Meu filho não consegue aprender na escola.diz q não consegue entender.oque ele tem?

23 respostas
Meu filho não consegue aprender na escola.diz q não consegue entender.oque ele tem?
Olá, primeiro é necessário avaliar os aspectos da proposta pedagógica utilizada pela escola. Avaliar se a idade está adequada ao nível escolar que está frequentando. Avaliar audição e visão, se mesmo assim não conseguir , uma avaliação Neuropsicológica é indicada.

O indicado seria ele fazer uma avaliação psicológica e psicopedagoga. Avaliar as condições de ensino/aprendizagem da escola também é interessante.
Olá, não temos como afirmar o porquê de seu filho não aprender. Vários são os motivos que levam as dificuldades de aprendizagem como imaturidade, alterações auditivas e/ou visuais, discrepância entre maneira de ensinar e maneira de aprender e etc. Após afastadas estas causas mais simples, será necessário uma avaliação multiprofissional para determinar as causas da dificuldade de aprendizagem.
A motivação em casa é outro aspecto a ser considerado. A estimulação para a leitura e atividades culturais ajudam a criança a encontrar motivos para estudar.
O mais indicado nesse momento é buscar por um profissional da Psicologia que possa fazer uma avaliação psicopedagógica, onde conseguirá entender a relação dessa criança com o ensino e aprendizagem, bem como fazer a devida orientações aos pais.
Faz necessário que os pais e a criança se acalmem, em seguida procurar avaliação de um profissional da psicologia ou psicopedagogia para uma avaliação mais detalhada ou da necessidade de avaliação de um neuropediatra, bem como do histórico familiar que esta criança esta inserida.
Uma Avaliação Neuropsicológica pode auxiliar na identificação da demanda dele. Através dela, é possível avaliar funções cognitivas como memória, linguagem, atenção, inteligência verbal e não-verbal... Assim, trabalhar em cima do que foi avaliado e buscar os profissionais de forma direcionada.
Muitos são os fatores que levam uma criança a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem. Portanto, não podemos diagnosticar sem conhecer a criança e toda sua história de vida pessoal e escolar. Uma avaliação psicopedagógica, feito por psicólogo é o mais indicado num primeiro momento. Se necessário, este poderá fazer as devidas orientações e encaminhamentos. Fico à disposição para maiores esclarecimentos!
São muitos aspectos que precisam ser avaliados. Primeiramente, como é a rotina da criança em casa, os estímulos que são oferecidos para que ela se interesse pelos estudos é um ponto importante, além de verificar se está havendo alguma situação de conflito seja em casa ou até na escola, que possa estar interferindo em sua motivação para os estudos. Também é preciso pensar se há fatores genéticos hereditários de distúrbios de aprendizagem, enfim... O ideal é procurar por um profissional (Psicólogo ou Psicopedagogo) que possa avaliar todos estes aspectos e orientar a família em como lidar com tudo isto.
Pode ser vários fatores, como ansiedade, questão de adaptação ou mesmo questões pedagógicas, etc...porém recomendo uma avaliação com psicólogo e se necessário ele irá encaminhar para outros profissionais, assim irão trabalhar como uma equipe multidisciplinar.
Ele pode ter dificuldades a nível de leitura/ escrita ou dislexia e outros aspectos. Para definir um diagnóstico precisaria de uma avaliação fonoaudiológica a fim de definir as dificuldades de aprendizagem assim como verificar necessidade de exames ou encaminhamentos específicos. Agende uma consulta !
Boa tarde, vc precisa se certificar de que fisiologicamente, está tudo certo, para depois buscar ajuda psicológica.
Certifique,- se de que ele ouve e encharca perfeitamente.
Isto é bem importante.
Abcs
Olá, concordo com as respostas dos colegas acima, o processo de aprendizagem é complexo e são muitos fatores envolvidos nesse processo, então é necessário uma avaliação com Neuropsicólogo, e o mesmo poderá indicar um neuropediatra e psicopedagoga para uma avaliação mais completa!
