Minha filha tem 5 anos e não gosta da figura masculina ao seu redor ela sempre foge, se esconde e at

18 respostas
Minha filha tem 5 anos e não gosta da figura masculina ao seu redor ela sempre foge, se esconde e até trata mal. Isso pode ter a ver com a ausência do pai na maioria de sua criação ?
Olá!! É importante que você procure um profissional para que sua filha possa começar a se expressar por ela mesmo.
Ela pode não gostar da figura masculina por diversos fatores, e somente quem pode nos apresentar esses fatores é a pessoa envolvida.
Espero ter ajudado!!!

Ola, Boa tarde! Sim. A crianca de 5 anos tem uma compreensao de mundo em que ja consegue perceber - e manifestar - seu sentimento em relacao a presenca (ou ausencia) da figura paterna em sua vida. Em todo caso, e importante investigar tambem quais as experiencias que sua filha teve com figuras masculinas. Uma experiencia negativa, como um susto, uma voz masculina mais potente, pode ter causado uma imagem negativa fantasiosa para ela, entao e preciso descartar qualquer evento traumatico. Mas no caso de ter um pai ausente, nessa fase da vida a crianca reage como uma especie de protesto, se comunicando atraves de atitudes corporais, como chute, arranhoes e gritos, pois ainda nao sabe elaborar e definir em palavras o que sente. Bem provavel que nao estando acostumada ao convivio com homens, ao se deparar com eles ela estranhe a presenca dessa figura, e manifesta sua ausencia de vinculo emocional com ele.
Boa noite. Não é possível um pré diagnóstico. Mas de repente pode ser sim! Mas agende uma consulta psicológica e fale a respeito. Estou a disposição!
Felizmente ou infelizmente, não se pode afirmar que a ausência do pai levou a aversão a figura masculina. Você deve procurar um profissional de psicologia para analisar a história de vida familiar e de sua filha e ai sim, encontrar as possíveis variais que controlam o comportamento dela.
Complexo fazer uma analise com base no seu depoimento, uma vez que esta situação no qual a criança esta inserida engloba varias coisas. A criança , por nao saber expressar seus sentimentos de uma forma tao clara, para compreensao do adulto, pode sim , ter atitudes para demonstrar seu descontentamento ou ate mesmo para pedir socorro. Importantissimo procurar um profissional para investigar melhor , e saber o que angustia a criança, pois esta claro que algo esta acontecendo, mas é preciso identificar o porque!
Espero ter ajudado !
Forte Abraço.
Boa noite!!!!
O ideal seria buscar ajuda de um profissional da Psicologia para que a sua filha consiga se expressar e com isso podermos identificar a real razão deste comportamento.
Existe uma dor, um sofrimento, uma angústia muito grande.
Um abraço.
Ola! Podem existir diversos motivos para ela se esquivar de figuras masculinas. Cada pessoa tem uma percepção diferente da outra, mesmo sendo irmaos gemeos..tanto que cada um, diante do mesmo problema, age de formas diferentes. Te oriento a buscar uma terapia para ela, para entender melhor o que se passa com ela, qual a percepção dela referente a homens, quais os medos e relacoes que ela fez na cabecinha dela. Nao deixe de levá-la ao psicologo!! Abc
Olá, sugiro, primeiramente, procurar o apoio de um psicólogo, ele vai ser a melhor pessoa para ajudar a entender o que pode estar por trás do comportamento de esquiva do sexo masculino. Podem ter diversos fatores que influenciam nesse comportamento. E todo comportamento é uma forma de comunicação. A criança de 5 anos ainda não tem muitas habilidades de se comunicar e de se expressar de forma clara ou falar sobre seus sentimentos, por isso procurar aprofundar e entender, é importante. Conte comigo, fiquem bem.
Nesta faixa etária a mãe é ainda o centro do mundo da criança. A figura masculina, em contrapartida, provoca uma ruptura nesse relacionamento, e isso não é nada ruim. É comum identificar traços de introspecção e dependência em crianças que não tem a figura paterna mais segura.

