Olá, eu acompanhava psicóloga e sempre tive um problema de lembrar da minha infância qnd era assunto

13 respostas
Olá, eu acompanhava psicóloga e sempre tive um problema de lembrar da minha infância qnd era assunto. Ela suspeitava e perguntava pra minha mãe se eu já passei por um evento traumático mas n passei por nenhum..queria entender pq n lembro de mta coisa.
Olá! Você provavelmente se consultou com uma psicanalista, pois a psicanálise entende que todos os nossos traumas e desejos provem da chamada primeira infância (de 0 a 5/6 anos), daí o porque investigar como foi a vivência da infância é importante para a compreensão de nossas atitudes de adulto. É uma tendência da nossa memória guardar lembranças boas e ruins também, mas quando não nos lembramos de nada dessa época fica a dúvida do porque bloquear a memória de uma fase - em regra - tão gostosa. Converse com a sua terapeuta, ela provavelmente observou algo em sua fala, ou no desenvolvimento de sua terapia, que seja possível que esse "apagão" tenha sido fruto de uma vivência eventualmente ruim, e que apareceu como forma de não querer entrar em contato.

Olá, muitas vezes não se lembrar da infância pode estar relacionado à um trauma. Contudo, o trauma nem sempre é algo extremamente drástico ou violento que aconteceu, mas, a configuração do trauma pode ser uma cena ou sentimento normal que lhe causou trauma. Vai depender de cada sujeito transformar um evento, seja ele violento ou não, em evento traumático. Dessa forma, seria interessante consultar uma profissional para que seja possível falar a respeito das lembranças, dos traumas e das questões que te afligem tanto hoje quanto na sua infância, para assim, poder lidar melhor com esse incomodo.
Se precisar, estou à disposição.
Olá! O fato de você ter dificuldade de lembrar da sua infância pode ou não ter relação à eventos traumáticos. Isso só será possível avaliar ao longo de um processo de terapia, quando a relação de confiança estiver bem estabelecida. É importante saber que eventos considerados traumáticos podem ser bloqueados na memória de uma pessoa adulta, como uma defesa, e ser relembrados durante o processo terapêutico, quando o paciente puder suportar essa memória. É interessante saber também que muitas vezes pensamos em traumas infantis como algo considerado muito grave, como a morte de alguém querido ou um abuso sexual sofrido, por exemplo – o que pode ter motivado sua mãe a dizer que “você não teve nenhum trauma”. No entanto, situações aparentemente inofensivas e corriqueiras podem influenciar nos medos, inseguranças e dificuldades de uma pessoa adulta, como a relação com os pais, a interação com os irmãos, com os amigos da escola, o seu desempenho escolar, a sua relação com o próprio corpo e imagem, entre tantas outras possibilidades. Além disso, falar sobre a infância é um exercício, é algo que pode ser aprendido, uma vez que implica em revisitar a própria história, convocando o sujeito a falar de si, a fazer associações com o presente e com as possibilidades de futuro. Espero ter ajudado. Abs, Bruna.

