Me declarei para minha terapeuta, pedi para ela dizer que não havia possibilidades para nós, e ela

26 respostas
Me declarei para minha terapeuta, pedi para ela dizer que não havia possibilidades para nós, e ela não diz, será que faz parte do tratamento? O que ela deve falar quando afirmo que o sentimento está intenso? Ela explicou da transferência.
Bem ,se houve uma comunicação assertiva nesse sentido, imagino que vocês conversem sobre o que contextualiza essa transferência.
Entender os mecanismos que desencadearam a transferência faz parte do tratamento. Existe a necessidade de ressignificar esse sentimento, que parece a você atração, mas pode estar apenas conectado a outro aspecto emocional, que deverá ser tratado no setting terapêutico.
O silêncio da profissional talvez esteja causando angústia, e penso ser necessário abordar este ponto.
Boa sorte e grande abraço

Sim, você descreve uma transferência. Se há confiança no trabalho da sua terapeuta e empenho seu no processo, essas emoções se acalmarão e você entenderá o que houve. Você está alí para tentar entender sua mente. Enquanto a paixão, não se preocupe...nunca dura para sempre.
Isso é algo relativamente comum no ambiente terapêutico, justamente pois o processo é envolvido por uma relação de não julgamento e escuta, o reforço oferecido na relação terapeuta- cliente pode levar a um sentimento afetuoso por parte do cliente, o que se configura a tal transferência.
Como todos os colegas já mencionaram, a resposta já está dada. Importante que lide não só com a frustração, mas - talvez - com a possibilidade de despertar uma capacidade de relacionar-se em nível afetivo que possa levar para fora do âmbito da terapia, com outras pessoas. Ser capaz de encantar-se com o outro é muito positivo.
Você está descrevendo algo que acontece no processo terapêutico e é base para que ele aconteça, ou seja, a transferência.

Sobre estar aparecendo algo relacionado ao amor, algo possível de se dizer é que ali você está encontrando o lugar para falar dos seus sentimentos, inclusive este.

Como ela vai escutar o que está você está dizendo e falar ou não algo a respeito vai depender do que está acontecendo no processo.

Lembre-se que ali tem lugar para um tipo de relação diferente da que se encontra nos contexto comuns da vida.

Por isso, não ter exatamente a resposta que você pediu não significa que ela não esteja escutando o que você está dizendo.

Pelo contrário, pode ser que o silêncio tenha sido exatamente o que está sendo necessário neste momento.

Mantenha o processo e expresse o que for preciso expressar, diga o que sente que tem a dizer, e confie que ela está fazendo a parte que a cabe para o melhor caminho do tratamento.

Até mais!
Como disse o colega acima, o silêncio já é uma resposta. Em todo processo terapêutico há uma ou mais questões transferenciais, se o que está tão intenso em você agora é essa atração/paixão, é porque certamente essa deve ser a pauta do seu processo; e se você encontra espaço de expor o que sente e o que lhe incomoda é porque a psicoterapia está acontecendo, está funcionando.

Espero ter ajudado.

Att.
Olá! É parte de toda e qualquer abordagem psicoterapica que haja os fenômenos da transferência e contratransferência. A primeira implica nas falas, atitudes e comportamentos do paciente direcionadas ao terapeuta. Já a segunda é como o psicólogo reage a essas demandas. Você estar apaixonado pela sua psicóloga é um sinal positivo. Isso pode indicar que o vínculo entre vocês está bom. E a atitude dela de ficar em silêncio pode gerar dúvida para você. Eu trabalharia a questão de modo claro e objetivo.

