Olá me chamo franciely e gostaria de entender porque tenho tanto medo de coisas que para jovens da m

20 respostas
Olá me chamo franciely e gostaria de entender porque tenho tanto medo de coisas que para jovens da minha idade de 24 anos parecer ser tolo, tenho horror de ficar sozinha em uma casa seja de noite ou dia, ou o escuro eu sinto que algo irá me pegar no escuro peço ajuda pois não sei oque fazer??
Oiê Franciely!
Medos não são tolos, quem sente sabe o quão real e desagradável pode ser! Para entender o motivo do medo, e até como lidar com esse medo intenso, é recomendável um acompanhamento com psicólogo. Abordagens cognitivo-comportamentais têm boas evidências de eficácia para tratamento desse quadro.
Fique à vontade para tirar alguma dúvida!
Paz e saúde!!

Olá Franciely, que bom que está solicitando ajuda. Fique tranquila, não há sofrimentos tolos e nem uma idade certa para vivenciar algumas coisas. O medo que você sente pode ser atravessado e ressignifcado através da psicoterapia. Existem medos funcionais, que são aqueles que nos fazem agir com mais cautela diante de algumas situações, e os medos patológicos, que nos paralisam e causam muito sofrimento. Sugiro, portanto, que você inicie o acompanhamento psicológico o quanto antes. Espero ter ajudado!
Olá Franciely como vai?
Para responder a sua pergunta é fundamental entender a origem desse medo que nem sempre está clara e consciente e por isso pode parecer ser "tolo", sem fundamento, ou incomum. Mas se você está sentindo, ele é legítimo e certamente, na sua história pessoal, ele tem um sentido, significado e uma origem que ainda não está aparente e pode ser um processo difícil de identificar por não ser necessariamente obvio. Se isso for uma questão importante para você e estiver te atrapalhando (o que me parece que sim) sugiro que busque fazer terapia para te ajudar a identificar as origens do medo e a desenvolver habilidades para lidar com ele. Não sinta que isso é tolice, cada um tem seu processo, suas dores e medos. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Tratamentos de fobias - R$ 200
Olá! Somos seres gregários e, quando jovens, temos ainda maior necessidade de pertencimento. Desse modo, não é incomum que a opinião dos demais sobre nossos pensamentos ou comportamentos tenham um peso significativo para nós. Contudo, seria positivo, apesar do que os outros avaliam como tolice, que você pudesse acolher todos os seus afetos, sem classificações ou julgamentos. Os sentimentos costumam nos dar pistas valiosas sobre nós mesmos e, ao invés de suprimidos, poderiam ser compreendidos, esmiuçados, interpretados. Caso seja do seu desejo, procure um profissional para lhe auxiliar nesse importante processo!
Recomendo acompanhamento psicológico para entender seus medos e traumas e aprender a lidar com estes sentimentos.
Olá Franciely!! Os motivos podem ser os mais variados possíveis. Para entender o que acontece com você seria necessário fazer psicoterapia. Procurar algum profissional da área para lhe ajudar a se aprofundar em você mesma. Diante disso, você vai começar a entender sua personalidade e essas manifestações comportamentais, que ao meu ver hoje não estão te agradando.
Olá! Imagino como deve se sentir... primeiramente, não se compare com os outros jovens... com certeza eles não tiveram suas experiências, seus motivos que a levaram ter esses medos. Para compreender o que está acontecendo com você e superar esse medo, torna-se necessário fazer psicoterapia. Na terapia cognitiva comportamental irá aprender a identificar seus medos, os pensamentos relacionados a eles. Conseguirá modificar os pensamentos distorcidos, errôneos que nossa mente cria e nos paralisa. Aos poucos irá se autoconhecer, fortalecerá sua autoestima e conseguirá superar o medo, tendo mais qualidade de vida, tornando-se mais feliz. Procure um psicólogo.
Olá! É preciso avaliar o que e quando pode ter acontecido para surgir esse medo.
E, acredito que você me alimentando ele no decorrer dos dias. Observe e fique atenta quando se sente com medo e do que realmente tem medo. Questione-se!
Olá! Toda alteração nas emoções merece atenção. Principalmente para que um medo não tome proporções patológicas. A ansiedade muitas vezes vem de pensamentos e percepções desorganizadas acerca daquele ambiente ou evento.
Olá! Sugiro que agende uma consulta com um Psicólogo para que seja investigado esse medo. Medo excessivo pode estar relacionados a diversos fatores como por exemplo ansiedade.
