Não aguento mais fica sem dormir , gostaria de saber como faço pra acabar com a insônia sem precisar

24 respostas
Não aguento mais fica sem dormir , gostaria de saber como faço pra acabar com a insônia sem precisar tomar remédio ?
Olá,

Você pode estar sofrendo de ansiedade, estresse e preocupações. Neste caso você pode se consultar com um Psicólogo que poderá te dar as orientações a respeito. Quanto aos medicamentos, caso ele seja necessário (ainda que você disse que não queria tomar) saiba que, se seguir bem a prescrição tomando-o com a responsabilidade devida, poderá ter os benefícios desejados, e as doses podem ser reduzidas ou retiradas definitivamente.

Bom tratamento!

Ola! Primeiramente vc precisa investigar junto à um profissional da área da saúde se a insônia é de ordem fisiológica ou emocional. Mesmo que no início vc preciso de algum fármaco não anula a necessidade de ajustar questões emocionais: ansiedade, angústia, medo, trauma e sentimentos negativos que podem estar interferindo. As mudanças deverão ser rotina: atividade física, alimentação equilibrada, menos uso de aparelhos tecnológicos, ambientes com excesso de barulho, pessoas conflitivas e contaminação ambiental podem estar sendo gatilhos para esse quadro. Busque um psicoterapeuta e/ou psiquiatra! Abraço
Olá, primeiro é importante tentar refletir quando começou sua insônia, que fatores ocorreram nessa época e o que pode levar você a ficar sem dormir.
Não é sempre que é necessária a medicação, mas isso também depende de como esse fator está atrapalhando sua vida.
O remédio ainda é visto como algo ruim ou que pode causar dependência, mas saiba que isso é um pensamento antigo, cultural e cada caso é um caso.
Ele pode ajudar como um complemento e por um período. Existem remédios modernos e somente um especialista poderia te orientar.
Antes de pensar no que tem medo em relação ao remédio, tente entender como está o seu emocional.
Converse com um psicólogo e dê espaço para falar sobre o que sente.
Espero ter ajudado! Boa sorte!
Inicialmente não tem como dizer que você não irá precisar de medicamento, porém é imprescindível que você procure um psicólogo para fazer uma avaliação. Caso haja a necessidade é só fazer o tratamento medicamentoso juntamente com a psicoterapia que, com a evolução o medicamento será retirado gradativamente
Importante sempre aliar exames médicos a um trabalho com psicólogo. Na terapia você vai poder refletir sobre quando esse sintoma começou e o que ele quer dizer sobre você e o momento que está vivendo. Muitas reflexões podem ser feitas. Busque ajuda afinal insônia não é saudável nem para mente nem para o corpo.
A insônia pode ter várias causas, que podem ser de natureza orgânica ou psíquica. Recomendo sempre uma investigação com um bom clínico, que poderá avaliar o funcionamento do organismo como um todo. Descartadas as causas exclusivamente orgânicas, restam as psíquicas que merecem ser devidamente analisadas. Num tratamento psicanalítico vamos buscar as questões inconscientes que por ventura estejam tirando o sono ou mantendo a pessoa no estado de vigília. Os insones costumam se dividir em dois grupos: aqueles que tem dificuldade de conciliar o sono e os que acordam de madrugada e assim permanecem por um bom tempo. A causa, o que está por trás da insônia, só no caso a caso, isto é cada sujeito é um caso. Assim podemos dizer que, por exemplo, pessoas muito controladoras tem dificuldade de conciliar o sono, pois ao dormir, abre-se mão do controle. Mas onde está a origem, a necessidade de tal controle? Numa análise o sujeito poderá vir a saber e escolher mudar.
Recomendo que você procure por um Médico do Sono (sim, ele existe!), especialista em tratar transtornos de sono (não necessariamente com medicação). Ele solicitará exames como polissonografia (para entender o padrão do seu sono e diagnosticar problemas) e te ensinará sobre Higiene do Sono (você também pode buscar material na internet). Paralelo a isso, vale a pena buscar um psicólogo; conforme citado pelos colegas, se a causa estiver relacionada a estresse, preocupações e ansiedade, é o psicólogo que conseguirá te ajudar a tratar sem ajuda de medicação (a ser avaliado por cada profissional esse quesito e discutido com o paciente). Espero ter ajudado! Abraços.
Olá! Existem estratégias para se lidar com a insônia, contudo, elas demandam.bastante dedicação pessoal e são mais eficazes com a adesão à um trabalho com Imma equipe multidisciplinar.

