O risco de depressão e suicídio entre pessoas com distúrbios de comunicação como a gagueira é maior

9 respostas
O risco de depressão e suicídio entre pessoas com distúrbios de comunicação como a gagueira é maior do que na população geral?
Conforme a colega acima falou não há números com essa estatística, mas recordo que na depressão o sujeito se introjeta e tende a ficar menos comunicativo e tem o aspecto social prejudicado. Normalmente pessoas com distúrbios da fala também se sentem alvo de um maior cobrança social e também, as vezes, optam por isolamento. Infere-se assim que para uma pessoa que já tenha um problema com a comunicação e que já possa ter seus laços sociais frágeis, que a depressão possa ser um agravante. É preciso recorrer ao meu ver a duas coisas: fonoaudiologia e terapia. Tenho certeza que esse é o caminho da tua ajuda. Boa sorte!

Olá, não há indícios que informam que o suicídio é maior em pessoas com gagueira, porém é necessário uma investigação mais detalhada, cada pessoa é única, com sentimentos e reações únicas, é preciso verificar vários fatores, como por exemplo como esta pessoa lida com a gagueira no aspecto emocional, como esta pessoa se sente no contexto de relacionamentos interpessoais, no convívio social, como a afeta, como se sente. Neste caso, seria bom realizar um tratamento em conjunto, fonoaudióloga para ajudar na fala e psicólogo para ajudar no emocional, se há indicio de depressão, risco de suicídio, é muito importante iniciar uma psicoterapia o quanto antes.
O que dizem os números? O que diz o paciente é mais importe que os números. E se alguem diz ou dá sinais que pode vir a cometer o suicídio é interessante levá-lo a sério e buscar ajuda profissional. Se alguem tem ideação, meios, planos, e estar decidido a cometer o suicídio é hora de chamar o SAMU e tirar os meios( corda, janela, faca, etc) de perto. Nesses casos a prevenção a partir de um ambiente acolhedor, onde há a escuta e um apoio profissional pode ajudar.

abc

Danilo Alves da Cruz
Concordando com o colega Danilo Alves da Cruz, diria que o risco de depressão e suicídio relacionado à gagueira é igual ao de qualquer outro distúrbio. O importante é observar em que grau essa dificuldade da fala interfere e prejudica a vida dessa pessoa especificamente. Se há alguma preocupação nesse sentido, no caso concreto, recomendo altamente que se procure logo um acompanhamento multidisciplinar, uma vez que será necessário tratar a gagueira com fonoaudiólogo, verificar se há algum outro comprometimento fisiológico que interfira na fala com um médico, bem como avaliar os pensamentos e comportamentos relativos a este problema com um psicólogo.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Não existe pesquisas relacionadas ao caso, um fato muito comum em pessoas com gagueira é a irritabilidade e angustia pelo retardo das palavras. Hoje exite psicoterapia com objetivo de facilitar essas pessoas terem a compreensão de que isso não é motivos que as impeçam de serem felizes.
Não há números de estudos suficiente que comprovem ou confirmem que pessoas que tenham gagueira ou disfluência da fala (como também é conhecido), tende a ter maior risco de desenvolver a depressão e como consequência suicídio, mas nãos podemos esquecer que a gagueira assim como qualquer outro distúrbio na fala, pode gerar no indivíduo baixa auto-estima (alvo de brincadeiras, preconceito etc.) e dependendo do grau e de como a pessoa lida com isso, poderá se tornar algo mais sério como depressão. Por isso, quando existe prejuízos importantes na vida da pessoa (pessoal, social, profissional) é importante buscar o auxílio de um profissional (psicologo) que possa ajuda-lo a superar possíveis sofrimentos que a gagueira pode acarretar. Um abraço
Se você sente que a gagueira está te trazendo prejuízos, vale a pena investir em psicoterapia, para que você aprenda a lidar com isso da melhor forma possível.
Quem possui depressão um dos sintomas e a introversão, faz com que a pessoa fique mais calada, fechada em seu mundo interno. Suicídio é algo que deve ser levado muito a sério, prestem atenção aos sinais por menores que sejam não devem ser desvalorizados.
Não há nenhuma estatística afirmando seu questionamento. C
As causas dos suicídios são variadas e provenientes de transtornos psicológicos.
Trata-se de um assunto da maior relevância, tendo em vista que muitas pessoas, principalmente depressivas, atentam em momento de euforia contra sua própria vida. Muitas das causas são provenientes de não saber lidar com frustrações.
De acordo com a ABP, metade dos suicidas registrados, sempre tinham alguma doença mental identificada: Depressão, Transtorno bipolar, Transtornos relacionados a drogas sociais como o álcool por exemplo e outras drogas, transtorno de personalidade. As frustrações, são o ponto alto, que sempre se identifica no caso de suicidas, não saber lidar com perdas, baixa resiliência (ou seja,a falta de capacidade de voltar ao seu estado normal depois de vivenciar "traumas", capacidade de superar). Ter personalidade impulsiva, humor instável, desesperança, desamparo, conflitos de identidade, histórias de abusos...
A maioria dos suicidas são do gênero masculino, jovens( e alguns idosos) por serem mais fechados, e terem um isolamento social acirrado.
Para distúrbios de comunicação, sugerimos um fonoaudiólogo, para um tratamento complementar, sugerimos uma terapia.