Nunca sei devo ir ao psicologo ou psiquiatra... Uma pessoa que tem fobia social, ansiedade e insônia
24
respostas
Nunca sei devo ir ao psicologo ou psiquiatra... Uma pessoa que tem fobia social, ansiedade e insônia seria melhor atendida em que especialidade?
Os dois profissionais. Eu costumo dizer que em muitos casos o trabalho do psiquiatra e do psicólogo se complementam. Procure ajuda desses doi profissionais! Boa sorte!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Seus sintomas são compatíveis com as duas especialidades, mas você pode procurar um psicólogo , pois se os sintomas não forem muito intensos a psicoterapia já te trará resultados.
Olá! Você pode consultar os dois profissionais, mas é bom saber a diferença do trabalho de cada um! O psiquiatra irá tratar com medicação o que você está sentindo, já o psicólogo é o profissional que vai ouvir sua história, te ajudar a entender em quais momentos você sente ansiedade, o medo de estar em público, levando você a alterar seu comportamento ou te ajudando a entender as causas disso tudo.
O mais importante é você procurar ajuda e se cuidar!
Abçs!
O mais importante é você procurar ajuda e se cuidar!
Abçs!
Olá. Sugiro que procure os dois profissionais, um psiquiatra e um psicólogo. A psicoterapia e o tratamento medicamentoso podem dar um melhor resultado nesse momento. Siga as orientações e boa sorte.
De início os dois tratamentos seriam indicados. A insônia pode ceder, com certeza, com medicação, bem como a ansiedade. Já a fobia precisa de um trabalho psicoterapeutico que a medicação não resolverá. É nesse trabalho que será possível descobrir os motivos que levaram e levam vc a se sustentar com esses sintomas.
Respondendo a sua pergunta, o resultado do tratamento é melhor quando há uma parceria entre psicólogo e/ou psiquiatra/ neurologista.
Att. Beatriz Sá
Att. Beatriz Sá
Como já dito por todos os colegas, seus sintomas indicam uma situação que pode ser tratada tanto por psicólogo quanto por psiquiatra, de fato o ideal seria um acompanhamento feito por ambos, sendo que poderia iniciar pelo psicólogo, com psicoterapia, e em se verificando que os sintomas se mantém ouse agravam, recorrer ao tratamento medicamentoso com psiquiatra.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Os dois profissionais podem lhe ajudar, mas procure primeiro um psicólogo para que ele avalie se precisa do tratamento medicamentoso, ou não. Se precisar do tratamento medicamentoso, mesmo assim, faça também a psicoterapia, para que você possa se conhecer melhor e se fortalecer, e lhe dar melhor com novas crises.
É importante que você procure os dois profissionais, sem dúvida. Procure um profissional da psicologia e um psiquiatra, uma vez que o trabalho conjunto deles trará uma melhora para você.
Tudo de bom!
Tudo de bom!
Olá! Os dois profissionais podem lhe ajudar, pois juntos conseguem ajudar o paciente a lidar melhor com suas dificuldades e assim obter uma melhor qualidade de vida! Abraço
Você pode procurar um Psicanalista para tratar dessas questões. Uma Psicanálise vai possibilitar que você vá muito mais além dos sintomas que estão comparecendo. Os sintomas sempre estão no lugar de algo que na maioria das vez não temos conhecimento dde forma consciente. Uma análise vai permitir que você siga mais além d superfície dos sintomas. Procure um profissional na sua região.
Ola o bom no inicio voce fazer um diagnostico preciso sobre o seu conflito. Psicólogo seria uma boa dica, muitas situações como a sua podem ser tratada sem uso de medicamento, e ter uma qualidade de vida. Se caso precisar de psiquiatra esses profissionais é mais voltada para medicamento a psicologa poderá encaminha-la ao psiquiatra.Por que o que voce deverá tratar é a sua ansiedade os outros problemas fazem parte da ansiedade ( fobia social, insonia etc,)
Abraço
Abraço
Olá!!! Os dois, acredita? O psicólogo vai fazer um acompanhamento nas suas questões pessoais e o psiquiatra vai te receitar medicamento, dependendo do seu caso. Um abraço!
