Tenho um filho de 13 anos esta no sexto ano,mais tem muita difuldade de aprendizado e por isso esta desistindo

23 respostas
Tenho um filho de 13 anos esta no sexto ano,mais tem muita difuldade de aprendizado e por isso esta desistindo de estudar,qual o profissinal indicado para esse caso?
Acrescentando ao que os colegas já pontuaram, pode ser importante o acompanhamento psicológico para o seu filho também para compreender melhor se essa dinâmica de se frustrar e desistir é algo padronizado, e se for, encontrar melhores formas de lidar com essa frustração causada pela dificuldade de aprendizado e encontrar a melhor forma também para ele aprender já que pessoas diferentes podem estudar melhor de formas diferentes. Espero ter ajudado, estou à disposição.

Desistir de algo representa dizer que o desejo enfraqueceu. A desmotivação, a inércia existem porque a pessoa está impedida por alguma questão que ainda desconhece. A adolescência é permeada de desafios,obstáculos e dúvidas. Muitas dúvidas. O jovem sempre pensa no que terá de fazer para conquistar seus ideais e compor a própria história.
Leve seu filho à um psicanalista.
Aliado à uma avaliação psicológica a fim de investigar sua dificuldade de aprendizado, sugiro que procurem uma terapia de família para que possam cuidar do fundo emocional desse sintoma.
O adolescente está incluído em um sistema (a família) e o sintoma precisa ser olhado a partir desse contexto.
Boa noite. Um psicólogo com especialização em psicopedagogia seria o mais indicado para o caso. Esse profissional poderá avaliar se as dificuldades de aprendizado possuem um caráter clínico ou situacional, intervindo, conforme o caso, com estratégias adequadas para a melhoria do rendimento escolar do seu filho. Abraços!
Olá!

É comum que a criança passe a perceber uma maior dificuldade no sexto ano devido o aumento da quantidade de disciplinas nesse período. Pode ser uma dificuldade de adaptação ou alguma dificuldade de aprendizagem.
Sugiro que faça uma avaliação neuropsicológica, pois, transtornos de aprendizagem podem ser detectados à partir de uma avaliação completa das funções cognitivas e emocionais.
Dessa forma, pode-se dar o melhor encaminhamento ao caso, com profissionais específicos para tratá-lo ou orientar a escola e/ou família em como lidar com essas questões.

Qualquer dúvida, estou à disposição
Eu entendo a sua preocupação. Acho que na verdade ele precisa de uma série de profissionais, inclusive para saber o motivo pelo qual ele está indo mal na escola.

- Uma avaliação neuropsicológica feita por um psicólogo pode ajudar.
- Um fonoaudiólogo para avaliar a leitura e escrita
- Um psicopedagogo com experiência para trabalhar o conteúdo escolar e fazer algumas adatações currículares.

Acho que no caso do seu filho só um profissional não o ajudaria o suficiente. Dentre os profissionais que ei citei priorize o psicopedagogo e a fonoaudiologia. Esses profissionais saberão fazer outras indicações caso seja necessário.

