Posso ir na psicóloga sozinha tenho 17 anos meus pais sabe

27 respostas
Posso ir na psicóloga sozinha ? tenho 17 anos e meus pais sabem
Como você é menor de idade, em primeiro lugar seus pais precisam acompanhar vc (ou um deles). Provavelmente a colega que irá atender você fará uma sessão inicial com os seus pais para entender a necessidade de você procurar uma terapia, como é o relacionamento de vocês, entre outras informações. Também pode haver um contrato firmado entre o profissional e a familia firmando os dias e horarios das sessões com alguns acordos como avisar em caso de faltas, o valor de cada sessão, etc. Isso pode ser feito nessa primeira sessão. Mas não se preocupe, depois começaram as sessões com você, se é essa a dúvida. Você estará sozinha com a Psicóloga nas suas sessões e depois ela verá a necessidade de falar novamente com seus pais. Que ótimo que você tomou essa decisão, a terapia vai te ajudar a lidar com seus conflitos, duvidas, medos, anseios. Felicidades pra voce e espero ter ajudado.

Além de não ser possível, também não é o melhor caminho. As informações que eles tem para compartilhar são muito importantes para o seguimento do seu acompanhamento. Se eles estão cientes, devem te apoiar e também não sei se seria um problema que participassem. De repente pode ser só um dos dois, se você ficar mais confortável.
Olá! Por ser menor de idade, pelo menos um dos seus responsáveis precisam estar com você na(s) sessão inicial. As próximas sessões são feitas com você sozinha(o) e o seu sigilo é respeitado. Se mais pra frente o profissional achar necessário falar com seus pais, isso é conversado com você para viabilizar a melhor forma disso acontecer, baseado na confiança que você vai estabelecer com a sua psicóloga(o). O fato de seus pais saberem é muito positivo! Converse e peça o apoio deles. Precisando, estou à disposição.
Olá, o primeiro contato é importante ser com seus pais tb, por você ser menor e pela questão financeira. Mas a terapia pode seguir só com você se seus pais te derem essa autonomia, então a primeira consulta é muito importante. Boa sorte.
Olá
É comum os profissionais terem um momento com os pais para buscar algumas informações de quem chega e é jovem. Também por que os pais precisam consentir com o tratamento. Mas é perfeitamente possível não ter estes encontros se todos estiverem de acordo.
Já tive situação que os pais fizeram contato, autorizaram o tratamento, mas entendiam que não deviam interferir, nem me conhecer pessoalmente entendendo que era uma decisão rumo à autonomia do filho.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Não pode ir a primeira sessão sozinha! Como os colegas explicaram no atendimento de crianças e adolescentes é importante haver o contato inicial e posteriormente outros se houver necessidade com seus pais ou somente um deles para que haja mais informações a seu respeito e também o consentimento dos responsáveis. Posteriormente,caso seus pais não se oponham pode ir normalmente as suas sessões sem a companhia deles.
Sim, é possível que você vá sozinha. Veja, esta pergunta não tem uma resposta correta, pois nela você apenas informa que seus pais estão cientes. No entanto, não diz se você mora com eles nem se depende da ajuda deles para fazer uma psicoterapia. Entendo que, num primeiro momento, um profissional da área de psicologia irá se interessar por estas questões iniciais.
Olá! Por tu ainda ser menor de idade, a conduta mais adequada é que os teus pais (ou um deles) possam te acompanhar na primeira sessão, em função do consentimento por ainda serem responsáveis por ti. Mas caso não queira falar sobre determinados assuntos, nas demais sessões, tu pode comparecer sozinha e o sigilo dessas informações vai ser preservado, exceto em casos em que tu possa te colocar em risco. Espero que tenha te ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
É possível seguir em terapia se você for sozinha, sim.
Que bacana você estar procurando terapia, tenho certeza que você vai adorar! Pode ir sozinha sim querida.
Olá!!
No primeiro atendimento é preciso que um dos responsáveis estejam presentes para preencher e assinar um termo de consentimento para atendimento de criança/adolescente. Isto se faz necessário para que o responsável legal se responsabilize a trazer o paciente, quando for o caso, ou autorize que possa vir e sair das sessões desacompanhado e que esteja ciente de que faltas frequentes, com ou sem justificativa, prejudicam a evolução do trabalho psicoterapêutico. Na referida sessão também é discutido questões burocráticas, como valor e forma de pagamento.
Quanto ao sigilo, "é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio de confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício professional". Caso o psicólogo ache necessário participar algo ao seu responsável, ele conversará com você primeiro.
Que bom que seus pais apoiam sua decisão. Assim fica mais fácil.
Você vai gostar
Boa sorte!
Sim, é super possível!! E é importante é o apoio que você tem dos seus pais nessa decisão!! Desejo muita sorte nesse início, tenho certeza que você vai adorar!
Sim, é possível, é altamente importante que os pais façam uma triagem inicial, e autorizem o trabalho do psicólogo, e muito recomendável que o profissional em ciclos faça uma abordagem com os pais, mas sempre respeitando o sigilo entre ele e o paciente.
Menores de idade precisam de autorização dos pais, mas o processo terapêutico é individual. Seu vínculo é com o terapeuta, que mantém sigilo a respeito de tudo o que conversarem. Terapia durante a adolescência, em especial em tempos de pandemia, é muito transformador, um momento de partilha e escuta que nem sempre é possível com outras pessoas. Que bom que seus pais apoiam. Boa sorte!
Olá jovem... parabéns pela iniciativa da pergunta e do interesse na busca por um profissional Psicólogo(a).
Na minha percepção e experiência se faz muito importante a presença do seu responsável direto (você pode morar com apenas um de seus pais) na primeira consulta. Por quais motivos? Primeiramente para seu responsável conhecer quem vai trabalhar com você; consentir verbalmente e por escrito as diretrizes (contribuição na construção da anamnese do paciente, agenda, falta, atraso, pagamentos, etc;) apresentadas por este profissional bem como saber como serão realizadas os próximos passos, da importância de eventuais comparecimentos na sessão, da ética e sigilo dos atendimentos, esclarecimento das dúvias. A partir daí, também, autorização para seu comparecimento sozinha nas consultas seguintes. Ainda, precisamos firmar com o seu responsável este apoio que você menciona que eles te dão. Ah, essa orientação é válida, também, para atendimentos remotos. Espero poder, junto com os demais colegas aqui, ter lhe ajudado. Boa sorte e conte comigo.
Bom dia!! O importante é você falar par seus pais , seu desejo de fazer terapia. Geralmente nós profissionais da Saúde Mental, pedimos um documento assinado que o menor de idade esta sendo autorizado pelos pais a fazerem terapia. Também costumamos acolher os pais, lembrando que existe o sigilo profissional. Nada do que você diga na consulta será comentado com seu pais. Converse com eles e busque ajuda, não guarde esses sentimentos para você!! Amigos apoiam, porem nosso trabalho é bem distinto. bjs
Converse com eles . Te fará sentir melhor .
As primeiras conversas são feitas com seus responsáveis.
Depois de combinado esse primeiro momento e você já tiver autonomia pode ir sozinho sim.
A menos que você já more sozinho para estudar ou trabalha, seja emancipado não precisa de autorização.
Olá!

