Nunca fui ao psicólogo mas acredito que preciso ir,devo ir no psicologo ou psiquiatra primeiro?

23 respostas
Nunca fui ao psicólogo mas acredito que preciso ir,devo ir no psicologo ou psiquiatra primeiro?
Prezado, como seu relato é breve e não apresenta o motivo que te leva a procurar esses profissionais, compreende que os dois profissionais estão habilitados para lhe acolher, fazer avaliação de saúde mental e lhe encaminhar caso necessário para o profissional mais adequado.

Boa tarde! Estes profissionais costumam trabalhar concomitantemente. Creio que qualquer um que buscar primeiro vai poder te orientar e encaminhar da melhor forma possível.
Olá amigo (a)!
Você deve ir ao psicólogo (a) primeiro pois é ele(a) que cuida de conflitos psicológicos, em terapia sem uso de medicamentos. O psiquiatra trata de doenças mentais com medicamentos, ou seja, em casos mais graves. O psicólogo(a), em primeira instância saberá avaliar a sua situação e orientá-lo (a).
Boa tarde, tanto o Psiquiatra quanto o Psicólogo irão te ajudar, eles trabalham em conjunto, por tanto não há tanta diferença no qual irá procurar primeiro.
Depende da gravidade de seus sintomas e o quanto o/a incomodam. Geralmente, o psicólogo encaminha para o psiquiatra, se necessário, e vice-versa.Dependo do caso, só o psicólogo participaria do seu processo, mas, como disse o colega Dinerson, dependendo do convênio, precisa passar primeiro por um médico para encaminhar. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Caso queira se conhecer melhor, lidar de melhor forma com seus problemas , ou desconfie que tem problemas de origem emocional, procure por um psicólogo.Se fôr necessária uma avaliação psiquiátrica , havendo causa orgânica e precisando de medicamento, o psicólogo te encaminha para tratamento concomitante.
Se você nunca foi ao psicólogo e acha que necessita você tem duas opções direto o psicólogo E se for de forma particular e caso profissional após uma avaliação conclui-se que seria interessante um acompanhamento psiquiátrico você buscaria um profissional. Ou ir primeiro no Psiquiatra Fazer uma avaliação do seu caso E caso fosse necessário esse você optasse por plano de saúde também teria que ter um encaminhamento para o psicólogo. Falo isso apenas por ser neste caso uma exigência da ANS em relação aos planos de saúde que se tenha um encaminhamento do médico. Coisa que mesmo pelo plano de saúde para ir a um psiquiatra não precisa é só ligar e agendar. Agora com certeza dependendo do caso seria importante ter uma avaliação dos dois porque ambos profissionais trabalham de maneira conjunta.
Boa tarde, como você não especificou os seus motivos de preocupação, não há como direcionar. Mas acredito que estando com um bom profissional tanto psiquiatra como psicólogo voce será bem avaliado e orientado. Abraço
Há grandes diferenças entre o psiquiatra e o psicólogo, tanto no que refere à formação quanto à metodologia de trabalho para lidar com questões fisiológicas/comportamentais/emocionais/interrelacionais. Em muitos casos, inclusive, a intervenção terapêutica pode ser feita em conjunto, somando-se forças. Leve em consideração a capacitação técnica de cada profissional e, principalmente, priorize sua sensação de conforto e empatia com o profissional pois isso é determinante para o tratamento. Confiar no profissional e seguir com suas orientações técnicas é essencial, inclusive sobre a possibilidade de um encaminhamento para outros profissionais .
Olá! Sempre indico a psicoterapia, pois traz autoconhecimento e possibilita que você enxergue a si mesmo e sua vida de outra maneira. Em relação ao psiquiatra, precisaria saber melhor a sua queixa, mas é válido uma avaliação para analisar melhor a situação e sua necessidade. De qualquer maneira, aliado ao tratamento psiquiátrico é interessante fazer psicoterapia, nesse caso, os dois profissionais trabalham em conjunto. Espero ter ajudado!
Olá

