O ataque de pânico começou agora, aos 58 anos. Tenho de sair às pressas da sala de trabalho pois o

10 respostas
O ataque de pânico começou agora, aos 58 anos. Tenho de sair às pressas da sala de trabalho pois o sentimento é de que vou perder a razão.
Tenho resistência e falta de recursos para medicamentos. o E C T é indicado?
Prezado paciente, conforme respondido em perguntas semelhantes ECT ou eletro convulso terapia tem indicações claras e bons resultados, mas não tem indicação para pânico.
Os riscos são maiores que os benefícios. Logo recomendo que o senhor procure um serviço sério que realize Psicotetapia para iniciar tratamento sem medicações.

Olá, se os seus exames clínicos estiverem ok, provavelmente a causa dessa sensação de perda de controle seja uma ansiedade extrema.

Sabe-se que hoje o mais eficaz para combater casos de ansiedade (como transtorno do pânico) é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). O objetivo é manejar a ansiedade, modificar o pensamento que a desencadeia e devolver a autonomia e sensação de controle para a pessoa.
Você tem resistência a intervenções medicamentosas e está disposta a Eletro Convulso Terapia? Interessante, não pensou em psicoterapia ou psicanálise?

abc

Danilo Alves da Cruz
Prezado(a)

Primeiramente você necessita fazer uma avaliação médica para certificar-se que não trata-se de um problema de saúde.

Depois de esclarecido isto, você pode buscar um psicólogo ou médico psiquiatra para fazer uma avaliação e verificar se trata-se de transtorno de pânico ou não.

Psicoterapia cognitivo comportamental apresenta bons resultados para o tratamento do transtorno do pânico.
A terapia mais eficaz para transtorno do pânico é a abordagem cognitivo comportamental.
O ideal seria iniciar um tratamento com um Psicólogo. Como o colega disse, existem clínicas que oferecem esse serviço gratuito ou mesmo com preços reduzidos, em universidades. A melhor terapia você irá decidir, baseada no grau de empatia, na relação com seu terapeuta. Se não houver vínculo, não há abordagem ou profissional que poderá ajudar. É necessário sentir confiança no seu terapeuta que vai permitir a livre expressão de sentimentos fazendo se sentir mais forte e consciente das suas questões e isso te fará tomar atitudes mais positivas. Durante o tratamento poderá decidir junto com seu terapeuta outros métodos e técnicas com mais segurança.
Primeiramente vc deverá descartar o fisiológico. Depois de feitos os exames e ver que realmente não é nada fisiológico, deverá procurar um serviço de terapia. A terapia cognitivo comportamental tem bons resultados. Caso ainda seja necessário, procure um psiquiatra para tratamento farmacológico.
Como a colega Anelise disse, a TCC traz benefícios comprovados no combate ao pânico e outros transtornos do espectro da ansiedade. Quanto ao seu atual impedimento financeiro, aconselho a busca por clínicas escola. Essas clínicas possuem profissionais que já completaram sua formação e estão ali para buscar um aprimoramento, ou seja, são pessoas com alguma experiência e que fazem a clínica com preços acessíveis.
Dependendo a região onde você more você pode, inclusive, ter acesso aos Serviços de Psicologia Aplicada de universidades.
Vale a pena buscar no Google por essas escolas.
Olá! Como foi dito, a primeira verificação que precisamos fazer é se essa dormência pode ser algo "puramente" fisiológico. Assim, recomendo uma avaliação com um otorrinolaringologista. Descartada qualquer hipótese orgânica, indico que procure um psicólogo. A abordagem comportamental é minha recomendação. E em paralelo a psicoterapia, continue seguindo as orientações de seu psiquiatra. Espero ter ajudado. Atenciosamente.
Olá, pense na possibilidade de marcar com psiquiatra ou psicólogo. Relata falta de recursos para medicamentos, vc pode fazer seu tratamento em um CAPS, centro de atenção psicossocial. Espero ter ajudado.