatores. Para a timidez, normalmente é utilizado a técnica de RPD e também exposição gradual para que se comunicar nos contextos de sofrimento seja mais torável, porém, se é uma característica da pessoa, ser mais introvertida, certamente não se tornará falante e desinibida, mas sim, saberá se comunicar melhor sem causar o sofrimento atual.
Boa noite, querido(a) paciente! A duração do tratamento para a timidez pode variar para cada pessoa. Tudo vai depender do seu grau de interesse e colaboração na terapia. No que se refere as técnicas, eu recomendo técnicas de respiração (respiração diafragmática) e a exposição gradual as situações que você percebe que a timidez pode ocorrer. A partir do momento que você começar a iniciar conversas com as pessoas, você adquire habilidades de manter e encerrar diálogos e adquire conhecimentos sobre um determinado assunto/grupo. Espero tê-lo ajudado!!
 Elaine Medeiros Passarini
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá! O tempo de tratamento da timidez vai depender da frequência das sessões, do envolvimento da pessoa e se existem outras questões junto, como ansiedade social por exemplo.
As técnicas mais comuns são a terapia cognitivo-comportamental (que trabalha os pensamentos e inseguranças), exercícios de respiração e relaxamento, além de práticas que ajudam a melhorar a confiança em situações sociais. Importante: o objetivo não é transformar a personalidade da pessoa ou fazer ela virar super comunicativa do nada. A ideia é que ela consiga se sentir mais segura e à vontade sendo quem é, sem tanto medo de se expor ou interagir com os outros.
Ficar mais comunicativo pode sim acontecer, mas dentro do próprio estilo de personalidade.
 Nilzelly Martins
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá,

Essa é uma pergunta muito comum, e carrega consigo uma expectativa legítima: a de encontrar alívio, transformação e talvez até uma nova forma de se colocar no mundo. Mas na psicanálise, quando nos perguntam "quanto tempo leva?", a resposta não costuma vir em semanas ou meses. Não por desinteresse ou evasão, mas porque cada sujeito tem sua própria história, seus tempos, seus modos de se afetar e de elaborar.

A timidez, do ponto de vista psicanalítico, não é um traço a ser "curado" ou extinto como se fosse algo estranho ao sujeito. Ela pode ser expressão de muitas coisas: uma forma de se proteger de um olhar invasivo, um modo de lidar com a angústia do encontro com o outro, ou até uma resposta diante da exigência de desempenho constante. Quando alguém diz “sou tímido”, nos perguntamos: o que essa timidez está sustentando? O que ela impede de vir à tona?

Na psicanálise, não utilizamos técnicas padronizadas ou protocolos. O que nos orienta é a escuta atenta e singular de cada sujeito. Não partimos de uma ideia de norma, como ser "desinibido", "falante" ou "comunicativo", mas buscamos compreender o que, na história daquele que fala, levou a construir essa relação com a fala, com o corpo, com o olhar do outro.

A transformação, quando acontece, não é forçada de fora para dentro. Ela se dá na medida em que o sujeito se autoriza a ocupar um novo lugar, a sustentar o desejo com mais liberdade, e a criar novos modos de estar no mundo que não sejam marcados pelo sofrimento. E, às vezes, isso não implica "deixar de ser tímido", mas poder se reconhecer e se afirmar como alguém que, mesmo com certa reserva, pode desejar, criar, se relacionar à sua maneira.

Se você sente que essa questão lhe causa sofrimento, talvez seja um bom momento para iniciar uma análise. Não para se encaixar em um ideal de comportamento, mas para compreender o que sua timidez diz de você e o que, de fato, você deseja transformar.

Caso deseje trilhar esse percurso comigo, meu consultório está aberto para acolher sua história, com escuta ética e comprometida com sua singularidade.
 Milena  Hartmann Frare
Psicólogo
Balneário Camboriú
Olá!

Não existe uma fórmula geral para o tempo de um tratamento nem para os efeitos sobre a timidez. Cada pessoa tem sua própria experiência, seu ritmo e suas necessidades.

O que pode ser interessante é refletir sobre o que significa para você sentir-se mais à vontade em diferentes situações e perceber como você reage a elas. A psicoterapia oferece um espaço seguro para explorar isso, respeitando a sua singularidade e a sua história de vida.
Na psicanálise, não existe um “tempo médio” fixo para o tratamento da timidez, porque cada pessoa traz uma história singular. O processo não se mede apenas em semanas ou meses, mas na medida em que o paciente vai se escutando, compreendendo as origens do seu medo de se expor e elaborando conflitos internos.

A timidez, nesse olhar, não é apenas “falta de habilidade social”, mas pode estar ligada a experiências precoces de julgamento, vergonha ou até a uma dificuldade em sustentar o próprio desejo diante do olhar do outro. Na análise, o que se trabalha não é “ensinar a ser falante”, mas sim abrir espaço para que o sujeito encontre sua forma mais autêntica de se expressar, sem estar paralisado pelo medo de errar ou de ser rejeitado.

Portanto, o resultado esperado não é virar alguém completamente desinibido, mas conquistar mais liberdade e segurança psíquica para estar com os outros, respeitando o próprio ritmo.

Especialistas

Ana Helena Finoti Gonçales

Ana Helena Finoti Gonçales

Psicólogo

Votorantim

Suellen Mariano

Suellen Mariano

Psicólogo

Itapetininga

Karine Moraes

Karine Moraes

Psicólogo

Goiânia

Christiane Batista

Christiane Batista

Psicólogo, Terapeuta complementar

Brasília

Juliana Santos de Carvalho

Juliana Santos de Carvalho

Psicólogo

Salto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Timidez
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.