O que leva a depressao?

9 respostas
O que leva a depressao?
Procure verificar na sua vida tudo que aconteceu na sua vida nos últimos tempos, observe seus pensamentos e sonhos mas principalmente busque um psicólogo para facilitar essa busca.
Boa sorte!

Olá. São diversos os motivos que podem contribuir para a depressão, dentre eles questões físicas como hipotireoidismo, baixa de vitaminas, fatores genéticos, traumas, questões psicológicas, hábitos de vida nocivos, vícios etc

O ideal é viver de modo saudável, fazer exames clínicos e observar como vai seu organismo.

Além disso, buscar profissionais para avaliarem se há desenvolvimento de depressão e apoiarem em tratamento
, caso haja, será essencial.
A depressão é um sintoma, e por não considerá-la uma doença acabo vendo muitas pessoas confundindo-a com a tristeza que faz parte do processo de amadurecimento. É como se você precisasse se esconder de um perigo ou de um desejo que seja contra, de forma moral, ao que você acredita ser normal ou socialmente aceitável. Nos escondemos então de nós mesmos, seja de nossa violência ou da projeção dela nos outros, seja de um desejo ou da projeção deste desejo nos outros. Se passar a encarar a nomeação depressão desta forma, poderá separar a tristeza que é algo cotidiano e fruto das dificuldades e perdas que a vida nos apresenta a todo instante. Não acredito em fatores biológicos, mas que o estado depressivo tem um impacto no corpo e nas funções cerebrais, isto é, há conexão entre o psiquismo e o corpo nas neuroses. Procure encarar o sintoma como uma ferramenta e analise onde e para que está sendo utilizado, busque o valor deste sintoma, é um bom começo de análise.
Pode ser causada por fatores psicológicos, como traumas, estresse ou situações difíceis de serem superadas por exemplo. Ou pode estar associada a uma predisposição biológica.
Mas para um diagnóstico preciso da doença é necessário procurar um profissional qualificado que irá se basear nos sintomas e na história de vida do paciente.
Eu poderia responder o que leva à depressão baseado nos livros e nos manuais. E essa resposta seria muito genética, afinal, os livros irão dizer que a depressão tem origem multifatorial.

No entanto, ao invés de tentar entender "o que leva à depressão", eu certamente tentaria entender o que você chama de depressão e o que está relacionado a esta sua vivência depressiva.

Para mim, mais importante que entender a depressão, é entender você e o que está se passando contigo.
Olá!

A depressão tem etiologia multidimensional, perpassando por fatores genéticos, ambientais, relacionais e psicológicos, além de considerar as exposições situacionais pelas quais o indivíduo passa ao longo do seu desenvolvimento,

Todas as aferências desenharão ao longo do tempo a maneira como o indivíduo se constituirá e aprenderá a reagir em tais questões. Alguns desenvolvem resiliência como estratégia de superação, outros estão mais sucetíveis à introversão e passividade que pode desenrolar do sofrimento ao embotamento emocional.

Diante da suspeita de um quadro depressivo, o ideal é buscar um profissional para conduzir a situação da melhor maneira possível.
A depressão é uma doença com origem multifatorial. O que ocorre é uma associação de fatores genéticos, sociais/ambientais e psicológicos. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Um abraço.
Olá, não ha uma unica causa que leve a depressão , ela é decorrente de muitos fatores, ambientais, hereditário, somos seres bio psico social. Espero ter ajudado!
Ola. Tudo bem? São muitos fatores que podem levar alguém a experimentar depressão. Compreender a história de vida e o contexto de quem está depressivo é fundamental, para pensar novas estratégais e possibilidades para saída desse lugar. Espero ter ajudado! Abraço.