Oii.. ano passado no mês de setembro tive um problema entre família," brigas" depois em dezembro com

28 respostas
Oii.. ano passado no mês de setembro tive um problema entre família," brigas" depois em dezembro comecei a sentir falta de ar, taquicardia,um aperto no peito,tonturas,tremores e um grande desânimo onde não tinha vontade de fazer nada, busquei ajuda e fui diagnosticada com ansiedade,e também depressão...o problema não são os sintomas mais sim eu não aceitar essa ansiedade e depressão, isso de não aceitar piora meu dia a dia oque faço ?
Olá, realmente estes sintomas são desconfortáveis e interferem na vida da pessoa. O tratamento da ansiedade inicia pelo entendimento e aceitação da mesma através de algumas técnicas e instrumentos da abordagem que trabalho (TCC, Teoria Cognitivo Comportamental); igualmente para o tratamento da depressão. O fato de não aceitar que está com ansiedade e depressão só atrapalha, prolonga o sofrimento.
Procure ajuda, busque bem estar e fluidez para sua vida.

Olá. Para a psicanálise o sintoma é uma das formas do nosso inconsciente vir á tona, tendo em vista que todos nós temos inconsciente e que ele se fará presente nos sonhos, nos chiste, nos atos falhos e nos sintomas. A partir da explicação que fiz e dos seus relatos acredito que o trabalho com psicólogo/psicanalista estará também no olhar para o porquê o diagnóstico acaba sendo um incômodo maior que os sintomas. Qual visão você tem sobre esse diagnóstico, quais estigmas talvez estejam associados a ele? Pois a não aceitação do diagnóstico pode sim interferir na piora, já que muitas vezes dificulta a adesão aos tratamentos. Aconselho que busque ajuda profissional para que essas questões possam ter um espaço de escuta, acolhimento e entendimento. Me coloco à disposição para esclarecer maiores dúvidas e caso queira marcar uma entrevista!
Olá bom dia,
Seus sintomas realmente são sugestivos para um quadro ancioso, depressivo. Mas deve-se fazer uma análise cuidadosa para buscarmos onde isso realmente se iniciou... Esses sintomas desconfortáveis foram percebidos após conflitos familiares. Vale reessaltar a importância de buscar sua estória de vida desde as mais distantes lembranças para que juntas possamos desvendar os segredos de seu inconsciente. Quando ocorre o sintoma no corpo provavelmente você já estava acumulando coisas caladas e veladas... O conflito familiar foi somente um gatilho para eclodir essas dores e virem a tona em forma desses sintomas desagradáveis e paralizantes.
É muito importante que você busque um profissional capacitado em Saúde Mental para ajudá-la nesse processo de ¨cura¨. Se necessário estou a disposição, boa sorte.
Olá, bom dia. É importante que você procure uma psicóloga para entender que mesmo com o diagnóstico de ansiedade e depressão, você ainda sinta dificuldade em aceitar as respostas para os seus sintomas. Dessa forma, seus sintomas podem ser aliviados e você pode viver uma vida mais confortável. Espero ter ajudado, @psimariajube.
Olá! A negação do diagnostico pode te intensificar os sintomas e atrapalhar o seu dia a dia. Importante a procura por um profissional para que você consiga compreender o que esse diagnostico significa para você o que pode auxiliar na sua qualidade de vida e ajudar a lidar com os momentos em que eles aparecem.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Ola !
Porque não aceitar ? Somente quando se aceita é que se pode mudar. Você não é somente seu diagnóstico é muito além.
Busque ajuda psicológica e cuide-se.
Espero ter ajudado.
Olá. Um diagnóstico não nos define! Os sintomas de ansiedade e depressão são realmente importantes e precisam ser tratados para que você possa deixar de sofrer e tenha uma vida mais leve e saudável. Procure um psicólogo, reveja seus conceitos, não precisamos ter preconceitos, podemos entender o que nos acontece e encarar as questões para resolvê-las. Sempre à disposição.
Olá, sinto muito que esteja com esse sofrimento.
O diagnóstico tem mais utilidade para o profissional do que para o paciente. Não se cristalize nesses diagnósticos.
Eles são somente um nome para o conjunto de sintomas que você está apresentando, mas não diz sobre a causa singular dos seus sintomas e menos ainda diz sobre você e seu valor.
Independente do diagnóstico, há sofrimento e ele precisa ser ouvido.
Você pensou em fazer terapia? Já tentou? Faz?
Te ajudaria muito a entender o seu sintoma e então poder dissolvê-lo.
Oi, como você está? Em primeiro lugar, receber um diagnóstico é algo que assusta né? Quero começar te dizendo, que esses diagnósticos não definem como você vai ou não se desenvolver, o que você pode fazer ou não da vida. O diagnóstico, por mais que seja tratado dessa forma, não é um rótulo. O diagnóstico é uma palavra dada para a identificação de uma série de sintomas, não uma sentença de vida. A partir daqui, entendo que é importante que você tenha espaço para falar, tanto desses sintomas, como desses diagnósticos, deum lugar que seja ouvida enquanto uma pessoa, que tem uma história, sonhos e um diagnóstico. A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor tudo isso e o peso dessas palavras, bem como pensar a forma como os sintomas se relacionam com momentos de vida que você possa estar passando. Espero ter ajudado, em todo caso, me coloco à disposição @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Em psicoterapia será possível tratar a não aceitação do diagnóstico, bem como o desconforto causado pelo desentendimento com seus familiares. É importante você buscar ajuda profissional antes que esses sintomas de ansiedade e depressão sejam agravados. A psicoterapia irá tratar as causas da ansiedade e consequentemente os sintomas desaparecerão. Terei satisfação em te ajudar nessa trajetória!
Entendendo que pode ser difícil aceitar a ansiedade e a depressão, pois essas condições podem afetar profundamente a qualidade de vida e o bem-estar. No entanto, a acessibilidade é um passo fundamental para lidar com esses problemas de forma mais eficaz. Aqui estão algumas estratégias e conceitos que podem ser aplicados:

Autoconhecimento: Tente entender melhor os gatilhos e padrões de comportamento que desencadeiam a ansiedade e a depressão em sua vida. Mantenha um diário para acompanhar seus sentimentos, pensamentos e ações em momentos de crise.

Identificação de opiniões disfuncionais: Muitas vezes, pensamentos negativos e comentários disfuncionais direcionados para a ansiedade e a depressão. Trabalhe com um terapeuta para identificar e desafiar essas ideias. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é especialmente eficaz nesse aspecto.

Prática da exposição: Aos poucos, exponha-se as situações que causam ansiedade, permitindo que seu corpo e mente se adaptem a elas. Isso pode ajudar a reduzir a resposta de ansiedade e, ao longo do tempo, tornar as situações menos ameaçadoras.

Técnicas de relaxamento e mindfulness: Aprenda técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, para gerenciar a ansiedade e os sintomas físicos. O mindfulness pode ajudá-lo a estar mais presente no momento e a aceitar os sentimentos e sensações sem julgamento.

Mudança de comportamento: Identifique comportamentos que podem estar contribuindo para a ansiedade e a depressão, como o isolamento social ou a falta de exercício. Faça exercícios para mudar esses comportamentos e incorporar hábitos saudáveis ​​em sua vida diária.

Aceitação: Aceitar a ansiedade e a depressão não significa resignar-se a elas, mas considerar que são parte da sua realidade no momento. A acessibilidade não impede a busca de tratamento e melhoria. Pode aliviar a pressão que você coloca em si mesmo para estar constantemente bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Olá, como vai você? Sinto muito pela sua dor. Receber um diagnóstico pode ser assustador, mas é importante entender que o diagnóstico de ansiedade e depressão não te define. Ele é importante para determinar o melhor tratamento a ser seguido. Uma das coisas que pode te ajudar muito nesse processo de compreensão de sua ansiedade e depressão e encontrar formas de lidar com elas é a psicoterapia. Espero que eu tenha sido útil. Estou à disposição. @kelly_psicologa
Bom Dia. É muito desconfortável os sintomas tanto da ansiedade quanto da depressão. A boa notícia é que tem tratamento e você pode esntrar em remissão destes sintomas. Não aceitar pode fazer com que você evite se tratar e isso aumentara a ansiedade. Busque uma terapia cognitivo comportamental, trate a ansiedade e a depressão e tenha qualidade de vida. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1
Sinto muito que você esteja passando por isso. A ansiedade e a depressão são desafios reais e podem ter um impacto significativo na vida cotidiana. A recusa ou a dificuldade em aceitar um diagnóstico é algo que muitas pessoas enfrentam, principalmente devido ao estigma associado às doenças mentais e à própria percepção do que significa estar com a saúde mental afetada. Aqui estão algumas sugestões para ajudar a lidar com essa recusa e facilitar a aceitação:

