fumo maconha a uns 3 anos . fumo todos os dias , e quando paro de fumar fico muito estressado e ansi

24 respostas
fumo maconha a uns 3 anos . fumo todos os dias , e quando paro de fumar fico muito estressado e ansioso , nada esta bom para mim , meu raciocínio esta muito ruim , e oque mas me afeta é o estresse quando paro de fumar , pensamentos estranhos , e dificuldade para fazer tarefas simples ao dia a dia .
Talvez seja necessário buscar ajuda de um profissional da psicologia para te auxiliar no que gera esse estresse e o que te motiva a fumar.

Realmente o uso de maconha por longos períodos causa esse tipo de reação.
O seu cerebelo e corpo se acostumaram com os efeitos causados pelos princípios ativos da planta, e parar de ingerir esses princípios ativos faz com que seu organismo “peça” de volta, o que explica parcialmente o fato do seu estresse e falta de concentração.
Seria ideal buscar auxílio psicológico com uma abordagem do inconsciente e da profundidade da sua vida.
Força e coragem!
Me coloco à disposição.
Olá! Espero que esteja bem. O uso recorrente de uma substância pode alterar alguns funcionamentos neuroquímicos o que mexe com o sistema de recompensas cerebral. Você menciona que faz uso a 3 anos de uma substância psicoativa e de alguma forma precisa entender como o uso afetou seu sistema de recompensas e até mesmo como alterou sua relação com atividades cotidianas, tornando-o até mesmo dependente desta para realizá-las. Sugiro um acompanhamento com psicólogo com experiência no assunto e posso sugerir também o dispositivo de saúde pública Caps AD ou CAPS 2, caso seu município não tenha CAPS AD, que são dispositivos que podem ter algum trabalho voltado para o assunto de drogas, como oficinas operativas, trabalho de redução de danos e outros. Um abraço e boa sorte!
De fato, o uso prolongado da maconha pode provocar algumas reações do tipo, e os efeitos podem ser mais intensos ou frequentes a depender da extensão do uso da substância.
Os prejuízos cognitivos em decorrência do uso da maconha envolvem a redução da capacidade de solucionar problemas ou de realizar atividades complexas (como dirigir), piora na capacidade de concentração, de percepção do tempo e do espaço e redução da capacidade em armazenar informações novas na memória de longo prazo.
Quanto ao estresse, como dito pelo colega acima, seu organismo se acostumou com a substância e sem o uso, dá a entender, quimicamente falando, que precisa usar novamente.
É importante entender a função da maconha para você ou de que forma esses efeitos te afetam. Busque um profissional, pode ser interessante trabalhar esses aspectos.
É possível que a maconha esteja sendo usada para fugir de coisas em você mesmo que te deixem estressado e ansioso.
Ola
Busque ajuda de um especialista. Um psicólogo e um psiquiatra seriam necessários para cuidar dessa condição.
Abs
Boa noite. O uso da maconha por períodos longos, traz várias reações como algumas delas mencionadas por você. Traz problemas de memória e concentração, podendo prejudicar os estudos; Coordenação, dificultando a possibilidade de dirigir; Tomada de decisões: Aumento da Frequência Cardíaca; Problemas de Saúde Mental, incluindo ansiedade e depressão; Entre outros. Para entender o que vem sentindo, acredito que será necessário entender primeiro, o quanto prejudicou seu sistema de recompensa ao longo desses três anos de uso. Pois, é no sistema de recompensa que inúmeras drogas, como a Maconha, por exemplo, interage no nosso cérebro. Em casos de uso prolongado supõe-se que exista um mecanismo psicológico de busca pela droga e a necessidade biológica que se criaram no organismo. Busque por auxílio psicológico. Uma terapia de base comportamental, como a Terapia Cognitivo-Comportamental podem te ajudar muito com essa questão.
Fico à disposição.
Abraços, Fernanda.
Olá, o uso prolongado de maconha faz com que o corpo necessite do THC, que é o fator adictivo da maconha, ou seja, é responsável pela dependência desta substância. As dificuldades em se fazer tarefas simples do dia-a-dia são características não necessariamente de você não usar a maconha, mas sim por você utiliza-la: a dependência em maconha também pode provocar desatenção, lentidão, alterações senso-perceptivas, disfunção na memória, dos movimentos, por exemplo. Porém, alguns efeitos da suspensão do abuso da maconha - o que chamamos de abstinência - podem surgir quando você para de usa-la (dependerá do tempo de uso e do tempo sem o uso): como a ansiedade e humor deprimido, como tambémr dores de cabeça, calafrio, cólicas, falta de apetite,insônia e irritabilidade. Citei algumas características aqui para sua informação. Mas acredito que seria muito importante você entrar em contato com um psicólogo que tenha experiência com dependencia química para uma melhor avaliação e decisão de estratégias de tratamento, caso seja de sua vontade ou apenas de redução do uso. A busca pelos CAPs AD também seria interessante para você. Fico à disposição para maiores esclarecimentos e caso queira, agendar uma consulta.