Sua dúvida é muito frequente e pertinente também. Para uma avaliação multiprofissional eficaz de seu quadro de ansiedade, seria inicialmente interessante se avaliar com psiquiatra. Pois este profissional avaliará a necessidade de prescrever algum ansiolítico e psicoterapia. Assim como, buscar atividades físicas ou prazerosas que lhe proporcionem sensação de bem-estar e ajudem a diminuir a ansiedade. E assim que tiver condições procurar o acompanhamento psicoterápico.
Abraço.
Abraço.
Olá. Neste caso os dois profissionais podem te ajudar, pois a psicologia e a psiquiatria são áreas que juntas podem trazer maiores benefícios ao paciente, uma complementa a outra.
Olá,
Os dois profissionais podem te ajudar, mas em um primeiro momento aconselharia buscar uma Psicoterapia para que seja avaliado a necessidade de outro profissional. Estou a disposição. Abraços
Os dois profissionais podem te ajudar, mas em um primeiro momento aconselharia buscar uma Psicoterapia para que seja avaliado a necessidade de outro profissional. Estou a disposição. Abraços
Eu sugiro que busque uma psicóloga que trabalhe com a Terapia Cognitivo Comportamental, que é bastante efetiva para o tratamento de fobia social, ansiedade e insônia, provavelmente sem necessidade de tomar remédios.
Se os sintomas forem severos, pode ser indicado o uso de medicamentos para diminuir a ansiedade, em paralelo à terapia, e nesse caso, sua psicóloga o encaminhará para um psiquiatra. A terapia é sempre indicada no caso de fobias, pois é preciso fazer algumas mudanças na forma de lidar com a ansiedade, na percepção, no comportamento, etc., e nenhum remédio vai fazer isso por você.
Se os sintomas forem severos, pode ser indicado o uso de medicamentos para diminuir a ansiedade, em paralelo à terapia, e nesse caso, sua psicóloga o encaminhará para um psiquiatra. A terapia é sempre indicada no caso de fobias, pois é preciso fazer algumas mudanças na forma de lidar com a ansiedade, na percepção, no comportamento, etc., e nenhum remédio vai fazer isso por você.
No geral, dependendo do grau dos sintomas, o ideal é a psicoterapia associada ao tratamento com o psiquiatra. Ambos tem condições de avaliar a necessidade da terapia combinada, ou seja, psicológica e psiquiátrica. O psiquiatra auxilia com o controle de medicações para amenizar os sintomas, o psicólogo atua nas bases da personalidade, visando compreender os motivos e também auxiliar na reestruturação da vida após as crises.
A escolha da forma terapêutica é uma escolha que inicialmente partirá do paciente/analisante se comportamental, medicamentosa ou na fala. Trabalho com imtervenção na fala/discurso, pois a partir dela pretende chegar nas causas, e num trabalho de parceria com o analisante pode-se contar com a ajuda medicamentosa, mas não sem antes analisar as causas/questões psíquicas da fobia, ansiedade e disturbio do sono.Trabalha-se com a tese de que para além de simples disfunções organicas, doenças são palavras não ditas.
Fico a disposição
Danilo Alves da Cruz
Fico a disposição
Danilo Alves da Cruz
Me parece que a questão não é saber qual procurar mas o fato de que você ainda não bucou ajuda.
Conforme todas as outras opiniões postadas também acho que seria bom ter acompanhamento dos dois profissionais.
Procure um psicólogo, faça uma avaliação e se necessário ele vai sugerir que procure também o psiquiatra, OK?
Boa sorte!
Abraço
Conforme todas as outras opiniões postadas também acho que seria bom ter acompanhamento dos dois profissionais.
Procure um psicólogo, faça uma avaliação e se necessário ele vai sugerir que procure também o psiquiatra, OK?
Boa sorte!
