Olá, posso ir no psicólogo sozinho com 14 anos ? Estou precisando muito.

35 respostas
Olá, posso ir no psicólogo sozinho com 14 anos ? Estou precisando muito.
Quando é menor precisa de autorização de um responsável, depois sim, pode.

Olá! É fundamental que alguém responsável por ti, tenha ciência que você está necessitando do tratamento terapêutico, quanto antes começar melhor, visto que você precisa. Te estimo melhoras, forte abraço!
Sendo menor de idade não, você precisa comunicar seu responsável para haja ciência e autorização. Perante a lei você ainda não pode tomar decisões sem um responsável.
Abs!
Olá você.... com 14 anos precisas da autorização de um responsável. Porém, a terapia será sua, você será o paciente. O profissional poderá chamar seus pais para consultas esporádicas quando você poderá estar presente ou não dependendo do combinado entre vocês. Além disso, existirá um contrato de sigilo entre você e a pessoa que será seu terapeuta. Existe alguns casos em que os sigilo pode ser quebrado, mas você vai discutir com a sua psicóloga.
Para começar diga a seus pais ou responsáveis que você precisa de ajuda profissional e marque um horário. Você pode ficar bem!! Grande abraço!!
Olá, para iniciar o tratamento sim, o primeiro contato é com os pais que são seus responsáveis e acredito que irão pagar pelo tratamento. O processo exige sigilo, acordos entre você e o profissional, que conversará com os seus pais esporadicamente, e com a sua anuência. Se você buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ambos gratuitos, você poderá ir sozinho, mas posteriormente a equipe irá te sensibilizar para conversar com a sua família. Não sei o que se passa com você ou como é o relacionamento com a sua família, mas converse com eles, é sempre um bom caminho. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição.
Olá, assim como todos disseram acima, é preciso que 1 responsável autorize seu processo de terapia. Após isso, as sessões serão suas apenas, sem a presença dos seus pais, onde vc sentirá segurança para falar sobre o que está te incomodando (sempre em sigilo), porém, é preciso passar algumas informações para os pais, mas eu sempre alinho com o adolescente o que e como será passado ao responsável a informação. Caso o paciente não concorde, nada é feito sem que vc saiba e concorde! Espero que consiga conversar com seu responsável para que possa dar inicio as suas sessões.
Olá, para iniciar um tratamento é importante que algum familiar ou responsável esteja ciente, mesmo no SUS, onde não há custo.
Imagino que possa estar com dificuldade de conversar sobre essa necessidade com sua família. Neste caso, sugiro que procure algum outro adulto que você confia, de repente algum professor, ou a mãe de um amigo, para te ajudar a encontrar uma maneira de falar.
Você também pode fazer outra pergunta aqui, explicando melhor qual a sua dificuldade, se tem medo de sua família não entender sua necessidade e contando um pouco mais dos seus motivos para que a gente possa te ajudar mais.
Sim, um menor de idade pode ir ao psicólogo sozinho, desde que ele tenha capacidade de compreensão e discernimento para tomar a decisão de procurar ajuda e compreenda os procedimentos. No entanto, é necessário que seus pais ou responsáveis legais estejam cientes de que você está procurando ajuda psicológica e dêem sua autorização.
Um dos seus responsáveis vai precisar autorizar formalmente a psicoterapia (os psicólogos têm termos para isso), depois você pode seguir o tratamento.
Olá! Infelizmente, é necessário a presença dos pais ou responsável para autorizar o tratamento. Converse com seus pais ou com um adulto de sua confiança para ajudar e iniciar a psicoterapia.
Que bacana você procurar ajuda para se conhecer melhor e resolver seus problemas, parabéns!

