Minha psicóloga levantou uma hipótese diagnóstica da síndrome de asperger (hoje dentro do espectro a

23 respostas
Minha psicóloga levantou uma hipótese diagnóstica da síndrome de asperger (hoje dentro do espectro autista) entretanto, meu psiquiatra discorda. Ele supõe personalidade esquizóide e ansiedade generalizada. O que devo fazer quando dois profissionais que me acompanham discordam entre si?
Isso por vezes pode acontecer. É importante que eles possam conversar entre si para chega a um diagnóstico mais acertado. Uma outra possibilidade é procurar uma terceira opinião.

Olá! Realmente essa é uma situação que pode trazer certa angustia. Avaliação psicológica pode ser uma opção para tentar investigar melhor essas hipóteses diagnósticas.
Porém, um outro ponto para se refletir é o papel do diagnóstico. Ele é muito importante para nortear o seu projeto terapeutico, para te trazer melhor qualidade de vida, mas não deve se resumir a isso. Continuar o seguimento com ambos os profissionais, buscando auto conhecimento e ferramentas emocionais e comportamentais para lidar com suas dificuldades é essencial.
Espero ter ajudado!
As melhores opções é tentar a possibilidade de esses dois profissionais conversarem entre si, para entender melhor o caso, ou. Procurar uma terceira opinião.
Talvez se possa perguntar em que eles concordam? Afinal você é muito mais que um rotulo, um diagnostico. Você não é o transtorno ou a síndrome. Trabalhar o humano e as dificuldades que tem para o desenvolver-se com satisfação nas atividades da vida em geral e experimentar uma relativa gostosa qualidade de vida, com níveis toleráveis de desconforto, e momentos de realizações pessoais seja um bom norteador para o tratamento, muito alem do diagnostico ser próximo ou não do que realmente te acontece.
Um diagnóstico Para a Sindrome de Asperger pode ser difícil , devido variar muito de pessoa a pessoa , o que evidencia a discordância entre os profissionais que vc frequenta ! A necessidade de procurar um Neuropsicologa se faz presente nesta situação , um diagnóstico correto potencializa os resultados terapêuticos , espero ter ajudado !
Acredito que possam conversar entre si, na falta disso procurar uma terceira opinião de preferência sem dizer das anteriores! Um bom psicodiagnóstico novamente.
Um diagnóstico mais preciso é importante quando se trata de medicamentos e para traçar um plano de tratamento mais adequado com o caso, porém, os dois profissionais devem prezar pela sua saúde e bem estar, precisam se reunir, discutir e levantar alguns pontos que os fazem discordar...Eles podem investigar mais antes de definir um diagnóstico e o tratamento...Além disso, você pode também agregar outro profissional para uma avaliação.
Olá, seria importante eles conversarem entre si, para ajustarem esse diagnóstico e te trazer mais segurança em dar continuidade no tratamento, mas oque não impede de buscar uma terceira opinião .
Tenho uma pessoa na família que precisou passar por três profissionais diferentes para encontrar seu diagnóstico correto. Mas eu acredito que você não deva se prender no diagnóstico mas sim nos sintomas que apresenta e que te encomodam ...se você faz psicoterapia preocupe se em se desenvolver. Enquanto isso você pode ir procurando com calma outras opiniões!!! Boa semana é boa sorte pra você!
Neste caso precisa procurar uma terceira opinião, veja quais dos dois te deixa mais insegura no diagnostico e procure um outro profissional, o importante é não ficar na duvida porque pode aumentar tua ansiedade e te deixar mais vulnerável , nesses casos precisa procurar outra ajuda se não o quadro pode piorar.
Ola! Uma terceira opinião é muito importante para que você se sinta mais segura, mas eu diria que acima dos "diagnósticos", está você com suas questões subjetivas que devem ser cuidadas, pois você não é uma sigla!
Procure mais um competente.
Bom dia! Primeiramente, mantenha-se o mais tranquila possível. Diagnóstico nem sempre define quem se é. Depois, reflita sobre a possibilidade de se submeter uma avaliação neuropsicológica. Ela poderá colaborar para o diagnóstico de ambos profissionais que lhe acompanham. Como é mais específica e com muitas itens avaliados, pode ser bem interessante. Boa sorte!
Existe um a serie de testagens a serem feitas para ajudar com o diagnóstico. Você passou por alguma avaliação neuropsicológica?
Caso não tenha passado, este é o caminho mais assertivo que você pode seguir.
Precisando de indicações, estou à disposição!
Geralmente a Síndrome Asperger tem início antes dos 3 anos de idade. Parece fazer muito mais sentido o diagnóstico do médico. Mas sua psicóloga teria que fazer mais avaliações psicológicas com você. Um dos pontos a serem trabalhados é a comunicação.
Olá! Essa divergência de diagnóstico pode acontecer, até porque, nem sempre se consegue passar as mesmas informações para os dois profissionais e demanda um pouco de tempo para que a hipótese seja confirmada. Seria interessante a interação entre psicólogo e psiquiatra para verificar a possibilidade de consenso, inclusive essa é uma prática bastante adotada entre esses profissionais. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Busque outra opinião, psicólogo não prescreve medicação, também é importante a sua própria opinião, já pensou nisto?
Procure outro psiquiatra, diagnóstico é algo complexo. Continue a psicoterapia.
Essa situação pode acontecer, são profissionais diferentes,
embora pertençam a mesma área devem se complementar na avaliação, No seu caso especificamente, se possivel, é importante os dois conversarem e juntos chegarem a uma conclusão. Se isso não for possivel , tentar a opinião de outros profissionais o importante é que se sinta segura e confiante nos profissionais com quem vai fazer o Tratamento
Olá, isso ocorre com frequência. Os dois profissionais precisam estar em comunicação e trabalhar juntos para um diagnóstico mais preciso e isso demanda empenho de ambas as partes. Caso tenha oposição de algum desses especialistas, indico procurar uma nova opinião de um profissional que tenha referência.
Boa tarde!
Acredito que ouvir opiniões diferentes causa angústia e dúvidas em você.
Na minha opinião, o melhor caminho seria os dois profissionais conversarem e caso não entrem em acordo no diagnóstico, buscaria outras opiniões.
O Asperger é um diagnóstico do neurodesenvolvimento. Se você já na infância apresentava as características de Asperger provavelmente trata-se de autismo. O diagnóstico diferencial é feito assim. Além disso o Asperger pode ter alterações sensoriais entre outras. O Transtorno de personalidade esquizoide teria inicio mais na adolescência e só pode ser diagnosticado na fase adulta. O Asperger tem déficits nas relações sociais, seu comportamento é rígido e os interesses específicos, já o esquizoide demonstra desinteresse nas relações e frieza emocional, entretanto, o Asperger como mecanismo de defesa por não conseguir se relacionar de modo efetivo pode acabar desenvolvendo um desinteresse por se relacionar com pessoas, entretanto não é frio emocionalmente, somente não sabe expressar os sentimentos do modo esperado.
Olá, seria importante que esses profissionais pudessem entrar em contato um com o outro para discutirem o seu caso. Caso isso não seja possível, sugiro buscar uma terceira opinião de outro especialista. Espero ter ajudado!
Entenda porque discordam, no que concordam e busque uma terceira opinião. Abraço