Oi, comecei a fazer terapia com psiquiatra e ele recomendou Tolrest 50mg. Eu agora sei que tenho depressão,

9 respostas
Oi, comecei a fazer terapia com psiquiatra e ele recomendou Tolrest 50mg. Eu agora sei que tenho depressão, nunca fiquei tão triste choro todos os dias. Fico triste até fazendo coisas que já amei. Tenho mto medo de remédios e mais frustada por chegar nesse ponto. Tenho 24 anos. Tem como sem remedio?
Olá!
Acredito que se o psiquiatra recomendou a terapia com medicamentos, este seja um caminho necessário para seu tratamento. E caso este medicamento esteja lhe afetando de maneira negativa, considere conversar sobre isso com o seu psiquiatra. Ele poderá esclarecer suas dúvidas sobre o medicamento que recomendou, bem como esclarecer sobre a necessidade de fazer uso do mesmo. Além disso, considere a possibilidade de fazer acompanhamento psicológico que lhe ajudará a lidar, entre outras coisas, com o seu medo de remédios.l.

Sim, tem como! Tanto a depressão como a ansiedade podem ser tratadas sem medicamento, que pode gerar mais sintomas por efeito colateral, pois a medicação psiquiátrica é de ajuste fino, delicado. E o que uma pessoa que está sofrendo menos precisa é de mais um mal estar.
Todavia, se você já está se tratando, fazendo terapia mesmo, e o próprio psiquiatra que te trata receitou, é possível que você realmente precise usar o medicamento, pelo menos durante essa fase mais aguda.
Só um diagnóstico mais preciso, com você em pessoa, pode definir a real necessidade de medicação ou não. E isso, entende-se por estar já sendo atendida por um psiquiatra, que o mesmo já o fez.
Se você confia no seu psiquiatra, continue confiando e espere um pouco até sentir uma melhora significativa, é um processo difícil e não existem soluções imediatas.
O mais importante é se empenhar no tratamento clínico, esse sim vai poder promover mudança significativa no quadro, com ou sem remédio.
A fisiopatologia da depressão é muito bem retratada na lenda bíblica em que Jonas é engolido pela baleia por ter fugido do chamado do Senhor.

Sua redenção ocorreu a partir do seu a r r e p e n d i m e n t o .

Importante salientar que o arrependimento não foi suficiente, precisando Jonas também r e p a r a r o seu equívoco ao ter optado em ficar numa zona de conforto, ignorando que tal infeliz escolha tivesse consequências tão idesejáveis.

Analisar as atitudes legítimas que devem ser mantidas, bem como as ilegítimas ( causadoras dos sintomas ) que necessitam de correção constitui o método mais eficiente no tratamento resolutivo da depressão.

O tratamento biológico ( medicamentoso), pode eventualmente ser instituído como ferramenta auxiliar em determinada fase do processo terapêutico, mas não necessariamente.
Olá, só é possível tratar a depressão sem medicamento considerando apenas o processo psicoterápico quando ela se dá num nível leve. Casos onde a depressão se mostra de moderada e forte o ideal é a combinação medicamentosa e psicoterápica. Se você confia no seu psiquiatra siga as orientações e não abandone o tratamento. Busque conciliar o tratamento medicamentoso com a psicoterapia, os resultados tendem a surgir mais rapidamente. E não tenha medo de tomar remédios, quando em constante acompanhamento médico, eles não oferecem nenhum risco de dependência. E por fim, não se sinta mal por chegar a esse ponto, a depressão não é sinal de fraqueza, e sim o indicio que você pode estar vivendo de modo intenso e contante alguma coisa que vem consumindo seu animo. Se precisar estou por aqui.
O combate à depressão muitas vezes é realizado através de tratamentos híbridos:meios naturais como a Psicoterapia e também c/medicação, quando for estritamente necessário.

Conclui-se q vc está no caminho certo: tomando medicação prescrita p/um médico e fazendo Psicoterapia ao mesmo tempo.

Para os sintomas de tristeza, choro diário e falta de prazer em fazer o q anteriormente apreciava, o médico achou p/bem receitar remédios q eliminam estes sintomas.
Esta medicação regula a funcionalidade cerebral, mas isto requer um tempo.

Enquanto isto, acrescente mais alguns cuidados em sua rotina como exercícios físicos, reeducação alimentar e higiene do sono.

Creio q logo q o quadro melhore o médico irá reduzindo a medicação aos poucos e vc poderá continuar a combater a depressão apenas através de meios naturais.

Tenha paciência, confie no seu médico e não falte as sessões de Psicoterapia.
Agindo assim, vc se sentirá melhor mais rápido!

Abraços

Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
A medicação é importante em determinados casos sim mas não produzirá um novo sentido para sua vida. A Psicoterapia pode te ajudar na busca dos novos possíveis.
A questão é só remédios? Tente integrar com uma psicoterapia. Os resultados são mais completos e o espaço vai lhe ajudar no equilíbrio e entendimento, auxiliando nos resultados.
Cuide-se
Olá! Você não é a primeira nem a última. Na minha experiência clínica percebi três tipos de pacientes:
a) aquele que quer ir ao psiquiatra, mas nega-se fazer terapia;
b) aquele que vai ao psicólogo e nega-se tomar medicação e c) aquele que vai ao psiquiatra (toma medicação) e faz psicoterapia com psicólogo.
Qual das três opções terá sucesso mais rápido? Sem dúvida, a letra c! Assim, perca seu preconceito e se trate da maneira que a ciência sugere! Boa sorte e sucesso! Um forte abraço!
Olá, acredito que a medicação no seu caso seu melhor indicado já que o Psiquiatra lhe receitou, porém com as sessões de Psicoterapia aos poucos pode se fazer o desmame da medicação.