Como os colegas acima disseram, é importante um acompanhamento com psicólogo para que vc possa lidar com a dependência. Uma avaliação com psiquiatra para associar tratamento medicamentoso (tratando os sintomas de ansiedade, depressão, impulsividade) podem ajudar. Juntos (terapia + medicação) trarão ganhos no tratamento e vc pode cuidar dos fatores ambientais que causam a busca pela substancia. Se cuide. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
O que sente ao parar de fumar, chama-se: abstinência.
O uso frequente da droga é amotivacional. Já tentou reduzir o uso? Você está usando a droga, porque trás benefícios, recompensa, porém torna-se importante identificar o que está faltando em sua vida e que, de certa forma se sente recompensado. Há outras possibilidades de recompensar seu cérebro sem o uso. Já procurou um psicólogo especializado para te ajudar?
Olá.. o uso de maconha é muito ruim para a cabeça e o corpo. Temos no nosso cérebro o sistema endocanabinoide que regula nossa ansiedade e diversos equilíbrios da fisiologia do nosso corpo, porém, com o uso recorrente de maconha esse sistema fica desregulado e sendo assim a pessoa se sente sempre mais ansiosa, mais irritada, dentre outros efeitos e sem contar a abstinência.
Ideal seria você procurar ajuda de profissionais especializados em Dependência química para que vc possa ter ajuda e consiga parar de usar.
Não é fácil, não é simples, mas necessário.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá!
Talvez esse seja o momento para ver os motivos que te levam a fumar todos os dias, talvez tenha questões internas que precisam ser resolvidas. Também é importante a investigação de uma possível dependência da substância.
Importante pensar que o próprio impulso para o uso tenha vindo de algo que você não lidou muito bem em seu cotidiano e ao longo da vida, normalmente relacionado aos cuidados, afeto, perdas, entre outras dezenas de fatores.
Importante pensar também que a maconha por longos períodos causa esse tipo de reação uma vez que seu organismo se adaptou, podemos até dizer que uma dependência da substância, o que explica o fato do seu estresse e falta de concentração quando não faz uso.
Sugiro auxílio psicológico, o próprio profissional pode orientá-lo a recorrer a outros profissionais se necessário.
Tenho atendido muitos casos e é uma grande batalha, más seguindo as orientação o resultado será muito bom.
Olá, procure um psiquiatra e um acompanhamento psicológico para que não tenha outras complicações.
Boa noite, em primeiro lugar lhe sugiro como alguns colegas que busque um atendimento especializado, primeiro para avaliar os sintomas citados, nesse caso na minha visão o Psiquiatra seria viável, depois a Psicologia poderia contribuir para investigar qual a função da maconha no seu contexto, como não existe receita pronta, se faz necessário uma avaliação de forma individual a fim de conhecer essa relação, inicialmente vejo dessa forma.
Acredito que seria importante buscar um psicólogo que trabalhe com terapia cognitivo comportamental com experiência em dependência química e como meus colegas disseram um psiquiatra também seria cabível nessa situação que descreveu.
Olá
Toda substância química causa efeitos no nosso organismo, alguns bons, outros nem tanto. Com o uso constante talvez tenha desenvolvido uma dependência orgânica, bem como psíquica que o levou a seguir fazendo uso. Importante procurar ajuda para se desvencilhar desta situação.
Olá, se iria interessante procurar ajuda psicológica para te ajudar a lidar e sair dessa situação caso queira. Sua saúde é seu maior bem. Cuide-se. Abraço.
A utilização de maconha ou outras drogas são recursos que geralmente os indivíduos buscam pensando solucionar problemas, porém todos sabemos que há consequências. Procure uma ajuda profissional.
Olá, o seu relato parece ser muito importante, pois mostra seu sofrimento intenso produzido nesses momentos de estresse, de pensamentos e dificuldades no dia a dia. Caso considere possível, seria interessante encontrar um espaço de escuta e acolhimento do seu sofrimento. Para isso, a psicanálise pode auxiliar e contribuir. O psicanalista irá propor ao sujeito em situação de angustia descobrir novos caminhos para enfrentar suas dificuldades, a partir de um saber que o sujeito irá construir sobre si próprio no processo de análise.
Boa tarde. Sugiro que busques um psicólogo especialista em abuso de substância, para que determine se há dependência e sendo o caso elaborem uma avaliação e um plano de tratamento. Entenda que se trata de uma combinação de fatores biológicos, cognitivos e comportamentais. Obrigado.
Olá, a Teoria Cognitivo Comportamental poderá te auxiliar nesse processo, tenho experiência em atendimento com dependência e acredito que consigo lhe ajudar a passar por esse processo.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de dependência química
Olá, boa tarde. A maconha pode gerar uma dependência e quando você para, seu corpo começa a apresentar sintomas de abstinência. É muito importante que você busque um psicólogo para que possa começar a tratar dessa relação com a maconha que não está te fazendo bem. Espero ter ajudado, fique bem.
Talvez quando use maconha não precise lidar com questões estressantes e ansiolíticas em você mesmo e que ao não usar voltar a ficar "aparentes". Fazer psicoterapia vai te ajudar a entender melhor esse hábito. Abraço