Olá Posso tomar creatina mesmo amamentando, meu bebê tem 1 ano e 6 meses? Grata!!!

8 respostas
Olá
Posso tomar creatina mesmo amamentando, meu bebê tem 1 ano e 6 meses?

Grata!!!
 Ana Carolina Avellar
Nutricionista
Belo Horizonte
Olá!!!
Quanto ao uso de creatina durante a amamentação, é importante saber que, até o momento, ainda não há estudos conclusivos e seguros que comprovem a segurança do consumo de creatina durante esse período. Embora a creatina seja amplamente utilizada por muitas pessoas em situações de atividade física, o impacto sobre a amamentação e a saúde do bebê ainda não é bem documentado.

Por isso, recomendo que, durante a amamentação, priorize sempre a orientação do seu médico ou pediatra ou nutricionista antes de iniciar qualquer suplemento. Eles poderão oferecer uma orientação mais específica, levando em consideração suas necessidades e a saúde do bebê.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cristiane da Silva
Nutricionista
São José dos Campos
Boa tarde.
Em geral, sim, a creatina pode ser usada com segurança durante a amamentação, especialmente considerando que seu bebê já tem 1 ano e 6 meses e provavelmente a amamentação já é complementar (não exclusiva).
A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo corpo e também consumida em alimentos (como carne e peixe).
Estudos indicam que não há evidências de que a suplementação de creatina em doses normais (3 a 5 g por dia) cause problemas para o bebê amamentado.
É sempre recomendado usar uma creatina 100 % pura (idealmente "creatina monohidratada", sem aditivos ou estimulantes tipo cafeína, taurina, etc.).
Até então a creatina não é um suplemento contra-indicado durante a amamentação, no entanto há pouca evidência científica quanto à segurança do seu consumo durante a amamentação.
Diversas substâncias presentes no sangue materno podem ser transferidas para o leite durante a lactação, influenciando diretamente a qualidade e a composição nutricional do leite consumido pelo bebê.
Estudos preliminares demonstram que pequenas quantidades de creatina podem ser transmitidas através do leite materno, mas a extensão dessa transferência e seus efeitos sobre a saúde do bebê ainda necessitam de investigação mais aprofundada para garantir a segurança da suplementação durante a amamentação.
Como a creatina é convertida em creatinina no corpo da mãe e do bebê, isso poderia aumentar a creatinina sérica do bebê, que pode influenciar a função renal do bebê.

Como o sistema digestivo e rins ainda não estão totalmente desenvolvidos, os bebês podem ter maior probabilidade do que os adultos de ter efeitos colaterais prejudiciais devido ao excesso de creatina no leite materno da mãe.

Por outro lado, alguns estudos especulam que a suplementação de creatina em lactantes pode ajudar a evitar síndromes de deficiência de creatina, mas não há estudos disponíveis que testem essa hipótese.

Até que mais pesquisas sobre este tema estejam disponíveis, é melhor tomar creatina na amamentação apenas mediante a prescrição de um profissional de saúde.
Dr. Carlos Nascimento
Nutricionista
Queimados
Pode. Não há nenhum efeito colateral da suplementação de creatina na amamentação. mas a decisão de tomar creatina durante a amamentação deve ser feita em consulta com um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista, que possa avaliar o seu caso específico.
Dra. Cely Thanios Awad
Nutricionista
Goiânia
Bom dia! Orientamos que não utilize creatina durante a amamentação.
 Andrea A. Alterio
Psicanalista, Nutricionista
São Paulo
Prezada
Antes de qualquer coisa, parabéns pela atitude de estender o aleitamento materno.
O uso de suplementos nesta fase da vida (já além do período crítico de aleitamento materno) deve ser orientada individualmente, todavia, de maneira geral, poderia sim ser suplementada.
Oriento a procurar um profissional que possa gerar uma conduta mais pessoal e que avalie parâmetros importantes para sua saúde, do processo de aleitamento e do seu bebê.

Espero poder ajudar mais
Abraço
Dra Dea
 Thaíse Paim
Nutricionista
Porto Alegre
Olá, pode sim, desde que na dosagem correta para sua condição física.

Especialistas

Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Denise Leal

Denise Leal

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Paula Bichara

Paula Bichara

Mastologista

Rio Das Ostras

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 260 perguntas sobre Assessoramento em Aleitamento Materno
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.