Na ausência do pai, é saudável que as crianças adotem outro modelo masculino, que pode ser o avô, tio, irmãos, padrinho, amigo, etc. No entanto, deixe claro para a criança quem é essa pessoa na dinâmica familiar, para evitar confusões na cabeça da criança.
A crianca de 5 anos tem uma compreensão de mundo em que já consegue perceber - e manifestar - seu sentimento em relacão a presença (ou ausencia) da figura paterna em sua vida.Na ausência do pai, é saudável que as crianças adotem outro modelo masculino, que pode ser o avô, tio, irmãos, padrinho, amigo.
Tem que buscar ajuda, trabalhar com esses medos e comportamentos dela para não refletir na vida adulta, o psicólogo irá entender melhor o que se passa com ela, qual a percepção dela referente a homens, quais os medos e relacoes que ela fez na cabecinha dela. Mãe pense mais na saúde mental da sua filha, procure ajuda vai ser bom para ela e para vc. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 70
Seja muito bem vinda!!
É importante que você busque ajuda de um psicólogo infantil,ele vai te ajudar através da história de vida da sua filha, ter uma maior compreensão do que está acontecendo.
Não se demore. Busque ajuda o quanto antes.

Abraço!

Olá, através do seu relato não tem como afirmar que seja a ausência paterna. Sugiro que você procure um Profissional para que sua filha consiga expressar seus sentimentos. Ele irá te auxiliar na demanda de sua filha. Boa sorte na sua busca!
Olá
As figuras materna e a paterna são muito importantes em todas as fases de desenvolvimento de uma criança. O pai pode até não estar presente, mais a criança precisa de alguém que desenvolva esta função paterna no dia a dia dela. Procure ajuda.
Olá, como vai?

Considero delicado relacionar essa fuga da sua filha das figuras masculinas, diretamente à ausência do pai. Concordo quando os meu colegas colocam a importância de você buscar ajuda profissional para que possa pensar junto sobre o histórico de vida de vocês e o que pode estar acontecendo.

Em algumas famílias o pai é ausente, mas quando está presente é carinhoso ou, ele não é presente fisicamente, mas liga, conversa, se mostra interessado e se faz presente. É importante pensar se houve algum acontecimento mais marcante com o pai ou alguma outra figura masculina, que pode até ser algum colega da escola ou de algum outro convívio.

Enfim, é preciso pensar junto com um profissional para entender mais claramente o que pode estar acontecendo.

Coloco-me à disposição!
Sim, a ausência do pai na maioria de sua criação pode ter contribuído para a reação da sua filha. A psicanálise pode ajudar a entender melhor o que está acontecendo com a sua filha. O terapeuta pode ajudar a identificar as raízes do comportamento da sua filha e ajudar a trabalhar nelas. O terapeuta também pode ajudar a criar um ambiente seguro para a sua filha, onde ela possa expressar seus sentimentos e emoções. Além disso, o terapeuta pode ajudar a criar estratégias para lidar com o comportamento da sua filha e ajudar a desenvolver relações saudáveis com figuras masculinas.
Sim, é possível que a ausência do pai possa estar relacionada ao comportamento da sua filha. A figura paterna é muito importante na formação da identidade e do desenvolvimento emocional das crianças. A ausência ou falta de uma figura paterna pode gerar insegurança, medo e desconfiança em relação aos homens em geral.

É importante que você converse com sua filha, tente entender suas emoções e preocupações e busque ajuda profissional caso seja necessário. Um psicólogo pode ajudar sua filha a lidar com suas emoções e a superar seus medos. Também pode ser importante incluir outras figuras masculinas na vida dela, como avôs, tios ou amigos próximos, para que ela possa ter experiências positivas com homens e desenvolver confiança em relação a eles.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Poder pode, mas essa resposta é mais baseada no fato de que seria uma "causa" possível do que numa possibilidade real. Minha orientação é avaliar o quanto sua filha está tendo prejuízos na vida dela, suas interações por conta desse comportamento e avaliar a necessidade de um acompanhamento profissional para a família. Abraço
Olá! Não podemos afirmar nada somente por sua pergunta, assim como alguns colegas afirmaram. Orientação Parental através de uma psicóloga pode te auxiliar com as suas dúvidas e acolher seu caso. Psicólogo pode auxiliar e compreender sobre o desenvolvimento infantil, auxiliando no manejo de comportamentos e emoções, tanto da família quanto da criança. Busque ajuda!
Te convidamos para uma consulta: Psicologia infantil - R$ 150