O que procurar primeiro?Psicólogo (a) ou psiquiatra? OBS: Para adolescente de 14 anos

27 respostas
O que procurar primeiro?Psicólogo (a) ou psiquiatra?
OBS: Para adolescente de 14 anos
Depende da gravidade da queixa. Com o psiquiatra há a possibilidade do uso de medicamentos, e com o psicólogo seria um acompanhamento semanal, no intuito de tocar nas causas da angústia ou da queixa que for. O psicólogo, quando é procurado primeiro, pode indicar um psiquiatra caso ache necessário também.

Uma especialidade não exclui a outra. Importa verificar qual a demanda desse adolescente, se precisa tratar por exemplo, coisas pontuais da adolescência ou então se apresenta algumas dificuldades mais físicas, como crises de ansiedade, pânico, etc. Mas é importante lembrar que todos precisamos de terapia ao longo da vida para lidar com nossas angústias e frustrações, podendo então a ida ao psiquiatra num primeiro momento ser desnecessária. Isso se não existirem alguns sintomas mais físicos e de falta de controle por parte desse jovem. Aconselho o atendimento psicoterápico para que o adolescente possa se conhecer melhor e se sentir mais confortável em relação às questões que vivencia. Boa sorte
Depende qual é a demanda do paciente. Se for uma situação muito grave pode até ser o caso de ir diretamente a um psiquiatra, cujo foco, é tratar dos sintomas com medicamentos. Na maioria das vezes, uma análise ou psicoterapia, pode ser suficientes para atender o caso. Um psicólogo também saberá fazer um encaminhando para um psiquiatra caso seja necessário. Sugiro que você faça uma entrevista Inicial, seja com um psiquiatra ou psicólogo, para que o profissional possa entender melhor a demanda do adolescente e propor o tratamento adequado.
Se a criança ainda for acompanhada por pediatra ligue para ele e explique a situação. Há casos que ele manda procurar um neuropediatra e não um psiquiatra. Mas como alguns colegas já disseram depende do caso. Se for a um psicólogo é provável que ele indique um ou outro também para acompanhar o caso.
Depende do que está acontecendo..... Acredito que qualquer um dos profissionais (psicólogo ou psiquiatra) , irá fazer uma avaliação séria sobre o caso e , se for preciso, aconselhar a procura do outro profissional.
Em alguns casos específicos é importante o tratamento simultaneamente de ambos, pois o psiquiatra trata os sintomas que estão sendo apresentados( com medicação) e, o psicólogo trabalhará as causas que estão originando os sintomas com a psicoterapia.
Não sei se é o caso de tratamento medicamentoso, pois acabou não relatando o que te levou a pensar em procurar esses profissionais...Mas tenha sempre em mente que para obter o máximo de sucesso no tratamento, a medicação( caso for necessária) sempre terá que vir acompanhada da ajuda psicoterápica.
Qualquer coisa, estou à disposição! Espero ter ajudado! Boa sorte na sua procura!
Olá!! Vai depender muito do motivo da procura e as dificuldades apresentadas pelo adolescente. No caso do aconselhamento psicológico, deverá ser feito por um psicólogo com objetivo de auxiliar os pais a lidar com determinadas questões ou diretamente com o adolescente. É importante que todo profissional, independente da área, faça sempre os encaminhamentos necessários aos especialistas.
Olá! São dois profissionais bem diferentes! precisaria saber o motivo para o encaminhamento para ambos!
Olá
Para saber qual o profissional ideal, seria necessário mais informações sobre os sintomas e o intensidade, porém o importante é procurar ajuda, fazendo uma avaliação por qualquer um desses profissionais e será realizado o encaminhamento adequado ou até mesmo realizar um tratamento em paralelo.
Boa tarde!

Ambos os profissionais podem contribuir com seu trabalho auxiliando esse adolescente.. Uma psicoterapia seria importante no entendimento das reais necessidades dele.

Um Psicólogo pode trabalhar em conjunto com um paiquiatra quando necessário o uso de algum Fármaco.