Eduque-se: Às vezes, entender mais sobre o que é a ansiedade e a depressão pode ajudar a desmistificá-las e tornar o diagnóstico menos ameaçador. Saber que são condições médicas reais, causadas por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais, pode ser reconfortante.

Reflita sobre o Estigma: A sociedade muitas vezes estigmatiza as doenças mentais, o que pode levar a sentimentos de vergonha ou inadequação. Lembre-se de que sua saúde mental não define seu valor ou dignidade. Você não é "fraco" ou "defeituoso" por experienciar ansiedade ou depressão.

Terapia: A terapia pode ser extremamente útil não apenas no tratamento de ansiedade e depressão, mas também na aceitação dessas condições. Um terapeuta pode ajudar a explorar e resolver sentimentos de negação, raiva ou culpa.

Grupos de Apoio: Participar de grupos de apoio pode oferecer um espaço onde você se sinta compreendido e validado. Ouvir as experiências dos outros pode ajudá-la a se sentir menos isolada.

Fale sobre isso: Compartilhar seus sentimentos com amigos ou familiares de confiança pode ser libertador. Muitas vezes, as pessoas ao seu redor querem ajudar, mas podem não saber como.

Estabeleça uma Rotina de Cuidados Pessoais: Estabelecer uma rotina diária que inclua atividades que você goste, exercícios físicos e técnicas de relaxamento pode ajudar a aliviar os sintomas.

Aceitação não significa Resignação: Aceitar seu diagnóstico não significa que você esteja se resignando a ele. Pelo contrário, aceitar é o primeiro passo para a recuperação e permite que você busque ativamente soluções e tratamentos que podem ajudá-la a se sentir melhor.

Meditação e Mindfulness: Práticas de meditação e atenção plena podem ajudar a reconhecer e aceitar seus sentimentos sem julgamento.

