Olá meu filho tem 6 anos a professora disse que ele é muito educado, atencioso, ele tem muita vontad

9 respostas
Olá meu filho tem 6 anos a professora disse que ele é muito educado, atencioso, ele tem muita vontade de aprender, não tem preguiças mas tem muita dificuldade de gravar as letras e números ele é muito inseguro
O que devo fazer?
Olá! Seu filho está no período de alfabetização. Por isso, é necessário entender como a professora percebe essa dificuldade. Vários fatores podem influenciar nesse período. Podemos considerar questões emocionais e/ou alterações cognitivas ligadas ao processo de aprendizagem.
Você poderá fazer uma avaliação neuropsicológica para investigar esses aspectos psicológicos e/ou cognitivos. Fico à disposição, caso tenha interesse. Eliane Mello - Neuropsicóloga

Olá, como comentado pela colega, o seu filho está em fase de aquisição da leitura e da escrita, portanto, dependendo do temperamento dele e da maturidade cognitiva, a dificuldade e a insegurança podem ser transitórias. Outro componente que pode influenciar é a relação dele com o contexto de sala de aula. Para esclarecer a situação, uma avaliação cognitiva e psicológica pode ajudar.
Bom dia! Eu recomendo a avaliação Neuropsicológica, para investigar como está o desenvolvimento cognitivo e psicológico do seu filho, pois tanto fatores cognitivos como emocionais podem interferir no processo de aprendizagem. A partir da avaliação pode-se estabelecer estratégias que podem ajudá-lo, e serão passadas orientações para família e para escola. Estou à disposição, Denise A. Wendland.
procure uma avaliação psicopedagógica para saber se encontra-se dentro dos padrões para o desenvolvimento da alfabetização.
Acriança nesta faze não tem maturidade ainda para entender o processo..
Acredito que uma avaliação multidisciplinar, com especialistas experientes em psicopedagogia, fonoaudiologia e neuropsicologia, possa orientar o diagnóstico e intervenção de seu filho. Faça o quanto antes para ter um norte de atuação e não ficar de um lado para outro sem saber o que realmente está acontecendo.
É importante avaliar todas as possibilidades como problema de vista, de audição e ainda se é um déficit de aprendizado. Somente depois de descartadas essas possibilidades, a questão insegurança pode ser não o motivo e sim um sintoma. A partir das avaliações, estabelecer as estratégias. Pois se for de cunho emocional há que fazer o encaminhamento correto, assim como também se for algum outro fator que esteja interferindo na capacidade dele evoluir. Quanto mais cedo iniciar a investigação e intervenção, melhor para o seu filho.
Um abraço!
Precisaria fazer uma avaliação psicopedagógica para entender a real dificuldade e fazer a intervenção adequada de acordo com as necessidades pedagógicas e cognitivas.
Procure um profissional especializado, no caso uma Psicopedagoga ou Neuropsicopedagoga. Fico a disposição
Gravataí RS
A dificuldade de aprendizagem pode acontecer com qualquer criança. Portanto, é importante respeitar as limitações que seu filho demonstrar e manter o olhar atento ao desenvolvimento escolar. Aproxime-se dos professores e gestores escolares, converse e compartilhe informações sobre o comportamento de seu filho ao fazer tarefa ou estudar em casa. Esse diálogo é fundamental para encontrar o melhor método de aprendizagem para seu filho. Brigar com seu filho por causa do problema vai fazer com que ele se sinta inseguro, tenha medo de se abrir e fique apavorado só de pensar em escola. Com isso, seu desempenho tende a piorar. A dificuldade de aprendizagem é uma disfunção que não tem a ver com preguiça ou má vontade do aluno ― da mesma forma, nem toda falta de motivação em certas atividades significa um problema de aprendizagem. Seja compreensivo, demonstre apoio e procure por alternativas para auxiliá-lo nesse processo. Um psicólogo infantil ou um psicopedagogo pode ajudar a lidar com as dificuldades do seu filho. Conversando com a criança, os responsáveis e a escola, o profissional poderá identificar se a origem do problema tem um fundo emocional ou cognitivo, avaliar qual a melhor forma de lidar com a dificuldade de aprendizagem e sugerir atividades que possam auxiliá-la. Além disso, pode orientar sobre a melhor abordagem pedagógica para a criança.