Você irá precisar dos seus pais para autorizar e, muito provavelmente, para financiar o processo psicoterápico. Porém o(a) psicólogo(a) irá manter o sigilo das informações que forem faladas por você, conforme consta no Artigo 9º do Código de Ética Profissional do Psicólogo: "Art. 9o – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional". Caberá ao psicólogo(a) informar à sua família somente informações que são pertinentes para a melhoria do seu quadro e da dinâmica familiar, de acordo com a sua decisão prévia. Toda via, se por acaso for revelado alguma situação que coloque em risco a sua integridade física ou de outra pessoa, também é dever do profissional informar familiares ou responsáveis.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá, o atendimento com o psicológa vai ser somente você com ela, mas o seu responsável legal precisa autorizar para que as sessões aconteçam. Converse com a pessoa responsavel por você sobre a sua necessidade de ir a esse profissional.
Olá, bom dia, tudo bem?

Pelo fato de você ser menor de idade, necessita ter autorização do seu responsável. Os psicólogos possuem termos e contratos que especificam sobre isso, na primeira sessão, com o responsável, e após isso, nas próximas sessões, você seguirá individualmente com as psicoterapias.

Espero ter esclarecido, estou à disposição.

Abraço!
Boa noite,

Como você é menor de idade precisa de uma autorização de algum dos seus responsáveis, mas depois pode sim. A terapia é um grande auxílio.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Menores de 18 anos precisam ter a autorização dos pais. Geralmente a primeira sessão é feita com os responsáveis ou em família, mas claro que depois você irá sozinho, porque você é o paciente. É importante lembrar que apesar dessa participação dos pais, o sigilo entre paciente e terapeuta sempre permanece, a menos que aconteça uma situação de risco à vida. Isso vale para o atendimento de qualquer público, não só de adolescentes!
Para um 1º atendimento, é obrigatório autorização de alguém legalmente responsável por você, não tem como ir completamente sozinho
Inicialmente não, você precisa da autorização de um responsável, pois a primeira sessão será exatamente com o responsável para que o psicólogo entenda mais sobre sua infância. E então, depois disso você poderá frequentar o psicólogo normalmente sozinho. E não se preocupe, seu responsável não ficara sabendo sobre o que você falou nas sessões, pois você está protegido pelo sigilo ético profissional-paciente.
Olá! Para iniciar o tratamento, você precisa do acompanhamento e autorização de um responsável. Depois disso, nas demais sessões, você poderá ir sim sozinho. Nada do que for falado durante a sessão será passado para seu responsável, a não ser que você e seu psicólogo conversem e cheguem a conclusão de algo necessita ser falado. Mas isso somente com sua permissão. Um grande abraço!
Olá, espero que esteja bem!!! Quando é menor precisa de ser acompanhado por um responsável no um 1º atendimento.Nas demais sessões, você poderá ir sim sozinho.
Espero ter lhe ajudado, estou à disposição.
Um grande abraço!
Como você é menor de idade, é importante que vá acompanhado de um responsável maior de 18 anos.
De preferência seu pai, ou sua mãe, ou os dois.
Boa sorte no seu processo!
Olá,
é preciso de autorização de um responsável por você, maior de 18 anos. Mas isso, para iniciar.
Após isso, as sessões serão suas! Nosso compromisso e vínculo é com você ! Isso significa que não passaremos informações para seus pais que não sejam acordadas antes com você e altamente necessárias.
Nos demais atendimentos poderá ir sozinho. E se precisar de auxílio para explicar aos pais o motivo pelo qual é importante apoia-lo nesse momento, fique tranquilo que fazemos!

Verbalize aos seus pais/ responsáveis seu desejo e boa sorte.
Uma forma de ter maior independência nesse processo é realizando atendimento online. Assim não depende para deslocamentos.

Estou à disposição.
Olá! Sim, é possível e muito recomendável que um adolescente de 14 anos vá ao psicólogo sozinho, desde que ele tenha o desejo de buscar ajuda e o consentimento dos pais ou responsáveis legais.