Normalmente a primeira sessão costuma ser feita com os pais e o adolescente juntos, e, a partir da segunda sessão, o adolescente é atendido sem a presença dos pais.

Espero ter ajudado!
Olá, você pode ir sozinha sim, mas precisara da autorização, por escrito, de algum de seus responsáveis para seguir na psicoterapia. Normalmente, um dos atendimentos é feito com um responsável, por você ser menor de idade.
Deve levar uma carta de seus pais autorizando. Eventualmente o profissional poderá ter que falar com eles; mas tudo combinado com você antes.
Perfeito! você pode pedir que te acompanhem na primeira sessão para assinarem termo de autorização como es de menor, mas você pode sim entrar sozinha na sessão afim de ter seu espaço com sigilo, depois você pode ir sozinha até o consultório sem precisar que eles te acompanhem.
Olá, boa tarde! Como você é menor de idade, para ingressar na terapia precisará da autorização deles. Para o melhor tratamento, será importante que os seus pais participem esporadicamente das sessões. Mas aquele espaço será integralmente seu e tudo que for feito, estará visando o seu tratamento e a sua melhora!
Precisa da autorização do responsável. Consultar um especialista é sempre importante! O processo terapêutico na clínica auxilia nas tomadas de decisões de uma maneira mais confortável.
Pode, boa sorte, procure alguém que se sinta a vontade.
Pode ir sozinha sim. Seus pais só precisaram autorizar formalmente.
Pode sim, porém provavelmente um deles terá que autorizar sua participação por escrito. Abraço.