Vá a um psicólogo primeiro, se for caso de medicação, ele te encaminhará a um psiquiatra. Agora, se você depende do convênio, você deve passar por um médico, não necessariamente psiquiatra e pedir para que ele te encaminhe a um psicólogo, se não o convênio não aceita
Oi. Tudo que você procure os dois profissionais, psiquiatra e psicólogo(a). Os dois profissionais trabalhando em conjunto será mais efetivo. è o que vejo na minha clínica todos os dias. Um abraço e bom final de semana.
O acompanhamento dependendo do diagnóstico é em geral multiprofissional. Uma primeira avaliação psicológica poderá te ajudar em qual caminho seguir.
Para atendimentos particulares nada impede que você comece procurando diretamente um psicólogo. Em alguns convênios médicos existe a necessidade de se procurar inicialmente um psiquiatra para que ele dê uma guia de encaminhamento para o psicólogo. O importante é respeitar a sua avaliação que você precisa começar um trabalho psicoterápico e fazer isso o quanto antes. Cuide-se.
Olá,

Sugiro ir no profissional que se sinta mais à vontade. Caso se sinta melhor com a idéia de ir ao psicólogo, vá e pergunte da necessidade de um tratamento médico. O inverso também é válido, o importante é chegar ao tratamento.

Abraços,
Danilo.
Olá, o psicológo (a) ou psiquiatra vai ajudar você.
Sugiro iniciar pela prevenção com uma boa conversa e psicodiagnóstico.
Depende do seu objetivo.
O psiquiatra faz a faculdade de medicina, e posteriormente formação em psiquiatria. Possui na formação básica uma preparação mais biológica, voltada ao alívio de sintomas por medicamentos.
Já o psicólogo faz faculdade de psicologia. Sua formação básica da questão biológica é mais simplificada, e por isso não está habilitado para prescrever medicamentos. Em contra-partida, possui um foco muito mais voltado para outros métodos, que permite um recondicionamento cerebral sem o uso de medicamentos.
Mesmo dentro da psicologia, há várias abordagens, cada uma eficaz ao objetivo e método que se propõe. Pode ser, por exemplo, auxiliar no planejamento de atividades, criar mecanismos de evitar determinados estímulos, desenvolver a espontaneidade, se individuar (tornar-se quem se é em essência), curar através da fala como ferramenta para reformular significados daquilo que está recalcado, etc.
Espero ter ajudado, e estou à disposição. Abraços.
Os dois profissionais podem auxiliá-lo a conduzir suas questões particulares e, caso seja necessário início de medicação associada a psicoterapia. Acontece muitas vezes do paciente procurar o psiquiatra e antes de medicar, este o encaminha p algumas sessões de psicoterapia, e posteriormente nós profissionais falamos sobre o caso e decidimos juntos a melhor conduta no caso específico. Um abraço!
Ambos os profissionais podem ajudá-los. Ambos podem trabalhar em paralelo, conforme cada caso. Por exemplo, seu eu estiver me sentindo muito triste, desanimado, o psicólogo poderá me ajudar a lidar com este sentimentos, entender as causas e como encarar isto; As vezes acontece um desequilíbrio biológico no nosso organismo que precisamos de algum medicamento, ai será o caso de um psiquiatra, por ser médico. Procure qualquer um dos dois, ambos poderão te orientar ao melhor caminho.
Você pode ir tanto em um ou outro.
Boa tarde!
Muito bom que você está pensando em procurar um profissional para o que você está sentindo. Penso que você deve procurar um psicólogo e fazer uma avaliação e ele indicará o caminho para você.
Espero que tenha ajudado.
Abraços.
Olá, boa tarde
Você me deu poucas informações do que está acontecendo para que eu possa lhe dar a melhor resposta. Isso depende do grau dos seus sintomas. Acredito que seja melhor você ir primeiro ao psicólogo, para que possa começar a tratar das causas emocionais desses sintomas, assim, caso seja um caso grave, que necessite de medicações, o psicólogo irá te indicar para um psiquiatra.