Em primeiro ponto, a visita à um otorrinolaringologista e a um neurologista é interessante para identificar se existe alguma questão de fundo orgânico que justifique sua insônia.

Posteriormente, a adesão à atividades físicas é o acompanhamento nutricional poderá te ajudar a normalizar seu ciclo de sono. Além disso, um acompanhamento psicoterapêutico com um profissional qualificado te ajudará a lidar melhor com o stress, assim como a desfocar de situações que possam atrapalhar seu sono.

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato, fico a sua disposição.
Olá! Para melhorar de fato sua insônia precisaríamos olhar o contexto de forma mais específica para entendermos melhor as causas disso. A terapia poderia contribuir bastante nesse aspecto. De qualquer forma, indico que você faça higiene do sono para voltar o seu hábito de dormir. Fico a disposição para ajudá-lo! Um abraço, Beatriz.
Tente a noite evitar substâncias estimulantes, e pensamentos que desencadeiam ansiedade, troque o café por chá, refrigerante por suco natural, observar o que come, tente não usar o computador, nem o celular ou outro aparelho eletrônico assista programas leves e não faça exercícios físicos e nem coma coisa pesadas, provavelmente mudando esses hábitos vc vai obter qualidade e dormir bem, se não conseguir, procurar o médico especialista.
Olá! Geralmente a insônia é uma maneira do nosso corpo nos mostrar que não estamos bem, que algo está acontecendo. Seria importante procurar um profissional acolhedor para lhe oferecer uma escuta terapêutica com o objetivo de avaliar as emoções, relações e situações cotidianas que podem estar desencadeando tal sintoma. Esse profissional te pontuará caso seja necessário procurar um psiquiatra. Vale a pena o investimento. Boa sorte!!!
Sugiro avaliação com neurologista que vai solicitar bateria de exames para descartar algum transtorno. Sugiro terapia EMDR ( Reprocessamento por dissenssibilizacao por movimento dos olhos) que tem se mostrado eficaz no tratamento em distúrbios do sono.
Terapia EMDR certamente pode te ajudar.
A insônia pode ser causada por fatores físicos ou emocionais, seria interessante que você consultasse com um médico especialista para verificar se as causas podem ser físicas. Caso essa hipótese seja descartada a minha sugestão é que você inicie uma psicoterapia para tratar as questões de estresse, ansiedade, preocupações e também as questões emocionais que possam estar diretamente correlacionadas com a insônia. Em alguns casos de insônia é necessário o tratamento medicamentoso.
A insonia pode ter varias causas mas tem cura. Procure um psicologo especializado em PSICOTERAPIA. Estude seus habitos e veja por exemplo se voce esta vendo filmes que aceleram voce antes da hora de dormir. Quando a pessoa tem exageradas fontes de stress e ansiedade isto afeta o sono sadio. Nutricao correta tambem ajuda. Busque a cura. Ela existe.
É necessária uma visita ao médico para descartar a possibilidade de um problema com causa orgânica. Durante o período de insonia a mente se ocupa de partes da realidade e das vivências diárias dialogando internamente provocando uma vigília associada ao prazer ou ao medo. Uma intensa atividade noturna. A insônia, o despertar precoce e o sono agitado criam um distanciamento do próprio eu e para ser capaz de dormir é necessário ser capaz de tolerar o abandono e se entregar à quietude. Entregar-se ao sono representa lidar com o incontrolável o que pode ser fonte de medos e ansiedades para muitos.
Você se queixa de insonia, pode ser uma causa orgânica ou emocional. Além do sono ser primordial para regular o nosso organismo como um todo. Aconselho buscar ajuda terapêutica na psicologia, fico a disposição para avaliar seu caso, se residir aqui em Recife-PE. Quanto a medicação não se preocupe existe profissionais na psiquiatria especialista no distúrbio do Sono. Com certeza será orientado pelo profissional que atende-lo.
