Na minha primeira consulta com o psicólogo, meu pai/minha mãe entram comigo no consultório ou é some

25 respostas
Na minha primeira consulta com o psicólogo, meu pai/minha mãe entram comigo no consultório ou é somente eu?
Você não menciona sua idade na sua pergunta. Quando recebo crianças e adolescentes, costumo receber primeiramente os pais, já que geralmente a demanda parte deles. Depois recebo o paciente e, a depender do caso, posso chamar os pais periodicamente para ouví-los em relação a sua percepção de como o caso está evoluindo. Nessas sessões com os pais costumo perguntar ao paciente se ele deseja participar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Olá! Mesmo você sendo menor de idade não há necessidade dos pais na primeira consulta. Fica a critério . O que pode ocorrer é uma sessão primeira com os pais. Depois o atendimento direto com o cliente.
Olá! Em casos de crianças, é necessário um primeiro atendimento com os pais. Já com adolescentes, dependendo da demanda e da vontade do paciente, pode ocorrer sessões junto com os pais, mas não é regra nem necessário.
Olá! Em caso de crianças e adolescentes, a primeira consulta é realizada com os pais, isso porque são apresentados os documentos contratuais da sessão e os responsáveis legais pelo(a) menor de idade são os pais. Podem ser os pais ou quem detenha responsabilidade legal pelo menor de idade (avós, tios, irmãos, etc), desde que o responsável legal possua mais de 18 anos. Depois da primeira sessão, as demais sessões são realizadas com a criança/adolescente, mas há ocasiões que algumas das sessões possam ser interrompidas se houver a necessidade de conversar com os pais sobre o processo terapêutico (ou também há a possibilidade dessas sessões com os pais serem agendadas fora do horário da sessão com a criança/adolescente). Abraços!
Olá!! Depende da condução clinica do profissional. É esperado que os responsáveis acompanhe o menor de idade na consulta, entretanto não é obrigatório os pais participarem da sessão de seu filho. Por isso, depende da condução clinica do profissional e do caso apresentado!!
Espero ter ajudado ;D
Boa noite.
Isso acontece no caso de crianças e adolescentes. Com adolescentes mais velhos não faço isso, basta os pais autorizarem o início da terapia e o adolescente pode até ir sozinho ao consultório, no caso do tratamento presencial. No entanto, o psicólogo deve estar disponível para quando os pais precisarem conversar com os filhos ou mesmo se houver alguma questão que o profissional considere importante discutir com os pais. Abraços
Olá! Como os colegas mencionaram, vc não falou sua idade. Se vc for um adolescente ou mesmo um adulto que se sente nesse momento mais fragilizado, a ida com os pais pode ser entendida e muito terapêutica. Como sou tb terapeuta de família, meu olhar será bem amplo e sistêmico para entender a necessidade ou não de seus pais juntos desde o início do tratamento.
O profissional deverá portanto, ver com vc e sua história o que faz sentido e o que é necessário para um bom acompanhamento terapêutico.
Qq dúvida estarei disponível. Abs.
Olá, depende do caso. Para atendimento de criança, se faz primeiramente uma entrevista com os pais, afim de entender a demanda. Já no caso de adolescente essa entrevista pode acontecer individualmente com o paciente, somente com os pais ou até mesmo todos juntos, vai depender de como você se sente mais a vontade. Porém, sendo menor de idade, haverá a necessidade de uma autorização assinada por um responsável legal para que ocorra o atendimento.
Oii, tudo bem?
Depende da idade, suponho que você seja grandinho já que nos escreve aqui. Neste caso, procuro estimular a autonomia e "recebo" nessa primeira sessão Quem quer entrar, seja apenas filho, ou filho e cuidador. No entanto, é importante que tu vá acompanhado de algum dos responsáveis, agora se ele vai entrar ou não a decisão é com vocês.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança,
adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de
ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da
legislação vigente:
§1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o
atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes;
§2° – O psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do
atendido.
Olá!! Na minha primeira consulta com o psicólogo, meu pai/minha mãe entram comigo no consultório ou é somente eu?
O fato é que o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, entrar com seus pais ou não ficará a critério de como vc se sentir melhor, principalmente na primeira sessão.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Se o paciente for adolescente geralmente se faz a primeira entrevista ou em outro momento uma sessão apenas com os pais,como também nas sessões seguintes com orientações para a família no sentido de melhorar e facilitar a relação entre todos! Há também a possibilidade de marcar uma sessão com todos juntos sempre em comum acordo com o adolescente atendido! Espero ter ajudado a entender melhor! Fico à disposição.
Olá! Caso você seja menor de idade é bem comum que os pais acompanhem no primeiro atendimento, e isso pode variar de profissional para profissional, eu particularmente recebo os pais junto do menor em questão e sempre que possível faço um momento somente com o menor, mas é importante levar em consideração que o acompanhamento será com você (caso seja o menor) e no próximo atendimento o profissional vai procurar entender da sua parte o que entende como motivo da procura do acompanhamento psicológico entre outras questões… espero ter ajudado!
Depende de sua idade
Olá. Se menor, sim. Se o psicólogo avaliar que a presença deles na sua consulta inicial for importante, sim. Lembrando que, o paciente é você é tudo que for discutido sem sua presença deve ser informado
Olá! A depender da sua idade, é o correto a se fazer. Caso você seja menor de idade, deve-se realizar uma primeira sessão/consulta com o responsável legal pela criança e/ou adolescente. Nos processos terapêuticos que conduzo, geralmente esse primeiro momento é realizado de forma individual com os pais. Contudo, com finalidade de cuidar do vínculo terapêutico, o paciente (ou seja o menor) é avisado inclusive da finalidade da primeira sessão. Espero ter ajudado!
Depende se você é criança, se quer a presença deles, ou se assim foi combinado com o psicólogo.
Olá! Não foi mencionada sua idade na pergunta, então vou te responder como faço em meus atendimentos. Quando o atendimento é direcionado a uma criança ou adolescente, sempre recebo na primeira sessão os pais ou responsáveis para receber a demanda, entender as queixas. Algumas vezes ainda se faz necessário um outro atendimento com os responsáveis para que a entrevista inicial (anamnese) seja concluída. Logo em seguida recebemos o menor. Quando se trata de uma atendimento para adultos não se faz necessário, mas eu convido alguém da família, um cônjuge, companheiro ou coisa assim, após entender a demanda, caso seja preciso.
Espero ter te ajudado.
Menores de idade precisam do consentimento dos pais para o processo terapêutico. A primeira sessão vai servir pra estabelecer esse contrato com a pessoa que é responsável por você. Abraços
Olá,