Estou à disposição se quiser entender um pouco mais sobre a psicoterapia :)

Mariá Lisboa Diotallévy
Olá! Acredito que a avaliação deva ser feita de forma individual, somente a idade não compõe uma característica suficiente para que se possa apontar qual a melhor especialidade a ser consultada primeiro. Caso seja algum problema que não tenha algo de ordem muito severa, seria recomendável que se levasse primeiramente a um psicólogo para que este, após algumas entrevistas preliminares, pudesse avaliar se há a necessidade de um acompanhamento médico. É sempre importante lembrar que o medicamento é de uso restrito e o seu uso pode causar sérios danos ao indivíduo que os ingere, sendo um caminho que se torne necessário, e não como uma primeira tentativa diante de um problema de grau menor.
Espero ter ajudado e estou a disposição.
Acredito que pra cogitar um Psiquiatra, deva ser algo sério, pois esse é o profissional habilitado a dar medicação relativa aos sintomas quando necessário, porém, mesmo eu não sabendo o que seja, um acompanhamento psicológico é importante pra re-significar conteúdos que podem estar dificultando a vida, independente de consultar um Psiquiatra. Estou às órdens.
Depende da demanda da adolescente.
Sugiro encaminhar primeiro para o psicólogo, mas como os colegas já mencionaram, vários casos precisam do acompanhamento dos dois profissionais. Espera-se que todo bom psicólogo saiba quando encaminhar para o psiquiatra e o bom psiquiatra saiba quando encaminhar para o psicólogo.
A porta de entrada para saúde mental geralmente acaba sendo o psicólogo devido a o estigma com psiquiatra! O que deve ser levado em conta qual o quadro apresentado? Tentativa de suicidio,automutilação,insônia,ansiedade excessiva etc? De todo modo um bom psicólogo pode te orientar se é necessário avaliação médica também.
Inicialmente você deve observar quais os sintomas apresentados. Se tiver algum risco a vida do adolescente, deve primeiramente procurar um psiquiatra para prescrever medicação. Logo após procure um psicólogo para trabalhar junto com esse adolescente seu lado emocional. Att. Samantha Otero.
Psicólogo. Se necessário for, será encaminhado ao profissional competente
Tem pessoas que buscam primeiro o psiquiatra e começam o uso de medicamentos, não fazem acompanhamento psicológico. O que não é aconselhável.Sempre que houver psiquiatra atuando, deve-se ter um psicólogo trabalhando com o paciente. O ideal seria primeiro procurar um psicólogo, que havendo a necessidade medicamentosa vai encaminhar ao psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Para ter uma resposta eficaz é necessário entender a demanda do seu filho. Gosto de salientar que ambos profissionais irão ter a responsabilidade de fazer o encaminhamento para a especialidade que cabe para o tratamento efetivo. Caso seja algo mais brando e que tenha mais ligação a mudança de comportamento, dificuldade de relacionamentos ou seja, mais pontuais, sugiro primeiro o psicólogo. Se o problema apresentado for algo que tenha uma prolongação e que precisa de um diagnóstico de transtorno ou algo parecido, vale a ida ao psiquiatra primeiro.
Um psicólogo pode ajudar nas questões emocionais, pois o adolescente está num período nada fácil de transição entre a infância e a fase adulta, passando por alterações hormonais, mudanças físicas, formação de identidade, desenvolvimento sexual, social. E dependendo da demanda, pode estar encaminhando ao médico psiquiatra para que ele avalie a necessidade do uso da medicação.
Depende! Se o problema são pensamentos ou tentativas de suicídio ou automutilação o psiquiatra seria o mais indicado para medicar e tentar aliviar os sintomas, caso seja algo de outra ordem, o psicólogo poderá ajudar e até encaminhar para o psiquiatra se necessário. Abçs!
São profissionais complementares, se for ao psicólogo e ele achar necessário encaminhará para o psiquiatra e vice versa.
Acredito que o movimento aqui é que o adolescente possa sentir-se confortável para traduzir suas emoções. A busca deve ser por um profissional especializado e que conduza a sessão de forma acolhedora.
Depende muito da intensidade do sofrimento e o quanto os sintomas estão incapacitando o seu filho. Se vc achar que não está muito grave, procure primeiro o psicólogo e se ele achar necessário, fará o encaminhamento para um psiquiatra de sua confiança que trabalhe bem em conjunto com ele.
Um não exclui o outro, mas o acompanhamento psicológico é aconselhável mesmo que faça acampamento com o psiquiatra, que ira somente prescrever o medicamento. E o psicólogo e apto a indicar o encaminhamento para um psiquiatra caso haja a necessidade de um tratamento com medicamento. Por isso, dependendo do caso, talvez seja mais interessante procurar por um psicólogo antes.
Leve-o aos dois.
Psicólogo.
Olá. É preciso de um pouco mais de contexto para conseguir responder sua pergunta, penso que se não há crises constantes, inicie por psicólogo. Abraço.