Caso você tenha interesse em buscar ajuda de um psicólogo, converse com seus pais ou responsáveis legais para que possam lhe ajudar a encontrar um profissional de confiança. É importante que você se sinta à vontade e seguro para compartilhar seus sentimentos e experiências com o psicólogo, e que ele possa oferecer o suporte e orientação necessários para lidar com suas dificuldades emocionais. ;)
Sim, você pode ir ao psicólogo sozinho com 14 anos, desde que tenha autorização dos seus responsáveis legais. Se você se sente confortável para conversar com seus pais sobre suas necessidades emocionais, tente explicar a eles como se sente e peça ajuda para encontrar um psicólogo. Se preferir, você pode pedir para um adulto de confiança, como um professor ou um familiar próximo, conversar com seus pais sobre sua necessidade de acompanhamento psicológico. Lembre-se que buscar ajuda profissional é uma atitude corajosa e pode ser muito benéfica para a sua saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá, menores de idade adolescentes podem frequentar as sessões ao psicólogo sem acompanhamento de adulto. No entanto, segundo o Conselho de Psicologia Brasileira, uma pessoa menor de idade deve ter a autorização dos pais ou responsáveis para realizar o seu atendimento Psicológico.
Oi! Você precisará da autorização de algum de seus responsáveis para dar início. Após isso, você poderá comparecer sozinho nas sessões e o profissional que te atender deverá manter sigilo das suas questões, não tendo a obrigatoriedade de reportar tudo o que for conversado entre vocês para os seus responsáveis. Um lembrete: é essencial que você se sinta confortável para conversar com o profissional e que você sinta confiança e segurança para trabalhar suas questões com ele. Espero que você encontre o que busca, abraços!
Crianças e adolescentes não podem realizar acompanhamento psicológico sem a autorização de um responsável legal.
Oi! Não, por ser menor de idade você não pode fazer terapia sem autorização do responsável. Como você está precisando muito, eu te sugiro conversa com seu responsável para buscar atendimento. Como não sei seu contexto, caso o responsável legal não seja possivel, você pode procurar o CRÁS local no qual o profissional de psicologia faz parte da equipe (ao menos é para fazer) e possa te orientar como proceder, ou sua escola, caso tenha psicologo disponivel na instituição. Fique bem!
Oi! EM Primeiro lugar, que bom que voce quer buscar um profissional para seu processo terapêutico, hein? Isso demonstra um olhar impotante para voce mesmo e sua saúde mental.
Voce pode buscar ajuda profissional sim, até as consultas são somente voce e o profissional, sabia? Além disso, tem o sigilo ético. Apenas seus pais precisam ser comunicados e autorizar que voce compareça.

Procure um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
Olá. Você precisa de autorização de um responsável para começar acompanhamento com psicólogo. O responsável não precisa participar das sessões, apenas autorizar. Abraço.
Sim, pode. Desde que acompanhado por um responsável e após a devida liberação do maior por um documento escrito e assinado, se responsabilizando, você poderá comparecer ao consultório ou realizar sessões virtuais.
Olá! Conforme já mencionado por alguns colegas você precisará da autorização de um responsável legal, porém não se preocupe pois uma vez seguido o processo formal necessário, o sigilo entre o paciente e psicólogo é garantido. Converse na sua família sobre a sua necessidade e busque apoio para cuidar da sua saúde mental. Fico à disposição.
Abraço.
Boa tarde. Infelizmente não. É preciso que seus pais assinem um documento autorizando.
Ola, bom dia! Como esta? Para iniciar o acompanhamento é necessário autorização dos seus pais, sendo assim após você poderá ir sem a presença deles. Sugiro que converse com seus pais e explique a sua necessidade, como tem se sentido e solicite que o leve em psicólogo. UM abraço
Olá, tudo bem? Quando se trata de um menor de idade é necessário ter a permissão dos pais ou responsáveis legais, isso para poder fazer psicoterapia. No caso ir se a psicoterapia for para você especificamente a sessão se faz sozinha, contudo terá momentos que o psicólogo conversara com seus pais sobre alguma questão ou avaliar uma evolução por outra pessoa, mas claro isso sempre procurando respeitar o sigilo psicólogo-cliente. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá, para que você consiga fazer a terapia, vai precisar da autorização de um responsável. É importante abordar essa conversa com seus pais.