Oi, Franciely!
Talvez seja interessante buscar uma ajuda profissional para investigar melhor esse medo.
Às vezes, são outras questões suas que aparecem nessa forma de medo do escuro.
É importante cuidar para que isso não seja um impeditivo de experiências nesse momento de vida!
Olá, Fraciely! Primeiro é importante que você saiba que não é preciso se comparar com outras pessoas do teu convívio, segundo, o medo pode ter várias origens e é possível descobrir e tratá-las! Talvez seria importante tu realizar algumas sessões com uma psicóloga, a fim de descobrir de onde este medo está vindo e como lidar com ele.
Em psicoterapia desenvolvemos ferramentas para lidarmos com nossos medos, ansiedades…
Espero que tu encontre o que busca!
Fica bem!
Olá Francely. O medo muitas vezes nos serve para salvaguardar, por ex. "não vou por esse caminho que sinto por algum motivo ser perigoso', por notícias ouvidas, etc...a intuição também pode ser importante neste momento...mas é preciso acreditar nela e por consequência em você...sempre importante...mas no seu caso esse medo está te fazendo sofrer...e isso é muito ruim, muito mesmo.. E ainda com pessoas em sua volta te desacreditando ou mesmo te dizendo coisas as quais , você procurando uma compreensão, um " colo", como se diz, te dizem que isso não é "normal"... que seria da sua imaginação. Veja algumas questões já aparecendo... então te aconselharia a busca de um espaço com um psicólogo (a), onde com um trabalho de escuta e aceitação das suas dores, poderá te auxiliar nos significados desse seu sentir...e com sua história...resignificá-lo. Medos, nossos medos podem ser mudados de sentido, compreendidos. em um trabalho psicoterápico. Você terá possibilidade de começar a viver de uma forma diferente, além do que se fortalecer na sua palavra, na sua posição de pensamento e se sentir em um mundo que no momento te ameaça, muito melhor, muito mais posicionada e fortalecida. Estou a disposição .
Faça psicoterapia Winnicottiana para desenvolver sua maturidade e se fortalecer.
Recomendo que vc busque ajuda com um acompanhamento psicológico para melhor conhecer vc e seus medos Estou a disposição
Olá, um psicólogo pode te ajudar, você não precisa passar por isso sozinha, na psicoterapia você vai investigar as causas desse comportamento, e trabalhar estratégias para melhor lidar com esses sintomas, se cuida
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
É comum ter medos e ansiedades, mesmo em situações que possam parecer tolas para os outros. É importante reconhecer e validar seus sentimentos, e buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para entender e lidar com esses medos de forma saudável e eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá, Franciely. O EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é uma abordagem terapêutica que pode ser útil no tratamento de medos e traumas. Ajuda a reprocessar memórias traumáticas e reduzir as respostas emocionais negativas associadas a elas. Essa abordagem pode ajudar a identificar as origens dos seus medos e trabalhar com eles de forma segura. Recomendo buscar um psicólogo especializado em EMDR para explorar esses medos e desenvolver estratégias eficazes para lidar com eles, permitindo que você se sinta mais seguro e confiante em situações que despertam esses medos.
Olá. As razões do medo estão em situações que você vivenciou e como as significou. Nem sempre a relação é direta e simples de se encontrar. Minha orientação é fazer psicoterapia para poder explorar melhor sua história e ter essa compreensão.
É temerário tentar definir, em poucas palavras e sem conhecer mais à fundo seu histórico, - todas as suas experiências de vida, desde a mais antiga (talvez até intrauterina) até a mais recente - pois tudo pode estar contribuindo para a existência desses medos. Fatores esses que podem ser inconscientes inclusive, necessitando ainda mais elaborada observação do caso. Porém, para não ficar sem resposta, trago a ideia defendida em minha abordagem de trabalho, a Gestalt-terapia, de que o mais essencial é procurar estar consciente do modo como experiencia esses medos, suas percepções, sensações, respostas fisiológicas, etc., diante do medo. Tudo isso pode ser um bom indicativo de como e porque esse medo se instalou e como ele funciona. Ou seja, não é questão de eliminar o medo, mas conviver com ele de forma mais pacífica, a ponto de que ele se torne fundo, e não figura em sua percepção natural. Para ilustrar, recomendo o curta-metragem "Fears", de Nata Metluck. Desejo sucesso! Sempre às ordens!