O meu netinho tem 2 anos e sete meses, não fala nada nem mamãe, apenas grita, grita por tudo, acorda

8 respostas
O meu netinho tem 2 anos e sete meses, não fala nada nem mamãe, apenas grita, grita por tudo, acorda nomeio da noite gritando joga e quebra tudo que esta a sua frente, apesar de tudo é uma criança muito carinhosa e adora mandar beijinhos. O que devemos fazer a quem recorrer?
Sinceramente para uma criança de 2 anos não vejo um atraso significativo de aprendizagem e linguagem, lembremos que a alfabetização se dá após os seis anos, o normal para uma criança de 3 anos é ter um repertório de 500 palavras, para dois anos está de acordo com sua fase de desenvolvimento. É muito pouco analisar o desenvolvimento como estágios rígidos uma vez que cada pessoa tem um repertório de aprendizagem diferente. A agitação noturna é um fator passível de análise, traga-nos o caso para que possamos analisar outros aspectos como lateralidade, motricidade e estado afetivo, que pelo o relatado não é preocupante também.

Olá, procure um psicólogo infantil que possa ajudar seu neto e sua família.
Abraços!
Sugiro levá-lo para uma avaliação com profissional de saúde, de preferencia com equipe multidisciplinar (pediatra, psicologo, fonoaudiólogo)
A avaliação médica e neste caso o Pediatra que ja conhece bem esse bebe solicitando os exames de audição e visão, que são exames muito importantes nesta fase. Após estes resultados levar a um profissional de Psicologia e este pdoerá escutar a história familiar e avaliar o bebe por meio desta. A partir desta avaliação se fará as indicações necessárias. Fique bem. abçs
Necessário que busque um diálogo inicial com o pediatra. Em seguida, busque avaliar a audição. Perceba se há sintomas outros que denotem dor. Junto a isso busque auxílio de Psicólogo, pois apesar das crianças do sexo masculino demorarem a falar, os gritos e o "jogar" objetos pode denotar o desenvolvimento de comportamento que pode acarretar problemas futuros caso não compreendido agora e não trabalhado de maneira positiva. Uma pergunta? O que os adultos fazem quando a criança toma tais atitudes? As vezes se faz necessário rever os adultos.
É fato! os meninos realmente demoram um pouco mais para falar em comparação as meninas. Sugiro buscar ajuda de profissionais da saúde, para aliviar a ansiedade da família, bem como promover na dinâmica familiar o hábito da leitura, bem como, o convívio com outras crianças, associado a um clima de tranquilidade e harmonia, com certeza serão grandes facilitadores nesse processo.
Realmente com esta idade ele ja deveria estar falando várias palavras como: mamãe papai água xixi coco auau vovo etc entorno de 200 palavras ; mas a questão são mais expressiva sao os gritos, que podem ser indicio de DOR!!!

Os profissionais especializados, para te ajudar, na parte organica sao:fonoaudiólogo + neuropediatra.

Um acompanhamento com um psicólogo infantil ou Coach Infantil para vcs e/ou para o seu netinho posteriormente (Ou em conjunto com o trabalho anterior) seria interessante.

Espero ter ajudado ;)

Beijinhos
Dra Mariana Goytacaz
Psicóloga especializada em Coaching Infantil
Procurar um psicólogo ou neuropsicólogo para verificar se ele está dentro do aspecto autístico ou outra dificuldade cognitiva, é assim começar o tratamento específico.