Espero ter ajudado, um abraço.
As dificuldades de aprendizagem escolar não iniciam de um momento para outro. Se isto acontecer é muito fácil encontrar as causas. Fazer uma análise da história da criança e sua relação com a escola é muito importante nestas situações. O que ela não aprende? Com quem ela não aprende? Muitos profissionais da psicopedagogia, da fonoaudiologia, da psicologia, da psicanálise saberão lhe orientar. Boa sorte!
Você pode levá-lo para uma avaliação psicológica.
Esta dificuldade pode estar relacionada a diversos fatores, como por exemplo: (sociais, cognitivos e emocionais). Através de uma avaliação é possível indicar o apoio terapêutico multidisciplinar (quando necessário) com fonoaudiólogo, psicopedagogo e etc..
A disposição!
Existem inúmeros fatores ambientais e sociais envolvidos nas possíveis explicações para o fracasso escolar do desenvolvimento das habilidades de leitura e/ou escrita. No entanto, há algumas condições de ordem neurobiológica ou sensorial que afetam o processo de leitura e escrita.
Entendo que neste caso seja muito difícil esta situação e não seria apenas uma profissional que auxiliaria neste caso. Um psicologo para uma avaliação neuropsicologia, um fonoaudiólogo para avaliar os aspectos de leitura e escrita, psicopedagogo e neurologista.
Um acompanhamento multidisciplinar é muito importante!
Sao varios fatores que podem influenciar. Uma avaliação psicológica se faz necessário para identificar e possivelmente tratar
Olá, é preciso entender melhor essa dificuldade, para isso o ideal é passar por uma avaliação com um psicopedagogo.
Sugiro a Psicoterapia,combinado à uma avaliação psicológica para que seja verificada a dificuldade de aprendizado. Sabemos que adolescência é uma fase de conflito e precisa ser avaliado por todo o contexto. Desistir não pode. É necessário uma psicoterapia familiar para que verifique a dinâmica desta família. Para que depois veja a necessidade de outros profissionais.
Abraço.
Boa tarde é importante averiguar se as dificuldades que ele está incontrando são de origem psiquica ou de aprendizado, portanto pode ser necessaria uma avaliação psicologica com um psicologo ou neuropsicologo e uma de aprendizado com um psicopedagogo/a para saber com mais clareza a origem da falta de interesse para o estudo. É importante ter uma analise das duas vertentes para poder oferecer um suporte adequado, a adolescencia pode gerar algum conflito interno que precisa ser compreendido e ajudado para supera-lo.
Olá, pela idade de seu filho e a idade escolar me parece que reprovou algum ano, em algum momento a escola o encaminhou a uma avaliação com o psicólogo? Está idade da adolescência acontece muitas mudanças físicas, comportamentais e psicológicas, muitas vezes incompreendida até mesmo pelo seu filho, vejo que para ajuda lo neste momento seria se possivel ir ao psicólogo para uma avalização mais holística, para juntos chegarem a compreensão das dificuldades emocionais para está ideia de desistência escolar.
Olá, é normal haver desestímulo quando não conseguimos alcançar um objetivo, ainda mais na faixa etária do seu filho. É necessário entender qual a origem da dificuldade e qual será o trabalho desenvolvido para auxiliá-lo neste processo. Existe uma rede multidisciplinar muito boa para ajuda no desenvolvimento da aprendizagem, mas isto varia de acordo com a necessidade de cada caso. Os melhores profissionais para ajudar nas dificuldades de aprendizado são psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.
Recomendo procurar um Neuropsicólogo para que possa investigar a condição de não aprender, o profissional terá habilidade para fazer esse processo. Se confirmar alguma dificuldade na atenção e aprendizagem, ele encaminhará ao Neurologista, para que possa recomendar alguns exames como: P300, uma avaliação neuropsicológica e o Dpac.
Os profissionais que trabalham com a aprendizagem escolar são os psicólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos e fonoaudiólogos.
Olá. Procure apenas um profissional, em um primeiro momento, para ele não se assustar. Pode nem ser algo grave, não se precipite. Acredito que um psicólogo já ajudará bastante a detectar o que está acontecendo. Talvez a dificuldade não seja no aprendizado e sim emocional. Pode ser várias coisas, não é mesmo? Atenciosamente.
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida. Para a questão relatada por você, especialmente quando traz reflexos à vida escolar, minha recomendação é sempre pela via da intervenção multidisciplinar. Minha sugestão é que a princípio você busque por um neurologista e neuropsicólogo para uma avaliação conjunta. Para além da busca por esses profissionais também se faz imprescindível que você procure a escola de seu filho para conversar sobre essas dificuldades. Relate sua percepção à equipe pedagógica, ouça o que eles tem a dizer sobre a rotina escolar de seu filho e solicite orientações de como ajudá-lo com as questões escolares. É importantíssimo estreitar a parceria entre os profissionais de saúde que acompanharão seu filho e a escola, uma vez que a troca de informações pode contribuir muito para um trabalho mais efetivo das duas partes, além de trazer orientações que podem ajudar muito a família em seu cuidado cotidiano com o adolescente. Um abraço!
Seria interessante ele passar por um psicólogo especialista em Orientação Profissional. Poderia fazer entrevista e testes vocacionais, tentando fazê-lo se conhecer um pouco mais e identificar suas preferências profissionais, buscando motivações que o impulsionem para se interessar melhor pelos estudos.
Olá!
Importante descartar se há questões de aprendizagem ou emocional envolvidas. Psicóloga ou psicopedagogos podem fazer avaliação para indicar um caminho de tratamento.
Olá! É importante localizar, com a ajuda do psicólogo, quais são as causas dessa dificuldade na aprendizagem. Muitas vezes as causas são inconscientes, emocionais, que "atrapalham" o aprendizado. Por isso, um psicólogo pode ajudar. E dependendo do caso, um psicopedagogo. Fico à disposição no caso de qualquer outra dúvida. Um abraço.
Um psicólogo, mas é bem importante que seu filho se sinta bem com essa pessoa e queira fazer terapia.