Olá, como os profissionais que responderam acima, reitero a importância de procurar um profissional para poder fazer uma avaliação detalhada sobre as dificuldades do seu filho. O recomendado seria procurar um neuropsicólogo para realização de uma avaliação neuropsicológica, e partindo dessa avaliação, propostas de intervenções serão recomendadas, inclusive quais outros profissionais devem ser procurados.
No caso de dificuldades de aprendizagem é indicada uma Avaliação Psicológica para sabermos quais as causas das dificuldades e o melhor encaminhamento
És possíveis causas importante ter a certeza de que seja qual for o motivo, ou motivos, sempre é possível identificar e encontrar os melhores caminhos para o desenvolvimento intelectual e psicológico do seu filho. São tantas as possibilidades que é impossível a qualquer profissional dar um diagnóstico sem conhecer o seu filho, sua idade, quando iniciaram as dificuldades, como é o relacionamento dele com as demais crianças, como está o desempenho dos outros alunos. A questão da saúde integral, com relação a audição e visão. E especificamente se existem problemas emocionais que podem estar contribuindo para estas dificuldades. Dependendo da idade do seu filho o melhor caminho é buscar uma avaliação com um profissional da pediatria ou psicologia que possa iniciar um trabalho individualizado para conhecer melhor seu filho e quais as melhores alternativas.
Qual a idade do seu filho? Em que ano ele está? Quais são as queixas das dificuldades Dele? E como você vê estas dificuldades? E a escola? Será necessário uma Avaliação psicológica, pata conhecer e entender melhor os recursos psicológicos e as dificuldades da criança, inclusive para diferenciar problemas emocionais de dificuldades de aprendizagem . Converse com a professora.
Primeiramente procurar um profissional especializado. Particularmente recomendaria um bom psicopedagogo, que irá levantar as dificuldades que seu filho está apresentando e se necessário esse profissional irá fazer os devidos encaminhamentos.
Boa tarde!
São vários os aspectos que poderiam interferir no aprendizado, bom seria antes de qualquer suposto laudo, levá-lo a um profissional que possa fazer a avaliação. Muitas vezes traumas, tristezas, ou até mesmo um momento onde a idade traz alguns questionamentos, podem interferir no aprendizado e na memorização, mas bom mesmo seria estar marcando uma consulta para ter certeza do que se trata.
Mas não deixe o tempo passar nessa dúvida.
Você precisa levar o seu filho a um especialista para verificar qual dificuldade ele tem. Um neurologista poderá lhe acolher bem. Ele pode ter TDAH ( transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) se for diagnosticado com esse transtorno, precisará de um psicólogo para trabalhar com ele o treinamento cerebral, a baixa autoestima se houver, a rotina para ter uma vida organizada, e preparar a família para lidar com a criança/ adolescente. Um nutricionista para inserir alimentos ricos em ômega 3 também é bem vindo. Jogos como lego, tabuleiro, paciência, xadrez, ajudam muito. Muitos pais acham que a criança faz birra, tem preguiça, faz pra chamar atenção. A criança só precisa de um bom profissional e do entendimento dos pais. Abraços.
Olá! Não se tem uma resposta prévia acerca da sua pergunta. Entretanto, há um direcionamento a ser tomado. Peça a escola para fazer um relatório que pontue uma descrição das dificuldades e com esse documento em mãos busque atendimento com o serviço da neuropsicologia para fazer uma avaliação neuropsicologica, e assim obterá o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem do seu filho.
Busque uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo
Olá, vai ser preciso investigar, não tem como responder somente com essas informações. Converse com seu filho, procure entender melhor as dificuldades dele, converse com a escola também e conheça a percepção deles. Através dessas informações será mais fácil entender de tipo de ajuda seu filho precisa. Abraço.