Abraço!
Depende da linha teórica que ela se pauta.
O fato de ela falar da transferência já é a resposta.
Dentro da psicoterapia pode acontecer de o paciente projetar emoções em cima do terapeuta. Não faz parte da psicoterapia retribuir o sentimento do paciente.
Cabe a você lidar com essa angústia e frustração. Esses sentimentos devem ser vividos na sua vida, com alguém real que você realmente conheça.
Olá, a transferência é super comum de acontecer, você deve estar se sentindo compreendido e gostando do tratamento, porém, você provavelmente não sabe nada sobre a sua terapeuta além de que ela te ajuda muito com as suas questões, como seria possível ter algo com alguém que você nem conhece direito?
É comum que aconteça e a interpretação desta transferência poderá em breve ser explicada por ela. Porém, lembre-se de que ela é sua terapeuta e isso não faz dela uma opção. Como todo processo terapêutico, confie a ela seus sentimentos em relação ao que percebeu do seu tratamento.
Ela agiu corretamente, é muito comum a transferência nesse caso.
Olá! O fenômeno da transferência pode acontecer com alguma regularidade no processo psicoterapêutico. Ao falar dos seus sentimentos, muitas vezes, o paciente transporta alguns vínculos afetivos do seu passado para o terapeuta, identificando nele um objeto de desejo ou de apego. Quando a sua terapeuta, de forma natural, lhe informa que isso é apenas um fenômeno, ela já está comunicando, de forma tácita, de que não há reciprocidade de afeição mais íntima entre ambos, diminuindo a importância do afeto que você nela deposita. Cabe lembrar, contudo, que a relação terapêutica está fortalecida, e que você pode nela confiar e continuar o tratamento. Um abraço
Olá. Não deixa de ser relevante o fato de você saber que não deve haver possibilidade para esse tipo de relação fantasiada tal qual expresso em "pedi para ela dizer que não havia possibilidades para nós". Por que será que é o outro que precisa sustentar essa proibição? Há muito de importante nisso que você apresenta e a transferência é o meio pelo qual a análise pode ocorrer.
A transferência é natural no processo terapêutico, o paciente projeta seus sentimentos e emoções no terapeuta, sentimentos e emoções que não são exatamente pelo terapeuta, mas por objetos de desejo, ou seja por alguém que passou ou passa por sua história de vida.
Olá! Acho interessante você saber que tudo o que é dito durante a sessão é pertinente para análise. Quanto mais sincero e verdadeiro for com a sua psicoterapeuta revelando seus pensamentos e sentimentos mais profundos, melhor serão os resultados e benefícios do trabalho. É muito importante confiar na profissional e entender que ela atua com técnicas e estratégias. As vezes idealizamos e muitas vezes transferimos.
Oii! Primeiro é preciso lhe dizer que é bastante comum acontecer ou não a transferência ou contratransferência. Foi bom ter falado a ela o que estava sentindo para também ser trabalhada essa questão, mas se o que está lhe causando sofrimento é o silêncio é preciso que isso também seja exposto para poder ser trabalhado. Aproveite esse momento de terapia, pois é único, às vezes, dói no decorrer do processo, mas é algo maravilhoso tratar questões que lhe causam angustia.
Esse processo, chamado de transferência é comum no ambiente terapêutico, conforme lhe foi explicado.

Porém, se está muito intenso e difícil lidar com isso, ou indo além do que a ética estabelece como aceitável, ela enquanto profissional, deveria te sugerir um encaminhamento para um outro profissional, afim de obter o melhor para o seu tratamento.
Isso costuma acontecer com frequência e é chamado de transferência, quando acontece ao contrario é chamado de contra transferência. O terapeuta pode trabalhar diante dessa transferência, caso se sinta a vontade, pois isso vira uma demanda. Se o psicólogo ou o cliente não se sentir a vontade, a indicação é mudar o terapeuta.
O processo de empatia e transferência é o que mobiliza a psicoterapia, e este é exatamente o papel do psicologo, mostrar este processo. Este sentimento depende muito do processo que mobilizou a procura .... continue o tratamento, logo você vai entender o que esta acontecendo.
Olá...
O fato de vc admirar sua terapeuta, é algo muito positivo para o processo. E entender melhor este seu sentimento, bem como a sua necessidade de que ela estabeleça os limites, está falando muito sobre vc, e será bastante positivo entrar em contato com isso. O mais importante agora é pensar sobre o seu principal objetivo quando procurou a terapia, imagino que não tenha sido este.
Minha sugestão é de que aproveite este momento para entender mais sobre si, questionar-se mais sobre o que te leva a querer investir nesse sentimento. Possivelmente esteja repetindo este comportamento em outros momentos da sua vida, que acabam prejudicando a caminhada até seus objetivos.
Processo de transferência em sua forma latente. O profissional ira conduzir a sessão para que seja feito uma contratransferência, se não for elaborada a questão a conduta seria a troca do profissional.
Ela falar da transferência já é motivo suficiente para você entender qual o papel dela. Caso sinta que não melhora seus sentimentos, fale com ela novamente ou procure outro profissional.
Ela deve manter a posição de profissional, que parece que ela esta fazendo já que não cede ao seu desejo e explica sobre a transferência. Mas, caso esteja insustentável os seus sentimentos e isso esteja atrapalhando a psicoterapia, indico que você procure por outro profissional.
Seria interessante ela trabalhar essa questão relacional com você, peça para ela fazer isso, é o básico, boa sorte.
Olha, o que ela disse sobre a transferencia é real. Continue falando sobre isso com ela.
Olá. Não existe uma regra do que ela deve dizer e sim, pode fazer parte do processo ela não dizer o que você quer que ela diga. Lembre-se, não é sobre estar apaixonado de fato. Abraço.