Abraço
Os dois profissionais podem te ajudar. Com o psicólogo você irá fazer psicoterapia, um processo pelo qual você irá descobrir a causa do seu sintoma e ressignificação desse problema, esse processo te ajudará a superar suas limitações e viver de forma mais espontânea e criativa. Logo, dando novas respostas para situações antigas e situações novas.
Os bons profissionais te darão orientação para ir nos dois, caso seja necessário. Temos que ser humildes e usar a rede de apoio necessária em cada caso. Se procurares um bom psicologo, esse te dará um boa indicação de psiquiatra, caso seja importante e caso tu procure um bom psiquiatra ele dará uma indicação de um psicologo.
Um trabalho conjunto, psiquiatra e psicólogo, seria o ideal . O medicamento age nos sintomas e a terapia nas causas, nos mantenedores.
Abraço,
Maria
Abraço,
Maria
Ambas as especialidades são indicadas para a ansiedade. Enquanto psiquiatras auxilam com a psicoeducação dos sintomas e amenizam estes com o uso da farmacologia, a psicoterapia irá te auxiliar a compreender os sintomas e irá de propor manejos de controle para tais situações. Procuro dizer sempre que a medicação (em alguns casos) é uma muleta para a continuidade e adesão ao tratamento, no entanto a psicoterapia será o suporte, para que aos poucos a pessoa possa deixar as muletas, afinal das contas, quem tem pernas fortes (conhece-se e compreende seus sintomas), não precisa de muletas, certo? Uma ótima semana e boa sorte em tuas resoluções.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu psiquiatra receitou 2 cps de pregabalina 75mg e um compr de quetiapina 100mg ambos à noite. Acordei bem, mas no meio do dia me deu uma sonolência absurda que fui obrigada a deitar e dormir. Acordei às 18h e pouco. Nunca fui de dormir durante o dia. É normal?
- Eu já tomava o fluoxcetina, mas eu esqueça de toma, eu senti crises e voltei a tomar o medicamento, agora eu gostaria de saber quando tempo vai passar esse mal estar tipo tontura?
- Eu penso o tempo todo que. Aí entrar alguém e vai me matar, penso que vai entrar alguém pra me roubar penso que vão pegar a minha filha e fazer maldades, já nem assisto notícias e nem gosto de ouvir nada eu hj pude perceber isso que eu fico com medo de acontecer isso eu já estou providenciando a consulta…
- Sofro de TAG e uso Escitalopram 15MG há um ano. Venho tendo sonhos recorrentes em que situações cotidianas e nem tão cotidianas ocorrem, e dentro do sonho eu me preocupo com o que me preocupa apenas na vida real, como o medo de uma dst, tomar medicação e se tal remédio vai conflitar com o antidepressivo. É…
- tenho problemas com meu pai desde que me entendo por gente, e toda vez que tento falar com ele eu começo a chorar e simplesmente não consigo parar, por mais que eu queira. consigo falar sobre com qualquer pessoa menos com ele. sinto que cada vez mais isso vai ficando maior pois não consigo colocar pra…
- Minha mãe está fazendo tratamento contra o câncer com quimioterapia e rádio. Também usa morfina de 30mg e pregabalina de 12 em 12h e usa também amitriptilina uma vez à noite. Tá tomando um suplemento phosphopure. Há dois dias está sem conseguir movimentar as duas pernas. Seria efeito colateral de algum…
- Minha mãe está em tratamento contra o câncer com quimioterapia e está tomando pregabalina. Também está usando um suplemento (phosphopure) e perdendo o movimento das pernas. Seria efeito ao medicamento?
- Tomo pregabalina de 75, quetiapina de 50, alprazolam de 2mg. O médico que passou Faz algum mal misturar essas medicações?
- Ontem tive uma crise de ansiedade bastante forte, para além dos sintomas comuns aconteceu algo que nunca tinha acontecido comigo, fiquei com os músculos das mãos e dos braços completamente contraídos, ficando com a mãos presas em forma de pinça, sem ser capaz de executar qualquer tipo de movimento, durou…
- como controlar o nervosismo antes de falar em publico??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 259 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.