Minha filha tem dfst de atençao e hiperatividade o Neuro indicia Tofeanil mas estou com medo dela tomar.

9 respostas
Minha filha tem dfst de atençao e hiperatividade o Neuro indicia Tofeanil mas estou com medo dela tomar. E quando for para parar? As amigas me falam para não dar essee remèdio.. Estou na duvida
Olá! A Imipramina (tofranil) é um psicofármaco utilizado no tratamento de diversas doenças neuropsiquicas. Pode ser indicada no tratamento do déficit de atenção com ou sem outras comorbidades relacionadas. É uma substância presente no mercado já a bastante tempo e relativamente segura na infância. Em caso de dúvidas procure o médico prescritor da medicação e exponha suas dúvidas e aflições perante a administração.
Espero ter ajudado;

O Tofranil* (imipramina), um antidepressivo tricíclico, não é a medicação mais usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção-hiperatividade (TDAH). Dentre as medicações disponíveis no Brasil, usam-se mais o metilfenidato, em suas várias apresentações e a lisdexanfetamina. Mas a eficácia da imipramina no tratamento do TDAH é comprovada; sem conhecer diretamente o caso de sua filha, não é possível comentar se a prescrição é ou não a mais adequada.

Quanto a parar a medicação, ainda se discute se o tratamento do TDAH deve ser interrompido e quando isto deve ocorrer. Depende de uma série de fatores e principalmente se devem pesar os prós e contras. Às vezes o efeito do tratamento é tão bom que se considera uma manutenção contínua. Tudo isto é discutido com o(a) paciente e, no caso, também os pais. Se a decisão for parar, não costuma haver dificuldades (sob supervisão médica). Mas os sintomas de TDAH, logicamente, podem voltar.

Opinião de amigas - só se forem especialistas...
Olá!
A sua filha já passou por uma Avaliação Neuropsicológica? Pois é um dos meios mais indicados para esses casos, para detectar quais as funções psíquicos superiores estão em disfunção, pois só por meio da Avaliação Neuropsicológica poder deitar o nível de disfunção da atenção ou outras funções que poderiam estar acometidas. Assim como o médico liderar determinar qual será o melhor tratamento, muitas vezes não precisa de medicamento.
A sua filha faz acompanhamento apenas com o neuro ou também é acompanhada por algum psicólogo ou terapeuta? As patologias que se desenvolvem na infância podem ter inúmeras causas, inclusive psíquicas. O TDAH, embora seja um transtorno catalogado e reconhecido pela comunidade médica, vem sendo diagnosticado de maneira descuidada por alguns especialistas. Você tem toda razão em se preocupar, ainda mais porque os medicamentos utilizados no tratamento deste transtorno são bem fortes e apresentam muitos efeitos colaterais desagradáveis para a criança. Você já tentou levar sua filha a um psicanalista? A psicanálise promove uma escuta cuidadosa dos sintomas da criança, contextualizando-os, em cada caso, com a história singular de cada paciente, promovendo um atendimento personalizado e proporcionando à criança um espaço para elaboração de seus conflitos psíquicos. Antes de optar por um tratamento medicamentoso, sugiro que busque opções menos invasivas, como um tratamento psicanalítico ou com um psicólogo.
Olá!

Em algumas situações é importante que a pessoa corretamente diagnostica com TDAH faça uso de medicamentos. Um bom neurologista saberá encaminhar o começo do tratamento medicamentoso tanto quanto o momento de parar de fazer uso do medicamento.
Contudo, é importante uma equipe multiprofissional para o tratamento de TDAH. Pois, o deficit de atenção com hiperatividade pode ter causas psíquicas. Em muitas situações esses transtornos podem ser cuidados com o tratamento psicanalítico e um muitos casos sem o uso de medicamento, porém, isso não é uma regra. Como você está preocupada em passar esse medicamento para a sua filha, eu recomendo que procure outros neurologistas e procure também conversar com um psicanalista ou com um psicólogo.

Espero ter te ajudado! Qualquer outra dúvida estou a disposição!
O TDAH exige cuidado na escolha do tratamento e da condução do caso.

A decisão dos pais de informar a seus filhos sobre o diagnóstico deve ser discutida com um profissional habilitado, pois é preciso levar em conta a estrutura cognitivo-emocional da criança e da situação na qual ela se encontra.

Sempre busque uma segunda opinião quando o diagnóstico vier acompanhado de indicação de medicamentos para o tratamento sem que nenhuma avaliação psicológica tenha sido realizada na criança.

Já presenciei casos onde a criança tinha a fantasia de que o medicamento a faria ter amigos ou que resolveria problemas de relacionamento com os pais.

No caso de Transtornos sempre busque mais de uma opinião.
Entendo sua preocupação, porém, tem-se utilizado muito a complementação diagnosticada com avaliação neuropsicológica e retorno ao médico. Quanto ao medicamento, sugiro realizar um diagnóstico diferencial com outro especialista da mesma área. Não adianta pegar opiniões de amigos leigos à neurologia. Podem servir de alerta mas, ao mesmo tempo lhe causar mais insegurança e ansiedade
Para avaliar um tratamento, somente outro especialista da área.
Olá! sua preocupação sobre o uso do medicamento é muito relevante, pois o número de crianças sendo diagnosticadas com TDAH e medicadas vem crescendo cada vez mais, e isso tem sido uma preocupação para nós psicólogos. Infelizmente muitos diagnósticos são dados com base apenas nos sintomas apresentados, mas olhar apenas para isso não basta, pois é ver apenas a ponta do iceberg. É preciso analisar profundamente a causa/origem desses sintomas, que muitas vezes são de origem emocional. Sugiro que antes de entrar com um processo medicamentoso procure um psicólogo ou psicanalista. Esses profissionais irão te auxiliar se será necessário associar a psicoterapia com o uso de medicamento ou não.
Buscar a psicoterapia é fundamental para uma melhor observação dos sintomas e para ajustar a medicação.