O Psicopedagogo também faz avaliação neurocognitiva.

8 respostas
O Psicopedagogo também faz avaliação neurocognitiva?
A avaliação neurocognitiva é feita por um neuropsicólogo e trata-se de um mapeamento detalhado de toda cognição do sujeito, a partir dessa avaliação são realizados os encaminhamentos necessários para cada caso. Porém existem formas menos aprofundadas, mais direcionadas para aprendizagem e essa sim são feitas por psicopedagogas.

Sim. O Psicopedagogo está habilitado para fazer esta avaliação. Caso seja necessário, serão feitos encaminhamentos e a solicitação de uma equipe multidisciplinar.
Estarei à sua disposição.
Um abraço.
Sim. O Psicopedagogo pode avaliar as habilidades cognitivas através de instrumentos variados e também observação clínica. Porém, não poderá dar um laudo fechado, este, apenas um médico Neurologista poderá fazê-lo, mas chegará em hipóteses que deverão ser avaliadas por outros especialistas, se necessário, e também fará as intervenções necessárias para que haja uma evolução na aprendizagem. Espero ter ajudado! Fico à disposição.
Sim.
A Psicopedagogia faz avaliação psicopedagógicas e através dos instrumentos que utiliza é possível verificar as disfunções da memória, atenção, função executiva, orientação no tempo e espaço..., enfim! as funções cognitivas, porém laudo são os médicos que estão aptos a fornecerem.
Olá. O Psicopedagogo tem como foco a aprendizagem. Logo ele realiza avaliação psicopedagógica que pode englobar alguns testes neuropsicológicos não restritos aos psicólogos. O laudo do psicopedagogo, poderá então ser psicopedagógico com enfoque neuropsicológico.
Porém, para uma avaliação neurocognitiva ou neuropsicológica mais profunda e específica, o ideal é realizar com um profissional Psicólogo. Este aplicará testes específicos e restritos a profissão, como por exemplo: testes para avaliar o nível de inteligência do paciente entre outros construtos.

Certamente! O Psicopedagogo concentra-se principalmente na avaliação da aprendizagem. Portanto, ele realiza uma avaliação psicopedagógica, que pode incluir a utilização de alguns testes neuropsicológicos, embora não seja limitação limitada aos psicólogos. O laudo do Psicopedagogo pode abordar aspectos neuropsicológicos. No entanto, para uma avaliação mais aprofundada e específica da neurocognição ou neuropsicologia, é aconselhável consultar um profissional da Psicologia.
O psicopedagogo pode avaliar algumas funções cognitivas relacionadas a aprendizagem, porém, uma avaliação neuropsicológica aprofundada deve ser feita por um especialista em neuropsicologia.