Minha mãe tem 82 anos e sempre teve personalidade autoritária e deprimida, mas ultimamente vem se apresentando

9 respostas
Minha mãe tem 82 anos e sempre teve personalidade autoritária e deprimida, mas ultimamente vem se apresentando muito esquecida, agressiva e com obsessão por limpeza. Ela tem acompanhamento com psicóloga mas não há diagnóstico da parte dela. Pode ser Alzheimer? Qual especialidade procurar? Obrigada
 Sara Guedes Conceicao
Psicólogo
Salvador
Esses sintomas por si só não são indícios de Alzheimer não. Muitas coisas podem interferir na memoria, como por exemplo o estresse e a depressão.

Uma avaliação neurológica pode ajudar a fazer um diagnostico mais preciso.

Espero ter ajudado

att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Sandra Mara Comper
Psicólogo
Balneário Camboriú
A característica principal do Alzheimer são falhas na memória, apresentadas no dia a dia como: esquecer comida no fogo, deixar de tomar o remédio, não lembrar se comeu, esquecer recados ou coisas que foram ditas ou feitas há poucos minutos, horas ou dias, entre outros. Esses problemas de memória vem acompanhados de mudanças de comportamento na maioria das vezes. No entanto, vale lembrar que pessoas deprimidas apresentam dificuldade de memória; a diferença é que, de maneira geral (há exceções!) pessoas deprimidas se queixam de problemas de memória e pessoas com Alzheimer tendem a não admitir ou dizer que está tudo bem quanto aos problemas de esquecimento (negam). Como sua mãe vem apresentando problemas comportamentais (agressividade e obsessão por limpeza), o ideal seria procurar por um um psiquiatra especialista em geriatria. Abraços!
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
Recomendo que sua mãe consulte um médico Geriatra, ele poderá fazer uma avaliação e o encaminhamento necessário para melhor equilíbrio de sua saúde.
 Roberto Souza Mendes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Nova Iguaçu
Muito bem... como neuropsicologo indico um profissional da neuropsicologia. O neuropsicologo pode avaliar e orientar melhor como ajudar sua mãe, pois existem doenças senis que podem ser confundidas por outras... a depressão pode resultar em tudo descrito por você.
 Adriana M. Corrêa
Psicólogo
Niterói
Olá! Seria recomendado procurar um geriatra e um psicólogo especialista em gerontologia, para melhor diagnosticar os sintomas que você descreve. A disposição!
Prof. Fábio Luiz Socreppa da Fonseca
Psicólogo, Psicopedagogo
Santo André
Olá! O diagnóstico clínico é um direito da pessoa que está em psicoterapia. Se a sua mãe não for responsável por si, vocês teriam de ter direito de saber esse diagnóstico, contudo, se esse não é o caso, depende da sua mãe compartilhar ou não o diagnóstico que ela recebeu.

O conjunto de sintomas que você descreveu podem estar relacionados tanto a processos depressivos, transtornos de humor e mesmo processos neurodegenerativos.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Acho que uma medida fundamental neste caso é submetê-la a uma avaliação neuropsicológica, realizada por um neuropsicólogo especializado em idosos, neste procedimento que leva em média 5 sessões, avalio o funcionamento cognitivo, a personalidade e capacidade de aprendizagem de novas informações. Com o laudo em mãos vocês devem ir a um Neurologista que fechará o diagnóstico e provavelmente peça exames de imagem do cérebro, alem de exames laboratoriais.
Olá,
os sintomas descritos podem acontecer na Doença de Alzheimer, mas em outras demências também.
Uma consulta com um geriatra pode ser extremamente esclarecedora.

Estou à disposição.
Dra. Laura Mattucci Tardelli
Geriatra, Especialista em clínica médica
São Paulo
Os sintomas da sua mãe podem estar relacionados a Alzheimer ou outro tipo de demência, mas também podem ser consequência de transtornos psiquiátricos, depressão agravada ou até efeitos de medicamentos.
O esquecimento progressivo, agressividade e mudanças de comportamento, como obsessão por limpeza, podem indicar demência frontotemporal, Alzheimer ou comprometimento cognitivo leve. Entretanto, também é possível que essas mudanças sejam resultado de ansiedade, TOC ou agravamento de um quadro depressivo.
O ideal é procurar um neurologista ou geriatra, pois esses especialistas podem solicitar exames, como testes cognitivos, exames de imagem e exames laboratoriais, para identificar possíveis causas. A psicóloga pode ajudar no suporte emocional, mas um diagnóstico preciso exige uma avaliação médica mais ampla.

Especialistas

Renata Lima

Renata Lima

Fisioterapeuta

Maceió

Carla Ribeiro de Queiroz

Carla Ribeiro de Queiroz

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Flávia Daolio Formigari Lima

Flávia Daolio Formigari Lima

Terapeuta ocupacional

Jundiaí

Paulo Ricardo Uruguai

Paulo Ricardo Uruguai

Geriatra, Internista

Fortaleza

Jaqueline Doring Rodrigues

Jaqueline Doring Rodrigues

Geriatra

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.