Isto depende de muita coisa, viu? Pode ser que sim ou não, já fiz de diferentes maneiras. A questão maior é: Você fica preocupado dos seus pais entrarem junto? Como você se sente com isso? O que você gostaria que ocorresse e por quê? De todo modo, disponha!!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, depende de sua idade, de sua vontade e do contexto clínico. Abraço
Isso pode variar de acordo com a abordagem do psicólogo ou terapeuta escolhido. Alguns profissionais preferem ter a presença de um familiar na primeira consulta para obter informações adicionais sobre a história de vida e os problemas recentes do paciente. Outros preferem uma primeira consulta apenas com o paciente para que ele possa se sentir mais à vontade e falar livremente sobre seus problemas sem a presença de outras pessoas.

Por isso, é sempre bom pesquisar e escolher um psicólogo ou terapeuta que ofereça a abordagem que mais se adequa às suas necessidades e preferências. Na consulta inicial, você pode perguntar sobre a presença de um familiar durante a sessão e esclarecer quaisquer dúvidas que tiver antes de prosseguir com o tratamento.
Olá, bom isso como você pode ver depende muito do profissional, não há uma regra clara; exceto o fato de que se vc for menor precisa de autorização dos pais.
Olá! Isso dependerá do seu caso individual, de como irá combinar isso com o Psicólogo e com seus pais; seria interessante se pudesse informar sua idade para uma melhor orientação.
Se for menor de idade sim!
Não necessariamente, cada profissional pode conduzir de forma diferente, entretando, sendo menor de idade, certamente o profissional irá conversar com seus pais em algum momento do processo terapeutico.