O que fazer para acelerar o metabolismo depois dos 40?

3 respostas
O que fazer para acelerar o metabolismo depois dos 40?
Manter massa muscular com treino de força, dormir bem, controlar estresse, comer proteína suficiente e corrigir deficiências nutricionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Évelyn  Melo
Nutrólogo, Médico clínico geral
Goiânia
Para acelerar o metabolismo depois dos 40, é preciso adotar um estilo de vida saudável que inclui: exercícios físicos regulares, combinando treino de força e aeróbico; uma alimentação rica em proteínas magras, vegetais e frutas, com redução de açúcar, álcool e alimentos processados; hidratação adequada e sono de qualidade, além de controlar o estresse. Existem outros fatores que podem acabar influenciando no metabolismo nessa idade e por isso sempre é importante fazer acompanhamento médico.
Dra. Tácia Adriana Florentino
Nutrólogo, Médico de família
João Pessoa
Olá, após os 40 anos, o metabolismo naturalmente fica mais lento — o corpo gasta menos energia para manter suas funções vitais, principalmente por causa da redução da massa muscular e mudanças hormonais. Mas isso não significa que seja inevitável ganhar peso ou perder vitalidade: é possível reativar o metabolismo com ajustes estratégicos. Segue algumas dicas:
- Busque preservar e aumentar sua massa muscular - o músculo é o maior aliado do metabolismo;
- Cuide do seu sono e controle o estresse - dormir pouco e viver sob estresse crônico aumentam o cortisol, que reduz o gasto energético e favorece o acúmulo de gordura abdominal.
- Busque uma avaliação médica dos seus hormônios - a queda de hormônios interfere na composição corporal e na disposição. Uma avaliação médica individualizada permite identificar e corrigir desequilíbrios quando necessário.
- Busque uma alimentação saudável - prefira alimentos naturais, ricos em fibras, proteínas, gorduras boas e micronutrientes que participam das reações metabólicas (como magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e D).

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.