O ataque de pânico começou agora, aos 58 anos. Tenho de sair às pressas da sala de trabalho pois o

10 respostas
O ataque de pânico começou agora, aos 58 anos. Tenho de sair às pressas da sala de trabalho pois o sentimento é de que vou perder a razão.
Tenho resistência e falta de recursos para medicamentos. o E C T é indicado?
Prezado paciente, conforme respondido em perguntas semelhantes ECT ou eletro convulso terapia tem indicações claras e bons resultados, mas não tem indicação para pânico.
Os riscos são maiores que os benefícios. Logo recomendo que o senhor procure um serviço sério que realize Psicotetapia para iniciar tratamento sem medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Anelise Coutinho Tavares
Psicólogo
Porto Alegre
Olá, se os seus exames clínicos estiverem ok, provavelmente a causa dessa sensação de perda de controle seja uma ansiedade extrema.

Sabe-se que hoje o mais eficaz para combater casos de ansiedade (como transtorno do pânico) é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). O objetivo é manejar a ansiedade, modificar o pensamento que a desencadeia e devolver a autonomia e sensação de controle para a pessoa.
Dr. Danilo Alves da Cruz
Psicanalista
Campinas
Você tem resistência a intervenções medicamentosas e está disposta a Eletro Convulso Terapia? Interessante, não pensou em psicoterapia ou psicanálise?

abc

Danilo Alves da Cruz
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Prezado(a)

Primeiramente você necessita fazer uma avaliação médica para certificar-se que não trata-se de um problema de saúde.

Depois de esclarecido isto, você pode buscar um psicólogo ou médico psiquiatra para fazer uma avaliação e verificar se trata-se de transtorno de pânico ou não.

Psicoterapia cognitivo comportamental apresenta bons resultados para o tratamento do transtorno do pânico.
A terapia mais eficaz para transtorno do pânico é a abordagem cognitivo comportamental.
 Rejane Magalhães
Psicólogo
Praia Grande
O ideal seria iniciar um tratamento com um Psicólogo. Como o colega disse, existem clínicas que oferecem esse serviço gratuito ou mesmo com preços reduzidos, em universidades. A melhor terapia você irá decidir, baseada no grau de empatia, na relação com seu terapeuta. Se não houver vínculo, não há abordagem ou profissional que poderá ajudar. É necessário sentir confiança no seu terapeuta que vai permitir a livre expressão de sentimentos fazendo se sentir mais forte e consciente das suas questões e isso te fará tomar atitudes mais positivas. Durante o tratamento poderá decidir junto com seu terapeuta outros métodos e técnicas com mais segurança.
 Adriana Franceschin
Psicólogo
Rio de Janeiro
Primeiramente vc deverá descartar o fisiológico. Depois de feitos os exames e ver que realmente não é nada fisiológico, deverá procurar um serviço de terapia. A terapia cognitivo comportamental tem bons resultados. Caso ainda seja necessário, procure um psiquiatra para tratamento farmacológico.
 Diogo Desiderati de Azevedo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Como a colega Anelise disse, a TCC traz benefícios comprovados no combate ao pânico e outros transtornos do espectro da ansiedade. Quanto ao seu atual impedimento financeiro, aconselho a busca por clínicas escola. Essas clínicas possuem profissionais que já completaram sua formação e estão ali para buscar um aprimoramento, ou seja, são pessoas com alguma experiência e que fazem a clínica com preços acessíveis.
Dependendo a região onde você more você pode, inclusive, ter acesso aos Serviços de Psicologia Aplicada de universidades.
Vale a pena buscar no Google por essas escolas.
 Vanessa Ximenes
Psicólogo
Londrina
Olá! Como foi dito, a primeira verificação que precisamos fazer é se essa dormência pode ser algo "puramente" fisiológico. Assim, recomendo uma avaliação com um otorrinolaringologista. Descartada qualquer hipótese orgânica, indico que procure um psicólogo. A abordagem comportamental é minha recomendação. E em paralelo a psicoterapia, continue seguindo as orientações de seu psiquiatra. Espero ter ajudado. Atenciosamente.
Olá, pense na possibilidade de marcar com psiquiatra ou psicólogo. Relata falta de recursos para medicamentos, vc pode fazer seu tratamento em um CAPS, centro de atenção psicossocial. Espero ter ajudado.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 119 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.