A luta contra a aceitação de um diagnóstico é uma reação comum e natural. No entanto, com o tempo e o apoio, muitas pessoas encontram seu caminho através dessa fase e trabalham para gerenciar e, eventualmente, superar os desafios associados à sua saúde mental. É importante lembrar-se de que não há vergonha em buscar ajuda e que você merece sentir-se bem.
Buscar ajuda profissional, como a psicoterapia, é altamente recomendado. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender melhor as raízes da sua ansiedade e depressão, fornecer ferramentas para enfrentar os sintomas e desenvolver estratégias para melhorar o seu bem-estar emocional. Aceitar o diagnóstico não significa que você está limitado por ele; pelo contrário, é o começo para encontrar maneiras de gerenciar e superar essas condições. Através da terapia, você pode aprender a enfrentar os desafios e, gradualmente, recuperar o controle sobre sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá, penso que começar entendendo porque você não aceita esses diagnósticos é uma boa forma de encontrar caminhos para a solução. Abraço.
Olá! Realmente o fato de não aceitar seu problema pode fazer com que fique ainda mais ansiosa e consequentemente não melhore o seu quadro clínico. Ter preconceito só prejudica, pois você foge do tratamento adequado tentando se afastar do que pode te ajudar verdadeiramente. Entenda que existe tratamento para seu problema e que existem ótimos profissionais que, com certeza, podem te ajudar. Tenho mais de 27 anos de experiência profissional e já vi maravilhosos resultados com meus pacientes. Aceite sua condição e faça o tratamento adequado. Pensa nisso. Estou aqui à disposição.
Olá, espero que esteja bem! Então, pelo seu relato, posso concluir que a ansiedade e depressão fizeram uma visita e eles são persona non grata, não aceitas! Mas entenda que precisamos falar sobre esses problemas. A questão da aceitação ajuda no processo de melhora, pois, no final das contas, somos seres humanos e todos tem algum problema desse tipo!
A terapia proporciona a melhora, a auto aceitação e a ressignificação dos problemas..
Procure um psicólogo, converse, fale o que está sentindo! Estamos aqui para ajudá-la
Um abraço!
Olá, reconhecer que está passando por uma fase é muito importante no tratamento. Talvez sua dificuldade esteja em se ver como ansiosa/depressiva, e não que está apenas passando por isso e pode melhorar.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Oie! O primeiro passo é você conseguir separar esses diagnósticos de quem você é, compreender que a ansiedade e a depressão não fazem você deixar de ser quem é, e compreender isso é mais importante do que "aceitar" qualquer diagnóstico.
A compreensão de que esse diagnóstico faz parte do momento atual da sua vida e das circunstâncias relacionadas é fundamental, mas esses diagnósticos não te resumem, não te limitam e nem são estáticos, para sempre.
Estar em uma quadro ansioso ou depressivo não faz você menos, não faz você diferente de quem é, incapaz ou fardada a nada, fazer essas diferenciações podem te ajudar no processo.
É fundamental ter o acompanhamento de uma psicóloga nesse processo, para te guiar na compreensão desses seus pensamentos e sentimentos. Fico á disposição, abraços, Carol <3
Sua pergunta me lembrou de uma frase do psicólogo humanista Carl Rogers: "(...) um curioso paradoxo, só quando me aceito como sou, posso então mudar (...)".
Veja, quando não aceitamos alguma condição, nós estamos ocupados demais relutando em mente, enquanto o problema ganha força. Ao passo que ao aceitar, podemos de fato agir diante desse problema, logo tocá-lo. Observe o que vc faz para não aceitar seu momento. Entenda que tudo é passageiro, encare o momento que é presente e aceite-o, para que então dentro desse mesmo presente vc possa atuar. Caso contrário vc está presa em um universo mental que projeta o futuro e o passado, mas essas projeções não são do mundo real, físico, em que podemos agir.
Perceba que toda a luta para não aceitar, não está te sendo útil. Tente simplesmente mudar o que vc tem feito, pq mesmo que não for efetivo, vc pode continuar mudando, encontrando várias formas do que não fazer, até que encontre uma ação que te ajude a ter um bem estar mais claro. Um profissional da psicologia pode te ajudar nesse movimento de forma que vc consiga ter mais clareza nessa direção. Me coloco a disposição. Espero que encontre um bom profissional. Paz!
Esses desentendimentos familiares, que geraram depressão e ansiedade, podem te trazer a sensação de não pertencimento. E essa sensação desmotiva, desanima e pode fazer com que se sinta triste e com receio. Vale a pena trabalhar um pouco mais esses sentimentos para que você encontre a força que precisa para essa situação. Espero ter ajudado!

Olá! Compreendo que receber o diagnóstico de ansiedade e depressão pode ser uma experiência desafiadora, especialmente quando não concordamos totalmente com ele. É importante reconhecer que aceitar e lidar com essas condições não é fácil, mas buscar compreensão e apoio pode ser um passo significativo para melhorar o seu bem-estar emocional.

Primeiramente, é crucial entender que os sintomas que você está enfrentando, como falta de ar, taquicardia, aperto no peito, tonturas e tremores, são comuns em quadros de ansiedade e depressão. Eles podem estar interligados aos eventos estressantes em sua vida, como a briga familiar ocorrida em setembro.

Ao não aceitar o diagnóstico, é possível que você esteja resistindo a reconhecer o impacto emocional dessas experiências em sua saúde mental. É normal sentir-se desconfortável ou até mesmo negar o diagnóstico inicialmente. No entanto, negar a realidade pode dificultar o progresso no tratamento.

Para lidar com essa situação, sugiro que considere as seguintes etapas:
Abra um diálogo honesto com seu terapeuta e psiquiatra:
Compartilhe suas preocupações e sentimentos em relação ao diagnóstico. Um diálogo aberto e honesto com seu profissional de saúde mental pode ajudar a esclarecer dúvidas e construir uma relação de confiança.

Considere a terapia:
A terapia pode ser um espaço seguro para explorar suas emoções, pensamentos e resistências em relação ao diagnóstico. O terapeuta pode ajudá-lo a compreender melhor suas reações e desenvolver estratégias para enfrentar os desafios.