Olá! Muitas pessoas podem ter essa mesma dificuldade que você tem em se lembrar da infância e de outros momentos da vida também. Muitas vezes nossa mente pode nos proteger de eventos ou lembranças que causam dor através do esquecimento, mas nada fica tão esquecido assim. De certa maneira, nossa mente sempre arranjar um jeito de mandar um recado, seja por algum sonho, por alguma confusão, entre outros. De qualquer forma, o recobrimento dessas lembranças deve ser feito com muito cuidado, bem devagar, pois assim temos a chance de nos fortalecer como forma de estarmos prontos para entender situações que antes não tínhamos condições. Um abraço!
Existem inúmeras razões para o esquecimento: Pode ser realmente porque você era muito novo(a), antes de 3 anos de idade, por exemplo. Pode ser porque houve um fato significativo, um trauma e, como defesa da sua psique, entrou no esquecimento. Pode ser também por comprometimento / lesão em alguma área do cérebro. Precisaria de mais informações suas para poder ajudar. Acho que a psicoterapia iria lhe ajudar a trabalhar esta questão e outras que podem surgir. Abs
Provavelmente quando nao se lembra da infancia ou de alguma coisa é para sua sobrevivência.
Nós, seres humanos, temos em nossas mentes o objetivo de sobreviver a todo custo...e quando seu cerebro entende que sua infancia teve algo que foi traumático, ele apenas te faz esquecer, pois pode prejudicar sua sobrevivencia... entende?!
Então, te aconselho a fazer sessões de hipnoterapia... isso pode te ajudar a achar a causa emocional do seu conflito e ressignificar, dando um novo significado à um possivel trauma ou algo que vc viveu que pode ter sido traumático.
Fique à vontade para me chamar e trabalharmos juntos. Sou hipnoterapeuta e ficarei feliz em poder ajudar.
Nossas lembranças estão associadas a vivências que tiveram ligação com alguma emoção boa ou ruim e que, normalmente, foram mais intensas que as outras. Nem sempre lembramos de vivências as quais fomos indiferentes e isso não significa que houve um trauma. Se quiser saber mais podemos bater um papo. Abçs,
oi, tudo bem? se vc estava sendo acompanhada por um psicólogo talvez seja um bom momento para retomar, pense nisso! a vida é crescimento e as lembranças podem vir a qualquer momento, procure se acalmar, mas sim, recomece!! bjs
Olá, como vai?
Por muitos motivos às vezes não temos muitas recordações, mas não é por esse motivo que as situações vividas por nós foram esquecidas, na verdade elas podem estar inconscientes.
Com a Psicoterapia essas questões podem vir à tona, de modo a lhe auxiliar no entendimento de suas atuais dificuldades.
Coloco-me à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, como vai? Uma rápida resposta: quando nos esquecemos de um nome que sabemos que conhecemos, é normalmente tanto mais difícil lembrar quanto mais alguém nos pressiona. Naturalmente, sua psicóloga sabe disso. Não sei porque ela insistia, e confesso que também não sei porque se dirigiu a sua mãe para falar *sobre* você, no lugar de falar *com* você. De toda forma, sei que, se você tiver oportunidade de retomar uma terapia, você falará sempre sobre aquilo que realmente importa no momento, e que alguém que a saiba escutar a ajudará a fazer avançar seus questionamentos e a mitigar o sofrimento. Um abraço.
Sugiro você iniciar psicoterapia breve, que é uma abordagem mais voltada para o aqui-e-agora, na qual você trabalhará as questões que tem te afetado em seu dia-a-dia, inclusive essa sua dúvida que você sente sobre o motivo de você não se lembrar muito dos eventos da sua infância. Se isso te ocupa os pensamentos atualmente, pode ser trabalhado não com o objetivo último de você lembrar da infância, mas sim para que você fique em paz com o modo como sua memória se apresenta para você.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá, ela está certa. Nós temos um mecanismo de defesa de "esquecer" algumas experiências negativas que tivemos para poder "seguir em frente". É muito comum nosso cérebro "apagar" determinadas lembranças, não lembrar da infância, pode ser um sinal de que algumas experiências foram traumáticas, não foram agradáveis. Muito importante investir em uma psicoterapia que trabalhe com a sua criança interior, com muito cuidado, respeito para não retraumatizar, mas esse processo faz parte do seu autoconhecimento. Fico à disposição, grande abraço.
Olá, tudo bem? Espero que sim! Compreendo que há uma angústia em relação a esse esquecimento, e muitas vezes nosso cérebro pode "apagar" momentos traumáticos para a sobrevivência do sujeito. Mas é interessante procurar psicoterapia para auxiliar nessa busca de autoconhecimento, que pode ser muito valiosa para a compreensão do seu momento atual de vida.