O que é hiperatividade cerebral?

8 respostas
O que é hiperatividade cerebral?
Olá. Hiperatividade cerebral é uma atividade maior do que o normal, nas conexões elétricas entre as partes do cérebro. Este sintoma pode estar presente em alguns transtornos ou doenças mentais. Espero ter ajudado! Abraço!

Não há nenhum diagnóstico psiquiátrico chamado de "hiperatividade cerebral" e "hiperatividade cerebral" também não é explicação para nenhum transtorno psiquiátrico.

Há outros termos, tais como transtorno de déficit de atenção-hiperatividade, conforme esclarecimento, acima, da colega e, em alguns estudos, ALGUMAS regiões cerebrais se apresentam mais ativas que o normal. Este tipo de "hiperatividade", entretanto, não nome de doença e só pode ser constatado em estudos envolvendo grande número de pessoas com algum transtorno, comparadas a outras que não possuem o transtorno - ou seja, não existe exame que pode dizer se uma região "hiperativa", numa determinada pessoa, é sinal de alguma doença psiquiátrica.

Em pacientes com epilepsia, algumas áreas também podem estar com uma atividade anormal e, durante as crises, podem estar "hiperativas".

Resumindo, a palavra "hiperativa" significa apenas "mais ativa".

Se algum médico lhe disse isto, peça que explique melhor para você.
Existe o Transtorno de déficit de atenção por hiperatividade (TDAH), que é um transtorno que aparece na infância, podendo persistir até a vida adulta em grau mais leve. As crianças são extremamente inqietas, com dificuldade em focar em qualquer coisa, principalmente nos estudos, não têm noção de perigo, destroem objetos pessoais e do ambiente em que encontram-se. O diagnóstico deve ser criterioso, pois existem outras patologias como por exemplo ansiedade e ainda crianças com falta de limites. Na vida adulta pode persistir o déficit de atenção por hiperatividade, que dificulta muito a concentração que reflete na dificuldade em estudar ou atividades que exigem atenção, dispersão com muita facilidade. Um abraço.
As primeiras referencia de transtornos referências aos transtornos hipercinéticos na literatura médica apareceram no meio do seculo XIX. Entretanto, sua nomenclatura vem sofrendo alterações contínuas. Na década de 40, surgiu a designação "lesão cerebral minima", que já em 1962, foi modificada para" disfunção cerebral mínima", reconhecendo-se que as alterações características da síndrome relacionam-se mais a disfunções em vias nervosas do que propriamente a lesões nas mesmas. os sistemas classificatórios modernos utilizados em psiquiatria, CID-10 e DSM-IV, apresentam mais similaridades do que diferenças nas diretrizes diagnosticas para o transtorno, embora utilizem nomenclaturas diferentes( transtorno de défict de atenção/hiperatividade no DSM-IV e transtornos hipercinéticos na CID-10). acomete-se em sua maioria em crianças em idade escolar, com prejuízos nas atividades relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e nas vocacionais, bem como efeitos negativos na auto-estima.
Como já dito pelos demais colegas, não existe alguma categoria psicopatológica denominada "hiperatividade cerebral".
Ao que parece, você está se referindo a o que alguns autores como Augusto Cury chamam de Síndrome do Pensamento Acelerado. Recomendo a leitura do livro deste autor, chamado "Ansiedade - como enfrentar o mal do século", que fala sobre o pensamento acelerado. Talvez esclareça alguma coisa sobre a 'hiperatividade cerebral' questionada.
Espero ter ajudado. Sempre às ordens!
Olá, a hiperatividade cerebral é apenas um termo do senso comum, mas não existe um diagnóstico com esta denominação. Parece que você está se referindo àquela sensação de que os pensamentos são efusivos e acelerados. Vários pacientes relatam que não conseguem silenciar os pensamentos. É isso? Talvez seja uma expressão que vc ouviu, mas sem saber em que contexto foi dita fica difícil saber a que se referia. Também podemos pensar na atividade elétrica do cérebro, mas ela não é igual em todas as pessoas. Cada um é único e aquilo que pode ser "demais" para um também pode ser "normal" para outro. Sempre às ordens! Abraço!
Por esse nome realmente desconheço qualquer classificação de doença. Será que você está falando da síndrome do pensamento acelerado?
Investigue melhor e se precisar estou a disposição.
Hiperatividade cerebral: caracterizada pela extrema agitação mental, falta de concentração e impossibilidade de focar-se em uma coisa só.