Neuroquimicamente falando, por que a cocaína, heroína, etc. faz o paciente ficar violento, podendo

7 respostas
Neuroquimicamente falando, por que a cocaína, heroína, etc. faz o paciente ficar violento, podendo também até roubar uma pessoa, enquanto uma droga legal, como o cigarro por exemplo, o paciente pode ficar viciado, mas esta tal droga não o faz roubar ninguém, enquanto as outras fazem?
Boa noite. A cocaína causa uma euforia intensa e rápida no usuário, logo após o uso ela tem efeito reverso que no caso vem a depressão pós uso, aumento de pressão arterial e a fissura, sendo assim, um ciclo vicioso, onde o usuário usa cada vez mais na tentativa da primeira sensação do primeiro uso, mas essa sensação nunca irá se repetir; e assim começa a dependência basicamente falando.
A redução da droga causa uma depressão tão forte que a pessoa tentar de tudo para ter a droga ou até mesmo tentar suicídio.
Heroína aqui no Brasil não é comum, ela é um opioide, onde sua dependência é mais rápida e a sensação de prazer é mto forte. A pessoa tem mais dificuldade de se manter limpa sem a substância. No Brasil os dependentes de opioides geralmente estão na área medica, pois são medicamentos muito controlados.
Quanto ao cigarro, ele ñ faz alterações cognitivas e comportamentais com a substância que tem, então o dependente não tem necessidade de cometer delitos por falta de nicotina.

Olá! Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, sobretudo no espaço aqui disponibilizado, de qualquer forma farei algumas ponderações. Inicialmente, vale lembrar que a dependência química é uma doença multifatorial, complexa, e separar o efeito por drogas legais versos ilegais é um pouco delicado. Nem sempre uma droga ilegal, mesmo estimulante do sistema nervoso central (SNC), como a cocaína, deixa a pessoa violenta ou a faz roubar; assim como o consumo de uma droga legal, álcool por ex (depressor do SNC), pode ter esse efeito. Vale lembrar que a agressividade pode ser causada não apenas pelo consumo de uma determinada substância, mas sim pela associação com algum outro transtorno psiquiátrico. Outro importante fator a ser considerado é o nível de dependência em que o indivíduo se encontra: ele ainda consegue ter uma vida laboral ou sua vida está totalmente voltada ao consumo da droga? Enfim, não recomendo fazer generalizações, pois cada caso deve ser analisado individualmente.
A cocaína é um estimulante do sistema nervoso central, deixando a pessoa mais alerta, eufórica, e com isso pode fazer com que ela se coloque em situação de risco ou possa reagir mais agressivamente a uma situação.

Já a heroína é um depressivo do sistema nervoso central, e causa uma grande dependência física e psíquica também. Assim, quando a pessoa entra em abstinência, ela pode se colocar em diversas situações de perigo para conseguir a substância para acabar com a sensação terrível da abstinência.

Há alguns casos também em que as substâncias psicoativas podem induzir a um episódio psicótico, o qual pode fazer a pessoa ter alucinações e delírios, e quando estes sintomas são de cunho persecutório (fazendo a pessoa acreditar que está sendo perseguida) ela pode reagir de forma agressiva com a intenção de se defender.

Espero ter esclarecido sua dúvida. Fico a disposição!
Boa tarde. Na verdade essas substâncias não deixam as pessoas mais violentas. O que ocorre é que a falta da substância acarreta em um primeiro momento a fissura, a vontade de utilizar novamente a substância. Muitos usuários não tem meios materiais de conseguir a substância, de forma que, com a fissura aumentando, aumenta-se o nível de ansiedade, e em alguns casos esse nível aumentado pode levar o usuário a se tornar violento. Esta ansiedade, que gera irritação e violência podem levar algumas pessoas a ter as atitudes mencionadas.
Acredito que ha uma serie de fatores qie alteram as percepções, mas penso que as drogas ilicitas colocam os sujeitos em ambientes que facilitam tais atos.
Cada organismo responde de um jeito diferente aos diversos tipos de drogas. Existem ainda fatores orgânicos e emocionais que também influenciam nesse comportamento. Portanto, o mais indicado é procurar um profissional ou em alguns casos mais de um e buscar formas de tratamento adequado.
Boa noite! Qualquer tipo de droga é prejudicial a saúde física e intelectual do sujeito. Mas as drogas não licitas acabam por trazer uma grande dependência, e pelo desejo de usá-la, acaba fazendo a pessoa ter envolvimento com situações de grande violência. Já o cigarro prejudica a pessoa que é um fumante ativo e aqueles que estão a sua volta como fumantes passivos mas não chega a ser agressivo na abstinência diferente das drogas que a pessoa já não consegue ficar sem usar. A terapia vai trazer a pessoa a se questionar sobre seus valores. E a buscar reavaliar a sua maneira de viver.