Boa sorte.
A insônia é decorrente de vários fatores que devem ser levantados pelo psicólogo. Pela minha experiência clínica, geralmente está ligada a um trauma que deve ser investigado a fundo e a partir disso, apresentar alternativas para que esse trauma seja superado.
Olá!
A insônia geralmente surge por razões diversas.
As razões ligadas às questões emocionais são as mais comuns. Os medos, preocupações em relação ao futuro, perdas de emprego, ou possibilidade de perdas de modo geral, lutos, são causadores de perda do sono. Essas insônias ligadas às questões emocionais podem ser tratadas através de terapias ou análise. Caso você esteja passando por problemas emocionais, sugiro que procure um psicólogo em sua cidade.
Uma boa noite de sono também irá depender do quanto você gasta sua energia física e não só a energia mental. Então, não se esqueça de fazer exercícios físicos.
Espero ter ajudado. Um abraço!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/ Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família.
Recomendo a você que procure um psicologo, para que ele o auxile a encontrar os motivos de sua insonia, caso seja de cunho emocional, isso pode ser trabalhado em psicoterapia.
Seria interessante também, se você pudesse dizer sua idade e tempo continuo de sono dormido por noite...
Tive insônia no final da adolescência e início da juventude e foi resolvida com a terapia psicológica, na época. Entretanto, nem sempre é assim pois trata-se de um sintoma, ou seja, é sinal de alguma outra coisa que precisa ser avaliada por um profissional psi (psiquiatra ou psicólogo) inicialmente. Na verdade, o que é tratado é aquilo que provoca a insônia, seja ansiedade, preocupação, estresse ou um quadro orgânico, como por exemplo, alguma alteração no cérebro. Como você deixou claro o fato de preferir não ter o apoio medicamentoso, sugiro que busque um psicólogo primeiro, para ajudar, orientar e encaminhar, se necessário. Espero que resolva logo pois alterações no sono comprometem algumas funções cognitivas como atenção, memória e outras.
A insonia pode ter muitas causas dentro de uma concepção biopsicossocial de ser humano. Sendo assim, os motivos podem ser orgânicos ou psicossociais. Apenas em uma parte dessas motivações será imprescindível o uso contínuo de medicação, em vários outros a medicação poderá ser recomendada como algo emergencial, para que o seu corpo não sofra muito com a privação de sono. Para que seja feita uma avaliação adequada recomendo que procure tanto um médico, quanto um psicólogo. Tenho certeza que a ajuda que você precisa será encontrada, sendo possível que ela não envolva o uso de medicamentos nas várias possibilidades ter motivações psicológicas ou sociais. Cuide-se.
Olá! Insônia é algo devastador na nossa vida. Amanhecemos o dia com o corpo quebrado, a cognição um tanto atrapalhada. É arriscado alguns tipos de trabalho com pessoas que sofrem de insônia.
Ela pode ter várias causas. Desde orgânica a emocional. Estresse, preocupação, geralmente leva o indivíduo a um nivel elevado de ansiedade que termina evoluindo para a insônia. Por outro lado, algum problema fisico (orgânico) também pode levar a um nivel de desgaste causando a insônia. Sugiro que, procure um bom especialista em Medicina do Sono, ou clínico que possa lhe orientar. Paralelo a isso, recomendo terapias alternativas como masoterapia, yoga, mindfullness, exercícios de respiração para que "apaciente" sua mente e com isso possa relaxar um pouco. Feito isso, poderá buscar um profissional da área de saúde mental, nesse caso, Psicólogo. Espero ter atendido.
Boa noite!
Primeiramente procure ajuda médica para ser avaliado quanto à insônia, pois existem doenças e/ou medicamentos que podem causar esse sintomas.
Uma dica: procure no Google sobre “higiene do sono”, e faça o passo a passo para uma boa noite de sono.