Estabeleça metas realistas para a melhoria:
Em colaboração com seu profissional de saúde mental, estabeleça metas realistas e alcançáveis para o seu tratamento.

Lembre-se de que este é um processo gradual, e estou aqui para oferecer suporte ao longo do caminho. Sinta-se à vontade para entrar em contato.

Estou ansiosa para trabalhar com você e ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde.

Atenciosamente,
Larissa Kloss Haas
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá! Tudo bem? Primeiramente, quero dizer que você não está sozinha. Entendo que lidar com ansiedade e depressão pode ser, de fato, desafiador, especialmente quando há dificuldades em aceitar esses diagnósticos. É comum sentir uma mistura de emoções, incluindo frustração, confusão e até mesmo negação. Você sabe a razão de lhe ser difícil aceitar o diagnóstico? Se tem algum pensamento específico em relação a isso?
É importante lembrar que ter ansiedade e depressão não define quem você é. São condições de saúde mental que podem ser tratadas e gerenciadas com o suporte adequado. Aceitar essa realidade, do momento, não é algo definitivo, pode ser o primeiro passo não apenas para buscar ajuda, mas lidar de um modo diferente para seguir seu processo de recuperação e cura.
Buscar terapia, por exemplo, é uma excelente opção para aprender a lidar com esses sentimentos, sintomas, inclusive com os conflitos. A psicoterapia oferece um espaço seguro e acolhedor para que você possa explorar suas emoções, compreender melhor suas preocupações e desenvolver estratégias eficazes para lidar com o que sente.
Além da terapia, outras formas de autocuidado podem ser úteis, como praticar exercícios físicos regulares, manter uma dieta saudável, praticar técnicas de relaxamento, como a meditação e a respiração profunda, e buscar o apoio de amigos e familiares.
Lembre-se de que é normal ter altos e baixos durante o processo de recuperação, e que cada passo dado em direção ao cuidado da sua saúde mental é valioso. Estou aqui à disposição para seu atendimento psicoterápico. Havendo interesse pelas sessões, eu como psicóloga clínica, posso lhe atender e lhe ajudar a encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com a ansiedade e a depressão. Vamos conversar mais sobre isso! Aguardo seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve! Um abraço, psicóloga Adriana de Araújo.
Olá, boa tarde! É importante esclarecer que receber um diagnóstico de ansiedade e depressão não define quem você é como pessoa e sim, define uma situação momentânea que poderá ser trabalhada. Buscar ajuda foi um passo corajoso e vital para iniciar um acompanhamento profissional. Acredito que reconhecer que este momento é passageiro poderá aliviar sua jornada na compreensão dos sentimentos e sintomas, visando alcançar uma qualidade de vida melhor. Não deixe de procurar ajuda.
Notei no seu relato uma indignação, um posicionamento de discordância, e tudo bem discordar. Aceitar não implica em concordar com as dificuldades e todos os problemas da vida, aceitar implica em compreender que existem situações que esão fora do nosso controle; aceitar é se disponibilizar a vivenciar as coisas como elas são e tomar as providênciais para a construção de caminhos possíveis.
Embora tratados muitas vezes como rótulos, os diagnósticos não são sentenças definitivas. São palavras utilizadas para identificar uma série de sintomas, não determinando seu destino. A partir desse ponto, compreendo a importância de proporcionar um espaço para que você possa expressar tanto os sintomas quanto os diagnósticos, reconhecendo você como uma pessoa única, com uma história, sonhos e, por acaso, um diagnóstico. A psicoterapia pode ser um recurso valioso para ajudá-lo a compreender melhor tudo isso, explorando o peso dessas palavras e considerando como os sintomas se relacionam com os momentos de vida que você está atravessando. Espero que essas palavras possam oferecer algum auxílio. Em todo caso, estou à disposição para qualquer conversa que desejar ter.

Os sentimentos estão atrelados intimamente a nossa história e a nossas experiências. Um processo de análise se torna super interessante para traçar uma possível origem, que vai para além dessas ultimas brigas de família. Esses sentimentos se interligam, mas é possível elaborar sobre o que é falado em análise, e assim visualizar saídas para o que se sente.